Categoria: Educação Fisica Artigos |
Tornando o “jogo possível”: reflexões sobre a pedagogia do esporte, os fundamentos dos jogos desport |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
VENDITTI JUNIOR, Rubens; SOUSA, Marlus Alexandre
Este trabalho surge da necessidade de discussões sobre o papel educacional do profissional de educação física na aprendizagem esportiva e Pedagogia do Esporte. Relacionamos correntes teóricas da Pedagogia do Esporte com o ensino dos jogos desportivos coletivos. Para tanto, utilizamos como instrumento o jogo, ferramenta fundamental de ensino e oportunidade social, através de suas características lúdicas. O jogo pode contribuir para o desenvolvimento de valores éticos, sociais e morais, assim como para a construção de metáforas que estabeleçam relações entre o esporte e a vida, fazendo uso da ludicidade e do ensino reflexivo. Ambos fundamentam nosso embasamento teórico para a atuação em Pedagogia do Esporte, trazendo mais oportunidades, opções de escolha e reflexões sobre nossa atuação profissional.
Palavras-chave: Pedagogia do Esporte. Iniciação esportiva. Jogo. Ensino reflexivo.
|
1267 0 bytes Pensar a Prática, Goiânia, v. 11, n. 1, p. 47-58, http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Relevância do Trekking e do Mountain Bike para o Desempenho em Corrida de Aventura |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
JÚNIOR,Moacir Miorando; CASTRO, Flávio de Souza; VAZ, Marco Aurélio
O objetivo deste estudo foi comparar a relevância das modalidades de mountain bike e de trekking para o desempenho em prova de corrida de aventura. Seis atletas (27,3 ± 4,9 anos; 73,0 ± 5,5 kg; 178,1 ± 6,0 cm; 22,9 ± 0,9 índice de massa corporal; 10,3% ± 5,1% percentual de gordura corporal) realizaram testes de desempenho máximo nas modalidades de mountain bike e de trekking isoladamente, e, posteriormente, participaram de uma prova de corrida de aventura simulada. Correlações positivas e significativas foram encontradas entre o tempo de subida no teste de mountain bike com o tempo total de prova (r = 0,831; p < 0,040), assim como com o tempo de prova na modalidade de mountain bike com o tempo total de prova (r = 0,833; p < 0,039). Desta forma, foram observados indícios de que, entre as modalidades de mountain bike e de trekking, a mais relevante, em uma prova de corrida de aventura, seja o mountain bike.
Palavras-chave: Corrida de aventura. Mountain bike. Trekking.
|
1721 0 bytes Revista de Educação Física 2008 Set; 142:5-11. Rio http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Sacrifícios, sonhos, indústria cultural: retratos da educação do corpo no esporte escolar |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
TORRI, Danielle, ALBINO, Beatriz Staimbach e VAZ, Alexandre Fernandez
O artigo apresenta resultados de uma pesquisa que procurou investigar aspectos da educação do corpo, focando um programa de Esporte Escolar para meninos e meninas de uma escola pública de Florianópolis. Foram realizadas observações sistemáticas do contexto das sessões de treinamento e das competições, além de entrevistas narrativas e levantamento de alguns dados da instituição.
Palavras-chave: Educação do corpo. Indústria cultural. Teoria crítica e Educação. Esporte escolar. Educação Física escolar.
|
677 0 bytes Educ. Pesqui., set./dez. 2007, vol.33, no.3, p.499 http://www.scielo.br |
|