Categoria: Educação Fisica Artigos |
Ética, estigma e discriminação de grupos vulneráveis no processo educacional |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
MONTE, Naira Baccarelli; VARGAS, Carla Regiane; GUTIERRES FILHO, Paulo José Barbosa; MATOS, José Claúdio Morelli; SILVA, Rudney da; FERNANDES, Jorge Manuel Gomes de Azevedo
Este trabalho teve como objetivo analisar o estigma e a discriminação de grupos vulneráveis no processo educacional inserido no contexto sócio-político e cultural vigente, respaldando-se nos fundamentos da ética como forma de compreender e transformar a própria condição de vulnerabilidade. Portanto, o presente artigo faz uma reflexão sobre o processo de estigmatização durante os contatos sociais presentes no cotidiano escolar. Evidencia, em conseqüência disso, a necessidade de uma abordagem ética durante as situações de tensão geradas pela existência dos estigmas. Nesse sentido, a escola, como colaboradora no processo de construção de identidade de cada um dos educandos, torna-se o espaço ideal para a efetiva prática de valores éticos, haja vista a necessidade de enfrentamento e busca de soluções para os conflitos gerados no contato com o outro.
Palavras-chave: Ética. Estigma. Discriminação. Educação. Grupos vulneráveis.
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6361 0 bytes Revista Digital - Buenos Aires - Año 14 - Nº 132 - http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
A técnica esportiva como construção cultural: implicações para a pedagogia do esporte |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
DAOLIO, Jocimar; VELOZO, Emerson Luís.
O texto discute a técnica esportiva, com base em alguns referenciais das ciências sociais e humanas, e faz um contraponto ao conceito tradicional de técnica utilizado pela área de Educação Física e Esporte, cuja fundamentação teórica é composta primordialmente por contribuições das ciências da natureza. Considerando a técnica como o conjunto de modos de fazer e a tática como as razões do fazer, o texto trata das implicações para a pedagogia do esporte, propondo o ensino da cultura esportiva de forma mais democrática, singular e autoral, respeitando as especificidades culturais e as constantes ressignificações do esporte.
Palavras-chave: Esporte. Cultura esportiva. Pedagogia do esporte. Técnica esportiva.
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6379 0 bytes Pensar a Prática, Goiânia, v. 11, n. 1, p. 9-16, j http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Educação Física e fenomenologia: aproximações e distanciamentos |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
FOLLE, Alexandra; BOSCATO, Juliano Daniel; BIANCHI, Paula
A produção do conhecimento na área da Educação Física tem gerado, atualmente, diversos debates e reflexões no meio acadêmico. Nesse sentido, apresentar subsídios teóricos que contribuam com uma análise e discussão mais aprofundada das relações entre a produção de conhecimento em Educação Física e a abordagem fenomenológica é o objetivo central deste estudo. Através, de análises bibliográficas e empíricas identificou-se que a Fenomenologia, constitui-se em uma perspectiva abrangente que se propõe a descrever os fenômenos como eles se mostram. As pesquisas que se propõem a investigar, através da Fenomenologia tem se mostrado de forma superficial cometendo equívocos no que tange a conceitos e características e, muitas vezes, confundindo métodos naturalistas com a Fenomenologia. Conclui-se que a Fenomenologia contribui com estudos sobre o movimento humano, devido às características que este possui, como intencionalidade, sentido e significado. Além disso, exige dos sujeitos uma "nova" forma de compreender o mundo, sendo que através da apropriação de leituras, discussões e a própria vivência, esses sujeitos podem tornarem-se pesquisadores fenomenológicos.
Palavras-chave: Educação Física. Fenomenologia. Produção do conhecimento.
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6747 0 bytes Revista Digital - Buenos Aires - Año 12 - N° 116 - http://www.efdeportes.com |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Atletismo se aprende na Escola |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
MATTHIESEN, Sara Quenzer; CALVO, Adriano Percival; SILVA, Augusto César Lima e; FAGANELLO, Flórence Rosana
Este texto é parte do trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Ensino da UNESP – 2003 intitulado “Atletismo se aprende na escola” destinado à organização de material de ensino no campo do atletismo. Durante sete meses de intenso trabalho, realizamos, num primeiro momento, um levantamento minucioso da bibliografia existente na área de Educação Física, com base no acervo das bibliotecas da UNESP, USP e UNICAMP, sendo que foram identificados cerca de 500 títulos de livros, dos quais 149 foram selecionados; 34 títulos de teses de doutorado e dissertações de mestrado e endereços eletrônicos dos mais diversos neste campo. Objetivando aprofundar na análise dos livros voltados a uma perspectiva pedagógica envolvendo atividades e jogos pré-desportivos dentro do atletismo, detivemo-nos, num segundo momento, na localização de atividades prescritas pela bibliografia conhecida na área, concentrando algumas atividades que podem ser desenvolvidas dentro de cada uma das modalidades do atletismo. Num terceiro e último momento, procuramos prescrever variações e novas atividades como sugestões ao trabalho do profissional de Educação Física elaborando um material didático pedagógico de 58 páginas, passível de múltiplas variações e complementações.
Palavras-chave: atletismo; escola; jogos pré-desportivos.
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7108 0 bytes UNESP http://www.google.com/url?sa=t&source=web&cd=1&ved=0CBcQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.unesp.br%2Fprograd |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Esporte e cultura: análise acerca da esportivização de práticas corporais nos jogos indígenas |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
ALMEIDA, Arthur José Medeiros de; SUASSUNA, Dulce Maria Filgueira de Almeida
O objeto investigado foi constituído por meio de apropriações das técnicas corporais em relação ao esporte, com base na análise da IX Edição dos Jogos dos Povos Indígenas. O objetivo foi interpretar em que medida esta competição contribuiu para a ressignificação das práticas corporais das diversas etnias indígenas. Os resultados apontam que há um intercâmbio entre valores e práticas tradicionais e modernas, ocorrendo uma ressignificação das práticas corporais dos povos indígenas participantes.
Palavras-chave: Práticas Corporais, Cultura, Jogos Indígenas.
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7247 0 bytes Pensar a Prática, Goiânia, v. 13, n. 1, jan./abr. http:// |
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