Categoria: Geografia Dissertações |
Entre tradição e modernidade: dilema do desenvolvimento no Brasil |
Versão: Atualização: 14/5/2013 |
Descrição:
BUBLITZ, Juliana
Às vésperas da independência do Brasil, o desfecho da revolução do Porto acirrou o antilusitanismo brasileiro e fomentou indiretamente as discussões sobre os destinos do Brasil e sobre como fomentar o seu desenvolvimento – ou, para usar o termo da época, o seu progresso. Dois projetos nacionais elaborados no contexto da independência são o tema e o foco de análise desta pesquisa, cujo recorte temporal abrange a primeira metade do século XIX. Um deles foi elaborado pelo político e intelectual paulista José Bonifácio de Andrada e Silva, um dos condutores do processo de emancipação, e o outro, pelo baiano José da Silva Lisboa, Visconde de Cairu, conhecido como o prócer do liberalismo econômico no Brasil.
Palavras-chave: Tradição. Modernidade. Desenvolvimento. Progresso. Modernização. José Bonifácio de Andrade e Silva. José da Silva Lisboa.
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Categoria: Geografia Dissertações |
Ensinar Geografia nas séries iniciais: o desafio da totalidade mundo |
Versão: Atualização: 23/9/2013 |
Descrição:
STRAFORINI, Rafael
Este trabalho teve por objetivo discutir o ensino de Geografia para as primeiras séries do Ensino Fundamental (l_ a 4_ séries) no que se refere ao entendimento do espaço geográfico enquanto totalidade-mundo, uma vez que no atual período de globalização as escalas não se apresentam dispostas linear e independentemente, ou seja, a casa, a rua, o quarteirão, o bairro, a cidade, o estado, o país, o continente e por fim o mundo. Foram aplicadas várias atividades de ensino apoiadas na metodologia da pesquisa-ação e fundamentadas nas teorias da educação (sociointeracionismo) e geográfica (Geografia Crítica). Nas séries iniciais o ponto de partida deve ser sempre o imediato concreto ou o lugar, mas esse entendido como o ponto de encontro de lógicas locais e globais, longínquas e próximas. A partir das atividades de ensino as crianças puderam compreender que o lugar que moram ultrapassa suas explicações egocêntricas, estabelecendo, assim, relações com outras escalas e tempos.
Palavras-chave: Geografia - Estudo e ensino (primeiro grau).
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1919 0 bytes Unicamp |
Categoria: Geografia Dissertações |
Ecologia e imaginário nos Cariris Velhos do Paraíba: memória cultural e natureza no cerimonial da vi |
Versão: Atualização: 23/9/2013 |
Descrição:
MARIANO NETO, Berlamino
Esta é uma pesquisa realizada na Microrregião do Cariri Oriental da Paraíba, Planalto da Borborema, Nordeste do Brasil. O objetivo é analisar a constituição do imaginário e a natureza relacionando a topofilia e a percepção como elementos para a constituição de uma sociedade ecológica. O método baseia-se na história oral, memória cultural, análise de conteúdo e narrativa descritiva informativa. O trabalho busca a identificação da percepção, o grau de espiritualidade e a integração das comunidades do Rio Paraíba com a natureza, para encontrar as raízes culturais que tinham a natureza como elemento sagrado e as formas como elas deixaram de existir ou ainda remanescem no cotidiano. Relacionar os costumes e tradições locais sob as influências da modernização, no tocante ao mundo da sociedade, da natureza, os problemas de ordem socioambientais e desenvolvimento sustentável a partir das práticas de convivência com a Região Semiárida.
Palavras-chave: Topofilia. Ecologia. Sociedade. Natureza. Imaginário. Cariris velhos. Semiárido. Práticas de convivência. Percepção.
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10401 0 bytes UFPB |
Categoria: Geografia Dissertações |
Do fordismo à produção flexível: a produção do espaço num contexto de mudança das estratégias de acu |
Versão: Atualização: 5/9/2013 |
Descrição:
BOTELHO, Adriano
O objeto do presente trabalho é uma análise da produção do espaço da indústria, privilegiando a indústria automobilística brasileira, no contexto de passagem do chamado fordismo para a produção flexível. O objetivo do trabalho é o de examinar a intrincada rede de relações entre o espaço e as estratégias de produção e reprodução do capital, num contexto de transformação dessas estratégias. O espaço é considerado como um produto, mas por outro lado, também é aqui tomado como produtivo. Buscou-se, então, detectar quais são as principais mudanças (políticas, sociais, econômicas e espaciais) que ocorrem na passagem das estratégias fordistas de reprodução e acumulação do capital para as ligadas à produção flexível. E como essa passagem altera os fatores de localização industrial no território, além da própria organização das indústrias. Foi, portanto, feito um estudo de como o espaço da indústria se reorganiza a partir das transformações nas estratégias de reprodução do capital e a partir das relações deste com o Estado - dando destaque para a ideia a crescente importância do fundo público -, com o trabalho e com o espaço. Nesse processo, foi dado destaque ao estudo da indústria automobilística no Brasil, pois ela seria um exemplo paradigmático das recentes transformações no capitalismo contemporâneo, e, dada a sua importância e influência no Brasil, também um exemplo de como o espaço geográfico é produzido e reestruturado a partir de tais transformações. Para a viabilização do presente trabalho foi feita uma revisão bibliográfica de parte da literatura disponível sobre o tema, um levantamento de dados em fontes apropriadas e foram realizadas entrevistas com representantes e funcionários da Volkswagen do Brasil e com membros do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.
Palavras-chave: Fordismo. Indústria automobilística. Produção do espaço. Produção flexível. Reestruturação produtiva.
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1026 0 bytes USP http://www.teses.usp.br |
Categoria: Geografia Dissertações |
Dinâmica sedimentar e hidrológica na confluência do rio Ivaí com o rio Paraná, município de Icaraím |
Versão: Atualização: 5/9/2013 |
Descrição:
BARROS, Carolina Silva
O estudo das confluências de rios ainda é pouco destacado dentro da geomorfologia fluvial e da hidrologia comparado aos outros sítios dos sistemas fluviais. O rio Paraná e o rio Ivaí são rios tropicais de características particulares que se fundem a partir de sua área de confluência. É nesta área que este trabalho foi desenvolvido para compreender a dinâmica sedimentar e hidrológica da confluência desses rios, onde o acesso terrestre se dá pelo município de Icaraíma, no Paraná. Foram levantados quatro perfis transversais aos canais para coletas de dados e observações. Ao longo deste perfil foram coletadas carga de suspensão, de fundo e tomadas as medidas de velocidade da corrente, ao longo de um período de 8 meses. O primeiro perfil no rio Ivaí está num canal encaixado de curso sinuoso, muito próximo à confluência com o rio Paraná. O segundo perfil está localizado no canal secundário do rio Paraná, antes de encontrar o rio Ivaí, sendo o menos profundo de todos os perfis. Os terceiro e quarto pontos estão no rio Paraná, após a confluência, e distam um do outro apenas 500m. A dinâmica sedimentar apresentou uma quantidade 5 vezes maior de sedimento em suspensão no rio Ivaí do que no rio Paraná.
Palavras-chave: Confluência de rios. Canais fluviais. Dinâmica sedimentar. Dinâmica hidrológica.
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1275 0 bytes http://www.uem.br |
Categoria: Geografia Dissertações |
Dinâmica das formas de leite e transporte de carga de fundo no alto rio Paraná |
Versão: Atualização: 5/9/2013 |
Descrição:
MARTINS, Débora Pinto
O conhecimento das características e da dinâmica das formas de leito dos grandes rios é de grande interesse tanto nos estudos geomorfológicos e de hidráulica fluvial, como também para dar suporte em vários problemas concernentes às ciências ambientais que envolvem o gerenciamento dos recursos hídricos.O presente trabalho contempla o transporte de carga de fundo no rio Paraná, na seção de Porto São José, num trecho a jusante da Usina Hidrelétrica Engenheiro Sérgio Motta (Porto Primavera), em operação desde 1999. A descarga sólida do rio Paraná tem sido determinada indiretamente a partir de um percentual da descarga em suspensão. Na seção estudada, a empresa Itaipu Binacional determinou uma descarga média anual de sólidos suspensos de 6,61 x 106 ton/ano. Assumindo a relação de 20% entre carga suspensa e carga de fundo, obteve-se um volume de 1,2 x 106 ton/ano para carga de fundo.O presente trabalho propõem a medição direta da carga de fundo baseando-se na velocidade de deslocamento linear das formas de fundo, que são observadas periodicamente em perfis ecobatimétricos longitudinais dispostos ao longo do trecho de estudo. Para a realização deste estudo foram feitas três campanhas de levantamentos ecobatimétricos, as quais serviram de base para aplicação da metodologia proposta. Durante o período analisado as formas de leito, na seção Porto São José, apresentaram um deslocamento linear médio de 47,35 m/mês (1,6 m/dia) e o transporte de carga de fundo foi estimado em 2.820,6 ton./dia, o que corresponde a um total de 1.029.300 ton./ano.
Palavras chave: Rio Paraná. Dunas. Carga de fundo.
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