Educadores

Ínicio : Educação Fisica : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Notas (Do pior para o melhor avaliado)

Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Ensino/aprendizagem de esportes coletivosa partir de um jogo de queimada Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
SADI, Renato Sampaio

Este artigo apresenta um jogo de queimada destinado à crianças de 07 a 12 anos de idade. O jogo “Queimada com pinos” parte do princípio de que o esporte pode e deve ser ensinado tanto a partir de situações lúdicas como a partir das determinações motoras e técnicas. As atuais discussões da Pedagogia do Esporte envolvem este tipo de prática e direcionam a base do ensino/aprendizagem para as questões cognitivas e complexas. O jogo “Queimada com pinos” faz parte da categoria “jogos de alvo”. Podemos afirmar que, após seu pleno desenvolvimento, consolida-se um processo de ensinar e aprender vários esportes coletivos, como o basquetebol, o voleibol e o handebol.

Downloads 3787  3787  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Digital  Site http://www.efdeportes.com
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Do ‘corpo saudável’ que se (des)constitui: imperativos moralizantes rumo à saúde persecutória? Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
BAGRICHEVSKY, Marcos

A Educação Física postada como área de atuação social e acadêmica que intenciona se legitimar no campo da saúde (coletiva) por intermédio da replicação de uma práxis na qual ainda prevalece o valor maior de incursões mensurativas para classificar comportamentos ‘adequados’ e ‘impróprios’ à saúde, precisa refletir com urgência acerca de tal posicionamento. Por certo, há outras perspectivas epistemológicas valiosas para legitimar profissionais e investigadores da Educação Física como agentes sociais promotores de conhecimentos e vivências corporais voltadas às intervenções populacionais, mais afeitos à valorização de experiências ‘livres’, singulares e criativas de cada sujeito.

Downloads 1718  1718  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e Cong  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!A tematização das lutas na Educação Física escolar: restrições e possibilidades Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
NASCIMENTO, Paulo Rogério Barbosa do; ALMEIDA, Luciano de

O tema “lutas”, indicado para ser tratado pedagogicamente pela disciplina curricular de Educação Física na escola, apresenta algumas restrições. O desafio deste trabalho foi realizar uma necessária reflexão sobre o tema e efetivas intervenções no contexto escolar, para contrapô-las. Entendemos que, com essas experiências “singulares”, foi possível relativizar “empecilhos” postos para o trato pedagógico desse conteúdo na escola. Reforçarmos a convicção da importância de o professor ter claro para si sob qual perspectiva teórica tratará os conteúdos para, então, lançar mão de metodologias de trabalho sintonizadas com a teoria.

Palavras-chave: Luta. Educação Física. Currículo.

Downloads 12139  12139  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Movimento, Porto Alegre, v. 13, n. 3, p. 91-110, s  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!A escola e o novo ensino médio: um desafio para a Educação Física Popular Versão: PDF
Atualização:  2/4/2012
Descrição:
FINCK, Silvia Christina Madrid

Este estudo tem por objetivos, reunir algumas idéias acerca das mudanças curriculares, para o Ensino Médio, evidenciando a contribuição da Educação Física para a melhoria pedagógica nesse nível de ensino, bem como estimular o debate sobre questões de ensino aprendizagem dessa disciplina nessa fase escolar. A Educação Física, como componente curricular, acompanha as mudanças propostas para o ensino médio, dessa forma a escola deve adequar-se às transformações ora propostas pelas mudanças sociais, políticas e econômicas que requerem competências e habilidades diferenciadas dos cidadãos. Assim sendo, se faz necessário que o aluno tenha um conhecimento amplo e de qualidade, que possibilite sua atuação na sociedade de forma competente, responsável, ética, autônoma, cooperativa e criativa.

Palavras-chave: Educação Física. Ensino Médio. Aptidão física e saúde. Qualidade de vida.

Downloads 1514  1514  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Olhar de Porfessor, Ponta Grossa 4 (1), 20  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Ambiente e desenvolvimento "O papel reservado à Educação Física" Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
FARIAS, Sidney Ferreira; COSTA, Taise Soares da; BORGES, Grasiely Fassin; BINOTTO, Maria Angélica; SCHIMIDT, Kátia Cristine.

Em busca de argumentos para contribuir com o desenvolvimento e o crescimento de uma nação, este conteúdo pretende mostrar a significativa importância da noção de desenvolvimento humano e do papel da Educação Física, como atividade corporal humana. Num modelo aproximativo, procura-se fazer um link positivo entre os programas e educativos, nos diferentes níveis de educação da sociedade brasileira. O texto procura, também, associar as atividades oriundas da Educação Física ao gosto pela mobilidade continuada, em especial na escala escolar. Relativamente ao estado de bem-estar, procura-se elevá-lo e liga-o à mobilidade e à vida afetiva/social, demonstrando os reflexos na qualidade de vida do indivíduo.

Palavras-chave: Ambiente. Educação Física. Escola.

Downloads 888  888  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempen  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Os jogos na Educação Física e a construção das estruturas lógicas do pensamento Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
ARAÚJO, Karina de Toledo; et al.

Este trabalho visa compreender, analisar e explicitar a relação entre o processo de ensino-aprendizagem dos jogos durante as aulas de Educação Física para alunos do primeiro ciclo do Ensino Fundamental e o desenvolvimento das estruturas lógicas do pensamento. Entendemos que a Educação Física, enquanto área de conhecimento, tem como especificidade tratar dos temas da cultura corporal de movimento dentre os quais encontram-se os jogos. Defendemos a idéia de que, durante o processo de ensino e aprendizagem dos jogos, os alunos devem ter a possibilidade de reelaborar novos conhecimentos e, por meio de abstrações reflexivas, sejam reelaboradas ou elaboradas novas formas de pensar. Para tanto, acreditamos que, durante as aulas, os professores devem usar como referencial para seu trabalho a teoria psicogenética e a pedagogia construtivista.

Palavras-chave: Teoria Psicogenética. Jogos. Conflito Cognitivo. Educação Física.

Downloads 11418  11418  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma http://efartigos.atspace.org/jogos.html  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!O serviço de recreação operária e o projeto de conformação da classe operária no Brasil Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
PEIXOTO, Elza

Nas décadas de 20/30/40 do século XX foram realizadas no Brasil diversas experiências de recreação pública voltadas para os operários e seus familiares. Este trabalho revisa e discute os fundamentos da experiência implementada no Distrito Federal na década de 1940, recorrendo à análise do projeto de recreação para trabalhadores e filhos de trabalhadores, elaborado pelo Governo de Getúlio Vargas, através do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio (Ministro Marcondes Filho) e do Serviço de Recreação Operária – S.R.O. (Arnaldo Sussekind). Esta análise é efetuada com base em relatórios, em entrevistas e na produção de Arnaldo Sussekind, reconhecido aqui como intelectual orgânico de classe. Conclui-se, como primeiros apontamentos, que a recreação compõe a política de conformação da classe operária implementada em todo o mundo e, especificamente, no Brasil; e que o S.R.O. é parte dessa política de conformação.

Palavras-chave: Recreação. Estudos do lazer. Conformação. Trabalho. Classe operária.

Downloads 709  709  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Pro-Posições, v. 19, n. 1 (55) - jan./abr. 2008  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!A ginástica geral na Educação Física escolar e a pedagogia histórico-crítica  Popular Versão: pdf
Atualização:  22/4/2013
Descrição:
RICCI, Mozar Carlos Pereira; et al.

Esse estudo, de caráter descritivo, objetivou analisar como a ginástica geral pode ser desenvolvida na Educação Física escolar a partir da pedagogia histórico crítica. Por meio da aplicação de aulas de ginástica geral para alunos do Ensino Fundamental de uma instituição pública do município de Maringá-Paraná-Brasil, apresentamos encaminhamentos metodológicos para o trato com esse conhecimento. A presente pesquisa constituiu-se de quatro etapas: estudo de abordagens metodológicas; localização de como a ginástica geral poderia ser trabalhada a partir da abordagem escolhida; elaboração e aplicação de 12 aulas de ginástica geral com base pedagogia histórico-crítica para alunos de primeira série e, interpretação das experiências de ensino com a ginástica geral na Educação Física escolar. Encontramos algumas dificuldades na ação docente com essa abordagem, sobretudo pela falta de experiência dos alunos com uma prática pedagógica que privilegie a reflexão crítica. Entretanto, o estudo indica a viabilidade da ginástica geral como conhecimento da Educação Física escolar e aponta a necessidade de entender sua dimensão educacional.

Palavras-chave: Ginástica. Educação Física escolar. Pedagogia histórico-crítica.

Downloads 23908  23908  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Digital - Buenos Aires - Año 12 - N° 116 -  Site http://www.efdeportes.com
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!O papel educativo da ginástica militarizada na filosofia crítica de Karl Marx Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
GAMA, Dirceu Ribeiro Nogueira da

O presente artigo busca desenvolver uma linha de reflexão temática sobre o virtual papel pedagógico assumido pela ginástica militar no seio das análises históricas e projeções filosóficas de Karl Marx (1818-1883) sobre o capitalismo, tendo-se em vista um pronunciamento seu no I Congresso da Internacional de Trabalhadores, realizado no ano de 1866.

Palavras-chave: Ginástica. Educação Física. Filosofia. Karl Marx.

Downloads 3229  3229  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Digital - Buenos Aires - Año 12 - N° 116 -  Site http://www.efdeportes.com
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Educação Física e fenomenologia: aproximações e distanciamentos  Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
FOLLE, Alexandra; BOSCATO, Juliano Daniel; BIANCHI, Paula

A produção do conhecimento na área da Educação Física tem gerado, atualmente, diversos debates e reflexões no meio acadêmico. Nesse sentido, apresentar subsídios teóricos que contribuam com uma análise e discussão mais aprofundada das relações entre a produção de conhecimento em Educação Física e a abordagem fenomenológica é o objetivo central deste estudo. Através, de análises bibliográficas e empíricas identificou-se que a Fenomenologia, constitui-se em uma perspectiva abrangente que se propõe a descrever os fenômenos como eles se mostram. As pesquisas que se propõem a investigar, através da Fenomenologia tem se mostrado de forma superficial cometendo equívocos no que tange a conceitos e características e, muitas vezes, confundindo métodos naturalistas com a Fenomenologia. Conclui-se que a Fenomenologia contribui com estudos sobre o movimento humano, devido às características que este possui, como intencionalidade, sentido e significado. Além disso, exige dos sujeitos uma "nova" forma de compreender o mundo, sendo que através da apropriação de leituras, discussões e a própria vivência, esses sujeitos podem tornarem-se pesquisadores fenomenológicos.

Palavras-chave: Educação Física. Fenomenologia. Produção do conhecimento.

Downloads 6723  6723  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Digital - Buenos Aires - Año 12 - N° 116 -  Site http://www.efdeportes.com
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 (7) 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 »