Um número significativo de trabalhos em Ensino de Genética tem sido apresentado nos últimos encontros científicos, tanto da área de Genética como de outras áreas das Ciências Biológicas e da Educação. A relevância desta nova área de pesquisa é evidenciada quando, nos cursos de formação continuada de professores, temas relacionados à Genética surgem como uma das maiores preocupações no ensino de Biologia..
Palavras-chave: História da Ciência. Concepção de Ciência. Ensino de Genética.
RIBEIRO, Paula Regina Costa; SOUZA, Nádia Geisa Silveira de; SOUZA, Diogo Onofre
Neste trabalho buscamos ver e entender como a sexualidade tem sido tratada nas práticas de sala de aula das séries iniciais, considerando que a percebemos como uma construção histórica e cultural.
Este texto relata um trabalho com professores do ensino básico de alguns municípios brasileiros com diferentes perfis: do litoral ao interior, de capitais a cidades pequenas. Com o propósito maior de facilitar, entre os docentes, a percepção da identidade entre educação ambiental e educação em saúde, foram tratadas questões locais relacionadas à qualidade de vida.
Palavras-chave: Educação em saúde. Educação ambiental. Saúde ambiental. Estudantes. Escolas.
No presente trabalho são apresentados, brevemente, alguns antecedentes históricos da educação em saúde no Brasil, desde o final do século passado até os dias atuais, e as diversas características de enfoque que tal campo apresentou ao longo do tempo.
Palavras-chave: Educação. Saúde. Educação em Saúde. Educação Ambiental. Ensino Fundamental.
Considerando a importância da informação sobre a esquistossomose, para alunos de 7 a 15 anos, faixa etária apontada como de alta prevalência em regiões endêmicas e cujos hábitos colaboram para a disseminação da doença, foi elaborado um material de ensino baseado em um texto de conotação literária, aplicado em escolas de região considerada foco isolado da doença no Município do Rio de Janeiro (Brasil).
Palavras-chave: Educação em saúde. Métodos. Saúde escolar. Esquistossomose. Prevenção e controle. Materiais de ensino.
REIS, Norma Teresinha Oliveira; GARCIA, Nilson Marcos Dias
Neste trabalho são relatados os resultados de uma pesquisa realizada junto a alunos do Ensino Fundamental, que teve como objetivo motivar e utilizar elementos da exploração espacial para facilitar a compreensão de um assunto científico específico e propiciar conhecimento sobre as atividades astronáuticas.
Palavras-chave: Ensino de Ciências. Educação espacial. Astronáutica.
LIMA, Kênio Erithon Cavalcante; VASCONCELOS, Simão Dias
O professor de Ciências enfrenta uma série de desafios para superar limitações metodológicas e conceituais de formação em seu cotidiano escolar. Este trabalho buscou conhecer as principais dificuldades e metodologias de ensino de Ciências da rede pública municipal do Recife.
Palavras-chave: Educação continuada. Escola pública. Perfil do educador. Avaliação. Recursos didáticos.
ROSA, Paulo Ricardo da Silva Neste trabalho, apresentamos uma análise da função dos recursos audiovisuais na Educação em geral e no Ensino de Ciências em particular. A ênfase é dada na relação entre o uso de Recursos Audiovisuais e o desenvolvimento da função simbólica, como encontrado em Piaget e Vygotsky, e o uso desses recursos a partir de um ponto de vista ausubeliano. Palavras-chave: Ensino de Ciências. Recursos Audiovisuais.
2149 0 bytes Cad.Cat.Ens.Fís., v. 17, n. 1: p. 33-49, abr. 2000 http://
Este trabalho inclui uma revisão histórica das propostas de reforma do ensino de Ciências ao longo dos últimos anos. O caso descrito ilustra alguns dos caminhos percorridos por vários projetos desde a sua elaboração nos órgãos normativos como parte de políticas públicas até o dia-a-dia das salas de aula.
Palavras-chave: Reforma educacional. Didática e ensino das ciências. Avaliação e pesquisa.
1476 0 bytes São Paulo Perspec., Mar. 2000, v.14, n.1, p.85-9