Educadores

Ínicio : Educação Fisica : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do menos para o mais procurado)

Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Treino de força para melhorar o salto vertical do atleta de voleibol Popular Versão: PDF
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
JUNIOR MARQUES, Nelson Kautzner

O salto vertical é um fator decisivo na performance do voleibol, e para otimizarmos o salto vertical temos que treinar os membros inferiores do voleibolista através da musculação e/ou o salto em profundidade. As capacidades físicas que devem ser exercitadas no atleta de voleibol são compostas pela força máxima dinâmica e/ou a força de potência. Entretanto, não podemos afirmar que a musculação, o salto em profundidade e ambos numa mesma sessão melhoram o salto vertical do desportista do voleibol, por causa dos poucos estudos encontrados.

Palavras-chave: Voleibol. Treino de força. Treinamento.

Downloads 13301  13301  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Digital ­ Buenos Aires ­ Año 10 ­ N° 81 ­   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Atividade física e alimentação saudável dentro da escola: critérios básicos para a diminuição da obe Popular Versão: PDF
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
MARTINS, Raphaell Moreira

Foi aplicado no colégio Brasil entre os dias 10 á 13 de novembro de 2007, o projeto: Atividade física e alimentação saudável dentro da escola: critérios básicos para a diminuição da obesidade entre os adolescentes. Com o intuito de comentar a patologia obesidade e conceitos básicos sobre alimentação saudável, foi aplicada também uma caminha pelas ruas que circundam o colégio e um banquete com frutas que os próprios alunos trouxeram de suas casas, para proporcionar a atividade física e a alimentação saudável. Um dos objetivos do projeto era calcular o IMC (índice de massa corporal) dos alunos do Ensino Fundamenta II que compreende do 6º ano ao 9º ano. Utilizamos o protocola da OMS (organização mundial da saúde) ao comentar que o IMC.Foram utilizados 30 alunos do Ensino Fundamental II, onde 21 alunos ou 70% do grupo de amostra estão com a faixa do peso normal, já 8 alunos ou 21% do grupo de pesquisa estão abaixo do peso. E 1 aluno, ou seja, 3% do grupo de pesquisa apresentou Obesidade tipo 1. Concluímos no que foi mais salutar no projeto, a importância da alimentação e atividade física para o controle da obesidade, um resultado importante foi a média de 70% dos alunos pesquisados estarem na faixa normal de IMC. A escola tem como função formar futuros cidadãos, e os temas abordados trabalham com os futuros cidadãos com saúde e com consciência no que importante para manter uma vida sadia.

Palavras-chave: Obesidade. Adolescência. Teste de IMC.

Downloads 13409  13409  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  Lecturas: Educación Física y Deportes, Buenos Air  Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Educação Física Adaptada ao Deficiente Visual Popular Versão: PDF
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
NEVES, Geraldo Nepomuceno das; FRASSON, Antonio Carlos; CANTORANI, José Roberto Herrera

O presente trabalho tem como objetivo discutir a inclusão do portador de deficiência visual nas aulas de Educação Física. O interesse pelo tema se verifica em virtude da defasagem apresentada por essas crianças nas áreas motora, cognitiva e sociais-afetiva. É factível a compreensão de que essa defasagem não é inerente à condição de deficiente visual, e sim, muito provavelmente, em função da falta de estímulos e de um efetivo trabalho motor. Intenta-se, assim, mostrar que quanto maiores as oportunidades do deficiente visual experimentar situações variadas e de interagir com o ambiente que o rodeia, maior seu nível de desenvolvimento e de compreensão do mundo. O trabalho também enfoca o papel do professor de Educação Física e a adequação de metodologias de ensino nas aulas de Educação Física para o atendimento a esses deficientes, respeitando suas diferenças, desenvolvendo suas capacidades e promovendo sua autonomia.

Palavras-chave: Educação Física. Deficientes visuais. Inclusão.

Downloads 13416  13416  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Ponta Grossa  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!A dança no contexto da Educação Física: na visão de professores de Ensino Infantil e Fundamental de  Popular Versão: PDF
Atualização:  29/4/2012
Descrição:


BERNADINO, Edimar José; REIS, Leilane da Silva; SILVA, Vanezia da; ALVES, Marcus Vinicius Patente

O ser humano possui múltiplas habilidades físicas, e a dança está relacionada, através do movimento corporal, com o seu crescimento e desenvolvimento. O presente artigo retrata reflexões a respeito da dança, e que ela esteja cada vez mais inserida no ambiente escolar, e visa observar qual a visão dos professores do ensino infantil e fundamental da cidade de Romaria-MG, em relação a dança como conteúdo da Educação Física. Neste sentido abordaremos o seguinte tema: A dança no contexto da Educação Física: na visão de professores do ensino infantil e fundamental de Romaria-MG. Através deste, pretendemos verificar se algum professor de Educação Física de Romaria trabalha o conteúdo dança em suas aulas, verificar se os cursos de graduação dos professores dá condições para incluir dança em suas aulas de Educação Física. Trata-se de pesquisa qualitativa, foram escolhidos 10 professores do ensino infantil e fundamental. Para a obtenção dos dados utilizamos um questionário fechado composto por nove questões que em seguida foram analisados e discutidos os resultados obtidos.

Palavras-chave: Dança. Dança na escola. Dança na Educação Física.


Downloads 14663  14663  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma www.educacaofisica.com.br/biblioteca_mostrar.asp?i  Site http://
Avaliação: 8.00 (6 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Construção da tabela referencial para o banco de flexibilidade KR Popular Versão: 
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
KRUCHELSKI, Silvano; RAUCHBACH, Rosemary

Esse instrumento, banco KR e sua tabela de classificação poderão auxiliar em estudos com grandes populações e poucos recursos, e onde se necessite de rapidez na avaliação desta qualidade física tão fortemente relacionada à saúde, respeitando as diferenças no que se refere ao sexo, idade e estatura.

Downloads 14757  14757  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma FIEP Bulletin  Site http://
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Atividade física em promoção a saúde: uma proposta sobre o conhecimento no âmbito escolar Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
PIRES, Bruno Rodrigues

Esse artigo trata do conhecimento de Atividade Física em Promoção à Saúde, trazendo uma nova proposta para ser trabalhada no ambiente escolar. Para tanto, o presente artigo é composto de um apanhado histórico sobre a Educação Física, que se mostrou numa fase de conflitos políticos e filosóficos tentando desta forma mostrar a origem das discussões entre os profissionais que eram adeptos à escola e aqueles que a negavam. Deste conflito gerou-se uma confusão entre os conteúdos e matriz epistemológica implicando assim numa negação deste conhecimento por teóricos marxistas. Com este pressuposto, surge a proposta desse artigo de se trabalhar com os conhecimentos de atividade física e saúde numa perspectiva dialética, além de quebrar com estigmas e confusões entre conhecimento e matriz epistemológica.

Palavras-chave: Atividade física. Saúde. Conhecimento, Matriz epistemológica.

Downloads 15209  15209  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Digital - Buenos Aires - Año 13 - N° 121 -  Site http://www.efdeportes.com
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Principais lesões no atleta de voleibol Popular Versão: PDF
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
JUNIOR MARQUES, Nelson Kautzner

O objetivo da revisão de literatura é explicar as principais lesões dos jogadores de voleibol e mostrar como amenizá-las através de exercícios de força e de flexibilidade. Tornando-se leitura importante a todos os envolvidos no voleibol. Entretanto, a escassez de estudos sobre lesões no voleibol, ocasionou uma limitação na revisão. Conclui-se a necessidade de mais pesquisas sobre o tema, as lesões no atleta de voleibol, principalmente conforme a função tática, a função específica e categoria do atleta de voleibol.

Palavras-chave: Voleibol. Lesões no voleibol. Amenizar lesões. Força e flexibilidade.

Downloads 15394  15394  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Digital ­ Buenos Aires ­ Año 10 ­ N° 68 ­   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Portadores de necessidades especiais: o esporte como fator de inclusão social Popular Versão: 
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
STRIJKER, Bertha Emilia; FRASSON, Antonio Carlos

Sabendo-se que o movimento inclusivo no Brasil vem sendo intensificado, busca - se com a presente pesquisa compreender o esporte como um meio de inclusão para os Portadores de Necessidades Especiais (PNE) no contexto social que hoje se vivencia.

Downloads 15524  15524  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Boletim FIEP  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Dança Contemporânea integrada à Capoeira enquanto elemento educacional de escolares com idade entre  Popular Versão: 
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
SANTOS, Silvana dos; LÓDE, Meire; VENTURA, Harley

O presente estudo apresenta possibilidades acerca da integração da dança contemporânea à capoeira, destacando as características e semelhanças existente em ambas, enquanto elemento educacional para crianças com idade escolar. A partir disso, nos propomos, nesse momento, a produzir reflexões acerca da possibilidade de desenvolver uma prática de dança contemporânea, cujo processo de criação seja pautado no repertório gestual da capoeira, enfatizando o valor educacional dessa relação para as crianças em idade entre 7 a 8 anos. Serão evidenciadas, ainda, as características de desenvolvimento das crianças em questão, ressaltando a importância da dança contemporânea aliada à capoeira na melhoria qualitativa desses alunos. Nossa proposta foi efetivada por meio de uma pesquisa bibliográfica, pautada na busca de informações necessárias, a fim de desenvolver uma teoria através de fontes impressas e/ou eletrônicas, para a construção de um novo estudo. O estudo evidenciou que integrar a dança contemporânea à capoeira é um forte elemento educacional, que possibilita uma gama de experiências da cultura corporal das crianças, o que contribui para sua formação integral.

Palavras-chave: Dança contemporânea. Capoeira. Elemento educacional. Crianças.

Downloads 15754  15754  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Centro Universitário de Maringá  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!A Educação Física na Educação Especial Popular Versão: PDF
Atualização:  29/4/2012
Descrição:
STRAPASSON, Aline Miranda; CARNIEL, Franciele

A pesquisa abordou o tema "Educação Física (EF) na Educação Especial", com o propósito de verificar como a EF evoluiu e como foi inserida na Educação Especial. O estudo foi bibliográfico, com delineamento exploratório. Buscou-se conhecer e pesquisar sobre a Educação Especial, sobre a EF Adaptada e conhecer a EF na Educação Especial. Utilizou-se no estudo autores previamente selecionados para este trabalho, de forma a refletir sobre os pressupostos teóricos dos mesmos, para então encontrar respostas às perguntas que motivaram o presente estudo. Após a conclusão das leituras, constatou-se que houve uma grande evolução da EF na Educação Especial, especialmente do século XX para os dias atuais. A EF deixou de trabalhar apenas com os indivíduos ditos "normais" passando a desenvolver atividades com todos, respeitando as diferenças e dificuldades apresentadas por cada um, rompendo assim a visão deste profissional que visava apenas trabalhar com aqueles que apresentavam condições para as práticas de atividades físicas, buscando a partir de então estratégias, conhecimentos e preparação profissional para assumir um papel transformador, traçando um novo objetivo no sentido de envolver em sua prática pedagógica aqueles considerados especiais. Portanto, conclui-se que a EF evoluiu na Educação Especial através da história em relação às leis determinadas e sancionadas; a inclusão da disciplina nos cursos de graduação, consequentemente a capacitação profissional; cursos de extensão e de pós-graduação; a luta profissional em prol do tema; a conscientização da importância da EF Adaptada no desenvolvimento geral dos praticantes, bem como sua inclusão na sociedade.

Palavras-chave: Educação Especial. Pessoas com deficiência. Educação Física. Educação Física adaptada.





Downloads 16228  16228  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Digital - Buenos Aires - Año 11 - N° 104   Site http://www.efdeportes.com/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 (26) 27 28 29 »