Categoria: Educação Fisica Artigos |
Estudo longitudinal do crescimento corporal de escolares de 10 a 14 anos: dimorfismo sexual e pico d |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
BERGMANN, Gabriel Gustavo; et al
O acompanhamento do crescimento corporal durante a adolescência é um importante indicador de saúde, além de possibilitar a identificação do estado maturacional dos indivíduos. Frente a isso, os objetivos do estudo foram: a) descrever o desenvolvimento da estatura e de massa corporal de meninas e meninos dos 10 aos 14 anos de idade e suas diferenças nesse processo, e; b) identificar o momento e a magnitude do pico de velocidade em altura (PVA) e do pico de velocidade em massa corporal (PVP) de meninos e meninas. Para tanto, foram acompanhados dos 10 aos 14 anos de idade, 70 escolares dos dois sexos. Foram medidas a estatura (cm) e a massa corporal (kg) dos mesmos indivíduos, anualmente, de 2001 a 2005. Os resultados demonstram que até os 12 anos não existem diferenças consistentes entre os sexos, e que aos 13 e 14 anos, os meninos são maiores e mais pesados que as meninas. O PVA e PVP ocorreram no mesmo período, sendo nos meninos dos 12 para os 13 anos, e nas meninas dos 10 para os 11 anos. Frente aos resultados, concluímos que, até o PVA dos meninos, não existem diferenças expressivas no crescimento corporal entre os sexos e que, a partir desse evento, os meninos ficam maiores e mais pesados que as meninas. Além disso, concluímos que o PVA e o PVP ocorrem cerca de dois anos antes nas meninas.
Palavras-chave: Dimorfismo sexual. Crescimento físico. Pico de velocidade.
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699 0 bytes Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempen http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Estudo dos benefícios da improvisação nas aulas de dança do curso de Educação Física Unileste-MG |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
GOMES, Ariane de Castro et al
Saber improvisar nos dias de hoje é muito importante, pois imprevistos acontecem a todo momento. A improvisação foi trazida para a dança por alguns professores e coreógrafos, pois achava-se que a dança estava ficando cheia de gestos mecânicos e repetitivos. Daí surgiu a necessidade de se estudar a improvisação bem como suas técnicas, sua aplicação nas aulas de dança e seus benefícios. Este estudo objetivou analisar a importância da prática da improvisação para intérpretes de dança, verificando a criatividade, a espontaneidade, a comunicação e observando fatores cognitivos e sensitivos. A amostra foi realizada com 20 (vinte) alunos que cursavam a disciplina Contato-Improvisação e Estudo Sobre o Corpo, do curso de Educação Física do UnilesteMG. Foi aplicado um questionário semiestruturado que continha 15 (quinze) questões e os dados colhidos foram tratados pela estatística descritiva. Conclui-se que a improvisação é de suma importância para a dança, pois dá oportunidade para que o dançarino possa criar seus próprios movimentos de acordo com seus sentimentos e sensações em um contexto bem natural.
Palavras-chave: Improvisação. Dança.
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20074 0 bytes Movimentum, Ipatinga, v. 3, n. 1, fev./jul. 2008. http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Estudo das emoções dos atletas juvenis de Futsal, durante treinamentos e competições |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
BRIDI, Isabel Cristina; CÁRDENAS, Ramón Nunez
A pesquisa foi desenvolvida visando identificar as emoções apresentadas pelos atletas juvenis de futsal, durante treinamentos e competições. No período, os dados individuais e grupais foram obtidos através de vários instrumentos. Primeiramente, foi feita, uma entrevista inicial com todos os atletas da equipe para apurar dados pessoais. Em seguida, realizaram-se testagens para verificar qual é o temperamento predominante e o perfil psicológico de cada atleta. Logo após, foram observados treinamentos antes e durante o período competitivo, com medição da freqüência cardíaca e respiratória, antes, durante e depois dos treinamentos; e, ao final do qual, cada atleta respondeu a um questionário sobre seu comportamento emocional naquele treinamento específico.
Palavras-chave: Emoções. Categoria juvenil.
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2615 0 bytes Psicodeporte.Net http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Estudo comparativo da força de preensão isométrica máxima em diferentes modalidades esportivas |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
BORGES JUNIOR, Noé Gomes; DOMENECH, Susana Cristina; SILVA, Affonso Celso Kulevicz da; Jonathan Ache Dias, SAGAWA JUNIOR, Yoshimasa
O objetivo deste estudo foi comparar a força de preensão isométrica máxima (Fmax) entre diferentes esportes e entre mão dominante (FmaxD) e não dominante (FmaxND). Participaram do estudo 29 atletas (homens) das modalidades de aikidô (AI), jiu-jitsu (JJ), judô (JU) e remo (RE) e 21 não atletas (NA). O teste de preensão consistiu na manutenção da força isométrica máxima em um dinamômetro de preensão manual durante 10 s. O posicionamento dos sujeitos foi o sugerido pela Sociedade Americana de Terapia da Mão (ASHT). Para análise dos dados, utilizou-se o teste ANOVA fatorial 2X5 com correção de Bonferroni, seguido dos testes t pareado e de Tukey. Foi verificado que existem maiores valores de Fmax quando o esporte praticado é JJ e quando usam a mão dominante, seguido dos grupos de JU, RE, AI e NA. Foi detectado que 30,9% da variação da Fmax pode ser atribuída à dominância das mãos, 39,9% às diferenças entre as modalidades esportivas e 21,3% à interação entre a dominância de mãos e grupo de indivíduos. Os resultados do presente estudo permitiram verificar diferenças significativas na Fmax somente entre os grupos de JJ e AI, e JJ e NA, tanto na mão dominante quanto na não-dominante, e entre mão dominante e não dominante somente nos grupos de AI e NA. Os resultados deste estudo indicam que a Fmax pode ser empregada para comparação entre diferentes modalidades esportivas, e entre mão dominante e não dominante. Estudos com maior número de indivíduos permitirão identificar diferenças entre outras modalidades.
Palavras-chave: Biomecânica. Força da mão. Esportes.
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892 0 bytes Rev Bras Cineantrop Desempenho Hum 11 (3): 2009 http://www.rbcdh.ufsc.br/MostraEdicao.do?edicao=41 |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Eu corpo a corpo comigo mesma: Des(H)armonizando o espaço do invisível |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
REIS, Andréia Maria Ferreira
Nesta comunicação faço uma análise do meu processo na criação de Hibridus Corpus (Salvador, 2006). Atuei nesta performance - como diretora, criadora e performer - juntamente com o artista plástico Wagner Lacerda. Esta análise parte da não polaridade, incluindo harmonicamente a (des)proporção e a diferença em inter-Ação. Muito citado atualmente, Deleuze utiliza o termo devir como zona de indiscernibilidade, do entre e da desterritorialização, o próprio processo. Neste contexto estão, o Corpo Paradoxal de Gil (2005), o Corpo Efervescente de Banes (1999) e os estudos do corpo no espaço dinâmico de Laban (1978).
Palavras-chave: Corpo, híbrido, inter-Ação.
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716 0 bytes PPGAC/UFBA http://portalabrace.org/portal/ |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Ética, estigma e discriminação de grupos vulneráveis no processo educacional |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
MONTE, Naira Baccarelli; VARGAS, Carla Regiane; GUTIERRES FILHO, Paulo José Barbosa; MATOS, José Claúdio Morelli; SILVA, Rudney da; FERNANDES, Jorge Manuel Gomes de Azevedo
Este trabalho teve como objetivo analisar o estigma e a discriminação de grupos vulneráveis no processo educacional inserido no contexto sócio-político e cultural vigente, respaldando-se nos fundamentos da ética como forma de compreender e transformar a própria condição de vulnerabilidade. Portanto, o presente artigo faz uma reflexão sobre o processo de estigmatização durante os contatos sociais presentes no cotidiano escolar. Evidencia, em conseqüência disso, a necessidade de uma abordagem ética durante as situações de tensão geradas pela existência dos estigmas. Nesse sentido, a escola, como colaboradora no processo de construção de identidade de cada um dos educandos, torna-se o espaço ideal para a efetiva prática de valores éticos, haja vista a necessidade de enfrentamento e busca de soluções para os conflitos gerados no contato com o outro.
Palavras-chave: Ética. Estigma. Discriminação. Educação. Grupos vulneráveis.
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6340 0 bytes Revista Digital - Buenos Aires - Año 14 - Nº 132 - http:// |
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