Categoria: Educação Fisica Artigos |
Estudo das emoções dos atletas juvenis de Futsal, durante treinamentos e competições |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
BRIDI, Isabel Cristina; CÁRDENAS, Ramón Nunez
A pesquisa foi desenvolvida visando identificar as emoções apresentadas pelos atletas juvenis de futsal, durante treinamentos e competições. No período, os dados individuais e grupais foram obtidos através de vários instrumentos. Primeiramente, foi feita, uma entrevista inicial com todos os atletas da equipe para apurar dados pessoais. Em seguida, realizaram-se testagens para verificar qual é o temperamento predominante e o perfil psicológico de cada atleta. Logo após, foram observados treinamentos antes e durante o período competitivo, com medição da freqüência cardíaca e respiratória, antes, durante e depois dos treinamentos; e, ao final do qual, cada atleta respondeu a um questionário sobre seu comportamento emocional naquele treinamento específico.
Palavras-chave: Emoções. Categoria juvenil.
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2555 0 bytes Psicodeporte.Net http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Do Pan Rio/2007 à Copa 2014 no Brasil. Que Brasil? E para qual Brasil? |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
PIRES, Giovani De Lorenzi; SILVA, Mauricio Roberto da; CARDOSO, Carlos Luiz
Refletir sobre alguns aspectos do capitalismo, tendo em vista o que parece evidente e o que se rvela estridente, pode contribuir para o esclarecimento de sua condição histórica, de sua historicidade: de tal modo que se revela ma configuração social e complexa, germinando continuamente também as tensões, desigualdades e contradições com as quais se planta a sua superação.
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785 0 bytes Motrivivência Ano XVIII, No 27, P. 09-17 Dez./2006 http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Atletismo se aprende na escola: oficinas pedagógicas |
Versão: Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
MATTHIESEN, Sara Quenzer; CALVO, Adriano Percival
Este artigo é parte do trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Ensino da UNESP – 2004 intitulado “Atletismo se aprende na escola: Oficinas Pedagógicas”. Durante o ano de 2004 o atletismo, sobretudo na forma de oficinas pedagógicas, mesas-redondas, exibição de filmes e apresentação de pesquisas e relatos de experiência em torno desta modalidade esportiva. Destinada, prioritariamente, a professores de Educação Física da Rede Pública de Ensino, as oficinas, realizadas em diferentes datas, contaram também com a participação de alunos de graduação e, portanto, futuros profissionais da Educação Física, num total aproximado de 70 inscritos ao longo das atividades que ocorreram em diferentes datas e períodos ao longo de 2004. Os resultados deste projeto foram surpreendentes, sobretudo pelo envolvimento dos participantes, manifestados na participação efetiva nas oficinas que, em linhas gerais, trabalharam com corridas, saltos, arremessos e lançamentos, com base em orientações e sugestões didático-pedagógicas, inclusive, com a utilização de materiais alternativos,de forma a contribuir para o seu aprimoramento profissional e difusão do atletismo.
Palavras-chave: Atletismo. Escola. Ensino. Oficinas pedagógicas.
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1423 0 bytes http://efartigos.atspace.org http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
O preço de um sonho: a realidade do esporte que não é mostrada pela mídia |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
SILVA, Verônica Lima Nogueira da
É comum o torcedor se emocionar ao testemunhar a premiação de um atleta, elevando seu esforço a ato de heroísmo e bravura. Mas existe uma diferença entre a vida do atleta que é apresentada pelos meios de comunicação e sua vida real. Este artigo discute tais diferenças, com base em pesquisa acadêmica em que foram realizadas entrevistas com atletas e profissionais do voleibol e uma análise da cobertura dos Jogos Olímpicos de Atenas feita pela imprensa brasileira. Tendo como foco o indivíduo, discute-se o papel da mídia na construção de um discurso idealizado sobre o atleta, em que ele é elevado à condição de herói, ser talentoso e dotado de capacidades sobre-humanas. Com base em suas experiências, atletas, médicos, treinadores e outros profissionais apontam e avaliam os sacrifícios exigidos pela competição em alto nível – contusões, abandono da escola e pressão psicológica por resultados – como possíveis fontes de problemas na formação humana dos jovens atletas brasileiros.
Palavras-chave: Herói. Atleta e imagem midiática.
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832 0 bytes Motrivivência, Revista de Educação Física, Esporte http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Fatores determinantes para a relação oferta/demanda do campo esportivo |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
CANAN, Felipe; CALEGARI, Décio Roberto
O campo esportivo, definido por Bourdieu (1993), caracteriza-se por uma inter-relação entre a oferta e a demanda de produtos e serviços esportivos. Seguindo esta linha de pensamento, este trabalho busca identificar fatores inerentes ao ser humano, tanto individuais como sociais, que influenciam esta relação. Para que exista uma oferta real, esta deve atender ou criar uma demanda. Para que exista uma demanda, deve existir uma oferta ou, ao menos, uma incitação à necessidade individual ou coletiva pelo consumo de determinada modalidade esportiva. Os fatores que determinam esta relação devem ser levados em consideração, assim como as configurações histórico-sociais que caracterizam o esporte ao longo dos tempos.
Palavras-chave: Campo. Esporte. Oferta. Demanda.
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1242 0 bytes Motrivivência Ano XVIII, No 27, P. 33-48 Dez./2006 http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Teste de resistência de força de membros superiores para idosos: comparação entre halteres com pesos |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
BORGES, Lucélia Justino; et al
O objetivo do estudo foi comparar o desempenho de idosos no teste de resistência de força de membros superiores (RESISFOR) com halteres de diferentes pesos (1,8 kg e 2 kg para mulheres e 3,6 kg e 4 kg para homens). A amostra foi constituída por 407 idosos (349 feminino e 58 masculino), com idade de 60 a 88 anos, praticantes de exercício físico por, no mínimo, seis meses. O instrumento utilizado foi o RESISFOR da bateria de testes American Alliance for Health, Physical Education, Recreation & Dance (AAHPERD). Foram realizadas duas execuções do teste com halteres de pesos diferentes, RESISFOR (1,8 Kg e 3,6 Kg) e RESISFOR “ajustado” (2 Kg e 4 Kg). Para a análise dos dados, procedeu-se a análise descritiva, Teste t de Student para amostras independentes, Teste t pareado para amostras dependentes e ANOVA com post-hoc de Tukey, adotando-se nível de significância de 5%. Os resultados demonstraram que a utilização de halteres com pesos de 2 e 4 kg, parece não afetar o desempenho dos idosos, principalmente do sexo masculino. Para o sexo feminino, detectou-se diferença significativa nas médias na segunda comparação realizada para o gênero. Todavia, essa diferença pode ter sido decorrente de fatores externos ao teste, visto que, as maiores médias obtidas foram para o RESISFOR “ajustado”. Diante disso, busca-se facilitar ainda mais a avaliação da capacidade funcional da população idosa, sendo recomendada, para o RESISFOR, a utilização de halteres com peso de 2 Kg para mulheres e 4 kg para os homens, que são de baixo custo, fácil aquisição e acesso no comércio brasileiro.
Palavras-chave: Idoso. Resistência de força. Avaliação. Testes de aptidão. Atividade física.
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753 0 bytes Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempen http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Índice de massa corporal e dobras cutâneas como indicadores de obesidade em escolares de 8 a 10 anos |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
JANUÁRIO, Renata Selvatici Borges; et al
O objetivo deste estudo foi comparar a concordância entre dois indicadores de obesidade, IMC e percentual de gordura, em escolares de ambos os sexos. Para tanto, 100 meninas e 100 meninos de 8 a 10 anos, alunos do ensino fundamental do município de Londrina, foram submetidos a medidas antropométricas para subseqüente cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) e percentual de gordura como indicadores de obesidade. As variáveis foram analisadas em relação aos critérios de referência apresentados por Williams et al e Cole et al. Os resultados foram analisados pelo índice Kappa, evidenciando que 79% dos meninos e 85% das meninas foram classificados simultaneamente pelos dois procedimentos. Uma concordância moderada entre os dois indicadores de obesidade na classificação para meninos e meninas foi evidenciada (kappa=0,43 e 0,50, respectivamente). Entretanto, os dados encontrados demonstraram que 21% dos meninos e 15% das meninas encontravam-se dentro de uma faixa de peso considerada normal, segundo o IMC, contudo, de acordo com o percentual de gordura corporal, apresentavam um quadro de obesidade. Os resultados demonstraram que o IMC, quando comparado ao percentual de gordura, apresentou concordância moderada para classificar crianças de ambos os sexos, de 8 a 10 anos, em relação à obesidade, acima e dentro do critério de referência para saúde.
Palavras-chave: Obesidade. IMC. Percentual de gordura. Crianças.
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734 0 bytes Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempen http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Dança Folclórica e Caminhada: Um estudo comparativo do gasto calórico de universitários |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
RIBEIRO-NUNES, Solange Maria, AURINICE SAMPAIO, Irene-Monte, FERREIRA-EMYGDIO, Rogério et al
Objetivo Ao objetivo deste estudo foi analisar comparativamente o gasto calórico de universitários durante a prática da dança folclórica e da caminhada. Material e Métodos Pesquisa descritiva aplicada em 35 universitários, voluntários, com idade variando e 19 a 34 anos, de ambos os sexos. Membros do Corpo de Dança da Universidade Estadual do Piauí, na cidade de Teresina, nas atividades de dança folclórica e caminhada. Com a balança Filizola e fita métrica Sanny, avaliou-se a Massa Corporal e a Estatura e com o acelerômetro Caltrac 100/100 Plan, o gasto calórico. Para tanto, utilizaram-se os testes paramétricos t de Student e correlação de Pearson, observando uma significância p<0,05, no sentido de comparar os resultados observados. Resultados Os resultados demonstram que não existem diferenças significativas entre os dois grupos de universitários, segundo o tempo de prática. Tal resultado constitui um forte indicativo de que a motivação e domínio da técnica, elementos diferenciadores dos dois grupos estudados, apresentam relações de compensação do gasto calórico, justificando a ausência de distinções significativas. Conclusão Neste sentido a dança, enquanto atividade física constitui um cenário equânime no que concerne ao gasto calórico. Ainda observaram-se correlações significativas entre os níveis de gasto calórico da dança com a caminhada, além de não serem verificadas diferenças expressivas entre as mesmas, denotando que elas se equivalem.
Palavras-chave: Exercício aeróbico. Atividade motora. Saúde.
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964 0 bytes Revista de Salud Pública http:// |
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