Categoria: Educação Fisica Artigos |
Doping genético e esporte |
Versão: pdf Atualização: 27/2/2013 |
Descrição:
RAMIREZ, Andréa; RIBEIRO, Álvaro Antônio Carneiro Pinto
Em uma época em que as Ciências do Esporte aportam cada vez mais decisivamente elementos para a melhora do desempenho esportivo dos praticantes de esportes de alto rendimento, em particular, e de atividades físicas, em geral, ganham em importância discussões acerca da utilização de novos métodos e substâncias em suas mais amplas implicações. Quer do ponto de vista sanitário ou ético, o doping genético tem suscitado debates tão intensos quanto questionáveis do ponto de vista científico. Pelo método dialético vêm as linhas a seguir com o objetivo de propor novo enfoque sobre o que é atualmente considerado doping genético pela Agência Mundial Antidoping, assim como para enfatizar a necessidade de buscar uma solução mais adequada à inevitável evolução e impacto que terão as tecnologias biomoleculares na humanidade e, logo, no esporte de alto rendimento. Com a apropriação de conceitos de áreas do conhecimento humano como a Biologia, o Direito e a Filosofia, este ensaio se propõe a auxiliar na compreensão de elementos centrais do doping genético e a provocar o surgimento de novas interrogações. Considera-se ao final que o tratamento dado pela Agência Mundial Antidoping à utilização de tecnologias biomoleculares corresponde apenas em parte às transformações por que passa o mundo e às expectativas do Movimento Olímpico quanto à sua razão de existir.
Palavras-chave: Doping Genético. Esportes. Tecnologias Biomoleculares. Agência Mundial Antidoping. Direito.
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3813 0 bytes Revista Metropolitana de Ciências do Movimento Hum http://www.boletimef.org |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
É o futebol o ópio do povo? Uma abordagem econômica preliminar |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
SHIKIDA, Cláudio Djissey; SHIKIDA, Pery Francisco Assis Uma afirmação de senso comum – entre economistas e não-economistas é a de que o “futebol é o ópio do povo”. Este artigo representa uma tentativa original de se responder a esta pergunta. Argumenta-se que um aumento do tamanho do poder arrecadatório do governo pode ocorrer sem reação correspondente por parte do brasileiro comum pois o brasileiro substituiria “reação” ao aumento do governo pela “válvula de escape” representada pelo futebol. Assim, evidências preliminares da ação predatória do Estado sobre o número de pagantes em jogos do campeonato “Brasileirão” são captadas pelos “dias de servidão”, controlando-se por inovações institucionais/tecnológicas, o nível geral de preços e variações nas regras do campeonato. Encontra-se que, ceteris paribus, o aumento de 1% nos dias de servidão do brasileiro gera um aumento de 1% no número de pagantes aos jogos, em um ano.
Palavras-chave: Análise econométrica dos esportes. Futebol. Carga tributária.
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878 0 bytes ENCONTRO DE ECONOMIA PARANAENSE, 3., 2004, Londrin http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Educação Física Adaptada ao Deficiente Visual |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
NEVES, Geraldo Nepomuceno das; FRASSON, Antonio Carlos; CANTORANI, José Roberto Herrera
O presente trabalho tem como objetivo discutir a inclusão do portador de deficiência visual nas aulas de Educação Física. O interesse pelo tema se verifica em virtude da defasagem apresentada por essas crianças nas áreas motora, cognitiva e sociais-afetiva. É factível a compreensão de que essa defasagem não é inerente à condição de deficiente visual, e sim, muito provavelmente, em função da falta de estímulos e de um efetivo trabalho motor. Intenta-se, assim, mostrar que quanto maiores as oportunidades do deficiente visual experimentar situações variadas e de interagir com o ambiente que o rodeia, maior seu nível de desenvolvimento e de compreensão do mundo. O trabalho também enfoca o papel do professor de Educação Física e a adequação de metodologias de ensino nas aulas de Educação Física para o atendimento a esses deficientes, respeitando suas diferenças, desenvolvendo suas capacidades e promovendo sua autonomia.
Palavras-chave: Educação Física. Deficientes visuais. Inclusão.
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13329 0 bytes Universidade Estadual de Ponta Grossa http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Educação Física dialógica: uma experiência de intervenção no ensino fundamental |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
CARMO, Clayton da Silva; GONÇALVES JUNIOR, Luiz
As diversas dificuldades enfrentadas durante a prática profissional em Educação Física escolar, dentre elas o baixo índice de participação e interesse das crianças nas aulas, fizeram com que surgissem algumas inquietações que remetem à revisão de nossa metodologia e estratégias de ensino e de aprendizagem. Assim, realizamos intervenção baseados pela pedagogia dialógica, após levantamento de tema gerador junto a comunidade escolar, em aulas regulares do componente curricular educação física em uma turma de 3ª série do ensino fundamental de uma escola pública. O objetivo deste estudo foi o de analisar a aceitação, participação e significação dos/as educandos/as na utilização da perspectiva dialógica na educação física escolar. A metodologia de pesquisa adotada foi qualitativa com inspiração na fenomenologia. As intervenções foram sistematicamente registradas em diários de campo, dos quais, após a identificação das unidades de significado, emergiram cinco categorias: A) “Escolhendo o tema gerador”, B) “Dialogicidade nas aulas de Educação Física”, C) “Contribuições da professora de sala”, D) “Atividades originadas a partir da dialogicidade” e E) “Resistência na realização das tarefas”. Tais categorias possibilitaram a construção dos resultados. Consideramos que, dentre as dificuldades encontradas na intervenção, uma das mais preocupantes foi a resistência inicial das crianças em realizarem as tarefas de casa e as atividades em aula, bem como condutas que atrapalhavam a conversação. Favoravelmente observamos o desenvolvimento da autonomia e o rompimento gradual da resistência das crianças em realizar atividades nas aulas, com mudanças na conduta gerando situações de cooperação, solidariedade e responsabilidade, nova conduta que entendemos dever-se ao trabalho desenvolvido com a temática respeito, mais do que isso, nos indicam a aceitação e significação dos/as educandos/as do transcurso da intervenção com a pedagogia dialógica.
Palavras-chave: Ensino e Aprendizagem. Educação Física Escolar. Pedagogia Dialógica.
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2216 0 bytes CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E CONGRESSO IBERO–A http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Educação Física e fenomenologia: aproximações e distanciamentos |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
FOLLE, Alexandra; BOSCATO, Juliano Daniel; BIANCHI, Paula
A produção do conhecimento na área da Educação Física tem gerado, atualmente, diversos debates e reflexões no meio acadêmico. Nesse sentido, apresentar subsídios teóricos que contribuam com uma análise e discussão mais aprofundada das relações entre a produção de conhecimento em Educação Física e a abordagem fenomenológica é o objetivo central deste estudo. Através, de análises bibliográficas e empíricas identificou-se que a Fenomenologia, constitui-se em uma perspectiva abrangente que se propõe a descrever os fenômenos como eles se mostram. As pesquisas que se propõem a investigar, através da Fenomenologia tem se mostrado de forma superficial cometendo equívocos no que tange a conceitos e características e, muitas vezes, confundindo métodos naturalistas com a Fenomenologia. Conclui-se que a Fenomenologia contribui com estudos sobre o movimento humano, devido às características que este possui, como intencionalidade, sentido e significado. Além disso, exige dos sujeitos uma "nova" forma de compreender o mundo, sendo que através da apropriação de leituras, discussões e a própria vivência, esses sujeitos podem tornarem-se pesquisadores fenomenológicos.
Palavras-chave: Educação Física. Fenomenologia. Produção do conhecimento.
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6555 0 bytes Revista Digital - Buenos Aires - Año 12 - N° 116 - http://www.efdeportes.com |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Educação Física escolar: análise do cotidiano pedagógico e possibilidades de intervenção |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
FINCK, Silvia Christina Madrid
Este artigo refere-se ao projeto de pesquisa elaborado, pelo autor (a), para ser desenvolvido no período do ano de 2007 a 2009. A pesquisa tratará da análise do cotidiano pedagógico (prática pedagógica) efetivado pelo professor de Educação Física, na educação infantil, no ensino fundamental e médio, nas Escolas Públicas Estaduais e Municipais, da cidade de Ponta Grossa. A pesquisa é qualitativa, de campo, participativa, de cunho etnográfico. A questão problemática central, norteadora da pesquisa, a ser investigada, refere-se a questão de como os professores de Educação Física têm efetivado sua prática pedagógica nas Escolas Públicas Estaduais e Municipais na cidade de Ponta Grossa.
Palavras-chave: Educação Física. Escola. Cotidiano pedagógico. Formação de professores.
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11301 0 bytes Encontro Paranaense de Pesquisa e extensão em Ciên http://www.boletimef.org |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Educação Física Escolar: um olhar para a educação infantil |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
BÜRGER, Leisa Caetano Bürger; KRUG, Hugo Norberto
A investigação buscou analisar a realidade da disciplina de Educação Física nas turmas de Educação Infantil das escolas da rede privada de Santa Maria-RS, visto ser esse tema de fundamental importância para a Educação, reconhecendo assim, a participação da Educação Física no desenvolvimento infantil. A investigação assumiu um enfoque fenomenológico com abordagem qualitativa. Os sujeitos do estudo foi composto por três professores de Educação Física que atuam em turmas de Educação Infantil. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário com perguntas abertas e fechadas e, a interpretação dos dados se deu pela análise de conteúdo. Quatro constructos nortearam o estudo: o perfil do professor de Educação Física na Educação Infantil, a valorização da Educação Física na Educação Infantil, os aspectos organizacionais e a prática pedagógica. Os resultados do trabalho permitiram concluir que há um pequeno número de escolas que oferecem aulas de Educação Física para as turmas de Educação Infantil, ou seja, poucos professores de Educação Física trabalham com as turmas infantis. Entretanto, evidenciou-se que, os professores pesquisados possuem uma postura didático-pedagógica que valoriza a Educação Física, de tal forma que a mesma não se torna apenas um fazer pelo fazer, mas que possa contribuir para uma Educação integral da criança através do movimento.
Palavras-chave: Educação Física. Educação Física escolar. Educação infantil.
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21488 0 bytes Revista Digital - Buenos Aires - Año 13 - No 130 - http://www.efdeportes.com |
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