Educadores

Ínicio : Educação Fisica : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Título (Z a A)

Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Ensino de esportes por meio de jogos: desenvolvimento e aplicações Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
SADI, Renato Sampaio; COSTA, Janaína Cortês; SACCO, Bárbara Torres

O desenvolvimento da Pedagogia do Esporte no Brasil é tratado, neste texto, a partir da discussão do ensino de esporte por meio de jogos. O referencial teórico utilizado é a abordagem americana de Mitchell, Oslin e Griffin (2003). São apresentados procedimentos pedagógicos e metodológicos relativos a jogos de invasão e perspectivas de trabalho aos professores de Educação Física.

Palavras-chave: Esporte. Pedagogia. Educação Física.

Downloads 2083  2083  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Pensar a Prática, Goiânia, v. 11, n. 1, p. 17-26,   Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Ensinando o Voleibol: uma revisão Popular Versão: 
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
MARQUES JUNIOR, Nelson Kautzner

A proposta do estudo de revisão de literatura é informar ao leitor como ensinar o voleibol com mais facilidade e tornar seu ensino mais eficaz. A adoção de estratégias como: a redução das dimensões da quadra, diminuição da altura da rede e número menor de jogadores e de recursos didáticos como: uma bola mais leve e com menor circunferência, uso de vídeotape e outros que merecem ser pesquisados, como o retropojetor, são mecanismos capazes de tornar o ensino e o aprendizado do voleibol mais eficiente.

Palavras-chave: Ensino. Ensino e aprendizagem. Voleibol. Ensino do voleibol.

Downloads 3660  3660  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Psicopedagogia Online  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Em busca da construção de uma proposta teórico-metodológica para o Judô escolar Popular Versão: 
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
Cordeiro Júnior, Orozimbo
Este texto relata a experiência adquirida com o desenvolvimento do projeto de pesquisa intitulado "Metodologia no ensino da Educação Física: o judô como elemento da cultura corporal". O referido projeto teve como objetivo a construção de uma metodologia de ensino do judô adequado à realidade e às exigências do contexto escolar.

Downloads 1597  1597  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Pensar a Prática   Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Eficiência de duas sessões semanais de treinamento com pesos na força muscular de mulheres idosas Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
CAMPOS, Anderson Leandro Peres; ROMBALDI, Airton José; SILVA, Marcelo Cozzensa da; AFONSO, Mariângela da Rosa

Com base em dados estatísticos, constata-se que a população idosa vem crescendo, consideravelmente, nos últimos anos, podendo atingir até 2020, 13% da população mundial. De acordo com essa presença cada vez mais acentuada do idoso no contexto social e, baseando-se em trabalhos já realizados com a Terceira Idade, proporcionados pelo Núcleo de Atividades da Terceira Idade (NATI) e pelo Laboratório de Bioquímica e Fisiologia do Exercício (LABFEX), objetivou-se investigar a eficiência de duas sessões semanais de treinamento de força em mulheres idosas durante 12 semanas. A partir dos dados obtidos, evidenciou-se uma maior capacidade de movimentar cargas mais elevadas após o término do estudo, o que pode indicar uma melhora no nível de força localizada nos idosos.

Palavras-chave: Força. Terceira idade. Exercício físico. Qualidade de vida.



Downloads 2682  2682  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Digital - Buenos Aires - Año 14 - Nº 132 -  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Efeitos da intervenção psicomotora em uma criança com diagnóstico de TDAH (Transtorno do Déficit de  Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
SARMENTO, Renata de Oliveira Vasconcelos et al

O objetivo desse estudo foi verificar os efeitos de um programa de estimulação psicomotora desenvolvido para uma criança portadora do Transtorno do Déficit de Atenção/ Hiperatividade na melhora de seus aspectos psicomotores. A amostra foi composta por uma criança de 8 anos de idade, do sexo masculino, sendo encaminhada ao Núcleo de Estimulação Psicomotora do Unileste, pela médica responsável por seu acompanhamento. Foi utilizada como instrumento de avaliação a Bateria Psicomotora (FONSECA, 1995), que analisa e avalia os fatores tonicidade, praxia global, praxia fina, lateralização, equilibração, estruturação espaço-temporal e noção do corpo. Com base nos resultados foi realizado um Programa de Estimulação Psicomotora. Verificaram-se melhorias dos perfis psicomotores quando se comparam os resultados anteriores e posteriores ao Programa. Como a amostra foi composta por apenas um indivíduo, não houve possibilidade de análise por métodos estatísticos. Nos fatores tonicidade, praxia global, equilibração e estruturação espaço-temporal, a criança evoluiu de perfil dispráxico (satisfatório) para eupráxico (bom). No fator lateralização houve uma mudança de perfil eupráxico para hiperpráxico (excelente). Nos demais fatores, noção do corpo e praxia fina não se observaram mudanças, ela já apresentava e manteve um perfil dispráxico. Podemos concluir que a estimulação psicomotora atuou de forma significativa na maioria dos fatores analisados.

Palavras-chave: Psicomotricidade. Hiperatividade. Estimulação psicomotora. Fatores
psicomotores.

Downloads 8887  8887  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Movimentum, Ipatinga, v. 3, n. 1, fev./jul. 2008.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Efeito de um programa de treinamento utilizando o método Pilates® na flexibilidade de atletas juveni Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
BERTOLLA, Flávia, BARONI, Bruno Manfredini, LEAL JUNIOR, Ernesto Cesar Pinto et al.

A flexibilidade consiste na capacidade motora relacionada com a amplitude de movimento atingida por cada articulação. A flexibilidade sofre decréscimo com a idade; durante a adolescência, devido ao estirão de crescimento puberal, ocorre considerável perda dessa característica. Sabe-se, também, que atletas de futebol e futsal, como resultado dos programas de fortalecimento visando o gesto do chute, tendem a apresentar considerável encurtamento da musculatura posterior da coxa, o que promove perda de rendimento e predispõe o atleta a lesões musculares. Assim, o objetivo do presente estudo foi verificar o efeito sobre a flexibilidade proporcionado por um programa de Pilates® em uma equipe de futsal da categoria juvenil (17-20 anos), considerada uma população altamente propensa a limitações dessa capacidade e que pode usufruir de inúmeros benefícios com o incremento da mesma.

Palavras-chave: Esporte. Adolescentes. Prevenção. Encurtamento muscular.

Downloads 1323  1323  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev Bras Med Esporte, jul./ago. 2007, vol.13, no.4  Site http://www.scielo.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Educação Fisica: Perspectivas e Tendências na Profissão Popular Versão: pdf
Atualização:  2/4/2012
Descrição:
BARROS, José Maria de Camargo

Na sociedade atual onde as forças sociais se organizam, a necessidade dos trabalhadores que prestam serviços no campo da Educação Física e do Esporte, de definirem um espaço próprio para serem melhor identificados e garantirem sua credibilidade junto a sociedade, é cada vez mais percebida. Este artigo se propõe, na sua modesta dimensão, fazer uma reflexão e acrescentar alguns pontos sobre o tema em questão que, do meu ponto de vista, necessitam ser reforçados na discussão sobre a formação e organização profissional na área da Educação Física e Esportes.

Downloads 3618  3618  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNESP  Site www.rc.unesp.br
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Educação Física X ensino de Matemática: um modelo interdisciplinar de aprendizagem Popular Versão: PDF
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
PICCIGUELLI, Joaquim Roberto; RIBAS, Rosineide Marques

Este artigo é o resultado da observação realizada após três anos de estágio supervisionado do Curso de Educação Física, realizado na Rede SESI (Serviço Social da Indústria) de Educação/Unidade Roosevelt, Uberlândia, Minas Gerais. O objetivo principal foi avaliar a importância de um trabalho interdisciplinar entre a Educação Física e a Matemática, favorecendo o desenvolvimento do ensino-aprendizagem para a Educação Infantil. Inicialmente apresenta-se um breve histórico sobre a Educação no SESI, como esta educação foi organizada, o crescimento da Educação Infantil, as mudanças ocorridas frente ao Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, o que nos levou a refletir sobre a importância da aprendizagem significativa, sobretudo nesta faixa etária.

Palavras-chave: Ensino-aprendizagem. Jogos. Interdisciplinaridade. Construção do conhecimento.

Downloads 7577  7577  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Refeld  Site http://www.refeld.com.br
Avaliação: 8.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Educação Física Escolar: um olhar para a educação infantil Popular Versão: PDF
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
BÜRGER, Leisa Caetano Bürger; KRUG, Hugo Norberto


A investigação buscou analisar a realidade da disciplina de Educação Física nas turmas de Educação Infantil das escolas da rede privada de Santa Maria-RS, visto ser esse tema de fundamental importância para a Educação, reconhecendo assim, a participação da Educação Física no desenvolvimento infantil. A investigação assumiu um enfoque fenomenológico com abordagem qualitativa. Os sujeitos do estudo foi composto por três professores de Educação Física que atuam em turmas de Educação Infantil. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário com perguntas abertas e fechadas e, a interpretação dos dados se deu pela análise de conteúdo. Quatro constructos nortearam o estudo: o perfil do professor de Educação Física na Educação Infantil, a valorização da Educação Física na Educação Infantil, os aspectos organizacionais e a prática pedagógica. Os resultados do trabalho permitiram concluir que há um pequeno número de escolas que oferecem aulas de Educação Física para as turmas de Educação Infantil, ou seja, poucos professores de Educação Física trabalham com as turmas infantis. Entretanto, evidenciou-se que, os professores pesquisados possuem uma postura didático-pedagógica que valoriza a Educação Física, de tal forma que a mesma não se torna apenas um fazer pelo fazer, mas que possa contribuir para uma Educação integral da criança através do movimento.


Palavras-chave: Educação Física. Educação Física escolar. Educação infantil.





Downloads 21489  21489  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Digital - Buenos Aires - Año 13 - No 130 -  Site http://www.efdeportes.com
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Educação Física escolar: análise do cotidiano pedagógico e possibilidades de intervenção Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
FINCK, Silvia Christina Madrid

Este artigo refere-se ao projeto de pesquisa elaborado, pelo autor (a), para ser desenvolvido no período do ano de 2007 a 2009. A pesquisa tratará da análise do cotidiano pedagógico (prática pedagógica) efetivado pelo professor de Educação Física, na educação infantil, no ensino fundamental e médio, nas Escolas Públicas Estaduais e Municipais, da cidade de Ponta Grossa. A pesquisa é qualitativa, de campo, participativa, de cunho etnográfico. A questão problemática central, norteadora da pesquisa, a ser investigada, refere-se a questão de como os professores de Educação Física têm efetivado sua prática pedagógica nas Escolas Públicas Estaduais e Municipais na cidade de Ponta Grossa.

Palavras-chave: Educação Física. Escola. Cotidiano pedagógico. Formação de professores.

Downloads 11301  11301  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Encontro Paranaense de Pesquisa e extensão em Ciên  Site http://www.boletimef.org
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 (17) 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 »