Categoria: Biologia Artigos |
A Ciência cantada: um meio de popularização da ciência e um recurso de aprendizagem no processo educ |
Versão: Atualização: 11/6/2013 |
Descrição:
OLIVEIRA. Adriane Dall ́Acqua de; ROCHA. Dalva Cassie; FRANCISCO. Antonio Carlos de.
A música como recurso didático pedagógico é uma linguagem alternativa moderna e lúdica para o ensino de Ciências e Biologia entre tantas outras. O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de utilização de duas músicas populares como recurso didático para articular diferentes saberes com temas ambientais. A análise das letras das músicas “A Serra”, da Plebe Rude, e “Passaredo”, de Chico Buarque e Francis Hime, permitiu ao aluno uma reflexão sobre questões de desequilíbrio ambiental, aspectos sobre nomenclatura regional e terminologia científica, aspectos históricos, sociais e de legislação ambiental, causas e consequências. Este exercício, bem orientado, ultrapassa a simples tarefa de analisar o conteúdo da palavra, permite que o estudante estabeleça correlações, ampliando seus conhecimentos gerais e culturais, fortalecendo seu espírito crítico.
Palavras-chave: Música e ciência. Material didático. Popularização da ciência.
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2164 0 bytes Universidade Tecnológica Federal do Paraná http:// |
Categoria: Biologia Artigos |
Educação Ambiental: Educar ou Informar? |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
LORENZI, G. M. A. C.
A busca pelo questionado desenvolvimento sustentável requer reflexão sobre as ações praticadas em prol deste, no sentido que as mudanças só ocorrerão quando mudarmos nosso comportamento, quando realmente passarmos por um processo de internalização de novas crenças e valores rompendo com conceitos pré-estabelecidos, ou seja, por meio da educação. Educar é preparar para pensar certo, no sentido de tornar apto a agir, a mudar, a criar, inovar, criticar, a cooperar, a recomeçar ou voltar atrás se for preciso, a ter esperança e comprometimento com o futuro e, ainda, buscar o conhecimento. O verdadeiro objetivo da Educação está em orientar um novo sentido de viver e atuar valorizando acima de tudo a vida.
Palavras-chave: Educação. Ambiental. Ecologia. Política. Educacional.
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755 0 bytes UFPR |
Categoria: Biologia Artigos |
A conservação do papagaio-da-cara-roxa (Amazona brasiliensis) no estado do Paraná: uma experiência d |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
CARRILLO, Andrea Caro & BATISTA, Daniela Biondi
No presente trabalho, avaliou-se a experiência de Educação Ambiental do "Projeto de Conservação do Papagaio-da-Cara-Roxa (Amazona brasiliensis)", no ensino formal, realizado pela Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS), no litoral norte do Estado do Paraná. A experiência teve o intuito de fomentar, tanto no corpo docente quando no corpo discente, a discussão sobre valores e princípios que norteiam as relações homem/natureza, desenvolvendo-se, assim, uma interação mais responsável com o meio ambiente. Foram desenvolvidos módulos-educativos sobre o papagaio-da-cara-roxa e seu ambiente, direcionados a 795 estudantes do ensino fundamental, nos Municípios de Paranaguá e Guaraqueçaba.
Palavras-chave: Conservação. Natureza. Espécie. Bandeira. Paranaguá. Guaraqueçaba.
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1136 0 bytes Revista Árvore |
Categoria: Biologia Artigos |
Efeitos da contaminação do ambiente aquático por óleos e agrotóxicos |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
BERTI, Alessandra Paim; DÜSMAN, Elisângela; SOARES, Lilian Capelari; et all
Inúmeras são as substâncias oriundas das atividades antropogênicas que alteram o ambiente. Hidrocarbonetos, gorduras e ésteres são conhecidos por constituírem o grupo de óleos e graxas, geralmente de origem mineral, vegetal ou animal. Uma característica nociva é a pequena solubilidade desses compostos, o que torna a sua degradação complexa, causando problemas no tratamento de água, bem como, dificultando a transferência do oxigênio da atmosfera para a água. Dessa maneira os hidrocarbonetos podem alterar todo o ecossistema aquático, como também outros organismos da cadeia trófica. Os agrotóxicos são outros graves contaminantes pelo fato de ter como função principal eliminar alguma forma de vida, atingindo também espécies não-alvo, além de contaminar a atmosfera, água, terra, e serem persistentes no ambiente. Dessa forma, essas substâncias não só afetam a biota aquática, mas a terrestre e consequentemente o ser humano. Assim, este trabalho visa a abordar esses contaminantes aquáticos e seus efeitos sobre o ambiente.
Palavras-chave: Contaminantes. Agrotóxicos. Água. Cadeia alimentar. Níveis tróficos. Biota.
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541 0 bytes Revista Saúde e Biologia |
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