Categoria: Educação Fisica Artigos |
Programas de educação pelo esporte: qual formação está em jogo? |
Versão: PDF Atualização: 29/2/2012 |
Descrição:
NEIRA, Marcos Garcia
O esporte, enquanto fenômeno cultural multifacetado, foi transformado por determinados setores da sociedade capitalista pós-industrial em produto de consumo, meio de promoção social e instrumento de educação. Os grupos interessados na formação para uma certa cidadania, recorrem a instituições sociais governamentais ou não, para organizar programas que divulgam o potencial educativo do esporte e alentam suas qualidades pedagógicas e sua dimensão socializadora. Este breve ensaio, denuncia os equívocos dos pressupostos que fundamentam tais iniciativas e questiona seu potencial formativo, a partir do confronto do discurso do senso comum que relaciona educação e esporte, com exemplos extraídos do cotidiano e conceitos da sociologia, pedagogia e filosofia.
Palavras-chave: esporte, educação, cidadania.
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654 0 bytes Movimento & Percepção, Espírito Santo do Pinhal, v http://boletimef.org/biblioteca/2363/Programas-de-educacao-pelo-esporte-qual-formacao-esta-em-jogo |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Sonhando com a magia dos jogos cooperativos na escola |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
CORTEZ, Renata do Nascimento Chagua
Este estudo teve por objetivo analisar e refletir sobre o lúdico praticado atualmente na escola pública. A escola não valoriza os conhecimentos e vivências dos alunos e ressalta o ensino formal tornando a escola um espaço não atraente para o educando. Nesta escola o lúdico não é valorizado. Sua prática é individual reforçando essa característica da nossa sociedade. Para transformar essa realidade e tornar a escola num ambiente alegre, agradável de estar e aprender é necessário mudar nossa prática pedagógica utilizando os jogos cooperativos que ao propiciar atividades que valorizam as experiências, fantasias e desejos dos alunos criam oportunidades para seu desenvolvimento físico, moral, intelectual e emocional garantindo a formação de uma consciência social, crítica, criativa, solidária e democrática.
Palavras-chave: Ensino, Escola, Jogos Cooperativos e Sociabilização.
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662 0 bytes MOTRIZ - Volume 2, Número 1, Junho/1996 http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Treinar futebol respeitando a essência do jogo: o exemplo do salto como ação tática e não somente té |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
SILVA, Pedro; SANTOS, Pedro, JUNIOR MARQUES, Nelson Kautzner
O objetivo da revisão foi de exemplificar a metodologia de treino do salto de impulsão vertical no futebol assente em premissas táticas. O treino das capacidades físicas, desprovido da sua relação com o verdadeiro significado do Futebol, tem sido bastante utilizado nos últimos anos. Este tipo de trabalho esquece, frequentemente, a relação que deveria existir com o modelo de jogo do treinador, não maximizando a sua utilidade para a forma de jogar que se pretende cultivar na equipa. No caso do salto, este só existe no Futebol enquanto habilidade aberta, pertencente a um sistema termodinâmico de não-equilíbrio, dentro do qual o jogador deverá tomar deliberada e oportunamente a decisão de saltar. Neste sentido consideramos oportuno estabelecer uma relação entre o treino do salto e o modelo de jogo.
Palavras-chave: Futebol. Modelo de jogo. Salto de impulsão vertical. Periodização. Tática.
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675 0 bytes Conexões, Unicamp http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Potencial da mídia e tecnologias aplicadas no mecanismo de mudança de comportamento, através de prog |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
FIGUEIRA JÚNIOR, Aylton J.
Este estudo apresenta reflexões sobre o papel da mídia, em seus diferentes níveis de atuação, como um mecanismo importante de intervenção para o incremento do nível de atividades físicas de populações, com propostas de melhoria da qualidade de vida e saúde. Diferentes formas de intervenção foram utilizadas em estudos, em todo o mundo, nas quais a quantificação da eficácia e penetração da mensagem muitas vezes não trouxeram resultados precisos. Embora se observem efeitos positivos de programas de intervenção, na mudança do estilo de vida, pouco se tem detalhado sobre as metodologias aplicadas, o que não permite determinar que papel a mídia possui, nesse contexto. A mídia, através das inovações tecnológicas, tem levado ao aumento da visibilidade das propostas, iniciativas, atuação dos novos paradigmas, para se atingir um estilo de vida ativo. A ação da mídia permite uma rápida e abrangente penetração social que, para os programas de intervenção, é de extrema importância. Por outro lado, poucos trabalhos têm apresentado a relação de custo e benefício do uso da mídia; metodologias utilizadas para a intervenção; acompanhamento de uma característica regional ou de grupos populacionais específicos e a quantificação da formas de mídia mais efetiva, na contribuição da mudança de comportamento, frente à atividade física. Embora essas afirmações pareçam de simples resposta, apresentamos algumas propostas de estudo, reflexões e ações que possam subsidiar o desenvolvimento de pesquisas e quantificar o impacto da mensagem em programas de promoção da saúde na população. Palavras-chave: Mídia. Mudança de comportamento. Programas de intervenção.
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677 0 bytes Rev. Bras. Ciên. e Mov. 8 (3): 39-46, 2000. http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Alterações posturais, desequilíbrios musculares e lombalgias em atletas de luta olímpica |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
DEZAN, Valério Henrique; SARRAF, Thiago Augusto; RODACKI, André Luiz Félix
Este estudo objetivou analisar a ocorrência de lombalgias, curvaturas da coluna vertebral e encurtamento dos principais músculos que controlam a inclinação pélvica em atletas de luta olímpica. Métodos: Foram analisados 12 atletas de elite do sexo masculino (23,7 ± 5,0 anos; 1,71 ± 0,1 m; 74,2 ± 8,3 Kg). Os ângulos torácico e lombar da coluna vertebral, o encurtamento muscular dos flexores uni e bi-articulares da articulação do quadril e a flexibilidade dos músculos isquiostibiais foram quantificados por fotometria e fleximetria. A ocorrência de dores nas costas foi verificada por meio de questionário. Resultados: Mais da metade dos atletas (58%) apresentaram lombalgias dos quais 71,4% foram considerados como crônicas. Os sujeitos com dores crônicas apresentaram maior ângulo lombar, maior encurtamentos dos flexores uni e bi-articulares do quadril e maior flexibilidade dos músculos isquiostibiais comparados com os portadores de dores agudas e assintomáticos (p < 0,01). Foi encontrado uma correlação positiva entre a lordose e encurtamento dos flexores uni (r =0,77) e bi-articulares (r = 0,67) do quadril e entre lordose e flexibilidade dos isquiostibiais (r = 0,84).
Palavras-chave: Luta Olímpica. Postura. Lombalgias. Desequilíbrios Musculares.
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682 0 bytes R. bras. Ci. e Mov. Brasília v. 12 n. 1 p. 35-38 j http://efartigos.atspace.org/lutas.html |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Parâmetros dinâmicos de movimentos selecionados da Capoeira |
Versão: PDF Atualização: 29/2/2012 |
Descrição:
BRENNECKE, Allan; AMADIO, Alberto C.; SERRÃO, Júlio C.
Tendo em vista a escassa produção científica com enfoques biológicos sobre a Capoeira, o objetivo deste estudo foi realizar a análise dinâmica de movimentos selecionados da capoeira no âmbito da Força de Reação do Solo (FRS). A amostra constituiu-se de 10 capoeiristas, os quais realizaram sobre uma plataforma de força 4 diferentes movimentos: “Negativa Fechada”, “Martelo”, “Armada Pulada” e “Parafuso”. A análise das curvas de FRS centrou-se: na Força Vertical Máxima (Fy máx), noTempo até o Pico de Fy máx (TFy máx), no Gradiente de Crescimento de Fy (GC Fy) e no Impulso gerado por Fy nos primeiros 50ms de execução dos movimentos (I50).
Palavras-chave: capoeira, força de reação do solo, biomecânica.
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684 0 bytes Rev Port Cien Desp 2(V) 153–159 http://www.scielo.oces.mctes.pt/pdf/rpcd/v5n2/v5n2a03.pdf |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Nível de atividade física e comportamento sedentário em escolares |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
SILVA, Diego Augusto Santos; LIMA, Jadson de Oliveira; SILVA, Roberto Jerônimo dos Santos; PRADO,Rosa Luciana
Este trabalho objetivou verificar o nível de atividade física (NAF) e o comportamento sedentário em escolares da cidade de Aracaju (SE). Participaram do estudo 1028 estudantes de ambos os sexos, com uma média de 15,38 (2,44) e 15,24 (2,40) anos de idade para o sexo feminino e masculino, respectivamente. Da amostra, 24,7% eram crianças e 75,3% adolescentes, com uma média de 12,07 (0,88) e 16,39 (1,72) anos de idade, respectivamente. Utilizou-se um instrumento já aplicado em estudos nacionais, com o qual se identificou o tempo médio de horas assistindo TV (hTV) por dia e o NAF – PAQ-C. Para a análise de dados, foram empregados a estatística descritiva, o teste “t” para amostras independentes, o Exato de Fisher e o teste de comparação entre duas proporções. Adotou-se nível de significância de 5% (p≤0,05). O sexo masculino teve um escore de 2,25 (0,60) para atividade física, significativamente, maior que o feminino. A prevalência de sedentarismo foi 72,5, 89,3 e 85,2% para o sexo feminino, considerando os grupos “crianças”, adolescentes” e “todo o grupo”, respectivamente, sendo para o masculino uma prevalência de 55,4, 74,8 e 69,8% para os mesmos grupos considerados. Não houve diferenças quando consideradas as hTV entre os sexos e nem ao comparar escolares sedentários com ativos fisicamente (p>0,05). Concluiu-se que: a) há alta prevalência de crianças e adolescentes caracterizados como “sedentários” e “muito sedentários”; b) o sexo masculino apresentou maiores NAF que o feminino c) adolescentes são menos ativos do que as crianças. d) há grande quantitativo de hTV no grupo estudado.
Palavras-chave: Atividade motora. Estudantes. Estudos transversais.
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698 0 bytes Rev Bras Cineantropom Desempenho Hum 2009, 11(3):2 http://rbcdh.ufsc.br/MostraEdicao.do?edicao=41 |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Hipóteses para a popularização do futebol em São Paulo (1894-1920) |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
STREAPCO, João Paulo França; RÚBIO, Kátia
Este artigo tem por objetivo discutir os aspectos sociais e históricos envolvidos no surgimento do futebol, na cidade de São Paulo no final do século XIX, e seu desenvolvimento na metrópole, a partir das primeiras duas décadas do século XX. Serão analisadas as relações entre a modernização gerada pelo advento da urbanização de São Paulo, levando em consideração o aparecimento dos esportes, de novas modalidades de lazer e as novas formas identitárias relacionadas a este processo modernizador.
Palavras-chave: Modernização. Cultura. Urbanização.
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722 0 bytes Recorde, Rio de Janeiro, v. 2, n. 1, jun. 2009. http://boletimef.org |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Estudo longitudinal do crescimento corporal de escolares de 10 a 14 anos: dimorfismo sexual e pico d |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
BERGMANN, Gabriel Gustavo; et al
O acompanhamento do crescimento corporal durante a adolescência é um importante indicador de saúde, além de possibilitar a identificação do estado maturacional dos indivíduos. Frente a isso, os objetivos do estudo foram: a) descrever o desenvolvimento da estatura e de massa corporal de meninas e meninos dos 10 aos 14 anos de idade e suas diferenças nesse processo, e; b) identificar o momento e a magnitude do pico de velocidade em altura (PVA) e do pico de velocidade em massa corporal (PVP) de meninos e meninas. Para tanto, foram acompanhados dos 10 aos 14 anos de idade, 70 escolares dos dois sexos. Foram medidas a estatura (cm) e a massa corporal (kg) dos mesmos indivíduos, anualmente, de 2001 a 2005. Os resultados demonstram que até os 12 anos não existem diferenças consistentes entre os sexos, e que aos 13 e 14 anos, os meninos são maiores e mais pesados que as meninas. O PVA e PVP ocorreram no mesmo período, sendo nos meninos dos 12 para os 13 anos, e nas meninas dos 10 para os 11 anos. Frente aos resultados, concluímos que, até o PVA dos meninos, não existem diferenças expressivas no crescimento corporal entre os sexos e que, a partir desse evento, os meninos ficam maiores e mais pesados que as meninas. Além disso, concluímos que o PVA e o PVP ocorrem cerca de dois anos antes nas meninas.
Palavras-chave: Dimorfismo sexual. Crescimento físico. Pico de velocidade.
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725 0 bytes Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempen http:// |
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