Categoria: Educação Fisica Artigos |
O idoso e a ressignificação emocional do lazer |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
GÁSPARI, Jossett Campagna de; SCHWARTZ, Gisele Maria
A sociedade contemporânea vê-se desafiada a responder qualitativamente às demandas da ciência e da tecnologia, cujas ressonâncias afetam as múltiplas dimensões humanas. Uma delas, o aumento da longevidade, vem requisitando políticas e programas sociais voltados à qualidade de vida, incluindo o âmbito do lazer. Este estudo qualitativo objetivou identificar aspectos emocionais na percepção de idosos, durante vivências no lazer. Os dados foram coletados por meio de questionário misto, aplicado a uma amostra de 20 participantes, de ambos os sexos. Foram analisados descritivamente pela Técnica de Análise de Conteúdo, revelando recorrências de crescimento positivo como a relação interpessoal e o respeito mútuo, a contemplação, a sensação de harmonia com a natureza, o elemento lúdico, entre outros, também responsáveis pelo vínculo afetivo do grupo. Conclui-se que experiências significativas no âmbito do lazer, capazes de contemplar a gama de necessidades e expectativas do homem, contribuem para a ressignificação emocional do lazer nesta fase do desenvolvimento.
Palavras-chave: Emoção. Idoso. Lazer.
|
755 0 bytes Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 21, n. http://www.boletimef.org |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
A "Camisa 10" do futebol como um símbolo na manutenção da identidade nacional - o discurso da mídia |
Versão: pdf Atualização: 3/5/2012 |
Descrição:
ABRAHÃO, Bruno Otávio de Lacerda; DI BLASI, Felipe; SALVADOR, Marco Antônio Santoro
O objetivo deste artigo é analisar os significados que a mídia atribui à “camisa 10” do futebol brasileiro. Para tanto, verificamos matérias de jornais impressos, uma reportagem do programa “Esporte Espetacular” da Rede Globo de Televisão e realizamos entrevistas semi-estruturadas com 3 jornalistas esportivos da Rádio Itatiaia de Belo Horizonte cujos conteúdos das respostas foram analisados conforme Bardin (1994). Utilizamos do modelo “codificação/decodificação” proposto por Hall (2003, p. 387). Podemos observar que a mídia, como uma das guardiãs e difusoras da memória coletiva, reporta à “camisa 10” e a divulga como uma materialização da quintessência das imagens identitárias do futebol brasileiro.
Palavras-chave: Futebol. “Camisa 10”. Identidade. Memória e mídia.
|
15207 0 bytes Esporte e Sociedade /ano 2, n.6, Jul.2007/Out.2007 http://www.esportesociedade.com |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Jogos cooperativos x jogos competitivos: um desafio entre o ideal e o real |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
MAIA, Raquel Ferreira; MAIA, Jusselma Ferreira; MARQUES, Maria Teresa da Silva Pinto.
A prática do jogo nas aulas de Educação Física, muitas vezes, caracteriza-se sob a forma de competição, e professores com uma visão reduzida, não desenvolvem os Jogos Cooperativos (JC), nos quais o contrário de competir, o objetivo é cooperar. O objetivo deste estudo foi analisar as contribuições dos JC no processo educacional, avaliando o envolvimento e grau de aceitação dos alunos por meio de Jogos Competitivos X Cooperativos. Com isso, oferecer aos professores, subsídios para ampliar sua visão quanto à utilização destes jogos, mostrando que uma pequena mudança na regra do mesmo jogo pode trazer grandes benefícios no processo dos relacionamentos. Participaram desta pesquisa 95 alunos da 2o a 4o série, com idade de 7 a 10. As aulas foram realizadas em 2 semanas, 2 x por semana com duração de 50 minutos cada. A conclusão foi que os jogos cooperativos devem ser mais explorados, pelo fato da boa aceitação dos alunos. Por outro lado, a competição no jogo também faz parte do aprendizado, pois precisam aprender a vencer e a perder. Portanto, é preciso cultivar equilíbrio na utilização dos jogos, pois um grande desafio na educação física escolar é a aproximar o ideal (Jogos Cooperativos) do real a (Jogos competitivos).
Palavras chave: Cooperativos. Jogos Competitivos. Educação Física Escolar.
|
21685 0 bytes Revista Brasileira de Educação Física, Esporte, La http://www.refeld.com.br |
|