Educadores

Ínicio : Educação Fisica : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do menos para o mais procurado)

Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!A formação da consciência moral na criança através dos jogos e brincadeiras Popular Versão: PDF
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
FERREIRA, Heraldo Simões

Este artigo reflete as questões paradigmáticas que se inserem no âmbito e nas ações da prática do profissional de Educação Física intervindo na educação infantil através da educação psicomotora, com a finalidade de buscar a educação em saúde para os pequenos, salientando a importância da compreensão dos jogos e brincadeiras e através do estudo detectar respostas para a questão da guia investigativa: o brincar é uma atividade que influencia na formação do caráter das crianças? Quais as conseqüências dos jogos na formação moral das crianças? Como a qualidade de vida pode ser alcançada na infância através dos jogos?

Palavras-chave: Educação psicomotora. Jogo. Criança.

Downloads 5484  5484  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  Revista Virtual EFArtigos, Natal, v. 3, n. 12, ou  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!O lúdico como subsídio pedagógico para as aulas de Educação Física do Ensino Fundamental de 1º a 4º  Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
ROCHA, Bruno Ribeiro da; MAIA,Diego Fernandes da Silva; FARIA, Terezinha Gomes

O lúdico é considerado uma forma de proporcionar prazer, utilizando o imaginário e a criatividade nas várias formas de brincadeiras e jogos. Este estudo objetivou analisar o lúdico como subsídio pedagógico para as aulas de Educação Física de alunos de 1º a 4º séries do Ensino Fundamental. Caracterizando-se como uma pesquisa descritiva, onde treze professores de Educação Física de diferentes escolas de Maringá e Paiçandu foram investigados quanto ao conhecimento e aplicabilidade do lúdico em suas aulas. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário. Os resultados deste estudo indicaram que a concepção do tema na visão desses professores, foi de 38,48% como uma atividade prazerosa e 30,76% como motivadoras e de interação. Constatou-se que 53,86 % consideram o lúdico como um elemento fundamental no processo de desenvolvimento do ensino. Podemos concluir que o lúdico pode ser um subsídio pedagógico a mais, para as aulas, principalmente as de Educação Física auxiliando no processo ensino/aprendizagem.

Palavras-Chave: Lúdico, Aulas de Educação Física, Ensino Fundamental.

Downloads 5644  5644  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma CESUMAR  Site http://
Avaliação: 9.00 (2 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!A constituição das teorias pedagógicas da Educação Física Popular Versão: 
Atualização:  21/5/2010
Descrição:
BRACHT, Valter

O presente ensaio analisa o processo de construção das teorias pedagógicas da Educação Física no Brasil, buscando demonstrar como elas refletem a concepção e o significado humano de corpo engendrados pela sociedade moderna.

Palavras-chave: Teorias pedagógicas. Educação Física. Significado de corpo. Sociedade.

Downloads 5653  5653  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://
Avaliação: 7.00 (4 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Lutas na Educação Física escolar: fato ou boato? Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
REGO, Jacynara Pessoa de Lima; FREITAS, Lorenna Karen Paiva e; MAIA, Maikon Moises de Oliveira.

As lutas, como um ramo da educação física escolar, reúnem um conjunto de conteúdos e oportunidades que contribuem para o desenvolvimento integral do educando. Se considerado o seu potencial pedagógico, é um instrumento de enorme valor, nas mãos do educador, por sua ação corporal exclusiva, sua natureza histórica, e o rico acervo cultural que traz dos seus povos de origem. O presente estudo buscou verificar se o conteúdo lutas é trabalhado nas escolas do município de Pau dos Ferros – RN, na qual esta pesquisa caracterizou-se como descritiva com abordagem quantitativa, onde foi utilizado como instrumento para a coleta de dados um questionário com perguntas objetivas adaptado de Ferreira (2006).

Palavras-chave: Lutas. Conteúdo. Educação Física escolar.

Downloads 5663  5663  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Digital - Buenos Aires - Año 13 - N° 126 -  Site http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/arquivos/File/conteudo/artigos_teses/2011/educac
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!O conceito/olhar da Educação Física Escolar para alunos e professores: refletindo sobre suas diversa Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
MELO, Diogo Marques de; SOUZA, Antonio de

O presente estudo elege como questão prioritária à reflexão sobre os conceitos da educação física escolar para alunos e professores de outras áreas do conhecimento através de uma pesquisa bibliográfica e de alguns relatos de experiência. Sabe-se que o caráter educativo da educação física é bem maior e mais abrangente do que se tem mostrado e vivenciado, sendo assim espera-se desvelar os diferentes conceitos existentes em relação à educação física escolar.




Downloads 5717  5717  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNIVALI  Site http://
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Mexendo as Cadeiras: em que o Sistema Laban/Bartenieff pode ser bom para tudo? Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
FERNANDES, Ciane

Este título inspira-se na obra de Raimund Hoghe Bandoneon – em que o tango pode ser bom para tudo? (Attar, 1989), a respeito do processo criativo da obra de mesmo nome da coreógrafa Pina Bausch (n.1940), uma das fundadoras da vertente estética conhecida como dança-teatro contemporânea. Em uma cena da peça, casais dançam o tango de maneira bem peculiar: as mulheres sentam-se de pernas abertas nos ombros dos homens, de frente para estes, que se levantam e as carregam nesta posição, ao ritmo do tango, pelo palco, com expressões faciais sérias e tranquilas, todos vestidos a rigor.

Downloads 5920  5920  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma www.malestarnacultura.ufrgs.br  Site http://www.difusaocultural.ufrgs.br/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!O jogo de “tênis de campo” como uma prática a favor da qualidade de vida no campo do esporte de laze Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
STUCCHI, Sergio

O esporte como elemento do desenvolvimento sociocultural com suas modalidades como conteúdos culturais - individual e coletiva - intervindo na valorização do tempo livre junto à diminuição do trabalho industrial e aumento dos serviços. No caso do tênis de campo esta interferência é notada nas formas de desenvolvimento do esporte de lazer concorrendo com os esportes de alta competição. Esta modalidade de esporte como esporte individual, mostra alguns descaminhos quanto aos seus personagens atores em seu processo de ensino e administração de organizações, porém, ganhando acessibilidade por sua desmistificação nas mãos de quem é especialista.

Palavras-Chave: Educação Física. Esporte. Tênis de campo. Lazer. Conteúdo cultural. Organizações esportivas. Certificação de qualidade.

Downloads 5995  5995  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Conexões, v. 2, n.1, 2004  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Convívio social, diversão e entretenimento como valor de uso e promessa nas academias de ginástica h Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
FURTADO, Roberto Pereira

Como o lazer se constitui como um importante aspecto da organização da produção da mercadoria vendida pela academia de ginástica é intenção desse trabalho explicitar. Trata-se de um recorte de uma pesquisa que visou compreender a organização da produção em academias de ginástica e a inserção do professor de Educação Física no processo. Foi realizada uma pesquisa de campo sistematizada, utilizando-se de observação, análise de documentos e entrevistas com professores de ginástica, musculação e coordenadores de seis academias da cidade de Goiânia. Compreendeu-se que mudanças significativas vêm ocorrendo em academias de ginástica acompanhando as mudanças no mundo do trabalho de uma maneira geral. As academias, dentre outras coisas, tornam-se um espaço onde o convívio social, a diversão e o entretenimento ganham maior evidência e exigem que o professor contribua com isso.

Palavras-chave: Academias de Ginástica. Lazer. Trabalho.


Downloads 6013  6013  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  Licere, Belo Horizonte, v. 11, n. 2, ago. 2008.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Bullying e Educação Física na escola: características, casos, conseqüências e estratégias de interve Popular Versão: 
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
BOTELHO, Rafael Guimarães; SOUZA, José Maurício Capinussú de

O fenômeno bullying compreende todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas (de maneira insistente e perturbadora), que ocorrem sem motivação evidente e de forma velada, sendo adotadas por um ou mais estudantes contra outro(s), dentro de uma relação desigual de poder.

Downloads 6120  6120  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista de Educação Física   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!A Ginástica Laboral: os contrastes nos resultados quando orientada pelo Educador Físico Popular Versão: PDF
Atualização:  22/4/2013
Descrição:
ARGENTONL, Wagner Hauer; CANCELLI, Rafael Godoy; MITUE, Evandete

A Ginástica Laboral foi desenvolvida para ser uma atividade física realizada no ambiente e durante o expediente de trabalho e que visa melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores que a praticam e consequentemente a produtividade das empresas que a implementam. A crescente busca pela ginástica laboral gerou áreas de inserção dos profissionais de educação física e com isso também, conflitos quanto ao profissional responsável pela aplicação do programa. O presente estudo teve como objetivo verificar na literatura, se existe diferença nos resultados da ginástica laboral quando orientada por “multiplicadores” e professores de Educação Física e qual destes com os objetivos do programa. Os principais benefícios da ginástica laboral quando orientada por educadores físicos são a melhora da consciência corporal, o combate ao sedentarismo e também melhorar a capacidade funcional do indivíduo, além de favorecer o relacionamento social e a disposição para o trabalho. Constatou-se, com a pesquisa, que as empresas e os funcionários onde a ginástica laboral não é orientada por profissional habilitado na área, estão perdendo ou deixando de ganhar os benefícios que poderiam ter se esta fosse orientada diretamente pelo profissional de Educação Física.

Palavras-chave: Ginástica laboral. Educador Físico. Multiplicadores.


Downloads 6305  6305  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Centro Universitário Positivo, Curitiba - PR  Site http://
Avaliação: 9.00 (3 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 (21) 22 23 24 25 26 27 28 29 »