Categoria: Educação Fisica Artigos |
A Ginástica Laboral: os contrastes nos resultados quando orientada pelo Educador Físico |
Versão: PDF Atualização: 22/4/2013 |
Descrição:
ARGENTONL, Wagner Hauer; CANCELLI, Rafael Godoy; MITUE, Evandete
A Ginástica Laboral foi desenvolvida para ser uma atividade física realizada no ambiente e durante o expediente de trabalho e que visa melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores que a praticam e consequentemente a produtividade das empresas que a implementam. A crescente busca pela ginástica laboral gerou áreas de inserção dos profissionais de educação física e com isso também, conflitos quanto ao profissional responsável pela aplicação do programa. O presente estudo teve como objetivo verificar na literatura, se existe diferença nos resultados da ginástica laboral quando orientada por “multiplicadores” e professores de Educação Física e qual destes com os objetivos do programa. Os principais benefícios da ginástica laboral quando orientada por educadores físicos são a melhora da consciência corporal, o combate ao sedentarismo e também melhorar a capacidade funcional do indivíduo, além de favorecer o relacionamento social e a disposição para o trabalho. Constatou-se, com a pesquisa, que as empresas e os funcionários onde a ginástica laboral não é orientada por profissional habilitado na área, estão perdendo ou deixando de ganhar os benefícios que poderiam ter se esta fosse orientada diretamente pelo profissional de Educação Física.
Palavras-chave: Ginástica laboral. Educador Físico. Multiplicadores.
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6305 0 bytes Centro Universitário Positivo, Curitiba - PR http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
A importância da ginástica laboral na prevenção de doenças ocupacionais |
Versão: PDF Atualização: 28/2/2013 |
Descrição:
OLIVEIRA, João Ricardo Gabriel de O objetivo deste estudo foi verificar, através de revisão bibliográfica, a importância da Ginástica Laboral na prevenção de doenças ocupacionais. Para tanto, foi feito um breve histórico sobre as Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), assim como sobre Ginástica Laboral, analisando-se os aspectos relacionados às LER/DORT, os diferentes métodos de Ginástica Laboral, bem como os resultados positivos obtidos através desta ginástica. Das evidências apresentadas por diferentes autores, ressalta-se a importância da Ginástica Laboral no alívio das dores corporais, na diminuição dos casos de LER/DORT, no aumento da produtividade e no maior retorno financeiro para empresas.
Palavras-chave: Ginástica Laboral. Lesões por Esforços Repetitivos. Distúrbios Osteomusculares relacionados ao trabalho. Qualidade de Vida.
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16636 0 bytes Revista de Educação Física, Rio de Janeiro, n. 13 http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
A influência da atividade de volta à calma para a melhoria do aprendizado em crianças do Ensino Fund |
Versão: pdf Atualização: 28/2/2013 |
Descrição:
PADILHA, Sergio Leite; PIETA, Silvia Aparecida
Compreender o processo de aprendizagem escolar da criança significa estar atento a todos os elementos que realmente influenciam o mesmo. Desta forma realizou-se este estudo, o qual se caracterizou como uma pesquisa de campo com metodologia experimental, com o objetivo de trabalhar a volta à calma, bem como avaliar a contribuição dessa atividade dentro das aulas de Educação Física para a melhoria do aprendizado escolar das crianças do Ensino Fundamental. A pesquisa foi realizada no Colégio Oscar Rocker, no município de Palmas - PR, com 25 alunos, escolares da 4ª série do Ensino Fundamental. Os dados foram coletados em dois momentos, um primeiro, com a volta à calma e outro sem, comparando o mesmo sujeito em dois momentos. Foi utilizado, como instrumento de coleta, a intermediação de conteúdos da Matemática, em seguida uma prova escrita sobre o mesmo conteúdo. Com a análise dos resultados concluiu-se que a volta à calma influencia significativamente na aprendizagem de crianças do Ensino Fundamental, das séries iniciais. Os resultados indicaram que a média do teste escrito aplicado após a aula de Educação Física com volta à calma (7,52 ± 1,90) foi significativamente maior (p = 0,00) que a média obtida no teste escrito realizado após a aula sem volta à calma (5,33 ± 2,37). Comparando-se a diferença entre as médias (MD = 2,19) houve aumento de 41,09% entre os resultados com e sem volta à calma.
Palavras-chave: Volta à Calma. Aprendizagem. Educação Física.
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16527 0 bytes Curso em Educação Física - UNICS |
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