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Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (30)


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Categoria: Geografia Dissertações
Fazer Download agora!Novos movimentos sociais e economia solidária uma breve cartografia da autogestão como processo de s Popular Versão: 
Atualização:  5/9/2013
Descrição:
MELO, Ana Beatriz

O movimento de economia solidária surgiu no Brasil no início da década de 90, a partir da reorganização de uma série de ações sociais já existentes no cenário nacional desde os anos 70, tais quais práticas de “educação popular”, propostas de recuperação de empresas a partir de parâmetros autogestionários, iniciativas de cooperativismo, entre outras. Atualmente, fazem parte desse movimento diversas experiências de produção, consumo, crédito e comercialização, que se norteiam pelos seguintes princípios: desenvolvimento sustentável, cooperação, democracia participativa, igualitarismo e autogestão. A partir da presente pesquisa, pretende--se desenvolver alguns pontos de análise relativos às contradições e aos paradoxos intrínsecos a tais grupos autogestionários, tendo-se em vista uma concepção “singular” da autogestão como processo de subjetivação.

Palavras-chave: Economia solidária. Cooperativa. Autogestão. Processo de subjetivação.


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Categoria: Geografia Dissertações
Fazer Download agora!Análise da arborização de vias públicas das principais zonas do plano piloto de Maringá-Pr Popular Versão: 
Atualização:  5/9/2013
Descrição:
SAMPAIO, André Cesar Furlaneto

A cidade de Maringá tem na sua arborização de vias públicas um bem muito valioso, que contribui significativamente para boa qualidade de vida da cidade e outros fatores, porém a qualidade desta arborização vem decrescendo a cada ano. Atualmente o gerenciamento destas árvores apresenta vários problemas e dentre os principais podemos contar a infraestrutura pequena e insuficiente, e dados para um manejo e planejamento desatualizados. Esta pesquisa pretende colaborar através da análise da arborização da área mais antiga de Maringá (plano piloto), onde foi feito um censo e uma análise dos dados que identificaram 85 espécies de porte arbóreo, em 28153 árvores cadastradas, sendo que 44,27% estão em condições gerais sofríveis (danos físicos, doenças e pragas), uma frequência alta de 44% da espécie Caesalpinea peltophoroides (Sibipiruna) foi observada e é considerada grave por facilitar disseminação de doenças e pragas; foi encontrada uma área verde das árvores de vias públicas que corresponde a 46,19/m2/hab. Os dados mostram uma boa qualidade do meio ambiente urbano devido ao porte das árvores, mas fica claro que novas diretrizes e um novo planejamento devem ser pensados com urgência para que essa exuberante arborização não continue seu declínio.

Palavras-chave : Arborização urbana. Censo. Manejo.


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Categoria: Geografia Dissertações
Fazer Download agora!A Territorialidade da “Posse” na Luta pela Reforma Agrária_Os Acampamentos do MST em Iaras – SP Popular Versão: 
Atualização:  9/5/2013
Descrição:
IHA, Monica Hashimoto

O presente estudo tem como objetivo apresentar a territorialidade dos acampamentos organizados pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra no Município de Iaras-SP, a partir da análise crítica do movimento social, buscando a gênese da concentração fundiária e dos sem-terra na formação territorial do País. A partir de 1995 o MST fez a sua primeira ocupação na região, realizando o assentamento Zumbi dos Palmares. Os demais acampamentos que se instalaram passaram por um longo período de espera, o que causou a saída de muitas pessoas, sendo necessário a criação de estratégias para a sobrevivência. O acampamento afirma a posse da terra em barracas de lona preta e, em alguns casos, realizando pequenos roçados e criação de animais. A organização dos acampamentos pelo MST é mantida por um conjunto de regras e disciplina o que contrasta com os valores e a vida anterior do acampado, o que provoca inúmeras contendas. A situação de acampado revela grande instabilidade, estando sujeito à violência dos grandes proprietários de terra, ao despejo e à estigmatização por ser sem-terra. Este estudo teve como metodologia de trabalho a pesquisa qualitativa, através de técnicas como: pequenas histórias de vida, relatos orais, entrevistas, questionários, observação participante e pesquisa nos arquivos de órgãos do Estado responsáveis pelo processo de reforma agrária (Incra e Itesp).

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Categoria: Geografia Dissertações
Fazer Download agora!Análise espacial dos fragmentos florestais na área do Parque Nacional dos Campos Gerais-PR Popular Versão: 
Atualização:  5/9/2013
Descrição:
ALMEIDA, Cristina Guilherme de

A fragmentação dos hábitats figura entre as mais graves ameaças à conservação dos ecossistemas na atualidade. Como resultado direto da ação humana, a fragmentação dos ambientes naturais produz alterações ambientais que modificam a dinâmica e as relações ecológicas entre populações da fauna, flora e o meio abiótico. A ruptura de uma unidade da paisagem faz surgir parcelas menores que apresentam dinâmica diferente da existente no ambiente original. Os fragmentos tornam-se áreas desconectadas do funcionamento biológico da paisagem florestal. O isolamento dos fragmentos tem efeito negativo sobre a riqueza de espécies, diminuindo a taxa de imigração ou recolonização. A conectividade entre fragmentos por meio de corredores biológicos é uma importante alternativa na conservação dos ambientes. Neste sentido, a gestão das paisagens florestais fragmentadas é um grande desafio na implantação de programas que visam o manejo e a manutenção dos ecossistemas naturais remanescentes.

Palavras-chave: Fragmentação florestal. Ecologia da paisagem. Parque Nacional dos Campos Gerais.


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Categoria: Geografia Dissertações
Fazer Download agora!Valorização do espaço e fragilidade ambiental : o caso da construção do meio ambiente urbano da Baci Popular Versão: 
Atualização:  15/5/2013
Descrição:
FRAISOLI, Camila

Valorização do espaço e fragilidade ambiental : o caso da construção do meio ambiente urbano da Bacia do Córrego Santo Antônio, Mogi Mirim (SP)

No processo de produção do espaço, o homem se relaciona com o meio ambiente por este se .configurar como suporte à sua sobrevivência, objeto, meio e condição para o processo produtivo, tendo como mediador dessa relação o trabalho humano. A relação homem - meio ambiente, como suporte à construção do espaço social, deve ter como base analítica, primeiro, os agentes e ações do capital que, através da valorização capitalista, produzem e organizam o espaço. Em segundo lugar, é necessário compreender como a ocupação e organização do espaço, pautadas na valorização capitalista, alteram e desestabilizam os sistemas naturais. Alterado pelas relações capitalistas de valorização e construção do espaço, o sistema natural toma-se instável. Sua dinâmica natural passa a responder a novos estímulos e processos, podendo ter como resultado a "fragilização" do sistema. O espaço urbano da Bacia Hidrográfica do Córrego Santo Antônio, município de Mogi Mirim, São Paulo, desde a década de 1980, vem sofrendo um crescente processo de valorização de seu meio ambiente e alteração de seus sistemas naturais, tendo como principais agentes transformadores o governo municipal e o mercado imobiliário.

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Categoria: Geografia Dissertações
Fazer Download agora!Gestão dos resíduos sólidos urbanos do Município de Campo Mourão-Pr Popular Versão: 
Atualização:  23/9/2013
Descrição:
CARDOSO, Oséias

A questão da gestão integrada dos resíduos sólidos tem como finalidade tratar da produção, coleta e disposição final dos mesmos. O presente trabalho pretende fazer um levantamento dos principais fatores que influenciam nas características dos resíduos sólidos gerados no município de Campo Mourão/PR, buscando estudar formas adequadas para disposição final de cada tipo de resíduo, bem como o envolvimento de diferentes órgãos da administração e da sociedade civil. Há que se considerar algumas situações especiais, como a sazonalidade de visitantes ao município, e as possíveis mudanças na geração de resíduos nos diferentes períodos do ano onde estará em discussão a necessidade de um planejamento especial. O problema do impacto que o lixo traz ao ambiente natural é reflexo da falta de comprometimento ambiental do homem, que traz perdas sociais transformando o problema em uma questão socioambiental.

Palavras-chaves: Resíduos sólidos. Coleta seletiva. Campo Mourão. Gestão.

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Categoria: Geografia Dissertações
Fazer Download agora!As relações de poder no contexto político-econômico de Foz do Iguaçu/PR Popular Versão: pdf
Atualização:  5/9/2013
Descrição:
NASCIMENTO, Wagner Cipriano do

O presente trabalho busca dissertar sobre os conflitos, arranjos de interesses e dissidências dos grupos de poder político-econômicos no município de Foz do Iguaçu-PR. Inicialmente, busca-se caracterizar, de forma integrada, a região Oeste do Estado do Paraná e o município de Foz do Iguaçu, abordando alguns aspectos da dinâmica territorial ligada ao desenvolvimento econômico e regional, como o processo de ocupação. O trabalho fundamenta-se, ainda, nas abordagens da Geografia Política e de algumas ciências afins que trabalham com problemáticas ligadas às práticas político-sociais, como à Ciência Política e à Sociologia, com o objetivo de destacar as estratégias de articulação/desarticulação dos grupos de poder local, como a troca de favores, os interesses particulares ideológicos e/ou partidários e, sobretudo, as ações de manutenção do poder de grupos hegemônicos. Neste caso, alicerçar-se nas possibilidades teóricas condizentes com a intermediação dos conceitos de Estado e poder, poder local e poder político local, bem como apresenta uma breve análise da Teoria Pluralista e do discurso político como subsídios às questões investigadas. Como procedimento metodológico utiliza-se de jornais, da realização de entrevistas e da formulação de sociogramas a partir das redes sociais. As entrevistas permitem identificar os agentes políticos, econômicos e demais instituições do município de Foz do Iguaçu, dando suporte à elaboração de um estudo sobre os grupos de poder político-econômicos do mesmo, além de identificar os principais grupos político-econômicos dos municípios da tríplice fronteira, no caso de Ciudad del Este (Paraguai) e Puerto Iguazú (Argentina). A partir daí deram-se os resultados da pesquisa, com a apresentação de sociogramas pela análise das redes sociais.

Palavras-Chave: Grupos de poder político-econômicos. Geografia política. Redes sociais. Foz do Iguaçu.

Downloads 562  562  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEM - Universidade Estadual de Maringá  Site 
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Categoria: Geografia Dissertações
Fazer Download agora!O clima como um dos fatores de expansão da cultura da soja no Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Gross Popular Versão: 
Atualização:  9/5/2012
Descrição:
ALMEIDA, Ivan Rodrigues de

O clima pode ser considerado como um dos componentes mais importantes do ambiente ao estabelecer limite às atividades humanas e à sua organização na superfície da Terra. Entre essas atividades, a agricultura exerce papel fundamental ao produzir alimentos e garantir o comércio entre as nações por intermédio da produção de excedentes. A cultura da soja coloca o Brasil no mercado internacional como o segundo maior produtor mundial, e com a participação interna liderada pelos estados do Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul. A hipótese do presente trabalho sugere que as diferentes condições climáticas no território brasileiro têm favorecido a migração dos polos de produção até então concentrados na Região Sul para a Região Centro-Oeste, produzindo impactos ambientais e acentuando desigualdades sociais. No desenvolvimento dos objetivos constatou-se essa afirmativa avaliando-se as condições da distribuição fundiária e da produção, caracterizando a menor variabilidade da pluviosidade no estado do Mato Grosso, bem como o regime e distribuição da pluviosidade, por intermédio de técnicas de geoprocessamento e da elaboração de um sistema de análise e consulta baseado nos recursos de navegação da internet, disponível em http://www.ivanrdea.pop.com.br.

Palavras-chave: Desenvolvimento regional. Impacto ambiental. Pluviosidade. Geoprocessamento. Glicyne max.

Downloads 1265  1265  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.unesp.br
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Categoria: Geografia Dissertações
Fazer Download agora!A Geografia que se ensina e a abordagem da natureza nos livros didáticos Popular Versão: 
Atualização:  5/9/2013
Descrição:
SILVA, Dakir Larara Machado da

O livro didático, frente às atuais condições de trabalho do professor de Geografia, torna-se cada vez mais instrumento, senão indispensável, pelo menos necessário como complemento às atividades didático-pedagógicas. Dessa forma, é relevante analisar a forma de abordagem, não só o conteúdo proposto por este estudo, bem como os demais conhecimentos e conteúdos que tangem o saber geográfico, sobretudo aqueles ligados à natureza. Nesse trabalho são analisadas a concepção e a forma de abordagem da natureza nos livros didáticos de Geografia, particularmente na quinta série do Ensino Fundamental. De maneira específica, investiga-se os conteúdos abordados e suas adequações aos conceitos mais atuais decorrentes do acúmulo e evolução do conhecimento científico no último século. É, também, objetivo desta dissertação apresentar uma estrutura que foge da apresentação acadêmica, mais especificamente nos capítulos 3 e 4, com o intuito de tornar mais dinâmica e interessante a leitura, não só para o público acadêmico, mas também aos professores do Ensino Fundamental e Médio que estão diretamente envolvidos nesta discussão e que necessitam de um estímulo à pesquisa e ao conhecimento de novos materiais a serem investigados. A elaboração dessa dissertação foi composta das seguintes etapas: escolha dos livros didáticos a serem trabalhados; elaboração da ficha de avaliação; mapeamento e apreciação dos livros, análise dos conceitos, identificação de erros e/ou lacunas e avaliação dos resultados encontrados. A análise feita nessa dissertação permite observar que os livros didáticos apresentaram uma melhoria na sua consistência em relação ao conteúdo e à forma de abordar a natureza, objetivo deste trabalho. Percebemos que os materiais didáticos atuais têm muita qualidade, embora apresentem alguns erros, em particular no âmbito da climatologia e geomorfologia do fundo dos oceanos. A estrutura proposta e a forma de abordagem dos conteúdos da natureza demonstram uma evolução e adequação destes às críticas feitas, ao longo dos anos 80, à Geografia, ao ensino de Geografia e em particular aos livros didáticos até então produzidos.

Palavras-chaves: Geografia. Educação. Ensino fundamental. Livro didático. Natureza.

Downloads 966  966  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Rio Grande do Sul  Site http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/6780
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Categoria: Geografia Dissertações
Fazer Download agora!Patrimônio histórico-cultural: leitura crítica dos conceitos e suas implicações na prática escolar Popular Versão: 
Atualização:  5/9/2013
Descrição:
SANTOS, Irene da Silva F. dos

Esta dissertação é o resultado da análise crítica e releitura do que, comumente se entende por Patrimônio Histórico-Cultural. Os objetivos foram: analisar os conceitos de Patrimônio, História e Cultura envolvidos nessa expressão e os jogos de interesses e poder implicados com as questões sobre origem, representações e empregos contraditórios da mesma realidade; e investigar os caminhos político-educacionais viáveis para que a Escola se torne a instituição onde crianças e jovens aprendam a preservar o Patrimônio Histórico-Cultural, a reinterpretar o passado de maneira crítica e a fazer que o espaço de cada um e de todos passe a ser construído de modo coletivo. Tanto a escolha do tema como do referencial dialético-crítico (Escola de Frankfurt); sobretudo Adorno e Horkheimer, é que, de fato, momentos de encontro, convocados pela história e pela arte, podem ser alienantes e de fetichização de produtos da indústria cultural. Para a maioria e, sobretudo, para jovens e crianças das escolas, resulta necessária reinvidicar o direito a conhecer a história criticamente, a desfrutar das obras de arte, sem consentir na perigosa interpretação das elites de poder. É uma investigação bibliográfica, com exame de fontes oficiais inclui também a etnografia ao realizar-se uma pesquisa de campo com Professores do Ensino Superior e com Professores do Ensino Fundamental e Médio da rede pública, referente a disciplinas de História, Geografia, Letras e Turismo. Responderam a questões abertas, quanto à dinâmica da sala de aula e à política das relações internas e de planejamento para que o chamado Patrimônio-Histórico Cultural seja inserido no currículo e programas escolares. A pesquisa deparou com o problema da educação formal referente à questão patrimonial, conforme respostas dos professores, o Patrimônio Histórico-cultural constitui riqueza de um povo e herança para futuras gerações. A proposta é que a análise crítica sobre cada elemento patrimonial, e conceito correspondente, não seja operada apenas por uma elite intelectual, e que a educação se apoie mais intensamente no uso crítico do Patrimônio no âmbito escolar, sobretudo, com a elaboração participada de programas. A educação não aceita o papel de reprodutora de estruturas educacionais de dominação e exploração. A análise possibilita indicar novas relações históricas e políticas mais democráticas, levando a sociedade a uma compreensão concreta sobre o patrimônio histórico-cultural e mais próxima de seus interesses.

Palavras-chave: Patrimônio histórico. Poder. Educação. cultura. Preservação. Globalização.

Downloads 5788  5788  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEPG  Site http://bdtd2.ibict.br
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