Categoria: Educação Fisica Artigos |
Os desafios da Educação Física Escolar no Ensino Médio |
Versão: pdf Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
REIS, Pedro Ferreira
O presente artigo procura mostrar um estudo da atual realidade da Educação Física escolar no Ensino Médio e as novas vertentes emergentes na área da Educação Física. Verifica-se hoje, um alto índice de esportivação nos ambientes escolares, oriundos principalmente da falta de identidade enquanto disciplina curricular da Educação Física Escolar. O avanço tecnológico, através da mídia e informática, alterou significativamente o comportamento dos adolescentes. Neste sentido, se torna indispensável uma nova metodologia no campo da Educação Física Escolar amparada pela nova Lei de Diretrizes e Bases de nº9394 de, 20 de dezembro de 1996, frente às novas metodologias, aberta, crítico-superadora, construtivista e crítico-emancipadora, as quais, com suas peculiaridades e similaridades, emergem como o melhor caminho a ser seguido para que a Educação Física Escolar tenha sua própria identidade, formando uma disciplina compromissada com a transmissão e produção de conhecimentos em todos os níveis de ensino, principalmente no Ensino Médio.
Palavras-chave: Educação Física. Ensino Médio. Metodologia da Educação Física.
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17187 0 bytes CHALLENGES OF THE SCHOOL PHYSICAL EDUCATION IN THE http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
A escola e o novo ensino médio: um desafio para a Educação Física |
Versão: PDF Atualização: 2/4/2012 |
Descrição:
FINCK, Silvia Christina Madrid
Este estudo tem por objetivos, reunir algumas idéias acerca das mudanças curriculares, para o Ensino Médio, evidenciando a contribuição da Educação Física para a melhoria pedagógica nesse nível de ensino, bem como estimular o debate sobre questões de ensino aprendizagem dessa disciplina nessa fase escolar. A Educação Física, como componente curricular, acompanha as mudanças propostas para o ensino médio, dessa forma a escola deve adequar-se às transformações ora propostas pelas mudanças sociais, políticas e econômicas que requerem competências e habilidades diferenciadas dos cidadãos. Assim sendo, se faz necessário que o aluno tenha um conhecimento amplo e de qualidade, que possibilite sua atuação na sociedade de forma competente, responsável, ética, autônoma, cooperativa e criativa.
Palavras-chave: Educação Física. Ensino Médio. Aptidão física e saúde. Qualidade de vida.
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1449 0 bytes Revista Olhar de Porfessor, Ponta Grossa 4 (1), 20 http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Vitimologia e Esporte, uma relação criminosa? |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
CAPINUSSÚL, José Maurício
Este trabalho baseia-se num estudo do advogado belga Benjamim Mendelsohn, pertinente ao que ele classificou como um horizonte novo na ciência biopsicosocial- a Vitimologia -, enfatizando que o objeto da vitimologia não é apenas a vítima do crime, mas a vítima de quaisquer fatores é uma legítima defesa oriunda da agressão injusta praticada pela vítima. Partindo destas considerações, objetivamos mostrar que na prática esportiva a vitimologia pode ocorrer na ação do revide no futebol ou em qualquer outra modalidade coletiva ou individual de contato pessoal. Num sentido criminológico, a vitmização do esporte pode ocorrer por ocasião de uma catástrofe ou de um desastre - queda da arquibancada, superlotação nas praças esportivas, paixão desenfreada das torcidas (Heysel, Sheffield, Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador), falta de segurança nos autódromos, instalações malprojetadas e malconstruídas, manutenção precária das instalações, prevenção ineficaz.
Palavras-chave: Vitmologia. Vitimização. Esporte.
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888 0 bytes Revista de Educação Física http://www.revistadeeducacaofisica.com.br/ |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Verificação e comparação do nível de atividade física obtidos com pedômetro e o Teste de Milha |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
GZGIK, Zelir Marizette
O objetivo deste trabalho foi verificar o nível de atividade física de professores aparentemente saudáveis e que não se ocupam com atividades físicas, a não ser as laborais. Esta pesquisa descritiva foi aplicada em 6 professores com idade média de 43 anos. A população em questão são os 31 professores de um colégio estadual da cidade de Salto do Lontra – PR. A amostra, constituída por 3 homens e 3 mulheres, foi monitorada durante 1 dia de trabalho laboral, utilizando-se um pedômetro. O teste de caminhada de 1 milha foi realizado em dias subsequentes (sem o uso do pedômetro) a fim de comparamos o nível de atividade física, obtidos conforme classificação estipulada pelo equipamento e o teste em questão. O pedômetro demonstrou que os homens realizaram em média 6.248 e as mulheres 7.010 passos/dia. Estes valores referenciam uma classificação de “pouco ativo – sem esporte” para ambos os gêneros. Já o teste da caminhada de 1 milha, o qual proporciona uma classificação baseado em valores de VO2máx., apresentou uma média de 43,64 ml/kg/min (± 1,54) para homens (classificação boa) e 32,14 ml/kg/min (± 7,64) para mulheres (classificação média). Concluiu-se que as duas formas de investigação do nível de atividade física (pedômetro e teste da milha) indicam classificação inadequada para a amostragem e que estes professores precisam melhorar seus hábitos de vida, principalmente as mulheres. Sugere-se que sejam buscadas atividades compensatórias ao sedentarismo laboral, típico da categoria, como forma de prevenir doenças e melhorar o nível de atividade física.
Palavras-chave: Atividade física. Pedômetro. Hábitos de vida. Aptidão física.
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4734 0 bytes Faculdade: União de Ensino do Sudoeste do Paraná ( http://www.revistajopef.com.br/sumario.htm |
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