Categoria: Educação Fisica Artigos |
Oficinas do jogo: ensino, pesquisa e extensão |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
SILVA, João Batista Freire da
Neste artigo relatamos, de maneira suscinta, cinco anos de trabalhos realizados pelo Grupo de Estudos Oficinas do Jogo, um grupo independente de produção pedagógica, sediado em Florianópolis, Santa Catarina. O grupo Oficinas do Jogo integra professores da rede de ensino de várias cidades, interessados em refletir sobre suas próprias experiências pedagógicas, em estudar teorias alimentadoras de produções pedagógicas, e em construir elementos formadores de uma pedagogia lúdica que ensine, nas escolas, especificamente, a cultura da Educação Física, e, além dela, conhecimentos que transcendam essa disciplina e repercutam nas demais disciplinas escolares e em outras situações de vida. Uma maneira de aprofundar nossos estudos é a pesquisa científica, feita sempre qualitativamente e em forma de pesquisa-ação, o que possibilita a nossos professores, tornando-se pesquisadores, pesquisarem suas próprias ações de ensinar.
Palavras-chave: Educação Física. Oficinas do Jogo. Pedagogia. Pedagogia Lúdica.
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2579 0 bytes Revista Brasileira de Docência, Ensino e Pesquisa http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Estruturação da Capoeira como conteúdo da Educação Física no Ensino Fundamental e Médio |
Versão: PDF Atualização: 28/2/2012 |
Descrição:
SOUZA, Sérgio Augusto Rosa de; OLIVEIRA, Amauri A. Bássoli de
A capoeira nasceu nas senzalas, como luta de libertação da classe dominada contra o regime de escravidão existente na época. Foi perseguida, e, no plano de resistência ideológica, agrediu, por muitos anos, os códigos das culturas dominantes. Hoje, encontra-se presente em diversos segmentos sociais do mundo, sendo realidade sua prática no ensino fundamental, médio e superior. Entretanto, trata-se de um conteúdo pedagógico pouco estudado e fundamentado em sua estrutura técnica e cultural para o cotidiano escolar. Este estudo objetivou a estruturação da capoeira como conteúdo da Educação Física escolarno ensino fundamental e médio. Na introdução, buscamos apresentar e justificar a capoeira como conteúdo que pode ser contemplado nas escolas. Em um segundo momento, apresentamos alguns aspectos da capoeira que devem ser observados na disciplina Educação Física, possibilitados pela estruturação proposta pelos autores. Finalizamos com a exemplificação de uma aula de capoeira para a 1a série do ensino fundamental, baseada em uma proposta aberta e problematizadora de ação pedagógica.
Palavras-chave: capoeira, conteúdo da Educação Física, ensino fundamental e médio.
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743 0 bytes Revista da Educação Física/UEM Maringá, v. 12, n. http://eduemojs.uem.br/ojs/ |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Diretrizes Curriculares do Paraná: Uma intervenção no Ensino Fundamental com a Ginástica |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
KRUPCZAK,Janaina Cristina; CARARO,Luciane Gorete
A presente pesquisa caracteriza-se como sendo pré-experimental, teve como objetivo compreender o processo de elaboração das Diretrizes Curriculares de Educação Física para os anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio e o suporte teórico por ela apresentado, bem como verificar a possibilidade de uma ação docente com o conteúdo Ginástica, pautada em suas orientações. Para sua realização foi selecionada uma turma de 8o série do Ensino Fundamental Séries Finais, do Colégio Estadual Joana Dárc, situado no distrito de São Vicente, pertencente ao município de Araruna – PR., sendo a amostra composta por 21 alunos de ambos os gêneros. Para coleta de dados foram elaboradas e realizadas 14 intervenções docentes, sendo estas transcritas para um Diário de Campo, além de um questionário aplicado antes e após o término de todas as intervenções, como forma de verificar o nível de conhecimento e aprendizagem dos educandos em relação ao conteúdo. Tanto os planos de aula como o questionário foram elaborados pelas pesquisadoras. Os dados foram analisados mediante as anotações do Diário de Campo e pela comparação das respostas obtidas nos questionários. Obteve-se como conclusão a partir das respostas dos questionários e das anotações no Diário de Campo que, existe sim a possibilidade de uma ação docente de qualidade mediante proposta apresentada pelas Diretrizes Curriculares de Educação Física. Houve também uma satisfatória aceitação dos alunos pelo conteúdo estruturante ginástica, além de uma participação expressiva, mostrando que é possível trabalhar este conteúdo no ambiente escolar, mesmo com a falta de recursos materiais.
Palavras-chave: Educação Física. Diretrizes Curriculares. Ginástica.
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2193 0 bytes Universidade Estadual de Londrina http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Os efeitos da aprendizagem psicomotora no controle das atividades de locomoção sobre obstáculos em c |
Versão: Pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
SANTOS, Luiz Cezar dos; PASSOS, Janine Eliza de Oliveira Silva; REZENDE, Alexandre Luiz Gonçalves de. Considerando que a visão é um dos sistemas sensoriais mais importantes na locomoção pois fornece informação tanto do ambiente quanto da postura e dos movimentos corporais, este estudo analisou os efeitos de um programa de treinamento perceptivo-motor no controle das atividades de locomoção em seis crianças com deficiências da visão. Para tanto, realizou-se a avaliação da locomoção durante a transposição de obstáculos com alturas diferentes, utilizando-se indicadores qualitativos: postura / equilíbrio / direção / velocidade / contato visual com o obstáculo / erro na tarefa, e indicadores cinemáticos, obtidos por meio de filmagem (SVHS) através do sistema Peak Motus (Versão 7.0 – Vicon Peak) para medir: a distância do pé de apoio em relação ao obstáculo / a elevação máxima do joelho / a altura do pé em relação à altura do obstáculo. Os indicadores foram novamente avaliados após a realização do programa de treinamento, fornecendo evidências de sua contribuição positiva tanto na estratégia de aproximação quanto na estratégia de ultrapassagem dos obstáculos. Durante a aproximação, a velocidade da locomoção tornou-se mais constante e as passadas foram realizadas de forma mais retilínea. Durante a ultrapassagem, o número de toques no obstáculo diminuiu. Os resultados auxiliam na reflexão sobre a importância da aprendizagem psicomotora nos programas educacionais, particularmente na Educação Física Especial, como uma forma de contribuir para uma melhor qualidade de vida das crianças com baixa visão.
Palavras-chave: Atividades de locomoção. Deficiências da visão. Aprendizagem psicomotora. Educação Física. Educação Especial.
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991 0 bytes Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Alterações posturais, desequilíbrios musculares e lombalgias em atletas de luta olímpica |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
DEZAN, Valério Henrique; SARRAF, Thiago Augusto; RODACKI, André Luiz Félix
Este estudo objetivou analisar a ocorrência de lombalgias, curvaturas da coluna vertebral e encurtamento dos principais músculos que controlam a inclinação pélvica em atletas de luta olímpica. Métodos: Foram analisados 12 atletas de elite do sexo masculino (23,7 ± 5,0 anos; 1,71 ± 0,1 m; 74,2 ± 8,3 Kg). Os ângulos torácico e lombar da coluna vertebral, o encurtamento muscular dos flexores uni e bi-articulares da articulação do quadril e a flexibilidade dos músculos isquiostibiais foram quantificados por fotometria e fleximetria. A ocorrência de dores nas costas foi verificada por meio de questionário. Resultados: Mais da metade dos atletas (58%) apresentaram lombalgias dos quais 71,4% foram considerados como crônicas. Os sujeitos com dores crônicas apresentaram maior ângulo lombar, maior encurtamentos dos flexores uni e bi-articulares do quadril e maior flexibilidade dos músculos isquiostibiais comparados com os portadores de dores agudas e assintomáticos (p < 0,01). Foi encontrado uma correlação positiva entre a lordose e encurtamento dos flexores uni (r =0,77) e bi-articulares (r = 0,67) do quadril e entre lordose e flexibilidade dos isquiostibiais (r = 0,84).
Palavras-chave: Luta Olímpica. Postura. Lombalgias. Desequilíbrios Musculares.
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662 0 bytes R. bras. Ci. e Mov. Brasília v. 12 n. 1 p. 35-38 j http://efartigos.atspace.org/lutas.html |
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