Categoria: Educação Fisica Artigos |
Jogo carimbador: esquemas de resolução e importância educacional  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
CARRACEDO, Valquíria Aparecida; MACEDO, Lino de
Neste trabalho estudou-se o Carimbador, jogo pertencente à família dos pegadores, que se caracterizam por ações de ataque e defesa. Os objetivos foram: a) apresentar um modelo de dinâmica do jogo; b) analisar diferenças e semelhanças em grupos de crianças de quatro a cinco (GI), seis a sete (GII) e 12-13 anos (GIII), na consideração das regras do jogo e nos esquemas de resolução de problemas (procedimentos) utilizados e c) analisar a importância educacional dos jogos. Para essas análises foram selecionadas duas partidas do jogo de cada grupo, gravadas em vídeo. Quanto ao modelo, foi proposta uma figura descrevendo a dinâmica do jogo. A análise das regras foi feita de forma quantitativa (número de regras consideradas) e qualitativa (exemplos em cada grupo). Os esquemas de resolução foram analisados de acordo com os aspectos de ocupação espacial, sistema de marcação, passes, arremessos e salvamento dos jogadores. De modo geral, os resultados indicaram que o GI realizou ações individuais e jogadas sem participação coletiva; o GII apresentou esboços de ações coordenadas e tentativas de jogo de equipe; o GIII realizou jogadas coordenadas, mas sem estratégias mais elaboradas ou táticas. Foram duas as principais contribuições deste estudo. Primeiro, propor – na perspectiva da criança - uma análise de procedimentos para resolver problemas, desenvolvendo habilidades motoras em um contexto de regulação ativa. Segundo, na perspectiva do professor, a partir das diferenças entre os grupos, sugerir um modo de observação e intervenção nas aulas de Educação Física, em que se valorize níveis de jogos e de consideração das regras.
Palavras-chave: Jogo. Esquemas de resolução. Importância educacional.
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2246 0 bytes Rev. paul. Educ. Fís., São Paulo, 14(1):29-44, jan http://efartigos.atspace.org/jogos.html |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Futebol e Cinema: relações  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
MELO, Victor A. de.
Este artigo tem por objetivo discutir as relações entre futebol e cinema no decorrer da história, bem como identificar representações deste esporte em filmes, de forma a entender uma das vias de sua popularização. A despeito de fatores limitantes e de muitos desafios, o estudo reconhece que o futebol esteve presente na obras de importantes cineastas e em algumas cinematografias mundiais. Só no Brasil, entre 4.500 películas analisadas e entre 204 filmes que de alguma forma representam o esporte, o futebol está presente em 117 produções. Nesse percurso, cinema e futebol se influenciaram mutuamente, algo que permite a pesquisadores entender melhor certos discursos sobre a sociedade.
Palavras-chave: Futebol. Cinema. História do esporte.
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2260 0 bytes Rev. Port. Cien. Desp., out. 2006, vol.6, no.3, http://www.scielo.br |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Correlação entre medidas antropométricas e aceitação pessoal da imagem corporal em bailarinas de dan  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
FERREIRA, Alexandre; BERGAMIN, Renata Aparecida; GONZAGA, Tatiana Lima
O presente estudo teve como objetivo avaliar o tipo físico atual através do IMC e %G e verificar o nível de percepção e satisfação individual da imagem corporal, numa amostra de bailarinas adolescentes praticantes de Dança Moderna. Para tal, 16 bailarinas de uma academia da cidade de Campinas foram submetidas a avaliações antropométricas e a aplicação do Questionnarie-BSQ e a escala proposta por Stunkard et al, (1983). Os resultados encontrados evidenciam que 50% das bailarinas se encontram com o IMC normal e a outra metade abaixo do padrão de normalidade e, em relação ao %G a maioria está dentro da faixa normal, porém 43,75% estão abaixo. Ao verificar os dados subjetivos (BSQ e silhuetas), apesar dos anteriores, percebe-se que há uma busca por uma silhueta mais magra e insatisfação com a forma de seus corpos.
Palavras-chave: Bailarinas. Adolescentes. Imagem corporal. Percepção individual. Distorção.
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2272 0 bytes MOVIMENTO e PERCEPÇÃO > Vol. 9, Nº 12 (2008) http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Educação Física dialógica: uma experiência de intervenção no ensino fundamental  |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
CARMO, Clayton da Silva; GONÇALVES JUNIOR, Luiz
As diversas dificuldades enfrentadas durante a prática profissional em Educação Física escolar, dentre elas o baixo índice de participação e interesse das crianças nas aulas, fizeram com que surgissem algumas inquietações que remetem à revisão de nossa metodologia e estratégias de ensino e de aprendizagem. Assim, realizamos intervenção baseados pela pedagogia dialógica, após levantamento de tema gerador junto a comunidade escolar, em aulas regulares do componente curricular educação física em uma turma de 3ª série do ensino fundamental de uma escola pública. O objetivo deste estudo foi o de analisar a aceitação, participação e significação dos/as educandos/as na utilização da perspectiva dialógica na educação física escolar. A metodologia de pesquisa adotada foi qualitativa com inspiração na fenomenologia. As intervenções foram sistematicamente registradas em diários de campo, dos quais, após a identificação das unidades de significado, emergiram cinco categorias: A) “Escolhendo o tema gerador”, B) “Dialogicidade nas aulas de Educação Física”, C) “Contribuições da professora de sala”, D) “Atividades originadas a partir da dialogicidade” e E) “Resistência na realização das tarefas”. Tais categorias possibilitaram a construção dos resultados. Consideramos que, dentre as dificuldades encontradas na intervenção, uma das mais preocupantes foi a resistência inicial das crianças em realizarem as tarefas de casa e as atividades em aula, bem como condutas que atrapalhavam a conversação. Favoravelmente observamos o desenvolvimento da autonomia e o rompimento gradual da resistência das crianças em realizar atividades nas aulas, com mudanças na conduta gerando situações de cooperação, solidariedade e responsabilidade, nova conduta que entendemos dever-se ao trabalho desenvolvido com a temática respeito, mais do que isso, nos indicam a aceitação e significação dos/as educandos/as do transcurso da intervenção com a pedagogia dialógica.
Palavras-chave: Ensino e Aprendizagem. Educação Física Escolar. Pedagogia Dialógica.
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2323 0 bytes CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E CONGRESSO IBERO–A http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Associação Brasileira de Masters de Natação (ABMN): ponto de referência na história da natação maste  |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
DEVIDE, Fabiano Pries
Os objetivos do presente estudo foram investigar os fatores responsáveis pela fundação da ABMN e sua importância para a natação master brasileira. Através do método da história oral, foram feitas quatro entrevistas com sócios-fundadores e dirigentes da entidade desde a sua fundação em 1984. Após transcrição, reenvio aos colaboradores, conferência e análise dos dados, concluímos que a ABMN foi de extrema importância para a profissionalização da natação master no Brasil, que possui importância educacional e cultural, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos nadadores e para uma transformação no estigma social da velhice por parte de seus praticantes, amigos e familiares.
Palavras-chave: Natação master. História oral.
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2353 0 bytes Movimento, Porto Alegre, v. 5, n. 11, p. 33-44, de http://www.boletimef.org |
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