Categoria: Educação Fisica Artigos |
Esporte e cultura: análise acerca da esportivização de práticas corporais nos jogos indígenas |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
ALMEIDA, Arthur José Medeiros de; SUASSUNA, Dulce Maria Filgueira de Almeida
O objeto investigado foi constituído por meio de apropriações das técnicas corporais em relação ao esporte, com base na análise da IX Edição dos Jogos dos Povos Indígenas. O objetivo foi interpretar em que medida esta competição contribuiu para a ressignificação das práticas corporais das diversas etnias indígenas. Os resultados apontam que há um intercâmbio entre valores e práticas tradicionais e modernas, ocorrendo uma ressignificação das práticas corporais dos povos indígenas participantes.
Palavras-chave: Práticas Corporais, Cultura, Jogos Indígenas.
|
7078 0 bytes Pensar a Prática, Goiânia, v. 13, n. 1, jan./abr. http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Escola, Educação Física e Esporte: Possibilidades pedagógicas |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
BARROSO, André Luís Ruggiero; DARIDO, Suraya Cristina
Temos o objetivo de refletir sobre o esporte nas aulas de Educação Física escolar, analisando historicamente a sua inserção, bem como a forma de aplicação no ambiente formal de ensino. Faremos uso da técnica da pesquisa bibliográfica, procurando discutir a importância de uma Educação direcionada para a cidadania e sinalizando para a necessidade de uma Educação Física escolar voltada para a possibilidade de todos terem acesso ao conteúdo esporte, sem restrições de condições físicas ou níveis de habilidades motoras, respeitando as diferenças entre os alunos. Elegendo a cultura corporal de movimento como referência para a Educação Física escolar, procuramos garantir o acesso a essa cultura, propiciando ao aluno condições de conhecê-la, reproduzi-la, reconstruí-la e transformá-la.
Palavras-chave: Cidadania. Educação Física Escolar. Esporte.
|
4466 0 bytes Revista Brasileira de Educação Física, Esporte, La http://www.refeld.com.br |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Ensino de esportes por meio de jogos: desenvolvimento e aplicações |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
SADI, Renato Sampaio; COSTA, Janaína Cortês; SACCO, Bárbara Torres O desenvolvimento da Pedagogia do Esporte no Brasil é tratado, neste texto, a partir da discussão do ensino de esporte por meio de jogos. O referencial teórico utilizado é a abordagem americana de Mitchell, Oslin e Griffin (2003). São apresentados procedimentos pedagógicos e metodológicos relativos a jogos de invasão e perspectivas de trabalho aos professores de Educação Física.
Palavras-chave: Esporte. Pedagogia. Educação Física.
|
2083 0 bytes Pensar a Prática, Goiânia, v. 11, n. 1, p. 17-26, http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Esporte entre os índios Kadiwéu |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
VINHA, Marina; FERREIRA, Maria Beatriz Rocha
O objetivo deste artigo é compreender o esporte, observando a organização e os sentidos frente às tradições culturais e às tensões, no grupo indígena Kadiwéu, no Mato Grosso do Sul, Brasil. As fontes bibliográficas contemplaram autores de diferentes períodos e as fontes orais foram obtidas em pesquisas de campo, realizadas entre 1997-1999. A mitológica índole guerreira Kadiwéu foi, em determinado período, fortalecida pela inserção do cavalo. Recentemente, o fenômeno esporte adentrou o coletivo Kadiwéu, criando novas tensões. Os idosos percebem o esporte de forma diferente dos jovens, contudo a histórica resistência Kadiwéu está movimentando a dinâmica do grupo, renovando os sentidos sociais do mesmos.
Palavras-chave: Esporte. Jogo. Índios brasileiros. Índios Kadiwéu.
|
1573 0 bytes Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campina |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Educação Física Escolar: um olhar para a educação infantil |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
BÜRGER, Leisa Caetano Bürger; KRUG, Hugo Norberto
A investigação buscou analisar a realidade da disciplina de Educação Física nas turmas de Educação Infantil das escolas da rede privada de Santa Maria-RS, visto ser esse tema de fundamental importância para a Educação, reconhecendo assim, a participação da Educação Física no desenvolvimento infantil. A investigação assumiu um enfoque fenomenológico com abordagem qualitativa. Os sujeitos do estudo foi composto por três professores de Educação Física que atuam em turmas de Educação Infantil. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário com perguntas abertas e fechadas e, a interpretação dos dados se deu pela análise de conteúdo. Quatro constructos nortearam o estudo: o perfil do professor de Educação Física na Educação Infantil, a valorização da Educação Física na Educação Infantil, os aspectos organizacionais e a prática pedagógica. Os resultados do trabalho permitiram concluir que há um pequeno número de escolas que oferecem aulas de Educação Física para as turmas de Educação Infantil, ou seja, poucos professores de Educação Física trabalham com as turmas infantis. Entretanto, evidenciou-se que, os professores pesquisados possuem uma postura didático-pedagógica que valoriza a Educação Física, de tal forma que a mesma não se torna apenas um fazer pelo fazer, mas que possa contribuir para uma Educação integral da criança através do movimento.
Palavras-chave: Educação Física. Educação Física escolar. Educação infantil.
|
21488 0 bytes Revista Digital - Buenos Aires - Año 13 - No 130 - http://www.efdeportes.com |
|