Educadores

Ínicio : Biologia : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Título (A a Z)

Categoria: Biologia Artigos
Fazer Download agora! A abordagem do DNA nos livros de Biologia e Química do Ensino Médio: uma análise crítica Popular Versão: pdf
Atualização:  11/6/2013
Descrição:
FERREIRA, Poliana Flávia Maia; JUSTI, Rosária da Silva

Neste trabalho foi analisado como ocorre a abordagem do DNA em livros didáticos de Biologia e Química destinados ao Ensino Médio. Os aspectos analisados foram a abordagem do tema e os modelos de ensino apresentados pelos autores. A análise mostrou que existem sérios problemas relativos a ambos os aspectos. Como resultado, o ensino do DNA ocorre de forma desvinculada e, muitas vezes, incoerente nas duas disciplinas, não contribuindo para que os alunos entendam e desenvolvam uma visão crítica em relação a temas relativos à engenharia genética bastante enfatizados pela mídia ultimamente. Defendemos que tal ensino ocorra numa perspectiva interdisciplinar, como forma de realmente favorecer um aprendizado significativo dos alunos.

Palavras-chave: DNA. Livros. Didáticos. Interdisciplinaridade.

Downloads 2991  2991  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal de Minas Gerais  Site 
Avaliação: 5.00 (4 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Biologia Artigos
Fazer Download agora! A mediação pedagógica em uma disciplina científica como referência formativa para a docência de fut Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
SILVA, Lenice Heloísa de Arruda & SCHNETZLER, Roseli Pacheco

O trabalho enfoca a mediação pedagógica de um professor universitário no contexto de uma disciplina científica (Fisiologia) oferecida a licenciandos em Biologia. Investiga como tal mediação pode se tornar uma referência formativa para os futuros professores, particularmente por meio do processo de elaboração conceitual que o formador promove em suas aulas.

Palavras-chave: Mediação pedagógica. Formação. Docente. Biologia. Professor universitário.

Downloads 1564  1564  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciência & Educação (Bauru)  Site 
Avaliação: 9.00 (3 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Biologia Artigos
Fazer Download agora! Aliando conceitos e criatividade: proposta de dramatização na área de Genética e Biologia Celular p Popular Versão: pdf
Atualização:  11/6/2013
Descrição:
WASKO, Adriane P. ; BENTO, Ana Paula; FERREIRA, Daniela C. et all

Uma proposta de representação teatral foi elaborada por alunos do ensino médio da rede pública, sob a supervisão de docentes e alunos de pós-graduação, durante uma atividade de um grupo de extensão universitária cujo objetivo relacionava-se à popularização e à difusão da ciência. Esta proposta configura-se como um recurso didático para aulas de Genética e Biologia Celular e tem como finalidade transmitir conceitos destas áreas de formação criativa, lúdica e interativa.

Palavras-chave: Ensino. Extenção universitária. Teatro. Genética. Biologia. Celular.

Downloads 4858  4858  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unesp - SP  Site 
Avaliação: 9.00 (2 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Biologia Artigos
Fazer Download agora!A biologia em obras infantis de Monteiro Lobato: modulações literárias, científicas e culturais Popular Versão: pdf
Atualização:  11/6/2013
Descrição:
CARVALHO, Fabiana Aparecida de

A tessitura deste trabalho abarca os traços da Biologia presentes em duas obras infanto-juvenis de Monteiro Lobato. Os entendimentos acerca dos traços biológicos como evolução, seleção natural, tamanho, classificação e organização natural se hibridizam, mesclam-se a outros discursos e significados e apontam relações e significações que se dão entre os espaços - diferenças - dos múltiplos conhecimentos.

Palavras-chave: Biologia. Literatura. Traços. Biológicos. Monteiro. Lobato.

Downloads 1525  1525  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciência & Educação  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Biologia Artigos
Fazer Download agora!A Biotecnologia e os impactos bioéticos na saúde Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
MAFTUM, Mariluci Alves; MAZZA, Verônica Mello de Azevedo; et all

Trata­-se de uma pesquisa bibliográfica com o objetivo de reflexão sobre alguns assuntos polêmicos da atualidade decorrentes dos avanços da biotecnologia, como a reprodução assistida, a clonagem humana, a produção de produtos transgênicos e outros que não raro fazem parte do dia­ a ­dia dos profissionais de saúde. Assuntos para os quais não são encontradas respostas em Leis e Códigos de Ética Profissionais, com também não se tem um consenso em uma sociedade plural, uma vez que envolvem crenças e valores culturais divergentes.

Palavras-chave: Bioética. Reprodução assistida. Clonagem. Transgênicos. Biotecnologia.

Downloads 5084  5084  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal de Goiás   Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Biologia Artigos
Fazer Download agora!A Ciência cantada: um meio de popularização da ciência e um recurso de aprendizagem no processo educ Popular Versão: 
Atualização:  11/6/2013
Descrição:
OLIVEIRA. Adriane Dall ́Acqua de; ROCHA. Dalva Cassie; FRANCISCO. Antonio Carlos de.

A música como recurso didático pedagógico é uma linguagem alternativa moderna e lúdica para o ensino de Ciências e Biologia entre tantas outras. O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de utilização de duas músicas populares como recurso didático para articular diferentes saberes com temas ambientais. A análise das letras das músicas “A Serra”, da Plebe Rude, e “Passaredo”, de Chico Buarque e Francis Hime, permitiu ao aluno uma reflexão sobre questões de desequilíbrio ambiental, aspectos sobre nomenclatura regional e terminologia científica, aspectos históricos, sociais e de legislação ambiental, causas e consequências. Este exercício, bem orientado, ultrapassa a simples tarefa de analisar o conteúdo da palavra, permite que o estudante estabeleça correlações, ampliando seus conhecimentos gerais e culturais, fortalecendo seu espírito crítico.

Palavras-chave: Música e ciência. Material didático. Popularização da ciência.

Downloads 2084  2084  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Tecnológica Federal do Paraná  Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Biologia Artigos
Fazer Download agora!A compreensão das leis de Mendel por alunos de Biologia na Educação Básica e na Licenciatura Popular Versão: pdf
Atualização:  2/4/2012
Descrição:
FABRÍCIO, M. de F. L.; JÓFILI, Z. M. S.; et al

A dificuldade em compreender a transmissão dos caracteres hereditários, regidos pelas leis de Mendel, é observada no Ensino Médio (EM) e Superior (ES), possivelmente devido ao despreparo em conteúdos anteriores. Os objetivos deste estudo foram testar esta hipótese e verificar como essas dificuldades evoluíam no ES. Um questionário foi aplicado em turmas de EM e de ES (Licenciatura em Biologia, de três IES do Recife) para identificar as dificuldades dos alunos.

Palavras-chave: Leis de Mendel. Aprendizagem conceitual. Formação de professores.

Downloads 2157  2157  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ensaio – Pesquisa Educação Ciências  Site 
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Biologia Artigos
Fazer Download agora!A compreensão das Leis de Mendel por alunos de Biologia na Educação Básica e na Licenciatura Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
FABRÍCIO, M. F. L.; JÓFILI, Z. M. S. et al.

A dificuldade em compreender a transmissão dos caracteres hereditários, regidos pelas leis de Mendel é observada no Ensino Médio (EM) e Superior (ES), possivelmente devido ao despreparo em conteúdos anteriores. Os objetivos desse estudo foram testar esta hipótese e verificar como essas dificuldades evoluíam no ES.

Palavras-chave: Leis de Mendel. Aprendizagem conceitual. Formação de professores.

Downloads 2229  2229  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Ensaio  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Biologia Artigos
Fazer Download agora!A conservação do papagaio-da-cara-roxa (Amazona brasiliensis) no estado do Paraná: uma experiência d Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
CARRILLO, Andrea Caro & BATISTA, Daniela Biondi

No presente trabalho, avaliou-se a experiência de Educação Ambiental do "Projeto de Conservação do Papagaio-da-Cara-Roxa (Amazona brasiliensis)", no ensino formal, realizado pela Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS), no litoral norte do Estado do Paraná. A experiência teve o intuito de fomentar, tanto no corpo docente quando no corpo discente, a discussão sobre valores e princípios que norteiam as relações homem/natureza, desenvolvendo-se, assim, uma interação mais responsável com o meio ambiente. Foram desenvolvidos módulos-educativos sobre o papagaio-da-cara-roxa e seu ambiente, direcionados a 795 estudantes do ensino fundamental, nos Municípios de Paranaguá e Guaraqueçaba.

Palavras-chave: Conservação. Natureza. Espécie. Bandeira. Paranaguá. Guaraqueçaba.

Downloads 1080  1080  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Árvore  Site 
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Biologia Artigos
Fazer Download agora!A construção coletiva do conhecimento científico sobre a estrutura do DNA Popular Versão: pdf
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
SCHEID, Neusa Maria John; FERRARI, Nadir; & DELIZOICOV, Demétrio

Neste artigo, a epistemologia de Ludwik Fleck é utilizada na interpretação de relatos sobre a evolução do conhecimento científico que culminou na proposição do modelo de dupla hélice para a molécula de DNA e sua aceitação pela comunidade científica. A compreensão dos coletivos de pensamento e dos estilos de pensamento envolvidos nesse processo permite explorar uma visão mais adequada da produção do conhecimento científico, contribuindo para a melhoria da educação científica de professores de Biologia e de Ciências.

Palavras-chave: Ensino. Genética. História. Ciências. Ludwik Fleck.

Downloads 1218  1218  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciência & Educação  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


(1) 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 »