Educadores

Ínicio : Arte : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do menos para o mais procurado)

Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!O Estado da Arte de Comunidades Quilombolas no Paraná: Produção de Conhecimento e Práticas Corporais Popular Versão: pdf
Atualização:  6/9/2017
Descrição:
SOUZA, Thaís Godoi de; LARA, Larissa Michele

A presente pesquisa analisou a produção de conhecimento sobre comunidades quilombolas no Paraná, para identificar seu
conteúdo e, especialmente, para saber se as práticas corporais são recorrentes nessas investigações e de que forma são
apresentadas. Para tanto, foi necessário, por meio do Estado da Arte, mapear os estudos realizados sobre quilombolas no Paraná, identificando categorias e reconhecendo as produções teóricas que contemplassem as práticas corporais. Os dados demonstram que a produção de conhecimento sobre comunidades quilombolas no Paraná é recente e se centra nas categorias legalidade, questão agrária/território, conceito de quilombo e educação, com raras incursões pela categoria práticas corporais. Atentam, ainda, para a necessidade de investigações que percebam como essas comunidades produzem cultura e reafirmam suas práticas corporais.

Palavras-chave: Quilombola. Produção acadêmica. Práticas corporais.

Downloads 420  420  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEM  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Física e arte: a construção do mundo com tintas, palavras e equações Popular Versão: PDF
Atualização:  29/5/2013
Descrição:
REIS, José Claudio Reis; GUERRA, Andreia; BRAGA, Marco

Buscar relações entre física e arte não é uma tarefa fácil. Normalmente, ambas são consideradas territórios distantes, mundos opostos do conhecimento. A física é o campo da razão, do rigor descritivo da natureza e da precisão. Já a arte está associada à intuição, à criatividade, e à liberdade de criação. Entretanto, esse distanciamento é falso uma vez que, tanto a física como a arte, não se resumem àqueles campos, sendo muito mais amplas do que possa parecer.

Palavras-chave: Equação. Física. Relatividade. Cor. Literatura. Pintura. Arte. Geometria. Cubismo.

Downloads 540  540  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciência e Cultura  Site http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?pid=S0009-67252005000300016&script=sci_arttext
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Hip Hop da Floresta Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
SANTOS, Quetila Ruiz Cavalcante dos; BECCÁRIA, Renata Assis; NORBERTO, Simone

O Hip Hop é uma cultura marginalizada, que através de elementos como a linguagem do corpo, linguagem musical e o grafite, conseguem trabalhar socialmente a consciência dos jovens de baixa renda. O Movimento Hip Hop da Floresta age na periferia de Porto Velho, conscientizando os jovens em relação às origens, costumes e ambiente social em que vivem, criando a sua própria identidade musical e estilo regional, utilizando elementos da Amazônia para se fazer música, fazendo também parte da teoria da Folkcomunicação que trabalha com intercâmbio de informações, ideias, opiniões e atitudes dos públicos marginalizados urbanos e rurais, através de agentes e meios direta ou indiretamente ligados ao folclore.

Palavras-chave: Folkcomunicação. Hip Hop. Telejornalismo. Jovens. Cultura.

Downloads 543  543  Tamanho do arquivo 138.38 KB  Plataforma Intercom-XVI Prêmio Expocom   Site http://www.intercom.org.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Música, identidade e relações humanas em um país mestiço: implicações para a educação musical na Am Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
ILARI, Beatriz

O presente artigo, escrito especialmente para a mesa-redonda 2 do XVI Encontro Nacional da Abem/Congresso Regional da Isme na América Latina 2007, tem como objetivo discutir funções e concepções de educação musical na América Latina, a partir de estudos recentes das ciências cognitivas da música. Baseando-se na premissa de que a música é onipresente no cotidiano latinoamericano, o artigo parte de uma discussão acerca das funções psicossociais, cognitivas e adaptativas da música exemplificadas por quatro narrativas distintas de situações de aprendizagem musical “extraoficial” de bebês, crianças, jovens e adultos brasileiros. As narrativas apresentadas convergem para a ideia de que a aprendizagem musical no Brasil tem como funções primordiais: negociar e fortalecer identidades, aumentar a flexibilidade social e, sobretudo, possibilitar situações de “passar o tempo em segurança”. Implicações desses achados para as concepções de educação musical na América Latina são traçadas ao final do artigo.

Palavras-chave: Funções da música na vida humana. Cognição situada. Passar o tempo em segurança.

Downloads 603  603  Tamanho do arquivo 99.15 KB  Plataforma Revista da ABEM n.18   Site http://www.abemeducacaomusical.org.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Sucata vira brinquedo: tradução a partir de restos  Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
QUEIROZ e MELO, Maria de Fátima Aranha de; et al

Neste artigo, chamamos a atenção para a necessidade de assumirmos a responsabilidade sobre o destino de nosso lixo, propondo para ele uma nova utilização. Tomamos a Teoria Ator-Rede como instrumento teórico metodológico para seguir a ação desenvolvida por uma das equipes da Brinquedoteca da Universidade no que chamamos de Projeto Sucata cujo objetivo tem sido transformar sucata em brinquedo com um grupo de crianças de uma comunidade de baixo poder aquisitivo de uma cidade mineira, tendo os conceitos de tradução e mediação como suportes para a descrição das transformações operadas nas partes envolvidas.

Palavras-chave: Brinquedo-sucata. Teoria ator-rede. Tradução. Mediação.
Arte.

Downloads 609  609  Tamanho do arquivo 42.22 KB  Plataforma Psicol. Soc. v.19 n.2 Porto Alegre maio/ago. 2007   Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Música na educação infantil: um mapeamento das práticas e necessidades de professoras da rede munici Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
DINIZ, Lélia Negrini; BEN, Luciana Del

Este artigo consiste em um relato de pesquisa que teve como objetivo investigar a presença da música nas práticas pedagógicas de professoras de educação infantil. As perspectivas que nortearam a investigação foram a legislação brasileira sobre educação infantil, bem como estudos sobre a formação e atuação dos professores unidocentes. O método escolhido foi o survey de desenho interseccional, sendo que os dados foram coletados por meio de questionário. Participaram da pesquisa 123 professoras das 33 escolas de educação infantil e 7 jardins de praça da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Os resultados descrevem as práticas pedagógico-musicais das professoras, as bases que sustentam essas práticas, bem como as necessidades das professoras para desenvolver o ensino de música na educação infantil. As considerações finais apontam para a necessidade de investir na formação musical continuada das professoras e de estabelecer parcerias e ações entre governos e instituições educacionais para o fortalecimento do ensino de música na educação infantil.

Palavras-chave: Educação musical na educação infantil. Formação de professores unidocentes. Necessidades dos professores de educação infantil.

Downloads 645  645  Tamanho do arquivo 95.39 KB  Plataforma Revista da ABEM, V.15   Site http://www.abemeducacaomusical.org.br/revistas.html
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Tropical, de Anita Malfatti  Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
CHIARELLI, Tadeu

A partir da análise de Tropical, tela pintada por Anita Malfatti em 1917, este artigo propõe que a artista procedia a uma mudança em sua linguagem pictórica, afastando-se das concepções de vanguarda que adotara até então para, aderindo ao clima de retorno à ordem internacional, aproximar-se das discussões sobre o nacionalismo na arte, presentes na cena paulistana. Assim, a imagem de mulher insegura que mudou sua perspectiva por causa da crítica de Monteiro Lobato adquire outra conotação. Os modernistas teriam preferido essa interpretação a efetuar uma análise da obra de Anita Malfatti, por meio da qual se poderia desvelar uma deserção do programa vanguardista feita de forma consciente pela artista.

Palavras-chave: Anita Malfatti. Modernismo. Modernismo na arte. Retorno à ordem no Brasil. Monteiro Lobato.

Downloads 655  655  Tamanho do arquivo 84.21 KB  Plataforma Novos Estudos  Site http://www.scielo.br/pdf/nec/n80/a11n80.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Guido Viaro: modernidade na arte e na educação  Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
OSINSKI, Dulce Regina Baggio

Este trabalho analisa a contribuição de Guido Viaro para o ensino da arte do Paraná, como protagonista de diversas ações no campo educacional na cidade de Curitiba, marcadas pela identificação com a modernidade, pelo incentivo à liberdade e pela valorização da expressão individual, no período que vai desde a década de 30 até meados dos anos 1960 do século XX. Relacionando-se com intelectuais de outras áreas do conhecimento, Viaro participava do debate que então se colocava na educação, na literatura e na arte. Como educador, atuou em frentes diversas: com crianças, com professores e com estudantes de arte. A análise de sua trajetória intelectual procura relacionar suas ideias sobre arte e ações pedagógicas com o pensamento moderno da década de 40, apoiando-se no conceito de Gramsci do intelectual como um partícipe do processo de organização da cultura. Como fontes, foram utilizados artigos de jornais e revistas, projetos pedagógicos, documentos institucionais, programas de curso, atas e planos de aula, bem como fotografias, obras de arte e exercícios escolares.

Palavras-chave: Ensino da arte. Modernidade.

Downloads 671  671  Tamanho do arquivo 63.07 KB  Plataforma Inter-Ação: Rev.Fac.Educ.UFG, 32 (2)  Site http://revistas.ufg.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Entre intenções, maturações e recordações: as Bienais de Artes Visuais do Mercosul e a cidade de Por Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
KNAAK, Bianca

A Bienal do Mercosul, antes mesmo de sua primeira edição, já era noticiada como a maior e mais importante mostra de arte latinoamericana do Sul do país. Analisá-la implica entender o esforço localizado para a articulação internacional da produção artística contemporânea regional numa era de fluxos, câmbios e impermanências de riquezas, culturas e identidades. Nessa urdidura de interpretações, apresentações e apropriações tramam-se estratégias narrativas de veracidade e realidade. Amplamente divulgada pela imprensa local e ocupando vários espaços na cidade, o evento interfere na cidade a partir de intervenções na paisagem, sob o ponto de vista cultural, urbanístico, social, estético e artístico.

Palavras-chave: Bienal do Mercosul. Arte Contemporânea. Espaço Urbano.

Downloads 758  758  Tamanho do arquivo 268.54 KB  Plataforma Panorama Crítico  Site http://www.panoramacritico.com/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Apropriação e cópia no desenho infantil  Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
PASTINA, Camilla Carpanezzi La

Neste artigo busca-se refletir sobre a apropriação e a cópia no desenho infantil. Tem-se como base desenhos de tema livre de crianças de 8 a 10 anos coletados em recente pesquisa de mestrado. Traçam-se considerações sobre a aprendizagem social do desenho a partir das teorias de Vigotski (2007) e Brent e Marjorie Wilson (1997). Considera-se que, ao desenhar, a criança interage com pessoas mais experientes de seu grupo, como pais, professores, colegas de classe ou irmãos mais velhos, procurando assimilar formas de desenhar através da imitação e da cópia. A criança interage também com objetos, tais como livros, álbuns ilustrados, gibis, cadernos decorados, entre outros. Define-se a cópia, a apropriação e o decalque como formas de interação presentes no desenhar das crianças. Embora a compreensão da cópia como atividade humana possa ser elucidativa do ponto de vista educacional, espera-se que o professor seja o propositor de novas e variadas imagens de modo a obter avanços no desenho das crianças.

Palavras-chave: Desenho infantil. Apropriação. Cópia. Fonte de imagem. Interação.

Downloads 823  823  Tamanho do arquivo 2.62 MB  Plataforma Revista Palíndromo  Site http://ppgav.ceart.udesc.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


(1) 2 3 4 5 6 7 »