Categoria: Educação Fisica Artigos |
Jogos tradicionais e brincadeiras infantis do Maranhão |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
VAZ, Leopoldo Gil Dulcio; CRUZ, Reinaldo Conceição
Segundo Huizinga (l980, p. 33) o jogo é uma atividade ou ocupação voluntária, exercida dentro de certos e determinados limites de tempo e de espaço, segundo regras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatórias, com fim em si mesmo, acompanhado de um sentimento de tensão e de alegria e de uma consciência de ser diferente da “vida cotidiana”. Abrange jogos de força e de destreza, jogos de sorte, de adivinhação, exibições de todo gênero. Por definição do Atlas do Esporte no Brasil (Alexandre Marcos de Mello, 2005, p. 35-36), jogos e esportes tradicionais constituem atividades lúdicas, competitivas e/ou cooperativas que refletem a identidade cultural de um determinado grupo étnico, distinguindo-se dos esportes de apelo internacional sujeito aos padrões organizacionais e regras universais. Já os jogos e brincadeiras tradicionais infantis são atividades passadas de geração a geração, em geral aprendidas pelas crianças mais novas com as de mais idade, durante o ato de brincar. Estas manifestações são também denominadas de jogos populares e neste sentido são descritas a seguir.
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11715 0 bytes A T L A S DO ESPORTE NO BRASIL. RIO DE JANEIRO: C http://iseepdf.com/jogos-infantis-pdf/ |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Os jogos na Educação Física e a construção das estruturas lógicas do pensamento |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
ARAÚJO, Karina de Toledo; et al.
Este trabalho visa compreender, analisar e explicitar a relação entre o processo de ensino-aprendizagem dos jogos durante as aulas de Educação Física para alunos do primeiro ciclo do Ensino Fundamental e o desenvolvimento das estruturas lógicas do pensamento. Entendemos que a Educação Física, enquanto área de conhecimento, tem como especificidade tratar dos temas da cultura corporal de movimento dentre os quais encontram-se os jogos. Defendemos a idéia de que, durante o processo de ensino e aprendizagem dos jogos, os alunos devem ter a possibilidade de reelaborar novos conhecimentos e, por meio de abstrações reflexivas, sejam reelaboradas ou elaboradas novas formas de pensar. Para tanto, acreditamos que, durante as aulas, os professores devem usar como referencial para seu trabalho a teoria psicogenética e a pedagogia construtivista.
Palavras-chave: Teoria Psicogenética. Jogos. Conflito Cognitivo. Educação Física.
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11355 0 bytes http://efartigos.atspace.org/jogos.html http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Educação Física escolar: análise do cotidiano pedagógico e possibilidades de intervenção |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
FINCK, Silvia Christina Madrid
Este artigo refere-se ao projeto de pesquisa elaborado, pelo autor (a), para ser desenvolvido no período do ano de 2007 a 2009. A pesquisa tratará da análise do cotidiano pedagógico (prática pedagógica) efetivado pelo professor de Educação Física, na educação infantil, no ensino fundamental e médio, nas Escolas Públicas Estaduais e Municipais, da cidade de Ponta Grossa. A pesquisa é qualitativa, de campo, participativa, de cunho etnográfico. A questão problemática central, norteadora da pesquisa, a ser investigada, refere-se a questão de como os professores de Educação Física têm efetivado sua prática pedagógica nas Escolas Públicas Estaduais e Municipais na cidade de Ponta Grossa.
Palavras-chave: Educação Física. Escola. Cotidiano pedagógico. Formação de professores.
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11301 0 bytes Encontro Paranaense de Pesquisa e extensão em Ciên http://www.boletimef.org |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Futebol, cultura e arte: clubes esportivos, estilo de vida e a moda das tribos |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
KOWALSKI, Marizabel
FUTEBOL - esta imagem forte, triunfal, aureolada de prestígio e amplamente difundida, oferece um apoio das fórmulas discursivas, desde a retórica até a imprensa popular, posta na contingência de se comunicar com os grupos sociais compostos das mais diversas origens, tradições e níveis de informações. O futebol também oferece uma alternativa de vitalidade e perspectivas de uma atitude física e mental. A multidão torcedora se constitui numa manifestação em si mesma, o que acrescenta uma dimensão extra-evento, multiplicando a intensidade das emoções que ele suscita. Os encontros futebolísticos tornaram-se a principal fonte desse duplo ensejo – físico e mental – fixando modelos, tanto para o cidadão comum, quanto para a sociedade, assim como para as autoridades, onde é produzido em diversas outras oportunidades e circunstâncias. Uma imagem de interpretação surrealista. Esta imagem caracterizada pelo desprezo das construções refletidas ou dos encadeamentos lógicos e pela ativação sistemática do inconsciente e do irracional, do sonho e dos estados mórbidos, valendo-se de uma interpretação psicanalítica do momento do êxtase, tem como ponto positivo a renovação dos valores comportamentais coletivos e sociais (em menor grau), artísticos, morais, políticos, literários e filosóficos, baseados no supra–realismo e não no super-realismo.
Palavras-chave: Futebol. Cultura. Arte. Brasil.
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11195 0 bytes Revista Brasileira de Futebol, Viçosa, v. 1, n. 2, http:// |
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