Categoria: Educação Fisica Artigos |
Parâmetros dinâmicos de movimentos selecionados da Capoeira  |
Versão: PDF Atualização: 29/2/2012 |
Descrição:
BRENNECKE, Allan; AMADIO, Alberto C.; SERRÃO, Júlio C.
Tendo em vista a escassa produção científica com enfoques biológicos sobre a Capoeira, o objetivo deste estudo foi realizar a análise dinâmica de movimentos selecionados da capoeira no âmbito da Força de Reação do Solo (FRS). A amostra constituiu-se de 10 capoeiristas, os quais realizaram sobre uma plataforma de força 4 diferentes movimentos: “Negativa Fechada”, “Martelo”, “Armada Pulada” e “Parafuso”. A análise das curvas de FRS centrou-se: na Força Vertical Máxima (Fy máx), noTempo até o Pico de Fy máx (TFy máx), no Gradiente de Crescimento de Fy (GC Fy) e no Impulso gerado por Fy nos primeiros 50ms de execução dos movimentos (I50).
Palavras-chave: capoeira, força de reação do solo, biomecânica.
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404 0 bytes Rev Port Cien Desp 2(V) 153–159 http://www.scielo.oces.mctes.pt/pdf/rpcd/v5n2/v5n2a03.pdf |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Treinar futebol respeitando a essência do jogo: o exemplo do salto como ação tática e não somente té  |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
SILVA, Pedro; SANTOS, Pedro, JUNIOR MARQUES, Nelson Kautzner
O objetivo da revisão foi de exemplificar a metodologia de treino do salto de impulsão vertical no futebol assente em premissas táticas. O treino das capacidades físicas, desprovido da sua relação com o verdadeiro significado do Futebol, tem sido bastante utilizado nos últimos anos. Este tipo de trabalho esquece, frequentemente, a relação que deveria existir com o modelo de jogo do treinador, não maximizando a sua utilidade para a forma de jogar que se pretende cultivar na equipa. No caso do salto, este só existe no Futebol enquanto habilidade aberta, pertencente a um sistema termodinâmico de não-equilíbrio, dentro do qual o jogador deverá tomar deliberada e oportunamente a decisão de saltar. Neste sentido consideramos oportuno estabelecer uma relação entre o treino do salto e o modelo de jogo.
Palavras-chave: Futebol. Modelo de jogo. Salto de impulsão vertical. Periodização. Tática.
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456 0 bytes Conexões, Unicamp http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Programas de educação pelo esporte: qual formação está em jogo?  |
Versão: PDF Atualização: 29/2/2012 |
Descrição:
NEIRA, Marcos Garcia
O esporte, enquanto fenômeno cultural multifacetado, foi transformado por determinados setores da sociedade capitalista pós-industrial em produto de consumo, meio de promoção social e instrumento de educação. Os grupos interessados na formação para uma certa cidadania, recorrem a instituições sociais governamentais ou não, para organizar programas que divulgam o potencial educativo do esporte e alentam suas qualidades pedagógicas e sua dimensão socializadora. Este breve ensaio, denuncia os equívocos dos pressupostos que fundamentam tais iniciativas e questiona seu potencial formativo, a partir do confronto do discurso do senso comum que relaciona educação e esporte, com exemplos extraídos do cotidiano e conceitos da sociologia, pedagogia e filosofia.
Palavras-chave: esporte, educação, cidadania.
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470 0 bytes Movimento & Percepção, Espírito Santo do Pinhal, v http://boletimef.org/biblioteca/2363/Programas-de-educacao-pelo-esporte-qual-formacao-esta-em-jogo |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Refletindo sobre o Jogo  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
Paula, Júlia
Este artigo propõe algumas reflexões sobre o tema jogo, mostrando inicialmente que este é uma entidade sem definição, pois representa uma busca de satisfação de uma necessidade não material do ser. Ele não é exclusivo desta ou daquela sociedade e também não é exclusividade da espécie humana: em todas as culturas há jogo e os animais também jogam. O jogo do bebê é funcional, pois expressa funções específicas da espécie. Já o jogo da criança é expressão de todo o seu ser. O jogo é espontâneo, sério, prazeroso, arrebatador. Ele instaura na criança o sentido de tarefa, bem como o amor à ordem e também a introduz no processo de socialização. Jogo não é sinônimo de esporte, nem de atividade física, pois ele é presente na humanidade desde os primórdios da existência , manifestando-se mesmo no princípio de todas as coisas, no ato da Criação. Tudo, portanto, já foi criado como jogo lá no início, cabendo ao homem recriar sua própria vida na medida em que se entrega a ela de maneira intensa e total, ou seja, em atitude de jogo.
Palavras-chave: Jogo, Espontaneidade, Criação, Recriação.
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480 0 bytes MOTRIZ - Volume 2, Número 2, Dezembro/1996 |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Jogos Populares infantis e Cultura de Massa  |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
GOMES, Daniel Pinto
Na atualidade a indústria cultural com o auxilio da linguagem midiática e do processo de racionalização das técnicas de produção e do comércio, têm se inserido de forma massiva no universo cultural infantil, concretizando efetivas mudanças, tanto de costumes, como de valores, do lúdico. O presente artigo intitulado Jogos populares infantis e cultura de massa trata-se de uma pesquisa antropológica desenvolvida em grupos infantis das cidades de Fortaleza e Caucaia. O estudo etnográfico e etnológico da pesquisa desenvolveu respectivamente a descrição e a análise dos jogos populares infantis que confirmam traços da cultura de massa, resultando num material crítico e reflexivo sobre o tema.
Palavras-chave: indústria cultural, cultura de massa, infância, e jogos populares infantis
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488 0 bytes http://iseepdf.com/jogos-infantis-pdf/ |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Hipóteses para a popularização do futebol em São Paulo (1894-1920)  |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
STREAPCO, João Paulo França; RÚBIO, Kátia
Este artigo tem por objetivo discutir os aspectos sociais e históricos envolvidos no surgimento do futebol, na cidade de São Paulo no final do século XIX, e seu desenvolvimento na metrópole, a partir das primeiras duas décadas do século XX. Serão analisadas as relações entre a modernização gerada pelo advento da urbanização de São Paulo, levando em consideração o aparecimento dos esportes, de novas modalidades de lazer e as novas formas identitárias relacionadas a este processo modernizador.
Palavras-chave: Modernização. Cultura. Urbanização.
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498 0 bytes Recorde, Rio de Janeiro, v. 2, n. 1, jun. 2009. http://boletimef.org |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Alterações posturais, desequilíbrios musculares e lombalgias em atletas de luta olímpica  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
DEZAN, Valério Henrique; SARRAF, Thiago Augusto; RODACKI, André Luiz Félix
Este estudo objetivou analisar a ocorrência de lombalgias, curvaturas da coluna vertebral e encurtamento dos principais músculos que controlam a inclinação pélvica em atletas de luta olímpica. Métodos: Foram analisados 12 atletas de elite do sexo masculino (23,7 ± 5,0 anos; 1,71 ± 0,1 m; 74,2 ± 8,3 Kg). Os ângulos torácico e lombar da coluna vertebral, o encurtamento muscular dos flexores uni e bi-articulares da articulação do quadril e a flexibilidade dos músculos isquiostibiais foram quantificados por fotometria e fleximetria. A ocorrência de dores nas costas foi verificada por meio de questionário. Resultados: Mais da metade dos atletas (58%) apresentaram lombalgias dos quais 71,4% foram considerados como crônicas. Os sujeitos com dores crônicas apresentaram maior ângulo lombar, maior encurtamentos dos flexores uni e bi-articulares do quadril e maior flexibilidade dos músculos isquiostibiais comparados com os portadores de dores agudas e assintomáticos (p < 0,01). Foi encontrado uma correlação positiva entre a lordose e encurtamento dos flexores uni (r =0,77) e bi-articulares (r = 0,67) do quadril e entre lordose e flexibilidade dos isquiostibiais (r = 0,84).
Palavras-chave: Luta Olímpica. Postura. Lombalgias. Desequilíbrios Musculares.
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504 0 bytes R. bras. Ci. e Mov. Brasília v. 12 n. 1 p. 35-38 j http://efartigos.atspace.org/lutas.html |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Sonhando com a magia dos jogos cooperativos na escola  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
CORTEZ, Renata do Nascimento Chagua
Este estudo teve por objetivo analisar e refletir sobre o lúdico praticado atualmente na escola pública. A escola não valoriza os conhecimentos e vivências dos alunos e ressalta o ensino formal tornando a escola um espaço não atraente para o educando. Nesta escola o lúdico não é valorizado. Sua prática é individual reforçando essa característica da nossa sociedade. Para transformar essa realidade e tornar a escola num ambiente alegre, agradável de estar e aprender é necessário mudar nossa prática pedagógica utilizando os jogos cooperativos que ao propiciar atividades que valorizam as experiências, fantasias e desejos dos alunos criam oportunidades para seu desenvolvimento físico, moral, intelectual e emocional garantindo a formação de uma consciência social, crítica, criativa, solidária e democrática.
Palavras-chave: Ensino, Escola, Jogos Cooperativos e Sociabilização.
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508 0 bytes MOTRIZ - Volume 2, Número 1, Junho/1996 http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Estruturação da Capoeira como conteúdo da Educação Física no Ensino Fundamental e Médio  |
Versão: PDF Atualização: 28/2/2012 |
Descrição:
SOUZA, Sérgio Augusto Rosa de; OLIVEIRA, Amauri A. Bássoli de
A capoeira nasceu nas senzalas, como luta de libertação da classe dominada contra o regime de escravidão existente na época. Foi perseguida, e, no plano de resistência ideológica, agrediu, por muitos anos, os códigos das culturas dominantes. Hoje, encontra-se presente em diversos segmentos sociais do mundo, sendo realidade sua prática no ensino fundamental, médio e superior. Entretanto, trata-se de um conteúdo pedagógico pouco estudado e fundamentado em sua estrutura técnica e cultural para o cotidiano escolar. Este estudo objetivou a estruturação da capoeira como conteúdo da Educação Física escolarno ensino fundamental e médio. Na introdução, buscamos apresentar e justificar a capoeira como conteúdo que pode ser contemplado nas escolas. Em um segundo momento, apresentamos alguns aspectos da capoeira que devem ser observados na disciplina Educação Física, possibilitados pela estruturação proposta pelos autores. Finalizamos com a exemplificação de uma aula de capoeira para a 1a série do ensino fundamental, baseada em uma proposta aberta e problematizadora de ação pedagógica.
Palavras-chave: capoeira, conteúdo da Educação Física, ensino fundamental e médio.
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537 0 bytes Revista da Educação Física/UEM Maringá, v. 12, n. http://eduemojs.uem.br/ojs/ |
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