Educadores

Ínicio : Educação Fisica : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Data (antigos listados primeiro)

Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Educação Física X ensino de Matemática: um modelo interdisciplinar de aprendizagem Popular Versão: PDF
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
PICCIGUELLI, Joaquim Roberto; RIBAS, Rosineide Marques

Este artigo é o resultado da observação realizada após três anos de estágio supervisionado do Curso de Educação Física, realizado na Rede SESI (Serviço Social da Indústria) de Educação/Unidade Roosevelt, Uberlândia, Minas Gerais. O objetivo principal foi avaliar a importância de um trabalho interdisciplinar entre a Educação Física e a Matemática, favorecendo o desenvolvimento do ensino-aprendizagem para a Educação Infantil. Inicialmente apresenta-se um breve histórico sobre a Educação no SESI, como esta educação foi organizada, o crescimento da Educação Infantil, as mudanças ocorridas frente ao Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, o que nos levou a refletir sobre a importância da aprendizagem significativa, sobretudo nesta faixa etária.

Palavras-chave: Ensino-aprendizagem. Jogos. Interdisciplinaridade. Construção do conhecimento.

Downloads 7576  7576  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Refeld  Site http://www.refeld.com.br
Avaliação: 8.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Ensinando o Voleibol: uma revisão Popular Versão: 
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
MARQUES JUNIOR, Nelson Kautzner

A proposta do estudo de revisão de literatura é informar ao leitor como ensinar o voleibol com mais facilidade e tornar seu ensino mais eficaz. A adoção de estratégias como: a redução das dimensões da quadra, diminuição da altura da rede e número menor de jogadores e de recursos didáticos como: uma bola mais leve e com menor circunferência, uso de vídeotape e outros que merecem ser pesquisados, como o retropojetor, são mecanismos capazes de tornar o ensino e o aprendizado do voleibol mais eficiente.

Palavras-chave: Ensino. Ensino e aprendizagem. Voleibol. Ensino do voleibol.

Downloads 3660  3660  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Psicopedagogia Online  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Eficiência de duas sessões semanais de treinamento com pesos na força muscular de mulheres idosas Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
CAMPOS, Anderson Leandro Peres; ROMBALDI, Airton José; SILVA, Marcelo Cozzensa da; AFONSO, Mariângela da Rosa

Com base em dados estatísticos, constata-se que a população idosa vem crescendo, consideravelmente, nos últimos anos, podendo atingir até 2020, 13% da população mundial. De acordo com essa presença cada vez mais acentuada do idoso no contexto social e, baseando-se em trabalhos já realizados com a Terceira Idade, proporcionados pelo Núcleo de Atividades da Terceira Idade (NATI) e pelo Laboratório de Bioquímica e Fisiologia do Exercício (LABFEX), objetivou-se investigar a eficiência de duas sessões semanais de treinamento de força em mulheres idosas durante 12 semanas. A partir dos dados obtidos, evidenciou-se uma maior capacidade de movimentar cargas mais elevadas após o término do estudo, o que pode indicar uma melhora no nível de força localizada nos idosos.

Palavras-chave: Força. Terceira idade. Exercício físico. Qualidade de vida.



Downloads 2682  2682  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Digital - Buenos Aires - Año 14 - Nº 132 -  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Efeitos da intervenção psicomotora em uma criança com diagnóstico de TDAH (Transtorno do Déficit de  Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
SARMENTO, Renata de Oliveira Vasconcelos et al

O objetivo desse estudo foi verificar os efeitos de um programa de estimulação psicomotora desenvolvido para uma criança portadora do Transtorno do Déficit de Atenção/ Hiperatividade na melhora de seus aspectos psicomotores. A amostra foi composta por uma criança de 8 anos de idade, do sexo masculino, sendo encaminhada ao Núcleo de Estimulação Psicomotora do Unileste, pela médica responsável por seu acompanhamento. Foi utilizada como instrumento de avaliação a Bateria Psicomotora (FONSECA, 1995), que analisa e avalia os fatores tonicidade, praxia global, praxia fina, lateralização, equilibração, estruturação espaço-temporal e noção do corpo. Com base nos resultados foi realizado um Programa de Estimulação Psicomotora. Verificaram-se melhorias dos perfis psicomotores quando se comparam os resultados anteriores e posteriores ao Programa. Como a amostra foi composta por apenas um indivíduo, não houve possibilidade de análise por métodos estatísticos. Nos fatores tonicidade, praxia global, equilibração e estruturação espaço-temporal, a criança evoluiu de perfil dispráxico (satisfatório) para eupráxico (bom). No fator lateralização houve uma mudança de perfil eupráxico para hiperpráxico (excelente). Nos demais fatores, noção do corpo e praxia fina não se observaram mudanças, ela já apresentava e manteve um perfil dispráxico. Podemos concluir que a estimulação psicomotora atuou de forma significativa na maioria dos fatores analisados.

Palavras-chave: Psicomotricidade. Hiperatividade. Estimulação psicomotora. Fatores
psicomotores.

Downloads 8887  8887  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Movimentum, Ipatinga, v. 3, n. 1, fev./jul. 2008.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Efeito de um programa de treinamento utilizando o método Pilates® na flexibilidade de atletas juveni Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
BERTOLLA, Flávia, BARONI, Bruno Manfredini, LEAL JUNIOR, Ernesto Cesar Pinto et al.

A flexibilidade consiste na capacidade motora relacionada com a amplitude de movimento atingida por cada articulação. A flexibilidade sofre decréscimo com a idade; durante a adolescência, devido ao estirão de crescimento puberal, ocorre considerável perda dessa característica. Sabe-se, também, que atletas de futebol e futsal, como resultado dos programas de fortalecimento visando o gesto do chute, tendem a apresentar considerável encurtamento da musculatura posterior da coxa, o que promove perda de rendimento e predispõe o atleta a lesões musculares. Assim, o objetivo do presente estudo foi verificar o efeito sobre a flexibilidade proporcionado por um programa de Pilates® em uma equipe de futsal da categoria juvenil (17-20 anos), considerada uma população altamente propensa a limitações dessa capacidade e que pode usufruir de inúmeros benefícios com o incremento da mesma.

Palavras-chave: Esporte. Adolescentes. Prevenção. Encurtamento muscular.

Downloads 1323  1323  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev Bras Med Esporte, jul./ago. 2007, vol.13, no.4  Site http://www.scielo.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Educação Física escolar: análise do cotidiano pedagógico e possibilidades de intervenção Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
FINCK, Silvia Christina Madrid

Este artigo refere-se ao projeto de pesquisa elaborado, pelo autor (a), para ser desenvolvido no período do ano de 2007 a 2009. A pesquisa tratará da análise do cotidiano pedagógico (prática pedagógica) efetivado pelo professor de Educação Física, na educação infantil, no ensino fundamental e médio, nas Escolas Públicas Estaduais e Municipais, da cidade de Ponta Grossa. A pesquisa é qualitativa, de campo, participativa, de cunho etnográfico. A questão problemática central, norteadora da pesquisa, a ser investigada, refere-se a questão de como os professores de Educação Física têm efetivado sua prática pedagógica nas Escolas Públicas Estaduais e Municipais na cidade de Ponta Grossa.

Palavras-chave: Educação Física. Escola. Cotidiano pedagógico. Formação de professores.

Downloads 11301  11301  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Encontro Paranaense de Pesquisa e extensão em Ciên  Site http://www.boletimef.org
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Educação Física escolar e ditadura militar no Brasil (1968-1984): história e historiografia Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
OLIVEIRA, Marcus Aurélio Taborda de

Neste artigo pretende-se indicar um conjunto de procedimentos oficiais, institucionais e profissionais, que produziu uma nova forma de conceber a Educação Física no interior da instituição escolar no Brasil, desde o final dos anos 1960, com base em um diálogo crítico com a recente produção historiográfica da educação e da Educação Física no Brasil.

Palavras-chave: História da Educação Física escolar. Ditadura militar. Disciplinas escolares.

Downloads 888  888  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Educ. Pesqui., jan./jun. 2002, vol.28, no.1, p.51-  Site http://www.scielo.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Educação Física e fenomenologia: aproximações e distanciamentos  Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
FOLLE, Alexandra; BOSCATO, Juliano Daniel; BIANCHI, Paula

A produção do conhecimento na área da Educação Física tem gerado, atualmente, diversos debates e reflexões no meio acadêmico. Nesse sentido, apresentar subsídios teóricos que contribuam com uma análise e discussão mais aprofundada das relações entre a produção de conhecimento em Educação Física e a abordagem fenomenológica é o objetivo central deste estudo. Através, de análises bibliográficas e empíricas identificou-se que a Fenomenologia, constitui-se em uma perspectiva abrangente que se propõe a descrever os fenômenos como eles se mostram. As pesquisas que se propõem a investigar, através da Fenomenologia tem se mostrado de forma superficial cometendo equívocos no que tange a conceitos e características e, muitas vezes, confundindo métodos naturalistas com a Fenomenologia. Conclui-se que a Fenomenologia contribui com estudos sobre o movimento humano, devido às características que este possui, como intencionalidade, sentido e significado. Além disso, exige dos sujeitos uma "nova" forma de compreender o mundo, sendo que através da apropriação de leituras, discussões e a própria vivência, esses sujeitos podem tornarem-se pesquisadores fenomenológicos.

Palavras-chave: Educação Física. Fenomenologia. Produção do conhecimento.

Downloads 6557  6557  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Digital - Buenos Aires - Año 12 - N° 116 -  Site http://www.efdeportes.com
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Educação Física e Antropologia: necessidade de engajamento Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
CARMO JÚNIOR, Wilson

Nesse artigo a idéia é conduzir ao leitor a refletir sobre a necessidade de trazer a reflexão para a Educação Física em todo seu conteúdo. Trata-se de estabelecer vínculos com aspectos da corporeidade e motricidade como fenômenos engajados numa cultura das práticas corporais, sobretudo, permitindo comparar a dinâmica da integralidade entre o conceito e a natureza nas questões que conduz a formação do ser humano na sua totalidade. O discurso sobre prática cujo teor indica relações entre uso do corpo como entidade da cultura com relevância da prática de exercícios físicos podem formar um corpo de conhecimento original e promissor. Dessa forma a tentativa de trazer para o debate de aspectos antropológicos nas discussões sobre a experiência humana no mundo vivido estimulam um pensar sobre o corpo e a motricidade construindo outras linguagens. Educação física e antropologia, enquanto categorias conceituais parecerem ter fundamentos originais sobre os quais repousam temas estruturais de valores culturais semelhantes: o corpo além do organismo biológico como ferramenta de intervenção no mundo; a motricidade com experiência associada à concepção de prática como linguagem. Com o suporte teórico dos aspectos conceituais da fenomenologia abre-se aqui mais uma possibilidade de olhar para a Educação Física com os fundamentos mais rigorosos e de múltiplos sentidos.

Palavras-chave: Educação Física. Antropologia e Sentido da Prática.



Downloads 17227  17227  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Educação Física, Esporte, La  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Em busca da construção de uma proposta teórico-metodológica para o Judô escolar Popular Versão: 
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
Cordeiro Júnior, Orozimbo
Este texto relata a experiência adquirida com o desenvolvimento do projeto de pesquisa intitulado "Metodologia no ensino da Educação Física: o judô como elemento da cultura corporal". O referido projeto teve como objetivo a construção de uma metodologia de ensino do judô adequado à realidade e às exigências do contexto escolar.

Downloads 1597  1597  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Pensar a Prática   Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 (18) 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 »