Categoria: Educação Fisica Artigos |
Educação Física escolar: análise do cotidiano pedagógico e possibilidades de intervenção |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
FINCK, Silvia Christina Madrid
Este artigo refere-se ao projeto de pesquisa elaborado, pelo autor (a), para ser desenvolvido no período do ano de 2007 a 2009. A pesquisa tratará da análise do cotidiano pedagógico (prática pedagógica) efetivado pelo professor de Educação Física, na educação infantil, no ensino fundamental e médio, nas Escolas Públicas Estaduais e Municipais, da cidade de Ponta Grossa. A pesquisa é qualitativa, de campo, participativa, de cunho etnográfico. A questão problemática central, norteadora da pesquisa, a ser investigada, refere-se a questão de como os professores de Educação Física têm efetivado sua prática pedagógica nas Escolas Públicas Estaduais e Municipais na cidade de Ponta Grossa.
Palavras-chave: Educação Física. Escola. Cotidiano pedagógico. Formação de professores.
|
11364 0 bytes Encontro Paranaense de Pesquisa e extensão em Ciên http://www.boletimef.org |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Futebol, cultura e arte: clubes esportivos, estilo de vida e a moda das tribos |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
KOWALSKI, Marizabel
FUTEBOL - esta imagem forte, triunfal, aureolada de prestígio e amplamente difundida, oferece um apoio das fórmulas discursivas, desde a retórica até a imprensa popular, posta na contingência de se comunicar com os grupos sociais compostos das mais diversas origens, tradições e níveis de informações. O futebol também oferece uma alternativa de vitalidade e perspectivas de uma atitude física e mental. A multidão torcedora se constitui numa manifestação em si mesma, o que acrescenta uma dimensão extra-evento, multiplicando a intensidade das emoções que ele suscita. Os encontros futebolísticos tornaram-se a principal fonte desse duplo ensejo – físico e mental – fixando modelos, tanto para o cidadão comum, quanto para a sociedade, assim como para as autoridades, onde é produzido em diversas outras oportunidades e circunstâncias. Uma imagem de interpretação surrealista. Esta imagem caracterizada pelo desprezo das construções refletidas ou dos encadeamentos lógicos e pela ativação sistemática do inconsciente e do irracional, do sonho e dos estados mórbidos, valendo-se de uma interpretação psicanalítica do momento do êxtase, tem como ponto positivo a renovação dos valores comportamentais coletivos e sociais (em menor grau), artísticos, morais, políticos, literários e filosóficos, baseados no supra–realismo e não no super-realismo.
Palavras-chave: Futebol. Cultura. Arte. Brasil.
|
11369 0 bytes Revista Brasileira de Futebol, Viçosa, v. 1, n. 2, http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Os jogos na Educação Física e a construção das estruturas lógicas do pensamento |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
ARAÚJO, Karina de Toledo; et al.
Este trabalho visa compreender, analisar e explicitar a relação entre o processo de ensino-aprendizagem dos jogos durante as aulas de Educação Física para alunos do primeiro ciclo do Ensino Fundamental e o desenvolvimento das estruturas lógicas do pensamento. Entendemos que a Educação Física, enquanto área de conhecimento, tem como especificidade tratar dos temas da cultura corporal de movimento dentre os quais encontram-se os jogos. Defendemos a idéia de que, durante o processo de ensino e aprendizagem dos jogos, os alunos devem ter a possibilidade de reelaborar novos conhecimentos e, por meio de abstrações reflexivas, sejam reelaboradas ou elaboradas novas formas de pensar. Para tanto, acreditamos que, durante as aulas, os professores devem usar como referencial para seu trabalho a teoria psicogenética e a pedagogia construtivista.
Palavras-chave: Teoria Psicogenética. Jogos. Conflito Cognitivo. Educação Física.
|
11424 0 bytes http://efartigos.atspace.org/jogos.html http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
A tematização das lutas na Educação Física escolar: restrições e possibilidades |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
NASCIMENTO, Paulo Rogério Barbosa do; ALMEIDA, Luciano de
O tema “lutas”, indicado para ser tratado pedagogicamente pela disciplina curricular de Educação Física na escola, apresenta algumas restrições. O desafio deste trabalho foi realizar uma necessária reflexão sobre o tema e efetivas intervenções no contexto escolar, para contrapô-las. Entendemos que, com essas experiências “singulares”, foi possível relativizar “empecilhos” postos para o trato pedagógico desse conteúdo na escola. Reforçarmos a convicção da importância de o professor ter claro para si sob qual perspectiva teórica tratará os conteúdos para, então, lançar mão de metodologias de trabalho sintonizadas com a teoria.
Palavras-chave: Luta. Educação Física. Currículo.
|
12147 0 bytes Movimento, Porto Alegre, v. 13, n. 3, p. 91-110, s http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Basquete de rua como manifestação da cultura corporal |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
DUARTE, Ruy José Braga
O presente trabalho está em andamento, a pesquisa tem como objetivo, identificar e analisar as características do basquete de rua como manifestação da cultura corporal étnica em Salvador, buscando encontrar elementos variados para a prática pedagógica. A disciplina Educação Física traz o basquete como umas das suas manifestações da cultura corporal que sofre modificações significativas por quem pratica e se relaciona com ela de forma lúdica. O Basquete foi reinventado pela sociedade americana, principalmente os negros, que ao longo dos anos vem interferindo nas suas normas e formas de jogar, sendo chamado de street ball, ou seja, basquete de rua. O basquete de rua vem aos poucos se constituindo em tempo e espaço como referência para a população afro-descendente, por conta disso, tentando corroborar com as relações desse fenômeno esportivo para o afro-descendente colaborando com a inserção do negro na sociedade, pensamos na ação esportiva, que é um dos veículos de formação crítica do conceito de cidadania na busca da emancipação humana. Por ter uma linguagem própria, tem seus significados e significações, é uma mistura de música e esporte, jogo e brincadeira transformando e produzindo novos modelos e estilos de vida. Nossa abordagem está sendo feita na periferia de Salvador: Mussurunga, Cajazeiras, Paripe e Uruguai. Utilizamos um referencial teórico com base no materialismo histórico dialético. Para isso, estamos realizando uma pesquisa qualitativa onde utilizamos os seguintes procedimentos metodológicos: a) Levantamento bibliográfico nos bancos de teses e literatura sobre a temática; b) realizar as observações (fotos, vídeos, anotações), entrevistas ou questionários; c) levantar, sistematizar e analisar as categorias encontradas; d)dialogar com a literatura sobre a temática. Como resultados provisórios, observamos que existem possibilidades de formar cidadãos emancipados através de movimentos culturais de cunho social e de relevância para a população afrodescendente de Salvador.
Palavras-chave: Educação; Cultura corporal; Basquete de rua.
|
12551 0 bytes Revista África e Africanidades, Rio de Janeiro, v. http://boletimef.org/biblioteca/2853/Basquete-de-rua-como-manifestacao-da-cultura-corporal |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Jogos tradicionais e brincadeiras infantis do Maranhão |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
VAZ, Leopoldo Gil Dulcio; CRUZ, Reinaldo Conceição
Segundo Huizinga (l980, p. 33) o jogo é uma atividade ou ocupação voluntária, exercida dentro de certos e determinados limites de tempo e de espaço, segundo regras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatórias, com fim em si mesmo, acompanhado de um sentimento de tensão e de alegria e de uma consciência de ser diferente da “vida cotidiana”. Abrange jogos de força e de destreza, jogos de sorte, de adivinhação, exibições de todo gênero. Por definição do Atlas do Esporte no Brasil (Alexandre Marcos de Mello, 2005, p. 35-36), jogos e esportes tradicionais constituem atividades lúdicas, competitivas e/ou cooperativas que refletem a identidade cultural de um determinado grupo étnico, distinguindo-se dos esportes de apelo internacional sujeito aos padrões organizacionais e regras universais. Já os jogos e brincadeiras tradicionais infantis são atividades passadas de geração a geração, em geral aprendidas pelas crianças mais novas com as de mais idade, durante o ato de brincar. Estas manifestações são também denominadas de jogos populares e neste sentido são descritas a seguir.
|
12701 0 bytes A T L A S DO ESPORTE NO BRASIL. RIO DE JANEIRO: C http://iseepdf.com/jogos-infantis-pdf/ |
|