Categoria: Ciências Artigos |
Prevenção de doenças sexualmente transmissíveis em mulheres: associação com variáveis sócio-econômic |
Versão: PDF Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
JIMÉNEZ, Ana Luisa; GOTLIEB, Sabina Léa Davidson; HARDY, Ellen; ZANEVELD, Lourens J. D.
As doenças sexualmente transmissíveis (DST) têm sido debatidas no ambiente científico e nos meios de comunicação de massa, em especial, por sua associação a maior risco de infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV ). Estudou-se a adoção de comportamentos por mulheres para proteção das DST, tal como a associação destes a variáveis sócio-econômicas e demográficas. Trata-se de estudo descritivo, com dados secundários de pesquisa feita em Campinas, São Paulo, na qual foram entrevistadas 635 mulheres selecionadas mediante a técnica de amostragem “bola de neve”. Foram classificadas em: adolescentes e adultas de status sócio-econômico médio-alto ou baixo. Grande proporção delas não se prevenia das DST, em particular, as de status baixo. Em todos os grupos, o condom masculino foi o método de prevenção mais referido. Houve associação negativa entre parceiro fixo e uso de condom, e a principal razão para não usá-lo foi “só ter um parceiro e confiar nele”. Em meio às adolescentes, ocorreu associação positiva entre escolaridade acima da oitava série e uso de condom, bem como negativa entre idade e uso desse método. Entre adultas o uso exclusivo de condom esteve, em geral, positivamente associado a status sócio-econômico.
Palavras-chave: Mulheres. Preservativo. Doenças Sexualmente Transmissíveis. Posição Sócio-econômica.
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427 0 bytes Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 17(1):55-62, j http:// |
Categoria: Ciências Artigos |
Possibilidades, equívocos e limites no trabalho do professor/pesquisador - enfoque em Ciências |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
ALMEIDA, Maria José P.M. de; SOUZA, Suzani Cassiani de São apresentados recortes da pesquisa "Supletivo Individualizado: Possibilidades, Equívocos e Limites no Ensino de Ciências", centralizada nas relações aluno/professor,aluno/recursos didáticos e na análise de mudanças no trabalho pedagógico, na área de Ciências, num curso para educação de adultos. O foco desta apresentação é a trajetória da professora/pesquisadora, proponente e executora da investigação.
Palavras-chaves: Professor/pesquisador. Mudança Pedagógica. Ensino de Ciências.
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1121 0 bytes IENCI – V1(2), pp.145-154, 1996 http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID14/v1_n2_a3.pdf |
Categoria: Ciências Artigos |
Percepção e Educação Ambiental sobre o Ecossistema Manguezal Incrementando as Disciplinas de Ciênci |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
RODRIGUES, Lauro Lopes; FARRAPEIRA, Cristiane Maria Rocha; RODRIGUES, Rotichilda O. Lopes Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de identificar as percepções de alunos de uma escola sobre o ecossistema manguezal, usando elementos didáticos e naturais disponíveis para realizar uma ação de educação ambiental. A percepção prévia dos alunos sobre o ecossistema foi avaliada por meio de um questionário, seguida de uma fundamentação teórica, complementada com uma visita a um manguezal conservado (Rio Paripe, Itamaracá) e outro impactado (Rio Jiquiá, Recife, perto da escola), sendo aplicados novos questionários para avaliar suas concepções e as estratégias acadêmicas. Os estudantes demonstraram um conhecimento prévio relativo sobre o manguezal e a ação educativa demonstrou eficácia na transferência dos conceitos ecológicos sobre o ecossistema, valendo-se do método de aproveitar seu conhecimento cotidiano para incentivá- los a conhecer o lado científico do tema, culminando com o desenvolvimento da consciência ecológica.
Palavras-chave: Manguezal. Percepção Ambiental. Educação Ambiental. Contextualização. Ensino.
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1468 0 bytes IENCI – V13(1), pp.79-93, 2008 http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID139/v13_n1_a2008.pdf |
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