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Categoria: Ensino Religioso Dissertações
Fazer Download agora!O desenvolvimento do julgamento moral e a educação de valores na disciplina de ensino religioso Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
SEBBEN, Kelly Sartori

O presente trabalho tem o propósito de descrever etapas da história recente da disciplina de Ensino Religioso, sua trajetória e atual legislação, entender o desenvolvimento moral do indivíduo, observando as fases que o mesmo passa até chegar a um nível de maturidade em termos de moralidade; definir o que são valores, perceber como podem ser trabalhados na disciplina de Ensino Religioso e verificar se a educação de valores está presente na mesma. O objetivo dessa pesquisa é realizar um estudo sobre o desenvolvimento do julgamento moral na infância e pré-adolescência (educandos e educandas do Ensino Fundamental) e também sobre uma educação moral por meio de uma educação de valores na escola, especificamente na disciplina de Ensino Religioso. A pesquisa foi efetivada através de uma revisão bibliográfica e pesquisa social numa escola estadual, na cidade de Passo Fundo/RS. O método utilizado para a abordagem do problema foi o qualitativo, e quanto ao objetivo geral, em termos de instrumento de coleta de dados, utilizaram-se dois questionários, sendo que um foi respondido por educadores/as e o outro pelos educandos/as da escola, visando identificar o que é trabalhado na disciplina de Ensino Religioso e se a educação de valores está inserida no meio educacional. Como resultados, pode-se afirmar que a educação de valores está presente, mesmo que implicitamente, na disciplina de Ensino Religioso da escola pesquisada.

Palavras-chave: Ensino Religioso. Educação integral. Desenvolvimento moral. Valores.

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Categoria: Ensino Religioso Dissertações
Fazer Download agora!O corpo como espaço de louvor e adoração mediante a dança Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
CARVALHO, Keila Márcia Ferreira De Macêdo

O objeto desta dissertação é o corpo que louva e adora ao Sagrado, mediante a dança. E para que seja compreendido esse objeto, primeiro foi feito um recorte histórico do corpo no judaísmo, depois falou-se sobre o corpo numa visão dual grega que persiste até nossos dias. Discutiu-se, também, sobre esse corpo, do pentecostalismo ao neopentecostalismo, percebendo que o mesmo é visto como Templo do Espírito Santo e, por fim, buscou-se conhecer esse corpo na perspectiva de uma abordagem fenomenológica. Foram coletados discursos de 08 (oito) sujeitos, que experimentam a vivência da dança em seus corpos nos cultos evangélicos. Além dos discursos formais, também contou-se com a ajuda de discursos informais e observações, não havendo preocupação com estilos predeterminados de dança, mas sim com a vivência e o olhar de cada sujeito para com a experiência de colocar seu corpo para adorar ao Sagrado. A partir dos discursos coletados, orientados pela interrogação "Como é o corpo que louva e adora a Deus, mediante a dança?", foram trilhados os entendimentos e reflexões em busca de conhecer o corpo que dança com os próprios olhares. Olhou-se para o corpo que dança com outros sentidos, e sentido por pessoas que são consideradas adoradores nos cultos evangélicos. Assim, consoante os fundamentos da pesquisa fenomenológica, buscou-se encontrar uma perspectiva particular, e totalmente hermenêutica em um dado momento; olhou-se para o fenômeno situado, buscando um aprofundamento na essência do universo em questão.

Palavras-chave: Corpo. Louvor. Adoração. Dança.

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Categoria: Ensino Religioso Dissertações
Fazer Download agora!O bem e o mal na Terra Média: a filosofia de Santo Agostinho em O Senhor dos Anéis de J. R. R. Tolki Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
KLAUTAU, Diego Genu

O Bem e o Mal sempre foram questões que preocuparam a humanidade. Seja através da religião, da filosofia, e da arte, tais temas foram sempre abordados pelos homens. A justificativa desta pesquisa se coloca na reflexão de uma existência de significado e sabedoria em tempos anteriores à modernidade. Para esta, sua existência seria o desenrolar para o progresso e libertação do homem, desclassificando tudo o que existia antes como perda de tempo e inútil. O Cristianismo de Santo Agostinho responde de forma diferente a tais questões. Na literatura de Tolkien, estas expressões muitas vezes se tocam e se afastam. A falência das propostas modernas promove na literatura de Tolkien uma possibilidade de encontrar esta discussão. Através de diversas fontes mitológicas e de tradições cristãs medievais, Tolkien cria, ou ‘sub-cria’, um mundo em que o Bem e o Mal são explícitos, ao mesmo tempo sutis e quase tênues. O tempo não é tudo. Nem tudo se explica pela história. Algo, que passa pela história, mas não está presa a ela, se apresenta na obra literária de Tolkien. Para tentar entender esta tensão, entre a presença da história e o movimento de libertação dela, é necessário entender o que é o Bem e o que é o Mal, pois categorias impulsionadoras da crítica presente na obra literária O Senhor dos Anéis. O método básico é a revisão bibliográfica, através da interpretação da literatura como constituída de filosofia de Agostinho, e assim apresentando uma crítica ao contexto histórico em que foi produzida. Como procedimento geral de raciocínio elaboramos o roteiro de pesquisa, baseado na comprovação da hipótese, avaliando os personagens de O Senhor dos Anéis como chaves para a compreensão dos conceitos de Bem e de Mal numa leitura agostiniana. Reconhecer numa literatura fantástica, um encontro do homem com suas reflexões profundas, de natureza ética e moral, as ditas virtudes cardeais de Santo Agostinho, baseada num trabalho de pesquisa literária e histórica, é um caminho para o próprio sentido da vida.

Palavras-chave: Literatura. Santo Agostinho. Tolkien. Senhor dos Anéis.

Downloads 8902  8902  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Domínio Público  Site http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=88954
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Categoria: Ensino Religioso Dissertações
Fazer Download agora!O gênero editorial e a polêmica do ensino religioso Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
CARVALHO, Francisco de Assis

Esta pesquisa tem como objetivo analisar o discurso da mídia sobre a implantação do ensino religioso nas escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro. O corpus compreende quatro editoriais, sendo dois do jornal O Globo e dois do jornal Folha de São Paulo, todos veiculados no período de 2003 a 2004. O foco da pesquisa se concentra na observação de como são utilizadas as estratégias discursivas no desenvolvimento desse discurso que pode ser analisado como polêmico e como se dá o processo argumentativo, visando a destacar marcas ideológicas das relações que estão implícitas na produção desse discurso. Alicerçamos nossos estudos na Teoria da Argumentação, a partir do que indicam Chaim Perelman e Lucie Olbrechts-Tyteca (2000), e na Análise Critica do Discurso (ACD), segundo as pesquisas de Teun A. van Dijk (1983; 2000; 2004 e 2005), entre outros. Como todo fato divulgado pela imprensa não pode ser apartado de seu contexto específico de produção, este trabalho também observa como os decretos indicaram a implantação do ensino religioso nas escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro dentro dos parâmetros político-educacionais, buscando destacar, por meio da análise do Corpus, o papel desempenhado pela mídia (a imprensa) como construtora de imagens e sentidos.

Palavras-chave: Argumentação e retórica. Editorial. Ensino religioso. Ideologia. Jornalismo.

Downloads 791  791  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma USP  Site http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-04062008-102007/
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Categoria: Ensino Religioso Dissertações
Fazer Download agora!Topa e tentativa missionária de inserir o Deus cristão ao contexto Maxakali: análise do contato inte Popular Versão: PDF
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
AMARAL, Alencar Miranda

Nesta dissertação de mestrado analiso o contato inter-religioso promovido pela atuação de missões evangélicas (SIL e MNTB) junto à comunidade indígena Maxakali, localizada no nordeste do Estado de Minas Gerais. Além de acompanhar o desenvolvimento das atividades proselitistas destas instituições entre os índios Maxakali, objetivamos compreender como ao longo do contato inter-religioso ocorre o processo de identificação do Deus cristão com o personagem indígena Topa. Na bibliografia sobre os índios Maxakali, Topa aparece como o personagem central do “mito de criação” do grupo, e apesar de alguns autores reconhecerem que seu nome também era associado ao Deus cristão, não existem análises sobre este processo. Assim, nosso desafio será compreender como Topa foi, e vêm sendo, apropriado de diferentes maneiras ao longo do contato entre os Maxakali e os missionários evangélicos; e também analisar o processo que possibilitou que este personagem gradativamente fosse identificado com o Deus cristão. O escopo desta pesquisa é, portanto, perceber o esforço missionário de inserir o Deus cristão ao contexto Maxakali através do personagem Topa. A partir da análise de mitos Maxakali e hinos evangélicos traduzidos para o idioma do grupo buscaremos compreender este processo de associação, e também a (in)adequação dos ensinamentos missionários aos padrões sócio-culturais e religiosos dos índios Maxakali.

Palavras-chave: Maxakali. Topa. Summer Institute of Linguistcs (SIL). Missão Novas Tribos do Brasil (MNTB). Missão. Contato inter-religioso. Mito.

Downloads 787  787  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFJF  Site http://www.ppcir.ufjf.br/
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Categoria: Ensino Religioso Dissertações
Fazer Download agora!Em busca da 'Santa Luz': Um estudo sobre a experiência do êxtase místico-religioso na comunidade do  Popular Versão: PDF
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
SILVEIRA, Tamara Christine Carneiro

Esta dissertação visa estudar o significado das manifestações do êxtase místico-religioso na comunidade do Santo Daime através da análise dos relatos colhidos a partir do estabelecimento de um contato com os adeptos do núcleo daimista juizforano, localizado no bairro Floresta. Ademais, procuramos constatar que influências a utilização da ayahuasca e de outros elementos ritualísticos exercem durante as cerimônias religiosas como propiciadores do êxtase, ou seja, até que ponto esses elementos são potencializadores desta experiência extática. Buscamos compreender também os sentidos outorgados pelos ayahuasqueiros às suas experiências por meio da dissecação de suas produções discursivas sobre as mirações, com o intuito de entender o uso da ayahuasca como uma geradora do êxtase, além de enfocar o que os praticantes captam como alterações comportamentais provenientes delas. Por conseguinte, fez-se necessário adotar neste trabalho uma análise interdisciplinar do fenômeno, lançando mão do uso da fenomenologia por ser uma abordagem mais compreensiva e ter como cerne de seus estudos o enfoque da experiência religiosa, assim como o emprego da metodologia de pesquisa e de conceitos relativos ao tema propostos pela antropologia e pela sociologia, além de conceitos teológicos pertinentes ao presente estudo.

Downloads 2768  2768  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFJF  Site http://www.ppcir.ufjf.br/
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Categoria: Ensino Religioso Dissertações
Fazer Download agora!DIANTE DO ALTAR: Um Estudo Sobre o Turismo Religioso Evangélico Para Belo Horizonte – MG Popular Versão: PDF
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
FROSSARD, Miriane Sigiliano

Diante do crescimento do fenômeno turístico e evangélico no cenário contemporâneo mundial e brasileiro, este estudo busca verificar como o turismo se desdobra em várias facetas específicas no caso do turismo religioso entre os evangélicos e como pode-se ver o fenômeno religioso evangélico pela via do turismo. Assim sendo, esta dissertação parte de uma análise mais ampla do que procuro configurar como “turismo evangélico” no país, investigando através de um estudo de caso com foco em eventos evangélicos, realizados em Belo Horizonte – MG, como se dá a experiência desse turismo.

Palavras-chave: Turismo. Religião. Evangélicos. Espaço público. Belo Horizonte.

Downloads 1351  1351  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFJF  Site http://www.ppcir.ufjf.br/
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Categoria: Ensino Religioso Dissertações
Fazer Download agora!Véus sobre a Rua Halfeld: um estudo sobre as mulheres muçulmanas da Mesquita de Juiz de Fora e o uso Popular Versão: PDF
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
CUNHA, Fawzia Oliveira Barros da

A questão que se coloca e que permeia o objetivo central desta dissertação é: como as mulheres muçulmanas da Mesquita de Juiz de Fora - tanto as conversas brasileiras sem ascendência muçulmana quanto às de origem ou ascendência muçulmana – estão vivenciando a prática islâmica e, possivelmente, construindo uma identidade a partir, principalmente, do uso do véu. Para estudar a mulher muçulmana em Juiz de Fora pretende-se enfocar as condições de vida, os deveres, a vivência dessas mulheres muçulmanas numa cidade de tradição cristã. O uso do véu diferencia e marca uma identidade tipicamente muçulmana. Essa dissertação tenta compreender que identidade estas mulheres estão construindo? Essa identidade serviria para marcar uma fronteira política, religiosa, individual ou coletiva? Sustentamos que o uso do hijab ou véu é bastante complexo e pode ser considerado, em Juiz de Fora, tanto como um elemento simbólico constitutivo de uma identidade religiosa muçulmana, como também estar ressignificando subjetivamente estas mulheres, proporcionando-lhes uma nova identidade pessoal.

Downloads 3044  3044  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFJF  Site http://www.ppcir.ufjf.br/
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Categoria: Ensino Religioso Dissertações
Fazer Download agora!Aspectos da aquisição da vogal oral /a/ em língua espanhola por estudantes de língua portuguesa: a q Popular Versão: 
Atualização:  7/5/2012
Descrição:
PASCA, Maria Alejandra

No português brasileiro (PB) há basicamente dois tipos de nasalidade: a nasalidade dita fonológica é a marca de nasalidade obrigatória que recebe a vogal quando seguida por uma consoante nasal na mesma sílaba (como em ‘campo’); a nasalidade dita fonética é a marca de nasalidade que recebe a vogal de uma rima vazia seguida de uma consoante nasal no onset da sílaba seguinte (como em ‘cama’). Em língua espanhola (LEsp), considera-se que o traço [+ nasal] não tem relevância fonológica, apenas fonética. Entretanto, mesmo que ocorra alguma nasalização, esta é praticamente imperceptível para um falante nativo e também não é auditivamente relevante para os falantes não-nativos em geral. Devido à proximidade entre português e espanhol e considerando a grande quantidade de brasileiros estudantes de LEsp que nasalizam a vogal oral /a/ em LEsp quando seguida de consoante nasal, desejamos verificar se o estudante de graduação tem dificuldade em perceber esse segmento. Para isso, os sujeitos da pesquisa – estudantes do Curso de Graduação em Letras-Licenciatura da UFRGS de diferentes semestres e falantes nativos de LEsp (grupo de controle) – foram submetidos a dois testes de percepção – um constituído por um texto e outro por uma lista de palavras -, nos quais deveriam identificar se um som vocálico era nasal [ã] ou oral [a]. Com esses instrumentos e baseados nos estudos de Sampson (1999), Moraes (1997) e Beddor (1993) sobre nasalidade e percepção vocálica, desejamos verificar se os estudantes percebem categoricamente a distinção entre vogal nasal e não-nasal e também se os estudantes em níveis médio e avançado mostram uma percepção melhor do que a dos estudantes dos níveis básicos. Falantes nativos de LEsp foram submetidos aos testes para fins de controle da confiabilidade dos mesmos e para verificarmos até que ponto a nasalização indevida das vogais pode prejudicar a comunicação.

Palavras-chave: Fonética. Fonologia. Pronúncia. Gramática. Vogais. Língua espanhola (segunda língua). Pronúncia. Ensino.

Downloads 947  947  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFRGS  Site http://
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Categoria: Ensino Religioso Dissertações
Fazer Download agora!A contribuição do atabaque para uma liturgia mais inculturada em meios afro-brasileiros Popular Versão: PDF
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
BINA, Gabriel Gonzaga

Por ser usado nos candomblés e pelos povos negros, o atabaque foi um instrumento discriminado pela hierarquia da igreja católica do Brasil, formada quase que exclusivamente de brancos. Foi acusado de instrumento de negro, de macumba, do demônio, de instrumento barulhento e que tira a concentração. Este preconceito foi passado para o povo cristão, inclusive o povo negro, durante o processo de “evangelização”, domesticação e ideologia do embranquecimento, dificultando hoje o seu uso no culto. Assim, a escolha desse tema tem como objetivo contribuir com o processo de inculturação litúrgica da igreja no Brasil. Gostaríamos de demonstrar que o atabaque é um instrumento como qualquer outro, mas para o povo negro, para os afro-descendentes e para o povo brasileiro em geral, ele é especial uma vez que concentra e unifica e pode levar à verdadeira oração. Temos por objetivo mostrar que não se pode falar em inculturação litúrgica em meios afro se não rompermos o preconceito quanto ao uso do atabaque no culto cristão. Para isso, optamos por permanecer na área da Ciência Litúrgica, e o embasamento teórico foi feito através da História, da Antropologia e da Etnomusicologia, como suporte para uma liturgia inculturada nos meios afro. Portanto, mostraremos através desta pesquisa e experiência que os atabaques podem adaptar-se ao culto cristão, colaborando com o processo de inculturação litúrgica no Brasil, revolucionando o jeito de se pensar e de se fazer liturgia, envolvendo dança, gestos, símbolos, cores e todo o corpo na celebração da morte e ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo.

Palavras-chave: África negra. Atabaques. Liturgia do Candomblé baiano. Liturgia da umbanda. Liturgia do catolicismo.

Downloads 17300  17300  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Domínio Público  Site http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=43091
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