Categoria: Educação Fisica Artigos |
O lúdico como subsídio pedagógico para as aulas de Educação Física do Ensino Fundamental de 1º a 4º |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
ROCHA, Bruno Ribeiro da; MAIA,Diego Fernandes da Silva; FARIA, Terezinha Gomes
O lúdico é considerado uma forma de proporcionar prazer, utilizando o imaginário e a criatividade nas várias formas de brincadeiras e jogos. Este estudo objetivou analisar o lúdico como subsídio pedagógico para as aulas de Educação Física de alunos de 1º a 4º séries do Ensino Fundamental. Caracterizando-se como uma pesquisa descritiva, onde treze professores de Educação Física de diferentes escolas de Maringá e Paiçandu foram investigados quanto ao conhecimento e aplicabilidade do lúdico em suas aulas. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário. Os resultados deste estudo indicaram que a concepção do tema na visão desses professores, foi de 38,48% como uma atividade prazerosa e 30,76% como motivadoras e de interação. Constatou-se que 53,86 % consideram o lúdico como um elemento fundamental no processo de desenvolvimento do ensino. Podemos concluir que o lúdico pode ser um subsídio pedagógico a mais, para as aulas, principalmente as de Educação Física auxiliando no processo ensino/aprendizagem.
Palavras-Chave: Lúdico, Aulas de Educação Física, Ensino Fundamental.
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5644 0 bytes CESUMAR http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Lutas na Educação Física escolar: fato ou boato? |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
REGO, Jacynara Pessoa de Lima; FREITAS, Lorenna Karen Paiva e; MAIA, Maikon Moises de Oliveira.
As lutas, como um ramo da educação física escolar, reúnem um conjunto de conteúdos e oportunidades que contribuem para o desenvolvimento integral do educando. Se considerado o seu potencial pedagógico, é um instrumento de enorme valor, nas mãos do educador, por sua ação corporal exclusiva, sua natureza histórica, e o rico acervo cultural que traz dos seus povos de origem. O presente estudo buscou verificar se o conteúdo lutas é trabalhado nas escolas do município de Pau dos Ferros – RN, na qual esta pesquisa caracterizou-se como descritiva com abordagem quantitativa, onde foi utilizado como instrumento para a coleta de dados um questionário com perguntas objetivas adaptado de Ferreira (2006).
Palavras-chave: Lutas. Conteúdo. Educação Física escolar.
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5663 0 bytes Revista Digital - Buenos Aires - Año 13 - N° 126 - http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/arquivos/File/conteudo/artigos_teses/2011/educac |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Mexendo as Cadeiras: em que o Sistema Laban/Bartenieff pode ser bom para tudo? |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
FERNANDES, Ciane
Este título inspira-se na obra de Raimund Hoghe Bandoneon – em que o tango pode ser bom para tudo? (Attar, 1989), a respeito do processo criativo da obra de mesmo nome da coreógrafa Pina Bausch (n.1940), uma das fundadoras da vertente estética conhecida como dança-teatro contemporânea. Em uma cena da peça, casais dançam o tango de maneira bem peculiar: as mulheres sentam-se de pernas abertas nos ombros dos homens, de frente para estes, que se levantam e as carregam nesta posição, ao ritmo do tango, pelo palco, com expressões faciais sérias e tranquilas, todos vestidos a rigor.
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5920 0 bytes www.malestarnacultura.ufrgs.br http://www.difusaocultural.ufrgs.br/ |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Convívio social, diversão e entretenimento como valor de uso e promessa nas academias de ginástica h |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
FURTADO, Roberto Pereira
Como o lazer se constitui como um importante aspecto da organização da produção da mercadoria vendida pela academia de ginástica é intenção desse trabalho explicitar. Trata-se de um recorte de uma pesquisa que visou compreender a organização da produção em academias de ginástica e a inserção do professor de Educação Física no processo. Foi realizada uma pesquisa de campo sistematizada, utilizando-se de observação, análise de documentos e entrevistas com professores de ginástica, musculação e coordenadores de seis academias da cidade de Goiânia. Compreendeu-se que mudanças significativas vêm ocorrendo em academias de ginástica acompanhando as mudanças no mundo do trabalho de uma maneira geral. As academias, dentre outras coisas, tornam-se um espaço onde o convívio social, a diversão e o entretenimento ganham maior evidência e exigem que o professor contribua com isso.
Palavras-chave: Academias de Ginástica. Lazer. Trabalho.
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6013 0 bytes Licere, Belo Horizonte, v. 11, n. 2, ago. 2008. http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
A Ginástica Laboral: os contrastes nos resultados quando orientada pelo Educador Físico |
Versão: PDF Atualização: 22/4/2013 |
Descrição:
ARGENTONL, Wagner Hauer; CANCELLI, Rafael Godoy; MITUE, Evandete
A Ginástica Laboral foi desenvolvida para ser uma atividade física realizada no ambiente e durante o expediente de trabalho e que visa melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores que a praticam e consequentemente a produtividade das empresas que a implementam. A crescente busca pela ginástica laboral gerou áreas de inserção dos profissionais de educação física e com isso também, conflitos quanto ao profissional responsável pela aplicação do programa. O presente estudo teve como objetivo verificar na literatura, se existe diferença nos resultados da ginástica laboral quando orientada por “multiplicadores” e professores de Educação Física e qual destes com os objetivos do programa. Os principais benefícios da ginástica laboral quando orientada por educadores físicos são a melhora da consciência corporal, o combate ao sedentarismo e também melhorar a capacidade funcional do indivíduo, além de favorecer o relacionamento social e a disposição para o trabalho. Constatou-se, com a pesquisa, que as empresas e os funcionários onde a ginástica laboral não é orientada por profissional habilitado na área, estão perdendo ou deixando de ganhar os benefícios que poderiam ter se esta fosse orientada diretamente pelo profissional de Educação Física.
Palavras-chave: Ginástica laboral. Educador Físico. Multiplicadores.
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6305 0 bytes Centro Universitário Positivo, Curitiba - PR http:// |
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