Categoria: Educação Fisica Artigos |
Parâmetros dinâmicos de movimentos selecionados da Capoeira |
Versão: PDF Atualização: 29/2/2012 |
Descrição:
BRENNECKE, Allan; AMADIO, Alberto C.; SERRÃO, Júlio C.
Tendo em vista a escassa produção científica com enfoques biológicos sobre a Capoeira, o objetivo deste estudo foi realizar a análise dinâmica de movimentos selecionados da capoeira no âmbito da Força de Reação do Solo (FRS). A amostra constituiu-se de 10 capoeiristas, os quais realizaram sobre uma plataforma de força 4 diferentes movimentos: “Negativa Fechada”, “Martelo”, “Armada Pulada” e “Parafuso”. A análise das curvas de FRS centrou-se: na Força Vertical Máxima (Fy máx), noTempo até o Pico de Fy máx (TFy máx), no Gradiente de Crescimento de Fy (GC Fy) e no Impulso gerado por Fy nos primeiros 50ms de execução dos movimentos (I50).
Palavras-chave: capoeira, força de reação do solo, biomecânica.
|
557 0 bytes Rev Port Cien Desp 2(V) 153–159 http://www.scielo.oces.mctes.pt/pdf/rpcd/v5n2/v5n2a03.pdf |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Estruturação da Capoeira como conteúdo da Educação Física no Ensino Fundamental e Médio |
Versão: PDF Atualização: 28/2/2012 |
Descrição:
SOUZA, Sérgio Augusto Rosa de; OLIVEIRA, Amauri A. Bássoli de
A capoeira nasceu nas senzalas, como luta de libertação da classe dominada contra o regime de escravidão existente na época. Foi perseguida, e, no plano de resistência ideológica, agrediu, por muitos anos, os códigos das culturas dominantes. Hoje, encontra-se presente em diversos segmentos sociais do mundo, sendo realidade sua prática no ensino fundamental, médio e superior. Entretanto, trata-se de um conteúdo pedagógico pouco estudado e fundamentado em sua estrutura técnica e cultural para o cotidiano escolar. Este estudo objetivou a estruturação da capoeira como conteúdo da Educação Física escolarno ensino fundamental e médio. Na introdução, buscamos apresentar e justificar a capoeira como conteúdo que pode ser contemplado nas escolas. Em um segundo momento, apresentamos alguns aspectos da capoeira que devem ser observados na disciplina Educação Física, possibilitados pela estruturação proposta pelos autores. Finalizamos com a exemplificação de uma aula de capoeira para a 1a série do ensino fundamental, baseada em uma proposta aberta e problematizadora de ação pedagógica.
Palavras-chave: capoeira, conteúdo da Educação Física, ensino fundamental e médio.
|
681 0 bytes Revista da Educação Física/UEM Maringá, v. 12, n. http://eduemojs.uem.br/ojs/ |
|