Categoria: Educação Fisica Artigos |
Jogos Populares infantis e Cultura de Massa |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
GOMES, Daniel Pinto
Na atualidade a indústria cultural com o auxilio da linguagem midiática e do processo de racionalização das técnicas de produção e do comércio, têm se inserido de forma massiva no universo cultural infantil, concretizando efetivas mudanças, tanto de costumes, como de valores, do lúdico. O presente artigo intitulado Jogos populares infantis e cultura de massa trata-se de uma pesquisa antropológica desenvolvida em grupos infantis das cidades de Fortaleza e Caucaia. O estudo etnográfico e etnológico da pesquisa desenvolveu respectivamente a descrição e a análise dos jogos populares infantis que confirmam traços da cultura de massa, resultando num material crítico e reflexivo sobre o tema.
Palavras-chave: indústria cultural, cultura de massa, infância, e jogos populares infantis
|
704 0 bytes http://iseepdf.com/jogos-infantis-pdf/ |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Mexendo as Cadeiras: em que o Sistema Laban/Bartenieff pode ser bom para tudo? |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
FERNANDES, Ciane
Este título inspira-se na obra de Raimund Hoghe Bandoneon – em que o tango pode ser bom para tudo? (Attar, 1989), a respeito do processo criativo da obra de mesmo nome da coreógrafa Pina Bausch (n.1940), uma das fundadoras da vertente estética conhecida como dança-teatro contemporânea. Em uma cena da peça, casais dançam o tango de maneira bem peculiar: as mulheres sentam-se de pernas abertas nos ombros dos homens, de frente para estes, que se levantam e as carregam nesta posição, ao ritmo do tango, pelo palco, com expressões faciais sérias e tranquilas, todos vestidos a rigor.
|
5849 0 bytes www.malestarnacultura.ufrgs.br http://www.difusaocultural.ufrgs.br/ |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Eu corpo a corpo comigo mesma: Des(H)armonizando o espaço do invisível |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
REIS, Andréia Maria Ferreira
Nesta comunicação faço uma análise do meu processo na criação de Hibridus Corpus (Salvador, 2006). Atuei nesta performance - como diretora, criadora e performer - juntamente com o artista plástico Wagner Lacerda. Esta análise parte da não polaridade, incluindo harmonicamente a (des)proporção e a diferença em inter-Ação. Muito citado atualmente, Deleuze utiliza o termo devir como zona de indiscernibilidade, do entre e da desterritorialização, o próprio processo. Neste contexto estão, o Corpo Paradoxal de Gil (2005), o Corpo Efervescente de Banes (1999) e os estudos do corpo no espaço dinâmico de Laban (1978).
Palavras-chave: Corpo, híbrido, inter-Ação.
|
716 0 bytes PPGAC/UFBA http://portalabrace.org/portal/ |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Lutas na Educação Física escolar: fato ou boato? |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
REGO, Jacynara Pessoa de Lima; FREITAS, Lorenna Karen Paiva e; MAIA, Maikon Moises de Oliveira.
As lutas, como um ramo da educação física escolar, reúnem um conjunto de conteúdos e oportunidades que contribuem para o desenvolvimento integral do educando. Se considerado o seu potencial pedagógico, é um instrumento de enorme valor, nas mãos do educador, por sua ação corporal exclusiva, sua natureza histórica, e o rico acervo cultural que traz dos seus povos de origem. O presente estudo buscou verificar se o conteúdo lutas é trabalhado nas escolas do município de Pau dos Ferros – RN, na qual esta pesquisa caracterizou-se como descritiva com abordagem quantitativa, onde foi utilizado como instrumento para a coleta de dados um questionário com perguntas objetivas adaptado de Ferreira (2006).
Palavras-chave: Lutas. Conteúdo. Educação Física escolar.
|
5579 0 bytes Revista Digital - Buenos Aires - Año 13 - N° 126 - http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/arquivos/File/conteudo/artigos_teses/2011/educac |
|