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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Intervenção/ação: contribuições da Educação Física no curso normal superior com mídias interativas Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
FINCK, Silvia Christina Madrid et al

O projeto pedagógico do Curso Normal Superior com Mídias Interativas foi desencadeado por ação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná e estruturado para atender professores em exercício na rede oficial de ensino do Estado do Paraná. O curso é desenvolvido pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), em parceria com a Universidade Eletrônica do Paraná (UEP), agora Universidade Eletrônica do Brasil (UEB). O projeto pedagógico do curso compreende, entre seus componentes curriculares, elementos caracterizadores da modalidade de educação a distância, tais como: videoconferência (sistema Multicast), monitoramento remoto online, chats e fóruns de discussão, teleconferências, sites interativos, protocolos de atividades – material impresso, tutoria e vivências educadoras. A Educação Física tem participação direta no desenvolvimento dos seguintes temas: Linguagens, Códigos e Tecnologias; Corpo e Movimento e Recursos de Aprendizagem: jogos vivenciais, didáticos e lúdicos.

Palavras-chave: Formação de Professores. Mídias interativas. Educação Física.

Downloads 2677  2677  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  Revista da Educação Física/UEM, Maringá, v. 13, n  Site http://www.boletimef.org
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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Jogo carimbador: esquemas de resolução e importância educacional Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
CARRACEDO, Valquíria Aparecida; MACEDO, Lino de

Neste trabalho estudou-se o Carimbador, jogo pertencente à família dos pegadores, que se caracterizam por ações de ataque e defesa. Os objetivos foram: a) apresentar um modelo de dinâmica do jogo; b) analisar diferenças e semelhanças em grupos de crianças de quatro a cinco (GI), seis a sete (GII) e 12-13 anos (GIII), na consideração das regras do jogo e nos esquemas de resolução de problemas (procedimentos) utilizados e c) analisar a importância educacional dos jogos. Para essas análises foram selecionadas duas partidas do jogo de cada grupo, gravadas em vídeo. Quanto ao modelo, foi proposta uma figura descrevendo a dinâmica do jogo. A análise das regras foi feita de forma quantitativa (número de regras consideradas) e qualitativa (exemplos em cada grupo). Os esquemas de resolução foram analisados de acordo com os aspectos de ocupação espacial, sistema de marcação, passes, arremessos e salvamento dos jogadores. De modo geral, os resultados indicaram que o GI realizou ações individuais e jogadas sem participação coletiva; o GII apresentou esboços de ações coordenadas e tentativas de jogo de equipe; o GIII realizou jogadas coordenadas, mas sem estratégias mais elaboradas ou táticas. Foram duas as principais contribuições deste estudo. Primeiro, propor – na perspectiva da criança - uma análise de procedimentos para resolver problemas, desenvolvendo habilidades motoras em um contexto de regulação
ativa. Segundo, na perspectiva do professor, a partir das diferenças entre os grupos, sugerir um modo de observação e intervenção nas aulas de Educação Física, em que se valorize níveis de jogos e de consideração das regras.

Palavras-chave: Jogo. Esquemas de resolução. Importância educacional.

Downloads 2002  2002  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. paul. Educ. Fís., São Paulo, 14(1):29-44, jan  Site http://efartigos.atspace.org/jogos.html
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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Jogos competitivos e cooperativos: um estudo nas Escolas Municipais de Cascavel/PR Popular Versão: PDF
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
BRANDL, Inácio Neto; ALVES, Cristhiane Marcia Maciel Kaminski

Este estudo foi relativo aos jogos ministrados por professores nas aulas de Educação Física nas 3a e 4a séries de nove escolas da rede pública, situadas na região sul do município de Cascavel/PR. O objetivo geral foi analisar se os jogos e brincadeiras ministradas por professores nas aulas de Educação Física em nove escolas da rede pública, eram competitivos, de transição ou cooperativos. Além disso, foi verificada a formação destes docentes e o conhecimento sobre os jogos cooperativos. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram a observação/descrição de aulas e entrevista semi-estruturada com questões relativas ao tema. Nas trinta aulas observadas, somente dois docentes utilizaram, em algum momento das aulas, jogos de caráter cooperativo. Nenhum docente utilizou jogos de transição e os demais utilizaram jogos competitivos, sendo que das 65 atividades observadas, 52 (80%) foram competitivas, demonstrando os valores que estão sendo repassados as crianças. É importante que os docentes compreendam a validade dos jogos na construção do relacionamento social por meio da vivência nas situações de liderança e de cooperação, no pensar em equipe e na busca de estratégias para a obtenção de objetivos comuns, deixando de lado a questão de que vencer é o mais importante.


Palavras-chave: Cooperação. Competição. Jogos. Educação Física.



Downloads 965  965  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Caderno de Educação Física (ISSN: 1676-2533) Marec  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Jogos cooperativos x jogos competitivos: um desafio entre o ideal e o real Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
MAIA, Raquel Ferreira; MAIA, Jusselma Ferreira; MARQUES, Maria Teresa da Silva Pinto.

A prática do jogo nas aulas de Educação Física, muitas vezes, caracteriza-se sob a forma de competição, e professores com uma visão reduzida, não desenvolvem os Jogos Cooperativos (JC), nos quais o contrário de competir, o objetivo é cooperar. O objetivo deste estudo foi analisar as contribuições dos JC no processo educacional, avaliando o envolvimento e grau de aceitação dos alunos por meio de Jogos Competitivos X Cooperativos. Com isso, oferecer aos professores, subsídios para ampliar sua visão quanto à utilização destes jogos, mostrando que uma pequena mudança na regra do mesmo jogo pode trazer grandes benefícios no processo dos relacionamentos. Participaram desta pesquisa 95 alunos da 2o a 4o série, com idade de 7 a 10. As aulas foram realizadas em 2 semanas, 2 x por semana com duração de 50 minutos cada. A conclusão foi que os jogos cooperativos devem ser mais explorados, pelo fato da boa aceitação dos alunos. Por outro lado, a competição no jogo também faz parte do aprendizado, pois precisam aprender a vencer e a perder. Portanto, é preciso cultivar equilíbrio na utilização dos jogos, pois um grande desafio na educação física escolar é a aproximar o ideal (Jogos Cooperativos) do real a (Jogos competitivos).

Palavras chave: Cooperativos. Jogos Competitivos. Educação Física Escolar.

Downloads 21685  21685  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Educação Física, Esporte, La  Site http://www.refeld.com.br
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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Jogos Populares infantis e Cultura de Massa Popular Versão: PDF
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
GOMES, Daniel Pinto

Na atualidade a indústria cultural com o auxilio da linguagem midiática e do processo de racionalização das técnicas de produção e do comércio, têm se inserido de forma massiva no universo cultural infantil, concretizando efetivas mudanças, tanto de costumes, como de valores, do lúdico. O presente artigo intitulado Jogos populares infantis e cultura de massa trata-se de uma pesquisa antropológica desenvolvida em grupos infantis das cidades de Fortaleza e Caucaia. O estudo etnográfico e etnológico da pesquisa desenvolveu respectivamente a descrição e a análise dos jogos populares infantis que confirmam traços da cultura de massa, resultando num material crítico e reflexivo sobre o tema.

Palavras-chave: indústria cultural, cultura de massa, infância, e jogos populares
infantis

Downloads 647  647  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://iseepdf.com/jogos-infantis-pdf/
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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Jogos teatrais na escola pública Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
JAPIASSU, Ricardo Ottoni Vaz

O artigo apresenta os resultados parciais de pesquisa etnográfica que acompanha aspectos do desenvolvimento cultural de pré-adolescentes com a linguagem teatral em classe multisseriada, através do ensino regular de Teatro, em escola de ensino fundamental da rede pública estadual de São Paulo-SP. Os dados obtidos permitem afirmar que a linguagem cênica contribui na conscientização das novas possibilidades de significação da palavra na prática discursiva.

Palavras-chave: Metodologia do ensino de artes. Teatro-educação. Jogos teatrais. Psicologia cultural.

Downloads 2166  2166  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Escola de Comunicação e Artes da Universidade de S  Site http://efartigos.atspace.org/jogos.html
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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Jogos tradicionais e brincadeiras infantis Popular Versão: PDF
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
MELLO, Alexandre Moraes de

Jogos e esportes tradicionais são atividades lúdicas, competitivas e/ou cooperativas, que refletem a identidade cultural de um determinado grupo étnico, distinguindo-se dos esportes de apelo internacional sujeitos a padrões organizacionais e regras universais. Já os jogos e brincadeiras tradicionais infantis são atividades passadas de geração a geração, em geral aprendidas pelas crianças mais novas com as de mais idade, durante o próprio ato de brincar.



Downloads 7795  7795  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma A T L A S DO ESPORTE NO BRASIL. RIO DE JANEIRO: CO  Site http://iseepdf.com/jogos-infantis-pdf/
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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Jogos tradicionais e brincadeiras infantis do Maranhão Popular Versão: PDF
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
VAZ, Leopoldo Gil Dulcio; CRUZ, Reinaldo Conceição

Segundo Huizinga (l980, p. 33) o jogo é uma atividade ou ocupação voluntária, exercida dentro de certos e determinados limites de tempo e de espaço, segundo regras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatórias, com fim em si mesmo, acompanhado de um sentimento de tensão e de alegria e de uma consciência de ser diferente da “vida cotidiana”. Abrange jogos de força e de destreza, jogos de sorte, de adivinhação, exibições de todo gênero. Por definição do Atlas do Esporte no Brasil (Alexandre Marcos de Mello, 2005, p. 35-36), jogos e esportes tradicionais constituem atividades lúdicas, competitivas e/ou cooperativas que refletem a identidade cultural de um determinado grupo étnico, distinguindo-se dos esportes de apelo internacional sujeito aos padrões organizacionais e regras universais. Já os jogos e brincadeiras tradicionais infantis são atividades passadas de geração a geração, em geral aprendidas pelas crianças mais novas com as de mais idade, durante o ato de brincar. Estas manifestações são também denominadas de jogos populares e neste sentido são descritas a seguir.



Downloads 11715  11715  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  A T L A S DO ESPORTE NO BRASIL. RIO DE JANEIRO: C  Site http://iseepdf.com/jogos-infantis-pdf/
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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Karatê Shotokan: pontos dos golpes durante o Kumitê de competição masculino Popular Versão: 
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
MARQUES JUNIOR, Nelson Kautzner

A literatura de kumitê do karatê shotokan informa que a maioria dos pontos acontece através do soco e tendo mínima participação do chute. Porém, as referências não estabeleceram os golpes que causam ippon ou waza-ari. O objetivo do estudo foi de identificar os golpes dos atletas de karatê que causam ippon e waza-ari. Foram observadas com scout 70 lutas de karatê shotokan masculino da internet. Os resultados apontaram um maior número de waza-ari (58%) e de ippon (34%) do Gyaku zuki porque esse golpe é preciso. Os demais golpes que resultaram em ponto foram compostos pelo kizami zuki, oi zuki, mawashi geri, mae geri e ashi barai seguido de zuki. Em conclusão, no treino e durante a luta de competição o karateca deve fazer maior uso dos golpes que geram ponto.

Palavras-chave: Karatê. Esporte. Competição

Downloads 930  930  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ulbra e Movimento (REFUM), Ji-Paraná, v.2 n.1 p.1-  Site http://
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Categoria: Educação Fisica Artigos
Fazer Download agora!Lazer, Cultura e Educação Física: possibilidades dialógicas no espaço Escola-Comunidade Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
SILVA, Maria Cecília de Paula e; MOREIRA, Anália De Jesus

Esse artigo reflete sobre o lazer na escola, analisando manifestações da cultura comunitária e sua relação com a pedagogia tradicional e sugere novas discussões sobre o conceito de lazer como fator oposto ao trabalho, na visão hegemônica. Estudo de natureza qualitativa, descritiva, que analisa o contraste de lazer como tempo livre definido por Marx, a partir do tratamento dado ao lazer na escola e a Educação Física mediando o debate. O recorte é feito por meio das relações multiculturais, considerando a escola publica periférica e as manifestações ditas “sub-cultas” a exemplo do arrocha, pagode, hip hop, rap e seus componentes agregados de valores sociais e políticos da comunidade. Como resultados, apontamos o lazer como aporte histórico construtor das identidades e sua repercussão no ambiente escolar, tendo em vista o que desenha a Lei10.639/03 que tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro brasileira, africana e indígena no ensino básico brasileiro.

Palavras-chave: Lazer. Cultura Corporal. Escola. Comunidade.


Downloads 1332  1332  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Educação Física, Esporte, La  Site http://
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