Categoria: Educação Fisica Artigos |
Capoeira: configurações e dinâmicas contemporâneas |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
JAQUEIRA, Ana Rosa Fachardo
Este ensaio enquadra-se numa ideia maior de discussão de Temas Atuais sobre a Capoeira, que encontra sua pertinência frente ao panorama atual de evolução geográfica1 e de dinâmica cultural pelas quais passa o patrimônio cultural brasileiro denominado capoeira. Cumpre salientar que, do prisma da Educação Humana pelo qual nos norteamos – a Educação Física e o Desporto em todos os seus hibridismos científicos –, temos no objeto capoeira um meio e um fim em si mesmo, espectivamente, o que nos permite enquadrá-lo conforme a especificidade de cada disciplina, mas nunca dissociá-lo de sua originalidade cultural. Sendo assim, e partindo do pressuposto de nossa experiência na práxis da capoeira ao longo de anos e, contemporaneamente, como docente assistente desta cadeira de Estudos Práticos na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, bem como através de nossos estudos acadêmicos, que tiveram e têm por objeto esta manifestação brasileira, concluímos ter por significantes a exploração desse mundo ímpar, sua nacionalidade e singularidade cultural; entretanto, quando tratado da óptica antropológica do homo sportivus, personagem histórico que imprime no mundo em que vive as marcas da dinâmica sócio-cultural à qual é afeito, deixa transparecer através desse formato as maiores similitudes e as menores diferenças que concluíram e que confluem para o surgimento, desenvolvimento e dinâmica dos jogos e dos desportos na sua própria ação.
|
2841 0 bytes Estação Científica http://efartigos.atspace.org/jogos.html |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Funcionamento estrutural do futebol brasileiro e a utilização do marketing |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
PORCARI, Rafael
Este trabalho de pesquisa científica visa investigar o atual estado de profissionalização da estrutura do futebol brasileiro. No momento em que há uma forte discussão sobre a transformação dos clubes de futebol em empresas, procurou-se observar as ações de mercado que as equipes adotam. Vê-se claramente uma enorme gama de investidores internacionais que desejam gerir o futebol nacional e que se aproveitam das poucas atitudes empresariais dessas mesmas equipes. Contudo, é possível aceitar investidores desde que os clubes consigam manter sua autonomia. Ao mesmo tempo, essa dependência financeira retrata a péssima administração dos clubes esportivos, contrastando com a excelente qualidade técnica dentro de campo. Com a obrigatoriedade da Lei Pelé, a administração amadorística será sucedida pelo profissionalismo, evidenciando a entrada do governo como interventor da estrutura empresarial esportiva. Atitude que se mostra semelhante a dos principais centros futebolísticos europeus, quando seus governos forçaram uma transparência maior dos atos dos dirigentes de clubes de futebol.
|
2804 0 bytes Revista Nife, São Paulo, v. 8, n. 7, p. 47-54, mar http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Eficiência de duas sessões semanais de treinamento com pesos na força muscular de mulheres idosas |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
CAMPOS, Anderson Leandro Peres; ROMBALDI, Airton José; SILVA, Marcelo Cozzensa da; AFONSO, Mariângela da Rosa
Com base em dados estatísticos, constata-se que a população idosa vem crescendo, consideravelmente, nos últimos anos, podendo atingir até 2020, 13% da população mundial. De acordo com essa presença cada vez mais acentuada do idoso no contexto social e, baseando-se em trabalhos já realizados com a Terceira Idade, proporcionados pelo Núcleo de Atividades da Terceira Idade (NATI) e pelo Laboratório de Bioquímica e Fisiologia do Exercício (LABFEX), objetivou-se investigar a eficiência de duas sessões semanais de treinamento de força em mulheres idosas durante 12 semanas. A partir dos dados obtidos, evidenciou-se uma maior capacidade de movimentar cargas mais elevadas após o término do estudo, o que pode indicar uma melhora no nível de força localizada nos idosos.
Palavras-chave: Força. Terceira idade. Exercício físico. Qualidade de vida.
|
2682 0 bytes Revista Digital - Buenos Aires - Año 14 - Nº 132 - |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Intervenção/ação: contribuições da Educação Física no curso normal superior com mídias interativas |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
FINCK, Silvia Christina Madrid et al
O projeto pedagógico do Curso Normal Superior com Mídias Interativas foi desencadeado por ação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná e estruturado para atender professores em exercício na rede oficial de ensino do Estado do Paraná. O curso é desenvolvido pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), em parceria com a Universidade Eletrônica do Paraná (UEP), agora Universidade Eletrônica do Brasil (UEB). O projeto pedagógico do curso compreende, entre seus componentes curriculares, elementos caracterizadores da modalidade de educação a distância, tais como: videoconferência (sistema Multicast), monitoramento remoto online, chats e fóruns de discussão, teleconferências, sites interativos, protocolos de atividades – material impresso, tutoria e vivências educadoras. A Educação Física tem participação direta no desenvolvimento dos seguintes temas: Linguagens, Códigos e Tecnologias; Corpo e Movimento e Recursos de Aprendizagem: jogos vivenciais, didáticos e lúdicos.
Palavras-chave: Formação de Professores. Mídias interativas. Educação Física.
|
2677 0 bytes Revista da Educação Física/UEM, Maringá, v. 13, n http://www.boletimef.org |
|