Categoria: Educação Fisica Artigos |
Oficinas do jogo: ensino, pesquisa e extensão |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
SILVA, João Batista Freire da
Neste artigo relatamos, de maneira suscinta, cinco anos de trabalhos realizados pelo Grupo de Estudos Oficinas do Jogo, um grupo independente de produção pedagógica, sediado em Florianópolis, Santa Catarina. O grupo Oficinas do Jogo integra professores da rede de ensino de várias cidades, interessados em refletir sobre suas próprias experiências pedagógicas, em estudar teorias alimentadoras de produções pedagógicas, e em construir elementos formadores de uma pedagogia lúdica que ensine, nas escolas, especificamente, a cultura da Educação Física, e, além dela, conhecimentos que transcendam essa disciplina e repercutam nas demais disciplinas escolares e em outras situações de vida. Uma maneira de aprofundar nossos estudos é a pesquisa científica, feita sempre qualitativamente e em forma de pesquisa-ação, o que possibilita a nossos professores, tornando-se pesquisadores, pesquisarem suas próprias ações de ensinar.
Palavras-chave: Educação Física. Oficinas do Jogo. Pedagogia. Pedagogia Lúdica.
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2530 0 bytes Revista Brasileira de Docência, Ensino e Pesquisa http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Perdido na intensidade da concentração |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
GUMBRECHT, Hans Ulrich
Algumas vezes, as reações dos atletas profissionais tornam-se momentos particularmente inspiradores na vida de profissionais de Humanidades. Pois apenas os profissionais podem confirmar se nossas tentativas de construções conceituais estão em uma boa direção e, ao mesmo tempo, apenas eles têm a autoridade para justificar o esforço em levar adiante certos pensamentos que começam a emergir em nossas mentes como arrojados e, conseqüentemente, muitas vezes como imprecisos. Um tal momento intelectual decisivo aconteceu quando, durante um colóquio sobre “O Corpo Atlético” organizado pelo Departamento de Atletismo e pelo Departamento de Literatura Comparada na Universidade de Stanford, em 1995, Pablo Morales, três vezes medalhista de ouro olímpico em nado borboleta, explicou, quase en passant, como o viciante desejo de “perder-se na intensidade da concentração” 2 havia lhe trazido de volta às competições esportivas após uma primeira aposentadoria e em uma idade que simplesmente parecia impossibilitar qualquer performance de sucesso em nível mundial em seu esporte.
Esporte e Sociedade ano 4, n.11, Mar.2009/Jul.2009
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1474 0 bytes Esporte e Sociedade ano 4, n.11, Mar.2009/Jul.2009 http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Perfil antropométrico e de desempenho motor de atletas paranaenses de futsal de elite |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
ALMEIDA JÚNIOR, Ademar Avelar de et al
Este estudo objetivou identificar o perfil antropométrico e o desempenho motor de atletas de futsal masculino, pertencentes às equipes finalistas do campeonato paranaense da categoria adulto, chave ouro. Para tanto, coletou-se medidas antropométricas (massa corporal, estatura e espessura de dobras cutâneas) e de desempenho motor (testes abdominal modificado, shuttle run, corrida de 30 m e corrida de 40 s) de vinte e sete atletas (24,7 ± 6,4 anos; 73,6 ± 7,6 kg; 174,8 ± 6,6 cm), do sexo masculino. Para a análise dos dados, agrupou-se os atletas de acordo com a posição de jogo. A nova one-way foi empregada para as comparações entre os jogadores das diferentes posições, seguida pelo teste post hoc de Scheffé, com P < 0,05. Verificou-se diferença significante entre os jogadores de diferentes posições de jogo nas variáveis: massa corporal (alas < goleiros, P < 0,01), estatura (alas < pivôs e goleiros, P < 0,01) e massa corporal magra (alas < goleiros, P < 0,01). Não foram observadas diferenças significantes entre os jogadores das diferentes posições de jogo nas variáveis de desempenho motor. Os resultados encontrados no presente estudo sugerem que atletas de futsal apresentam, na maioria das variáveis analisadas, características antropométricas e de desempenho motor semelhantes entre as posições de jogo.
Palavras-chave: Educação física. Treinamento. Antropometria. Aptidão física. Esportes. Exercício.
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4003 0 bytes Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempen http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Os espaços verdes e os equipamentos de lazer: um panorama de Belém |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
BAHIA, Mirleide Chaar; FIGUEIREDO, Silvio Lima
A cidade representa formas múltiplas de exercício de poder, de ocupação do espaço e de apropriação de seus recursos e, por isso, locus de tensão, de competitividade e de diferenciações que afetam a organização social no seu conjunto. As cidades na Amazônia, e Belém como um de seus expoentes, vêm passando por processos contínuos de transformação onde há escassez de parques e áreas de lazer; as unidades de conservação não oferecem segurança e têm infra-estrutura precária e o acesso às poucas áreas verdes é restrito. Sem políticas públicas voltadas à resolução desses problemas, Belém tende a se transformar em uma cidade com poucas áreas de lazer arborizadas. Também é necessário refletir até que ponto os espaços públicos adquirem “tons” de privados ou “turistificados”. Algumas ações vêm sendo implementadas, no que se refere às áreas de lazer e outras que fazem interface com o mesmo, mas há necessidade de aprofundar estudos na área. A pesquisa ora apresentada em resultados parciais tem como objetivo levantar a relação entre as áreas verdes e de lazer em Belém e a localização e utilização das mesmas, além dos discursos de suas implementações, percebendo como as áreas mais recentes foram criadas sob o discurso da implementação do turismo, mas com objetivos de atender as elites da cidade, deixando a periferia com poucas opções e qualidade menor.
Palavras-chave: Lazer. Instalação. Políticas. Ecologia. Parque.
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2305 0 bytes Licere, Belo Horizonte, v. 11, n. 2, ago. 2008. http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Os jogos na Educação Física e a construção das estruturas lógicas do pensamento |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
ARAÚJO, Karina de Toledo; et al.
Este trabalho visa compreender, analisar e explicitar a relação entre o processo de ensino-aprendizagem dos jogos durante as aulas de Educação Física para alunos do primeiro ciclo do Ensino Fundamental e o desenvolvimento das estruturas lógicas do pensamento. Entendemos que a Educação Física, enquanto área de conhecimento, tem como especificidade tratar dos temas da cultura corporal de movimento dentre os quais encontram-se os jogos. Defendemos a idéia de que, durante o processo de ensino e aprendizagem dos jogos, os alunos devem ter a possibilidade de reelaborar novos conhecimentos e, por meio de abstrações reflexivas, sejam reelaboradas ou elaboradas novas formas de pensar. Para tanto, acreditamos que, durante as aulas, os professores devem usar como referencial para seu trabalho a teoria psicogenética e a pedagogia construtivista.
Palavras-chave: Teoria Psicogenética. Jogos. Conflito Cognitivo. Educação Física.
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11355 0 bytes http://efartigos.atspace.org/jogos.html http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Pensando o lazer a partir da perspectiva étnica |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
SANTOS, Edmilson Santos dos; DAMICO, José Geraldo Soares; FREITAS, Antônio Luís Carvalho de
Importantes estudos têm aportado à literatura nacional um conjunto de dados e reflexões que expõem de forma bastante gritante a desigualdade racial no Brasil. Este estudo surge com esta perspectiva: conhecer o impacto desta desigualdade no cotidiano do lazer de jovens do bairro Guajuviras. A amostra do estudo foi composta por 2112 estudantes matriculados no sistema público de ensino do bairro que participaram do Mapa do Lazer Juvenil. As informações obtidas permitiram criar um banco de dados que foi submetido à análise de freqüência através do programa estatístico SPSS, versão 11. Para verificar possíveis associações entre variáveis utilizou-se o teste estatístico Qui-quadrado para análise de tabela de contingência e estabeleceu-se como nível de significância 5% (p<0,05). Como pudemos perceber, o lazer de jovens pobres se dá no âmbito do espaço público e nestes locais a desigualdade racial não foi captada pelo instrumento de pesquisa utilizado. No campo cultural, a diferença encontrada, quanto ao gosto musical, permite identificá-la como algo positivo. Para jovens que têm a sua auto-estima estilhaçada pelo preconceito, fazer da música um instrumento de fortalecimento de sua identidade é positivo e necessário.
Palavras-chave: Juventude. Identidade. Etnia. Desigualdade racial.
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1328 0 bytes ARQUIVOS em MOVIMENTO, Rio de Janeiro, v. 2, n. 2, http:// |
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