Categoria: Educação Fisica Artigos |
Educação Física escolar: análise do cotidiano pedagógico e possibilidades de intervenção |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
FINCK, Silvia Christina Madrid
Este artigo refere-se ao projeto de pesquisa elaborado, pelo autor (a), para ser desenvolvido no período do ano de 2007 a 2009. A pesquisa tratará da análise do cotidiano pedagógico (prática pedagógica) efetivado pelo professor de Educação Física, na educação infantil, no ensino fundamental e médio, nas Escolas Públicas Estaduais e Municipais, da cidade de Ponta Grossa. A pesquisa é qualitativa, de campo, participativa, de cunho etnográfico. A questão problemática central, norteadora da pesquisa, a ser investigada, refere-se a questão de como os professores de Educação Física têm efetivado sua prática pedagógica nas Escolas Públicas Estaduais e Municipais na cidade de Ponta Grossa.
Palavras-chave: Educação Física. Escola. Cotidiano pedagógico. Formação de professores.
|
11358 0 bytes Encontro Paranaense de Pesquisa e extensão em Ciên http://www.boletimef.org |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Intervenção/ação: contribuições da Educação Física no curso normal superior com mídias interativas |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
FINCK, Silvia Christina Madrid et al
O projeto pedagógico do Curso Normal Superior com Mídias Interativas foi desencadeado por ação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná e estruturado para atender professores em exercício na rede oficial de ensino do Estado do Paraná. O curso é desenvolvido pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), em parceria com a Universidade Eletrônica do Paraná (UEP), agora Universidade Eletrônica do Brasil (UEB). O projeto pedagógico do curso compreende, entre seus componentes curriculares, elementos caracterizadores da modalidade de educação a distância, tais como: videoconferência (sistema Multicast), monitoramento remoto online, chats e fóruns de discussão, teleconferências, sites interativos, protocolos de atividades – material impresso, tutoria e vivências educadoras. A Educação Física tem participação direta no desenvolvimento dos seguintes temas: Linguagens, Códigos e Tecnologias; Corpo e Movimento e Recursos de Aprendizagem: jogos vivenciais, didáticos e lúdicos.
Palavras-chave: Formação de Professores. Mídias interativas. Educação Física.
|
2714 0 bytes Revista da Educação Física/UEM, Maringá, v. 13, n http://www.boletimef.org |
|