Categoria: Educação Fisica Artigos |
A tematização das lutas na Educação Física escolar: restrições e possibilidades |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
NASCIMENTO, Paulo Rogério Barbosa do; ALMEIDA, Luciano de
O tema “lutas”, indicado para ser tratado pedagogicamente pela disciplina curricular de Educação Física na escola, apresenta algumas restrições. O desafio deste trabalho foi realizar uma necessária reflexão sobre o tema e efetivas intervenções no contexto escolar, para contrapô-las. Entendemos que, com essas experiências “singulares”, foi possível relativizar “empecilhos” postos para o trato pedagógico desse conteúdo na escola. Reforçarmos a convicção da importância de o professor ter claro para si sob qual perspectiva teórica tratará os conteúdos para, então, lançar mão de metodologias de trabalho sintonizadas com a teoria.
Palavras-chave: Luta. Educação Física. Currículo.
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12139 0 bytes Movimento, Porto Alegre, v. 13, n. 3, p. 91-110, s http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
A escola e o novo ensino médio: um desafio para a Educação Física |
Versão: PDF Atualização: 2/4/2012 |
Descrição:
FINCK, Silvia Christina Madrid
Este estudo tem por objetivos, reunir algumas idéias acerca das mudanças curriculares, para o Ensino Médio, evidenciando a contribuição da Educação Física para a melhoria pedagógica nesse nível de ensino, bem como estimular o debate sobre questões de ensino aprendizagem dessa disciplina nessa fase escolar. A Educação Física, como componente curricular, acompanha as mudanças propostas para o ensino médio, dessa forma a escola deve adequar-se às transformações ora propostas pelas mudanças sociais, políticas e econômicas que requerem competências e habilidades diferenciadas dos cidadãos. Assim sendo, se faz necessário que o aluno tenha um conhecimento amplo e de qualidade, que possibilite sua atuação na sociedade de forma competente, responsável, ética, autônoma, cooperativa e criativa.
Palavras-chave: Educação Física. Ensino Médio. Aptidão física e saúde. Qualidade de vida.
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1514 0 bytes Revista Olhar de Porfessor, Ponta Grossa 4 (1), 20 http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Ambiente e desenvolvimento "O papel reservado à Educação Física" |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
FARIAS, Sidney Ferreira; COSTA, Taise Soares da; BORGES, Grasiely Fassin; BINOTTO, Maria Angélica; SCHIMIDT, Kátia Cristine.
Em busca de argumentos para contribuir com o desenvolvimento e o crescimento de uma nação, este conteúdo pretende mostrar a significativa importância da noção de desenvolvimento humano e do papel da Educação Física, como atividade corporal humana. Num modelo aproximativo, procura-se fazer um link positivo entre os programas e educativos, nos diferentes níveis de educação da sociedade brasileira. O texto procura, também, associar as atividades oriundas da Educação Física ao gosto pela mobilidade continuada, em especial na escala escolar. Relativamente ao estado de bem-estar, procura-se elevá-lo e liga-o à mobilidade e à vida afetiva/social, demonstrando os reflexos na qualidade de vida do indivíduo.
Palavras-chave: Ambiente. Educação Física. Escola.
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888 0 bytes Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempen http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Os jogos na Educação Física e a construção das estruturas lógicas do pensamento |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
ARAÚJO, Karina de Toledo; et al.
Este trabalho visa compreender, analisar e explicitar a relação entre o processo de ensino-aprendizagem dos jogos durante as aulas de Educação Física para alunos do primeiro ciclo do Ensino Fundamental e o desenvolvimento das estruturas lógicas do pensamento. Entendemos que a Educação Física, enquanto área de conhecimento, tem como especificidade tratar dos temas da cultura corporal de movimento dentre os quais encontram-se os jogos. Defendemos a idéia de que, durante o processo de ensino e aprendizagem dos jogos, os alunos devem ter a possibilidade de reelaborar novos conhecimentos e, por meio de abstrações reflexivas, sejam reelaboradas ou elaboradas novas formas de pensar. Para tanto, acreditamos que, durante as aulas, os professores devem usar como referencial para seu trabalho a teoria psicogenética e a pedagogia construtivista.
Palavras-chave: Teoria Psicogenética. Jogos. Conflito Cognitivo. Educação Física.
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11418 0 bytes http://efartigos.atspace.org/jogos.html http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
O serviço de recreação operária e o projeto de conformação da classe operária no Brasil |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
PEIXOTO, Elza
Nas décadas de 20/30/40 do século XX foram realizadas no Brasil diversas experiências de recreação pública voltadas para os operários e seus familiares. Este trabalho revisa e discute os fundamentos da experiência implementada no Distrito Federal na década de 1940, recorrendo à análise do projeto de recreação para trabalhadores e filhos de trabalhadores, elaborado pelo Governo de Getúlio Vargas, através do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio (Ministro Marcondes Filho) e do Serviço de Recreação Operária – S.R.O. (Arnaldo Sussekind). Esta análise é efetuada com base em relatórios, em entrevistas e na produção de Arnaldo Sussekind, reconhecido aqui como intelectual orgânico de classe. Conclui-se, como primeiros apontamentos, que a recreação compõe a política de conformação da classe operária implementada em todo o mundo e, especificamente, no Brasil; e que o S.R.O. é parte dessa política de conformação.
Palavras-chave: Recreação. Estudos do lazer. Conformação. Trabalho. Classe operária.
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709 0 bytes Pro-Posições, v. 19, n. 1 (55) - jan./abr. 2008 http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Educação Física e fenomenologia: aproximações e distanciamentos |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
FOLLE, Alexandra; BOSCATO, Juliano Daniel; BIANCHI, Paula
A produção do conhecimento na área da Educação Física tem gerado, atualmente, diversos debates e reflexões no meio acadêmico. Nesse sentido, apresentar subsídios teóricos que contribuam com uma análise e discussão mais aprofundada das relações entre a produção de conhecimento em Educação Física e a abordagem fenomenológica é o objetivo central deste estudo. Através, de análises bibliográficas e empíricas identificou-se que a Fenomenologia, constitui-se em uma perspectiva abrangente que se propõe a descrever os fenômenos como eles se mostram. As pesquisas que se propõem a investigar, através da Fenomenologia tem se mostrado de forma superficial cometendo equívocos no que tange a conceitos e características e, muitas vezes, confundindo métodos naturalistas com a Fenomenologia. Conclui-se que a Fenomenologia contribui com estudos sobre o movimento humano, devido às características que este possui, como intencionalidade, sentido e significado. Além disso, exige dos sujeitos uma "nova" forma de compreender o mundo, sendo que através da apropriação de leituras, discussões e a própria vivência, esses sujeitos podem tornarem-se pesquisadores fenomenológicos.
Palavras-chave: Educação Física. Fenomenologia. Produção do conhecimento.
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6723 0 bytes Revista Digital - Buenos Aires - Año 12 - N° 116 - http://www.efdeportes.com |
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