Categoria: Educação Fisica Artigos |
Atividade física e alimentação saudável dentro da escola: critérios básicos para a diminuição da obe |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
MARTINS, Raphaell Moreira
Foi aplicado no colégio Brasil entre os dias 10 á 13 de novembro de 2007, o projeto: Atividade física e alimentação saudável dentro da escola: critérios básicos para a diminuição da obesidade entre os adolescentes. Com o intuito de comentar a patologia obesidade e conceitos básicos sobre alimentação saudável, foi aplicada também uma caminha pelas ruas que circundam o colégio e um banquete com frutas que os próprios alunos trouxeram de suas casas, para proporcionar a atividade física e a alimentação saudável. Um dos objetivos do projeto era calcular o IMC (índice de massa corporal) dos alunos do Ensino Fundamenta II que compreende do 6º ano ao 9º ano. Utilizamos o protocola da OMS (organização mundial da saúde) ao comentar que o IMC.Foram utilizados 30 alunos do Ensino Fundamental II, onde 21 alunos ou 70% do grupo de amostra estão com a faixa do peso normal, já 8 alunos ou 21% do grupo de pesquisa estão abaixo do peso. E 1 aluno, ou seja, 3% do grupo de pesquisa apresentou Obesidade tipo 1. Concluímos no que foi mais salutar no projeto, a importância da alimentação e atividade física para o controle da obesidade, um resultado importante foi a média de 70% dos alunos pesquisados estarem na faixa normal de IMC. A escola tem como função formar futuros cidadãos, e os temas abordados trabalham com os futuros cidadãos com saúde e com consciência no que importante para manter uma vida sadia.
Palavras-chave: Obesidade. Adolescência. Teste de IMC.
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13409 0 bytes Lecturas: Educación Física y Deportes, Buenos Air http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Educação Física Adaptada ao Deficiente Visual |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
NEVES, Geraldo Nepomuceno das; FRASSON, Antonio Carlos; CANTORANI, José Roberto Herrera
O presente trabalho tem como objetivo discutir a inclusão do portador de deficiência visual nas aulas de Educação Física. O interesse pelo tema se verifica em virtude da defasagem apresentada por essas crianças nas áreas motora, cognitiva e sociais-afetiva. É factível a compreensão de que essa defasagem não é inerente à condição de deficiente visual, e sim, muito provavelmente, em função da falta de estímulos e de um efetivo trabalho motor. Intenta-se, assim, mostrar que quanto maiores as oportunidades do deficiente visual experimentar situações variadas e de interagir com o ambiente que o rodeia, maior seu nível de desenvolvimento e de compreensão do mundo. O trabalho também enfoca o papel do professor de Educação Física e a adequação de metodologias de ensino nas aulas de Educação Física para o atendimento a esses deficientes, respeitando suas diferenças, desenvolvendo suas capacidades e promovendo sua autonomia.
Palavras-chave: Educação Física. Deficientes visuais. Inclusão.
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13416 0 bytes Universidade Estadual de Ponta Grossa http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
A dança no contexto da Educação Física: na visão de professores de Ensino Infantil e Fundamental de |
Versão: PDF Atualização: 29/4/2012 |
Descrição:
BERNADINO, Edimar José; REIS, Leilane da Silva; SILVA, Vanezia da; ALVES, Marcus Vinicius Patente
O ser humano possui múltiplas habilidades físicas, e a dança está relacionada, através do movimento corporal, com o seu crescimento e desenvolvimento. O presente artigo retrata reflexões a respeito da dança, e que ela esteja cada vez mais inserida no ambiente escolar, e visa observar qual a visão dos professores do ensino infantil e fundamental da cidade de Romaria-MG, em relação a dança como conteúdo da Educação Física. Neste sentido abordaremos o seguinte tema: A dança no contexto da Educação Física: na visão de professores do ensino infantil e fundamental de Romaria-MG. Através deste, pretendemos verificar se algum professor de Educação Física de Romaria trabalha o conteúdo dança em suas aulas, verificar se os cursos de graduação dos professores dá condições para incluir dança em suas aulas de Educação Física. Trata-se de pesquisa qualitativa, foram escolhidos 10 professores do ensino infantil e fundamental. Para a obtenção dos dados utilizamos um questionário fechado composto por nove questões que em seguida foram analisados e discutidos os resultados obtidos.
Palavras-chave: Dança. Dança na escola. Dança na Educação Física.
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14663 0 bytes www.educacaofisica.com.br/biblioteca_mostrar.asp?i http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Dança Contemporânea integrada à Capoeira enquanto elemento educacional de escolares com idade entre |
Versão: Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
SANTOS, Silvana dos; LÓDE, Meire; VENTURA, Harley
O presente estudo apresenta possibilidades acerca da integração da dança contemporânea à capoeira, destacando as características e semelhanças existente em ambas, enquanto elemento educacional para crianças com idade escolar. A partir disso, nos propomos, nesse momento, a produzir reflexões acerca da possibilidade de desenvolver uma prática de dança contemporânea, cujo processo de criação seja pautado no repertório gestual da capoeira, enfatizando o valor educacional dessa relação para as crianças em idade entre 7 a 8 anos. Serão evidenciadas, ainda, as características de desenvolvimento das crianças em questão, ressaltando a importância da dança contemporânea aliada à capoeira na melhoria qualitativa desses alunos. Nossa proposta foi efetivada por meio de uma pesquisa bibliográfica, pautada na busca de informações necessárias, a fim de desenvolver uma teoria através de fontes impressas e/ou eletrônicas, para a construção de um novo estudo. O estudo evidenciou que integrar a dança contemporânea à capoeira é um forte elemento educacional, que possibilita uma gama de experiências da cultura corporal das crianças, o que contribui para sua formação integral.
Palavras-chave: Dança contemporânea. Capoeira. Elemento educacional. Crianças.
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15754 0 bytes Centro Universitário de Maringá http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
A Educação Física na Educação Especial |
Versão: PDF Atualização: 29/4/2012 |
Descrição:
STRAPASSON, Aline Miranda; CARNIEL, Franciele
A pesquisa abordou o tema "Educação Física (EF) na Educação Especial", com o propósito de verificar como a EF evoluiu e como foi inserida na Educação Especial. O estudo foi bibliográfico, com delineamento exploratório. Buscou-se conhecer e pesquisar sobre a Educação Especial, sobre a EF Adaptada e conhecer a EF na Educação Especial. Utilizou-se no estudo autores previamente selecionados para este trabalho, de forma a refletir sobre os pressupostos teóricos dos mesmos, para então encontrar respostas às perguntas que motivaram o presente estudo. Após a conclusão das leituras, constatou-se que houve uma grande evolução da EF na Educação Especial, especialmente do século XX para os dias atuais. A EF deixou de trabalhar apenas com os indivíduos ditos "normais" passando a desenvolver atividades com todos, respeitando as diferenças e dificuldades apresentadas por cada um, rompendo assim a visão deste profissional que visava apenas trabalhar com aqueles que apresentavam condições para as práticas de atividades físicas, buscando a partir de então estratégias, conhecimentos e preparação profissional para assumir um papel transformador, traçando um novo objetivo no sentido de envolver em sua prática pedagógica aqueles considerados especiais. Portanto, conclui-se que a EF evoluiu na Educação Especial através da história em relação às leis determinadas e sancionadas; a inclusão da disciplina nos cursos de graduação, consequentemente a capacitação profissional; cursos de extensão e de pós-graduação; a luta profissional em prol do tema; a conscientização da importância da EF Adaptada no desenvolvimento geral dos praticantes, bem como sua inclusão na sociedade.
Palavras-chave: Educação Especial. Pessoas com deficiência. Educação Física. Educação Física adaptada.
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16228 0 bytes Revista Digital - Buenos Aires - Año 11 - N° 104 http://www.efdeportes.com/ |
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