Categoria: Arte Artigos |
História e cultura afrobrasileira: possibilidades e impossibilidades na aplicação da lei 10.639/200  |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
MEDEIROS, Angela Cordeiro; ALMEIDA, Eduardo Ribeiro de
Fruto das constantes reivindicações do movimento negro no Brasil, a Lei 10.639/2003, aprovada pelo Presidente Lula, estabelece a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira nos estabelecimentos educacionais do país. É o reconhecimento da influência das muitas culturas africanas na formação da cultura nacional. Entretanto, dentro de um conturbado contexto socioecônomico e político no país, a aplicabilidade da Lei envolve problemas relacionados com conteúdo, preparação dos professores, material didático e as controvérsias existentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais. O presente artigo discute estes problemas e aponta algumas possibilidades de solução sem pretensão de esgotar o tema.
Palavras-Chaves: África. Lei 10.639/2003. Cultura Afro-Brasileira. Educação.
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2737 148.10 KB Revista Ágora, Vitória, n. 5, 2007, p. 1-12 http://www.ufes.br |
Categoria: Arte Artigos |
Leitura da imagem: resgatando a história e ampliando possibilidades  |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
GALVANI, Mara Aparecida Magero
Leitura da imagem: uma interação de olhares entre cidade e escola. O artigo aborda a cidade como possibilidade educadora, reforçando o papel da leitura de imagens na escola. A partir da cidade de Antônio Prado, RS, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o texto propõe a leitura da cidade em que a criança e o adolescente vivem como via de acesso para compreender e preservar não só o patrimônio público, mas a vida, visando à construção de um futuro menos predatório, mais crítico, sensível e amoroso. Nessa discussão, também é abordada a concepção de cidade desde Atenas e como se dá, na atualidade, a relação dos corpos humanos com os espaços urbanos, através de ações cotidianas como o morar, o caminhar e o conversar.
Palavras-chave: Leitura. Ensino de artes visuais. Educação patrimonial. Cidade e escola.
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2593 85.69 KB Revista Educação e Realidade http://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/ |
Categoria: Arte Artigos |
Música, identidade e relações humanas em um país mestiço: implicações para a educação musical na Am  |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
ILARI, Beatriz
O presente artigo, escrito especialmente para a mesa-redonda 2 do XVI Encontro Nacional da Abem/Congresso Regional da Isme na América Latina 2007, tem como objetivo discutir funções e concepções de educação musical na América Latina, a partir de estudos recentes das ciências cognitivas da música. Baseando-se na premissa de que a música é onipresente no cotidiano latinoamericano, o artigo parte de uma discussão acerca das funções psicossociais, cognitivas e adaptativas da música exemplificadas por quatro narrativas distintas de situações de aprendizagem musical “extraoficial” de bebês, crianças, jovens e adultos brasileiros. As narrativas apresentadas convergem para a ideia de que a aprendizagem musical no Brasil tem como funções primordiais: negociar e fortalecer identidades, aumentar a flexibilidade social e, sobretudo, possibilitar situações de “passar o tempo em segurança”. Implicações desses achados para as concepções de educação musical na América Latina são traçadas ao final do artigo.
Palavras-chave: Funções da música na vida humana. Cognição situada. Passar o tempo em segurança.
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662 99.15 KB Revista da ABEM n.18 http://www.abemeducacaomusical.org.br |
Categoria: Arte Artigos |
O ensino da gravura de arte no Paraná  |
Versão: PDE Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
ANDRADE, Vania Maria da Silva; TORRES, Renato Este trabalho tem por objetivo apresentar uma pesquisa realizada sobre o histórico do ensino da gravura no Estado do Paraná desde seu início, quando ainda estava atrelada aos avanços da imprensa e da tipografia no século XIX até a década atual. Nesta trajetória de desenvolvimento da Arte no Paraná destacam-se alguns fatos, tais como: as diversas dificuldades das instituições de ensino; a relevância das oficinas litográficas dos primeiros jornais paranaenses, onde os artistas começaram a produzir gravura; o movimento adiantado do litoral do Estado com a relação à cidade de Curitiba; a importância do ensino não formal na formação de diversos artistas e o ápice da gravura no Paraná com as Mostras de Gravura da Cidade de Curitiba que alcançaram repercussão nacional. Esta investigação visa enriquecer a formação do professor de Artes, pois existe uma escassez de material publicado sobre o assunto e ainda há muito que se pesquisar, visto que alguns artistas responsáveis pelo desenvolvimento do ensino da arte ainda não possuem um registro histórico compatível com a sua importância. Desta forma, esta pesquisa busca trazer a história da gravura para as aulas de artes das escolas de ensino básico destacando elementos que podem ser aprofundados e discutidos com os alunos, além de estimular a prática da técnica. Como conclusão tem-se que a escola é o espaço adequado para a divulgação da história da arte paranaense, aproximando os artistas do público e permitindo aos alunos experimentar uma prática artística que os conduza a enxergar a arte como uma possibilidade de expressão.
Palavras-chave: Educação. História da Arte-Educação. Gravura.
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1824 59.11 KB Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR http://www.pucpr.edu.br |
Categoria: Arte Artigos |
O Estado da Arte de Comunidades Quilombolas no Paraná: Produção de Conhecimento e Práticas Corporais  |
Versão: pdf Atualização: 6/9/2017 |
Descrição:
SOUZA, Thaís Godoi de; LARA, Larissa Michele
A presente pesquisa analisou a produção de conhecimento sobre comunidades quilombolas no Paraná, para identificar seu conteúdo e, especialmente, para saber se as práticas corporais são recorrentes nessas investigações e de que forma são apresentadas. Para tanto, foi necessário, por meio do Estado da Arte, mapear os estudos realizados sobre quilombolas no Paraná, identificando categorias e reconhecendo as produções teóricas que contemplassem as práticas corporais. Os dados demonstram que a produção de conhecimento sobre comunidades quilombolas no Paraná é recente e se centra nas categorias legalidade, questão agrária/território, conceito de quilombo e educação, com raras incursões pela categoria práticas corporais. Atentam, ainda, para a necessidade de investigações que percebam como essas comunidades produzem cultura e reafirmam suas práticas corporais.
Palavras-chave: Quilombola. Produção acadêmica. Práticas corporais.
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