Categoria: Educação Fisica Artigos |
A questão de gênero nas aulas de Educação Física |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
CAMPOS, Angélica da Fonseca; COCATE, Paula Guedes; FREITA, Maria Eunice de Paiva ; SOARES, Leililene Antunes; CRUZ,Lúcia Aparecida dA
Atualmente, vivemos em uma sociedade marcada por exclusões, dentre as quais destaca-se a questão de gênero. Nas aulas de educação física (EF), presenciamos essa divisão de forma nítida, quando professores reforçam padrões discriminatórios de comportamento em seu discurso. O objetivo desse estudo foi analisar a relação de gênero nas aulas de EF e a real atuação do professor diante desse problema. Nesse trabalho foram realizadas observações de 15 aulas de EF além da aplicação de um questionário para 100 alunos do ensino fundamental, de uma escola pública do interior de Minas Gerais. Verificou-se que a grande maioria dos alunos, disseram que meninos e meninas fazem as aulas de EF juntas, não havendo separação entre eles. Porém observou-se pouca interação entre os alunos no decorrer das aulas, havendo nítida separação entre os gêneros na maioria das atividades. Constatou-se também que, meninos e meninas consideram ter direitos iguais nas aulas, compartilhando o mesmo espaço e inter-relacionando de maneira harmônica nas atividades. Entretanto, ao observar as aulas, verificou-se contradição nas respostas dos alunos. Conclui-se que grande parte das aulas de Educação Física é dividida entre meninos e meninas e que esta atitude de divisão sexista é reforçada pelas atividades propostas pelo professor.
Palavras-chave: Gênero. Educação Física.
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9220 0 bytes Revista Brasileira de Educação Física, Esporte, La http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
A prática de atividade física entre escolares com sobrepeso e obesidade |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
CELESTRINO, Juliana Oliveira; COSTA, André dos Santos
A obesidade vem aumentando acentuadamente ao longo dos últimos anos, principalmente entre os adolescentes, tornando-se importante preveni-la e tratá-la para que suas complicações não se estendam à vida adulta. É nesse sentido que a disciplina de Educação Física assume papel fundamental, pois pode elevar os níveis diários de atividade física desses adolescentes e modificar valores associados à atividade física. Para tanto, é necessário que tais adolescentes pratiquem atividade física, quer seja nas aulas em questão ou no âmbito extraescolar. O objetivo dessa pesquisa foi analisar a relação dos escolares obesos com a atividade física nas aulas de Educação Física escolar e em seu tempo livre. Para isso, aplicou-se um questionário e avaliação antropométrica de peso e estatura, em 42 escolares na faixa etária 11 e 12 anos, ambos os sexos, em uma escola particular da região de Osasco-SP. Resultou-se que a prevalência de obesidade foi de 33% nas meninas e 23% nos meninos. Os sujeitos com obesidade, em especial as meninas, apresentaram-se menos ativos fisicamente em comparação à população com peso normal, tanto durante o tempo livre da semana, como do final de semana; e demonstraram falta de interesse por atividades físicas mais intensas como a corrida. Conclui-se que é de fundamental importância adequar a intensidade e o tipo de atividade física às características fisiológicas e motoras dessa população.
Palavras-chave: Obesidade. Adolescência e Atividade Física.
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1609 0 bytes Universidade Presbiteriana Mackenzie http://efartigos.atspace.org/obesidade.html |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
A percepção da melhora da capacidade funcional em indivíduos da Terceira Idade pr |
Versão: Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
SANTOS, Lillian Garcez; ALVES, Marcus Vinícius Patente O número de pessoas acima de 60 anos, delineando a população da terceira idade, está cada vez maior. Surge assim uma maior preocupação em manter a qualidade de vida do individuo idoso, já que nessa faixa etária os decréscimos nas capacidades funcionais tornam-se mais visíveis. Estudos comprovam que a prática regular de exercícios físicos trás benefícios funcionais, psicológicos, sociais e bioquímicos às pessoas. Neste contexto o objetivo desse estudo é identificar a percepção que os idosos tiveram às mudanças da capacidade funcional proporcionada pela hidroginástica. O estudo foi desenvolvido por meio de uma pesquisa quantitativa de caráter instrumental, com pessoas de ambos os sexos na faixa etária de 60 a 75 anos, praticantes de hidroginástica em uma academia de Uberlândia (MG). O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário elaborado em escala Likert, composto de nove questões com os seguintes parâmetros físicos: Força muscular, firmeza dos músculos, equilíbrio, flexibilidade, peso corporal, coordenação motora, condicionamento físico, disposição e vitalidade e desempenho das atividades diárias; e perguntas de verificação pessoal como: sexo, faixa etária, grau de escolaridade e tempo de prática da hidroginástica onde correlacionamos às perguntas de verificação pessoal aos resultados obtidos com as perguntas específicas o que nos possibilitou a conclusão positiva dos resultados alcançados.
Palavras-chave: Terceira Idade. Hidroginástica. Capacidade funcional.
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4141 0 bytes www.educacaofisica.com.br/biblioteca_mostrar.asp?i http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
A influência do treinamento de força em indivíduos portadores da imunodeficiência humana (HIV) |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
PUSSIELDI, Guilherme de Azambuja et al
Os portadores do vírus da imunodeficiência humana (HIV) que fazem uso da terapia antiretroviral apresentam diversos efeitos colaterais que diminuem a capacidade funcional devido à perda de massa muscular, alterações metabólicas e anormalidades na distribuição de gordura corporal. A hipótese testada é que o treinamento de força seja eficaz no aumento da força, massa magra e diminuição da gordura corporal em indivíduos soropositivos. Participaram do estudo 8 homens fisicamente ativos sob tratamento antiretroviral, submetidos à uma triagem através do questionário Par-q e Risco Coronariano e a apresentação de atestado médico prévio afirmando que estavam aptos para a prática de atividade física. Todos os indivíduos assinaram um termo de consentimento livre e esclarecido. Foi realizado um treinamento de força em aparelhos de musculação durante um período de 14 semanas. Foram encontradas diferenças significativas nos níveis de força nos exercícios-padrão Leg Press 45º (p<0.0001) e Banco Flexor (p=0.0008). Não foram encontradas diferenças significativas para as variáveis antropométricas. Concluímos nesse estudo que os exercícios de força induzem ao aumento de força muscular, entretanto, a composição corporal não sofre alterações significativas.
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5179 0 bytes FIEP Bulletin, Foz do Iguaçú, v. 78, p. 397-400, 2 http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
A Influência do Sistema Emit® na Performance do Atleta de Orientação |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
BORTOLI, Vanderlei José; et al
O sistema de controle da passagem pelos pontos pode ser feito manualmente, através de um cartão de picote e picotador, ou de um sistema eletrônico. No Brasil, desde 2006, é utilizado o sistema eletrônico Emit®, no qual o praticante faz seu percurso levando consigo um chip (E-card), utilizado na leitura do código do ponto de controle, comprovando a passagem do praticante e dispensando o uso de cartão de picote e picotador. O objetivo deste trabalho foi verificar a diferença de tempo por ponto de controle, assim como a diferença de tempo total, usando o sistema tradicional (manual) e o sistema eletrônico (Emit®).
Palavras-chave: Orientação. Sistema Emit®. Picotador.
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1128 0 bytes Revista de Educação Física 2008 Set; 142:5-11. Rio http:// |
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