Educadores

Ínicio : Educação Fisica : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Notas (Do pior para o melhor avaliado)

Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Oficinas do jogo: ensino, pesquisa e extensão Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
SILVA, João Batista Freire da

Neste artigo relatamos, de maneira suscinta, cinco anos de trabalhos realizados pelo Grupo de Estudos Oficinas do Jogo, um grupo independente de produção pedagógica, sediado em Florianópolis, Santa Catarina. O grupo Oficinas do Jogo integra professores da rede de ensino de várias cidades, interessados em refletir sobre suas próprias experiências pedagógicas, em estudar teorias alimentadoras de produções pedagógicas, e em construir elementos formadores de uma pedagogia lúdica que ensine, nas escolas, especificamente, a cultura da Educação Física, e, além dela, conhecimentos que transcendam essa disciplina e repercutam nas demais disciplinas escolares e em outras situações de vida. Uma maneira de aprofundar nossos estudos é a pesquisa científica, feita sempre qualitativamente e em forma de pesquisa-ação, o que possibilita a nossos professores, tornando-se pesquisadores, pesquisarem suas próprias ações de ensinar.

Palavras-chave: Educação Física. Oficinas do Jogo. Pedagogia. Pedagogia Lúdica.


Downloads 2579  2579  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Docência, Ensino e Pesquisa   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Desvelando frankensteins: interpretações dos currículos de licenciatura em Educação Física Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
NEIRA, Marcos Garcia

Diante da constatação de representações distorcidas sobre a docência na Educação Física em um grupo de professores recém-formados, procuramos investigar os currículos que acessaram a fim de averiguar a existência de relações entre a experiência formativa e as identidades docentes. Recorrendo à bricolagem de métodos de pesquisa e aos Estudos Culturais, enquanto referencial teórico, as interpretações realizadas sinalizam que os cursos de Licenciatura são os principais responsáveis pela polifonia e confusão conceitual inicialmente constatadas.

Palavras-chave: Currículo. Estudos Culturais. Formação de Professores.

Downloads 1152  1152  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Docência, Ensino e Pesquisa   Site http://www.boletimef.org
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Aula mista versus aula separada? Uma questão de gênero recorrente na Educação Física escolar Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
DORNELLES, Priscila Gomes; FRAGA, Alex Branco

Nosso objetivo foi analisar de que forma a Educação Física construiu determinados entendimentos, concepções e saberes sobre a prática da separação de meninos e meninas na escola. Para tanto, fundamentados nos Estudos Feministas e de Gênero de orientação pós-estruturalista, procuramos dar visibilidade ao tema na legislação educacional, na bibliografia específica e no cotidiano escolar de um grupo de professores/as da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Assim foi possível sinalizarmos a produção cotidiana da separação engendrada nesta disciplina escolar, além de darmos visibilidade às diferentes formas de aparição desta prática.

Palavras-chave: Co-educação. Gênero. Educação Física Escolar.


Downloads 1207  1207  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Docência, Ensino e Pesquisa   Site http://www.boletimef.org
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!O jogo simbólico na primeira infância Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
HERMIDA AVEIRO, Jorge Fernando

A pretensão de compreender e pensar a complexidade das ações humanas na primeira infância motivou-me a abordar, como objeto de estudo desta pesquisa, as expressões simbólicas nas atividades lúdicas oferecidas a crianças de quatro, cinco e seis anos de idade na Pré-escola. A concepção e organização da investigação basearam-se em princípios de pesquisa delineados por Thiollent (1985). O modo de investigação utilizado foi o estudo de caso. O trabalho de investigação foi planejado para a realização de um estudo qualitativo do tipo pesquisa-ação. Do ponto de vista teórico, as diferentes experiências lúdicas realizadas permitiram comprovar a validade da teoria da formação do símbolo na criança de Jean Piaget, para a explicação das diferentes condutas das crianças definidas como jogo simbólico. Além disso, foi interessante comprovar como a teoria de Piaget explica as diferentes condutas que caracterizam o referido jogo e a maioria das condutas das crianças. A pesquisa realizada permitiu que se discutisse na escola o valor e o lugar do jogo, da brincadeira e do movimento nos currículos educacionais existentes.

Palavras-chave: Jogo simbólico. Educação Infantil. Pesquisa-ação.


Downloads 3500  3500  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Docência, Ensino e Pesquisa   Site http://www.boletimef.org
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Estruturação da Capoeira como conteúdo da Educação Física no Ensino Fundamental e Médio Popular Versão: PDF
Atualização:  28/2/2012
Descrição:
SOUZA, Sérgio Augusto Rosa de; OLIVEIRA, Amauri A. Bássoli de

A capoeira nasceu nas senzalas, como luta de libertação da classe dominada contra o regime de escravidão existente na época. Foi perseguida, e, no plano de resistência ideológica, agrediu, por muitos anos, os códigos das culturas dominantes. Hoje, encontra-se presente em diversos segmentos sociais do mundo, sendo realidade sua prática no ensino fundamental, médio e superior. Entretanto, trata-se de um conteúdo pedagógico pouco estudado e fundamentado em sua estrutura técnica e cultural para o cotidiano escolar. Este estudo objetivou a estruturação da capoeira como conteúdo da Educação Física escolarno ensino fundamental e médio. Na introdução, buscamos apresentar e justificar a capoeira como conteúdo que pode ser contemplado nas escolas. Em um segundo momento, apresentamos alguns aspectos da capoeira que devem ser observados na disciplina Educação Física, possibilitados pela estruturação proposta pelos autores. Finalizamos com a exemplificação de uma aula de capoeira para a 1a série do ensino fundamental, baseada em uma proposta aberta e problematizadora de ação pedagógica.

Palavras-chave: capoeira, conteúdo da Educação Física, ensino fundamental e médio.

Downloads 743  743  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista da Educação Física/UEM Maringá, v. 12, n.   Site http://eduemojs.uem.br/ojs/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!A Capoeira contemporânea: antigas questões, novos desafios Popular Versão: PDF
Atualização:  27/2/2013
Descrição:
FONSECA, Vivian

A capoeira se configura enquanto um terreno de tensões, podendo ser divididas em duas categorias centrais: internas e externas. Nesse artigo analisarei a formação dessas tensões internas, presentes a partir da criação e desenvolvimento das suas escolas de capoeira mais famosas (Angola e Regional). Será objeto de estudo, também, a tensão externa que hoje se manifesta na relação entre os capoeiristas e o CONFEF/CREF, que tentam vincular a capoeira ao campo da Educação Física.

Palavras-chave: Capoeira. História da Educação Física. História do esporte.

Downloads 1960  1960  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Recorde: Revista de História do Esporte volume 1,   Site http://www.sport.ifcs.ufrj.br/recorde/pdf/recordeV1N1_2008_1a.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Diretrizes Curriculares do Paraná: Uma intervenção no Ensino Fundamental com a Ginástica Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
KRUPCZAK,Janaina Cristina; CARARO,Luciane Gorete

A presente pesquisa caracteriza-se como sendo pré-experimental, teve como objetivo compreender o processo de elaboração das Diretrizes Curriculares de Educação Física para os anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio e o suporte teórico por ela apresentado, bem como verificar a possibilidade de uma ação docente com o conteúdo Ginástica, pautada em suas orientações. Para sua realização foi selecionada uma turma de 8o série do Ensino Fundamental Séries Finais, do Colégio Estadual Joana Dárc, situado no distrito de São Vicente, pertencente ao município de Araruna – PR., sendo a amostra composta por 21 alunos de ambos os gêneros. Para coleta de dados foram elaboradas e realizadas 14 intervenções docentes, sendo estas transcritas para um Diário de Campo, além de um questionário aplicado antes e após o término de todas as intervenções, como forma de verificar o nível de conhecimento e aprendizagem dos educandos em relação ao conteúdo. Tanto os planos de aula como o questionário foram elaborados pelas pesquisadoras. Os dados foram analisados mediante as anotações do Diário de Campo e pela comparação das respostas obtidas nos questionários. Obteve-se como conclusão a partir das respostas dos questionários e das anotações no Diário de Campo que, existe sim a possibilidade de uma ação docente de qualidade mediante proposta apresentada pelas Diretrizes Curriculares de Educação Física. Houve também uma satisfatória aceitação dos alunos pelo conteúdo estruturante ginástica, além de uma participação expressiva, mostrando que é possível trabalhar este conteúdo no ambiente escolar, mesmo com a falta de recursos materiais.

Palavras-chave: Educação Física. Diretrizes Curriculares. Ginástica.

Downloads 2193  2193  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Londrina  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!A capoeira no "jogo" da aprendizagem: dificuldades e perspectivas para a formação da pessoa com defi Popular Versão: PDF
Atualização:  27/2/2013
Descrição:
SILVA, Jean Adriano Barros da

O presente artigo se articula com a temática que envolve o dialogo sobre praticas culturais e sociedade, focando em particular os limites e possibilidades da capoeira na formação de pessoas com deficiência visual. Este tema tem como objetivo geral à proposição de analisar as perspectivas da ação pedagógica no campo da cultura corporal em Educação Especial. Neste sentido, buscaremos dialogar com alguns autores, apresentando alternativas a partir da pratica da capoeira, enfocando seus movimentos, sua musicalidade e o “ritual” da roda, como fontes para o desenvolvimento das pessoas com deficiência visual e consequentemente das estratégias e métodos que permeiam as instituições formais para este publico.

Palavras-chave: Educação. Capoeira. Deficiência Visual.

Downloads 6478  6478  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Educação Física em Revista Vol. 2, No 2 (2008)  Site http://portalrevistas.ucb.br/index.php/efr/article/viewFile/974/838
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Os efeitos da aprendizagem psicomotora no controle das atividades de locomoção sobre obstáculos em c Popular Versão: Pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
SANTOS, Luiz Cezar dos; PASSOS, Janine Eliza de Oliveira Silva; REZENDE, Alexandre Luiz Gonçalves de.

Considerando que a visão é um dos sistemas sensoriais mais importantes na locomoção pois fornece informação tanto do ambiente quanto da postura e dos movimentos corporais, este estudo analisou os efeitos de um programa de treinamento perceptivo-motor no controle das atividades de locomoção em seis crianças com deficiências da visão. Para tanto, realizou-se a avaliação da locomoção durante a transposição de obstáculos com alturas diferentes, utilizando-se indicadores qualitativos: postura / equilíbrio / direção / velocidade / contato visual com o obstáculo / erro na tarefa, e indicadores cinemáticos, obtidos por meio de filmagem (SVHS) através do sistema Peak Motus (Versão 7.0 – Vicon Peak) para medir: a distância do pé de apoio em relação ao obstáculo / a elevação máxima do joelho / a altura do pé em relação à altura do obstáculo. Os indicadores foram novamente avaliados após a realização do programa de treinamento, fornecendo evidências de sua contribuição positiva tanto na estratégia de aproximação quanto na estratégia de ultrapassagem dos obstáculos. Durante a aproximação, a velocidade da locomoção tornou-se mais constante e as passadas foram realizadas de forma mais retilínea. Durante a ultrapassagem, o número de toques no obstáculo diminuiu. Os resultados auxiliam na reflexão sobre a importância da aprendizagem psicomotora nos programas educacionais, particularmente na Educação Física Especial, como uma forma de contribuir para uma melhor qualidade de vida das crianças com baixa visão.

Palavras-chave: Atividades de locomoção. Deficiências da visão. Aprendizagem psicomotora. Educação Física. Educação Especial.

Downloads 991  991  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Educação Especial, Marília,   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Alterações posturais, desequilíbrios musculares e lombalgias em atletas de luta olímpica Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
DEZAN, Valério Henrique; SARRAF, Thiago Augusto; RODACKI, André Luiz Félix

Este estudo objetivou analisar a ocorrência de lombalgias, curvaturas da coluna vertebral e encurtamento dos principais músculos que controlam a inclinação pélvica em atletas de luta olímpica. Métodos: Foram analisados 12 atletas de elite do sexo masculino (23,7 ± 5,0 anos; 1,71 ± 0,1 m; 74,2 ± 8,3 Kg). Os ângulos torácico e lombar da coluna vertebral, o encurtamento muscular dos flexores uni e bi-articulares da articulação do quadril e a flexibilidade dos músculos isquiostibiais foram quantificados por fotometria e fleximetria. A ocorrência de dores nas costas foi verificada por meio de questionário. Resultados: Mais da metade dos atletas (58%) apresentaram lombalgias dos quais 71,4% foram considerados como crônicas. Os sujeitos com dores crônicas apresentaram maior ângulo lombar, maior encurtamentos dos flexores uni e bi-articulares do quadril e maior flexibilidade dos músculos isquiostibiais comparados com os portadores de dores agudas e assintomáticos (p < 0,01). Foi encontrado uma correlação positiva entre a lordose e encurtamento dos flexores uni (r =0,77) e bi-articulares (r = 0,67) do quadril e entre lordose e flexibilidade dos isquiostibiais (r = 0,84).

Palavras-chave: Luta Olímpica. Postura. Lombalgias. Desequilíbrios Musculares.

Downloads 662  662  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma R. bras. Ci. e Mov. Brasília v. 12 n. 1 p. 35-38 j  Site http://efartigos.atspace.org/lutas.html
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 (18) 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 »