Categoria: Educação Fisica Artigos |
Lutas na Educação Física escolar: fato ou boato? |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
REGO, Jacynara Pessoa de Lima; FREITAS, Lorenna Karen Paiva e; MAIA, Maikon Moises de Oliveira.
As lutas, como um ramo da educação física escolar, reúnem um conjunto de conteúdos e oportunidades que contribuem para o desenvolvimento integral do educando. Se considerado o seu potencial pedagógico, é um instrumento de enorme valor, nas mãos do educador, por sua ação corporal exclusiva, sua natureza histórica, e o rico acervo cultural que traz dos seus povos de origem. O presente estudo buscou verificar se o conteúdo lutas é trabalhado nas escolas do município de Pau dos Ferros – RN, na qual esta pesquisa caracterizou-se como descritiva com abordagem quantitativa, onde foi utilizado como instrumento para a coleta de dados um questionário com perguntas objetivas adaptado de Ferreira (2006).
Palavras-chave: Lutas. Conteúdo. Educação Física escolar.
|
5382 0 bytes Revista Digital - Buenos Aires - Año 13 - N° 126 - http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/arquivos/File/conteudo/artigos_teses/2011/educac |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
O lúdico como subsídio pedagógico para as aulas de Educação Física do Ensino Fundamental de 1º a 4º |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
ROCHA, Bruno Ribeiro da; MAIA,Diego Fernandes da Silva; FARIA, Terezinha Gomes
O lúdico é considerado uma forma de proporcionar prazer, utilizando o imaginário e a criatividade nas várias formas de brincadeiras e jogos. Este estudo objetivou analisar o lúdico como subsídio pedagógico para as aulas de Educação Física de alunos de 1º a 4º séries do Ensino Fundamental. Caracterizando-se como uma pesquisa descritiva, onde treze professores de Educação Física de diferentes escolas de Maringá e Paiçandu foram investigados quanto ao conhecimento e aplicabilidade do lúdico em suas aulas. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário. Os resultados deste estudo indicaram que a concepção do tema na visão desses professores, foi de 38,48% como uma atividade prazerosa e 30,76% como motivadoras e de interação. Constatou-se que 53,86 % consideram o lúdico como um elemento fundamental no processo de desenvolvimento do ensino. Podemos concluir que o lúdico pode ser um subsídio pedagógico a mais, para as aulas, principalmente as de Educação Física auxiliando no processo ensino/aprendizagem.
Palavras-Chave: Lúdico, Aulas de Educação Física, Ensino Fundamental.
|
5547 0 bytes CESUMAR http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Mexendo as Cadeiras: em que o Sistema Laban/Bartenieff pode ser bom para tudo? |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
FERNANDES, Ciane
Este título inspira-se na obra de Raimund Hoghe Bandoneon – em que o tango pode ser bom para tudo? (Attar, 1989), a respeito do processo criativo da obra de mesmo nome da coreógrafa Pina Bausch (n.1940), uma das fundadoras da vertente estética conhecida como dança-teatro contemporânea. Em uma cena da peça, casais dançam o tango de maneira bem peculiar: as mulheres sentam-se de pernas abertas nos ombros dos homens, de frente para estes, que se levantam e as carregam nesta posição, ao ritmo do tango, pelo palco, com expressões faciais sérias e tranquilas, todos vestidos a rigor.
|
5753 0 bytes www.malestarnacultura.ufrgs.br http://www.difusaocultural.ufrgs.br/ |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Convívio social, diversão e entretenimento como valor de uso e promessa nas academias de ginástica h |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
FURTADO, Roberto Pereira
Como o lazer se constitui como um importante aspecto da organização da produção da mercadoria vendida pela academia de ginástica é intenção desse trabalho explicitar. Trata-se de um recorte de uma pesquisa que visou compreender a organização da produção em academias de ginástica e a inserção do professor de Educação Física no processo. Foi realizada uma pesquisa de campo sistematizada, utilizando-se de observação, análise de documentos e entrevistas com professores de ginástica, musculação e coordenadores de seis academias da cidade de Goiânia. Compreendeu-se que mudanças significativas vêm ocorrendo em academias de ginástica acompanhando as mudanças no mundo do trabalho de uma maneira geral. As academias, dentre outras coisas, tornam-se um espaço onde o convívio social, a diversão e o entretenimento ganham maior evidência e exigem que o professor contribua com isso.
Palavras-chave: Academias de Ginástica. Lazer. Trabalho.
|
5798 0 bytes Licere, Belo Horizonte, v. 11, n. 2, ago. 2008. http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
A técnica esportiva como construção cultural: implicações para a pedagogia do esporte |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
DAOLIO, Jocimar; VELOZO, Emerson Luís.
O texto discute a técnica esportiva, com base em alguns referenciais das ciências sociais e humanas, e faz um contraponto ao conceito tradicional de técnica utilizado pela área de Educação Física e Esporte, cuja fundamentação teórica é composta primordialmente por contribuições das ciências da natureza. Considerando a técnica como o conjunto de modos de fazer e a tática como as razões do fazer, o texto trata das implicações para a pedagogia do esporte, propondo o ensino da cultura esportiva de forma mais democrática, singular e autoral, respeitando as especificidades culturais e as constantes ressignificações do esporte.
Palavras-chave: Esporte. Cultura esportiva. Pedagogia do esporte. Técnica esportiva.
|
6189 0 bytes Pensar a Prática, Goiânia, v. 11, n. 1, p. 9-16, j http:// |
|