Categoria: Educação Fisica Artigos |
O idoso e a ressignificação emocional do lazer |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
GÁSPARI, Jossett Campagna de; SCHWARTZ, Gisele Maria
A sociedade contemporânea vê-se desafiada a responder qualitativamente às demandas da ciência e da tecnologia, cujas ressonâncias afetam as múltiplas dimensões humanas. Uma delas, o aumento da longevidade, vem requisitando políticas e programas sociais voltados à qualidade de vida, incluindo o âmbito do lazer. Este estudo qualitativo objetivou identificar aspectos emocionais na percepção de idosos, durante vivências no lazer. Os dados foram coletados por meio de questionário misto, aplicado a uma amostra de 20 participantes, de ambos os sexos. Foram analisados descritivamente pela Técnica de Análise de Conteúdo, revelando recorrências de crescimento positivo como a relação interpessoal e o respeito mútuo, a contemplação, a sensação de harmonia com a natureza, o elemento lúdico, entre outros, também responsáveis pelo vínculo afetivo do grupo. Conclui-se que experiências significativas no âmbito do lazer, capazes de contemplar a gama de necessidades e expectativas do homem, contribuem para a ressignificação emocional do lazer nesta fase do desenvolvimento.
Palavras-chave: Emoção. Idoso. Lazer.
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833 0 bytes Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 21, n. http://www.boletimef.org |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
A "Camisa 10" do futebol como um símbolo na manutenção da identidade nacional - o discurso da mídia |
Versão: pdf Atualização: 3/5/2012 |
Descrição:
ABRAHÃO, Bruno Otávio de Lacerda; DI BLASI, Felipe; SALVADOR, Marco Antônio Santoro
O objetivo deste artigo é analisar os significados que a mídia atribui à “camisa 10” do futebol brasileiro. Para tanto, verificamos matérias de jornais impressos, uma reportagem do programa “Esporte Espetacular” da Rede Globo de Televisão e realizamos entrevistas semi-estruturadas com 3 jornalistas esportivos da Rádio Itatiaia de Belo Horizonte cujos conteúdos das respostas foram analisados conforme Bardin (1994). Utilizamos do modelo “codificação/decodificação” proposto por Hall (2003, p. 387). Podemos observar que a mídia, como uma das guardiãs e difusoras da memória coletiva, reporta à “camisa 10” e a divulga como uma materialização da quintessência das imagens identitárias do futebol brasileiro.
Palavras-chave: Futebol. “Camisa 10”. Identidade. Memória e mídia.
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16132 0 bytes Esporte e Sociedade /ano 2, n.6, Jul.2007/Out.2007 http://www.esportesociedade.com |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Jogos cooperativos x jogos competitivos: um desafio entre o ideal e o real |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
MAIA, Raquel Ferreira; MAIA, Jusselma Ferreira; MARQUES, Maria Teresa da Silva Pinto.
A prática do jogo nas aulas de Educação Física, muitas vezes, caracteriza-se sob a forma de competição, e professores com uma visão reduzida, não desenvolvem os Jogos Cooperativos (JC), nos quais o contrário de competir, o objetivo é cooperar. O objetivo deste estudo foi analisar as contribuições dos JC no processo educacional, avaliando o envolvimento e grau de aceitação dos alunos por meio de Jogos Competitivos X Cooperativos. Com isso, oferecer aos professores, subsídios para ampliar sua visão quanto à utilização destes jogos, mostrando que uma pequena mudança na regra do mesmo jogo pode trazer grandes benefícios no processo dos relacionamentos. Participaram desta pesquisa 95 alunos da 2o a 4o série, com idade de 7 a 10. As aulas foram realizadas em 2 semanas, 2 x por semana com duração de 50 minutos cada. A conclusão foi que os jogos cooperativos devem ser mais explorados, pelo fato da boa aceitação dos alunos. Por outro lado, a competição no jogo também faz parte do aprendizado, pois precisam aprender a vencer e a perder. Portanto, é preciso cultivar equilíbrio na utilização dos jogos, pois um grande desafio na educação física escolar é a aproximar o ideal (Jogos Cooperativos) do real a (Jogos competitivos).
Palavras chave: Cooperativos. Jogos Competitivos. Educação Física Escolar.
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21829 0 bytes Revista Brasileira de Educação Física, Esporte, La http://www.refeld.com.br |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Influência do alongamento sobre a força muscular: uma breve revisão sobre as possíveis causas |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
RAMOS, Gracielle Vieira; SANTOS, Rafael Rezende dos; GONÇALVES, Alexandre
Atualmente, o alongamento muscular antes do exercício vem trazendo controvérsias no âmbito científi co, em relação aos seus benefícios, no que diz respeito ao desempenho muscular do indivíduo. Nesta linha de pesquisa, os estudos têm observado uma tendência na diminuição da força muscular como conseqüência do alongamento agudo. Contudo, existe divergências entre os estudos sobre os motivos reais da perda de performance muscular após alongamento. Assim, o objetivo do presente estudo foi analisar, através de uma revisão de literatura nas bases de dados PUBMED, SCIELO, periódicos nacionais e internacionais assim como em livros relacionados à fi siologia neuromuscular a infl uência do alongamento sobre a força muscular e suas possíveis causas.
Palavras-chave: Exercício de alongamento muscular. Força Muscular. Avaliação de desempenho.
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1047 0 bytes Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempen http:// |
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