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Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (30)


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Categoria: Geografia Dissertações
Fazer Download agora!Análise ambiental do Arroi Schimidt - Goiorê-Pr Popular Versão: 
Atualização:  5/9/2013
Descrição:
NASCIMENTO, patrícia Branco

É necessário conhecer e analisar os recursos naturais e antrópicos de uma determinada área, por meio de um diagnóstico ambiental, para que se possam elaborar prognósticos e estabelecer diretrizes do uso destes recursos do modo mais racional possível. Neste sentido, este trabalho teve como objetivo principal a realização de um diagnóstico ambiental do ArroioSchimidt, Goioerê – Paraná. Esta avaliação foi realizada por meio de levantamentos e análises dos atributos ambientais: substrato rochoso, relevo, solo, clima, água superficial, cobertura vegetal e parâmetros socioambientais, além de propor metas para a recuperação e preservação desta área. Os principais problemas que causam a degradação ambiental observados no entorno e ao longo do Arroio Schimidt foram: obras de canalizações inacabadas com taludes sem proteção, afloramento do lençol freático, ocupação das margens pela população ribeirinha, ausência de mata ciliar, assoreamento e desestabilização das vertentes, feições erosivas, árvores com raízes expostas, presença de tubulações de esgoto com despejo de resíduos líquidos, esgotos clandestinos domésticos e instalações sanitárias sob o arroio e presença de resíduos sólidos urbanos. Uma das propostas que envolve esforço de recuperação e que garante compromisso para o futuro é a educação ambiental, destinada a reformular comportamentos humanos e recriar valores perdidos ou jamais alcançados, tanto no âmbito individual como coletivo.

Palavras-chave: Diagnóstico ambiental. Degradação. Atributos ambientais.

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Categoria: Geografia Dissertações
Fazer Download agora!Estudo da variabilidade da precipitação no estado do Paraná associado à anomalia da TSN no oceano pa Popular Versão: 
Atualização:  5/9/2013
Descrição:
SOUSA, Patrícia

O Estado de Paraná localiza-se no Sul do Brasil (nas latitudes de 22º29'33" e 26º42'59"S, e longitudes de 48º02'24 " e 54º37'38"W) que inclui uma área de 201.000Km2. Os propósitos deste trabalho foram a análise da estrutura e variabilidade de precipitação pluvial em diferentes escalas no Estado de Paraná. O período de estudo foi de 1972 a 2002. As séries de precipitação de 43 estações usadas neste estudo foram obtidas da Agência Nacional de Água e Energia (ANA). Neste trabalho foram analisados os dados de precipitação pluvial em diferentes escalas (anual, interanual, sazonal e diário). A partir dos dados foram realizadas as análises estatísticas através de diversos parâmetros estatísticos (desvio padrão, média, coeficiente de variação e anomalia). A regionalização da precipitação foi determinada pela Análise Multivariada. A variabilidade interanual foi estudada entre a precipitação pluvial e a anomalia da temperatura da superfície do mar. Também foi analisada a correlação entre precipitação pluvial e anomalia de temperatura da superfície do mar. No estudo da variabilidade baseado nas anomalias apresentaram valores positivos como, por exemplo, o ano de 1983. A variabilidade da precipitação pluvial do Estado de Paraná é fortemente associada aos eventos El Niño. Foram observadas significativas anomalias positivas de precipitação pluvial em alguns anos durante eventos de El Niño e algumas anomalias negativas durante eventos de La Niña. Este trabalho apresenta uma análise estatística da relação entre o fenômeno de ENOS e elementos do clima no estado Paraná, levando em conta as variáveis meteorológicas como precipitação pluvial.

Palavras-chaves: ENOS. Transectas. Áreas homogêneas. Recipitação pluvial.

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Categoria: Geografia Dissertações
Fazer Download agora!Ensino da Geografia e a linguagem cartografica na 5ª série: o real, o necessário e o possível Popular Versão: 
Atualização:  14/5/2013
Descrição:
NEVES, Ronaldo José

Essa pesquisa objetivou analisar a realidade do ensino e conhecimento da Cartografia como linguagem de representação, dos professores de Geografia da 5ª série do ensino fundamental em escolas públicas de Cáceres/MT. As informações de campo foram obtidas nos anos de 2000 e 2001, através de: 1- questionários e atividades práticas com mapas, para investigarmos o conhecimento dos professores quanto a linguagem cartográfica e seu compromisso com procedimentos metodológicos ao utilizar a Cartografia como linguagem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem da Geografia; 2- ficha catalográfica, para analisarmos os mapas temáticos do livro didático, utilizado pelos professores em sala de aula. Identificamos como principais problemas: 1-dificuldades conceituais e metodológicas/procedimentais dos professores quanto a linguagem cartográfica e o ensino de Geografia; 2- ausência de uma metodologia de ensino da linguagem cartográfica no livro didático. Os dados levantados nas investigações de campo foram analisados com base na pesquisa bibliográfica, o que nos possibilitou caminhar da identificação das necessidades dos professores de sala de aula, para discussão das possibilidades/alternativas para superar as dificuldades e contribuir para a melhoria do ensino-aprendizagem de Geografia nos diferentes níveis.

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Categoria: Geografia Dissertações
Fazer Download agora!Variação longitudinal das características sedimentares e hidrológicas do rio Ivaí-Pr em seu curso in Popular Versão: 
Atualização:  5/9/2013
Descrição:
KUERTEN, Sidney

O presente trabalho apresenta os resultados gerados a partir da realização de seis campanhas (março, maio, junho, setembro, outubro e novembro de 2004), nas quais foram monitoradas as características batimétricas, hidrodinâmicas e sedimentológicas dos sedimentos de fundo e dos sedimentos em suspensão do baixo curso do rio Ivaí. A área de estudo está situada em longitude superior a 53º 00 W e latitude inferior a de 24º 00 S, nos municípios de Tapira, Herculândia e Icaraíma – PR. Em cada um desses municípios, selecionou-se uma seção de 1km ao longo do rio, que foi subdividida em três perfis transversais ao canal, com espaçamento de 500m, abrangendo uma área longitudinal de 1000m. Por meio de levantamentos com base nas observações diretas, calcadas pelo monitoramento sistêmico de alguns parâmetros hidrológicos pode-se quantificar e analisar algumas características da dinâmica fluvial deste rio. A declividade do canal em toda a extensão da planície é baixa onde diminui para a foz do rio Ivaí.

Palavras-chave: Geomorfologia. Sedimentologia. Rio Ivaí - PR.

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Categoria: Geografia Dissertações
Fazer Download agora!As transfornmações históricas e a dinâmica atual da paisagem na bacia hidrográfica do ribeirão Popular Versão: 
Atualização:  10/5/2013
Descrição:
MONTINA, Neriele Bruschi

O presente estudo se propõe a uma análise da bacia hidrográfica do Ribeirão São Francisco, estudando as transformações históricas e a dinâmica atual da paisagem, verificando tanto o parcelamento em pequenas propriedades, exploradas, regra geral, pelo proprietário e sua família e orientado por um plano de desenvolvimento regional pilotado pela Companhia de Terras Norte do Paraná (CTNP), quanto o grande impacto de assoreamento dado pelo manuseio antrópico e não pela potencialidade física, o que faz com que cada uma das unidades da bacia (alta, média e baixa bacia hidrográfica) reaja diferenciadamente.

Palavras-Chaves: 1. Bacia Hidrográfica. 2. Paisagem. 3. Transformações Paisagísticas. 4. Impactos Socioambientais. 5. Evolução.

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Categoria: Geografia Dissertações
Fazer Download agora!Formação inicial e continuada dos professores de Geografia da rede pública estadual na cidade de Mar Popular Versão: 
Atualização:  14/5/2013
Descrição:
Formação inicial e continuada dos professores de Geografia da rede pública estadual na cidade de Maringá-PR: necessidades e possibilidades para inovação do fazer pedagógico

MARTINI, Vera Aparecida da Silva

Esta pesquisa é um “Estudo de Caso” desenvolvido com professores que ministram aulas de Geografia para alunos de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental em escolas estaduais na cidade de Maringá-PR. A metodologia utilizada nos instrumentalizou para a elaboração de uma análise da formação inicial e continuada desses professores e sua contribuição para a qualidade do processo ensino-aprendizagem do aluno. O compromisso dos professores com a qualidade das aulas foi investigado por meio de formulário, observação de aulas e entrevistas. Neste sentido, este trabalho faz uma análise sobre a formação continuada dos professores observados no “Estudo de Caso”. A análise engloba os cursos ofertados pelo Estado a esses professores e discute as mudanças que deveriam ocorrer nesses cursos para atenderem às reais necessidades dos professores, de forma a torná-los habilitados para inovar o fazer pedagógico.

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Categoria: Geografia Dissertações
Fazer Download agora!Zoneamento socioambiental participativo do lugar denominado caça e pesca-Fortaleza/CE Popular Versão: 
Atualização:  15/5/2013
Descrição:
Zoneamento socioambiental participativo do lugar denominado caça e pesca-Fortaleza/CE - Contribuição ao desenvolvimento sustentável da capital cearense

SILVA, Marco Antonio Krichanã da

Esta pesquisa objetivou produzir, em bases preliminares, documentação organizada sobre o lugar denominado Caça e Pesca — que abrange praia, estuário de um rio que atravessa boa parte da Região Metropolitana de Fortaleza, capital do Estado do Ceará e ainda manguezal, campo de dunas e matas de transição em uma área do litoral Leste da cidade —, dada a escassez de informações atualizadas a respeito. É desejável que o corpo de conhecimentos aqui representado possa instrumentar a concretização de iniciativas destinadas a integrar relações sustentáveis entre a comunidade assentada naquela área, o meio ambiente e a dinâmica urbana da capital cearense. Seus resultados são de ordem a permitir, à administração pública competente, o planejamento de ações de educação ambiental e o adequado monitoramento, recomendavelmente pela própria comunidade, da conservação dos ecossistemas presentes na área de estudo, tanto devido à urgente necessidade de sua preservação, como da premência pela definição, na área, de parâmetros capazes de balizar um turismo de caráter sustentável. Para tanto, a elaboração do Zoneamento socioambiental participativo, caracterizando a evolução espaço-temporal da ocupação do lugar, inclui a realização de um diagnóstico geoambiental que destaca as unidades ambientais a partir dos seus aspectos socioeconômicos, socioambientais, geomorfológicos, hidrogeológicos e de cobertura vegetal. Este conjunto de informações também originou a edição de uma cartilha, dirigida primariamente à comunidade local. Contribuição ao desenvolvimento sustentável da capital cearense SILVA, Marco Antonio Krichanã da - esta pesquisa objetivou produzir, em bases preliminares, documentação organizada sobre o lugar denominado Caça e Pesca — que abrange praia, estuário de um rio que atravessa boa parte da Região Metropolitana de Fortaleza, capital do Estado do Ceará e ainda manguezal, campo de dunas e matas de transição em uma área do litoral Leste da cidade —, dada a escassez de informações atualizadas a respeito.

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Categoria: Geografia Dissertações
Fazer Download agora!Projetos Educativos no Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro: Uma Prática de Sens Popular Versão: 
Atualização:  9/5/2012
Descrição:
RODRIGUES, Milena Goulart Souza

O estudo se propôs a investigar as atividades relacionadas à reflexão do meio ambiente no Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, que oferece um espaço de interação com a natureza importante para a implementação da educação não-formal. Ele é um lugar alternativo para aprender e ensinar sobre a preservação da natureza, e oferece um ambiente favorável a implementação de práticas educativas que conduzam a população a refletir sobre questões relevantes como o meio ambiente. Esse estudo destacou na parte teórica, a relação das questões ambientais brasileiras e a educação abordadas no Jardim Botânico do Rio de Janeiro e como este pode ser utilizado, especialmente para contribuir com a conservação / preservação do meio ambiente, assim como para ajudar na superação dos principais problemas ambientais locais. Para coleta de dados foi utilizado um formulário dirigido aos visitantes e preenchido pela pesquisadora, análise de documentos internos e observação de três projetos educativos realizados na instituição. O estudo enfocou as atividades de sensibilização através do processo de percepção ambiental, visando a mudança de hábitos e atitudes dos frequentadores do Jardim. Sendo assim, apresentou uma preocupação em divulgar questões complexas,como ética, valores sociais, e questões econômicas dentro do contexto da sustentabilidade.

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Categoria: Geografia Dissertações
Fazer Download agora!Proposta metodológica para avaliação da população residente em áreas de risco ambiental: o caso da b Popular Versão: 
Atualização:  9/5/2012
Descrição:
UMBELINO, Glauco Jose de Matos

Proposta metodológica para avaliação da população residente em áreas de risco ambiental: o caso da bacia hidrográfica do Córrego do Onça/MG

O objetivo principal dessa dissertação é propor uma metodologia para analisar temporalmente, a partir dos dados censitários de 1991 e 2000, a vulnerabilidade ambiental das populações residentes em áreas sob risco de inundação e deslizamento de encosta, conforme especificado nas legislações que abordam os referidos riscos. Considerou-se vulnerabilidade ambiental como a justaposição espacial entre áreas de risco ou degradação do ambiente físico (vulnerabilidade natural), e grupos populacionais pouco abastados e com alta privação (vulnerabilidade social). A unidade de análise considerada ideal para este tipo de estudo, é a bacia hidrográfica. Para a aplicação da proposta aqui realizada, foi escolhida a bacia hidrográfica do Córrego do Onça-MG, palco de alta pressão antrópica, e para o qual foi possível a integração dos momentos teóricos, metodológicos e empíricos.

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Categoria: Geografia Dissertações
Fazer Download agora!Caminhos na resistência ? O espaço do Recife durante a ocupação Neerlandesa (1630-1637) em Pernambuc Popular Versão: 
Atualização:  10/5/2013
Descrição:
PEREIRA, Sidclay Cordeiro

A chegada portuguesa ao Brasil no século XVI e neerlandesa no século XVII impuseram modificações no território brasileiro levando-se em consideração o espaço natural e objetivos econômicos e militares. Partindo disso, esse trabalho tem como objetivo levantar, caracterizar e analisar os caminhos utilizados durante o período de resistência à ocupação neerlandesa em Recife (1630-1637) através da reconstrução da Geografia do passado. Para sua elaboração foram utilizadas fontes primárias acerca do período colonial brasileiro com ênfase no Recife; fontes secundárias, que abordam o processo de ocupação e utilização do espaço brasileiro; obras que contemplam os estudos do tempo, espaço, Geografia e História e fontes cartográficas produzidas por portugueses e neerlandeses. Dentro de um contexto econômico que envolvia outros continentes, como Europa, Ásia e África e os conflitos entre as coroas espanhola, portuguesa e os Países Baixos, percebe-se que foram criadas duas infraestruturas de utilização do espaço do Recife. Uma engenharia calcada nas estratégias militares e outra econômica, ambas servindo para manter a ocupação neerlandesa tornando-a lucrativa para garantir o suporte e manutenção de um espaço que vinha se modificando para se tornar um território usado com fins extralocais. Durante o período aqui estudado, Recife foi inserido como um nó na rede que envolvia outras localidades no mundo contribuindo de maneira relevante para o crescimento da região, tanto partindo do litoral em direção aos engenhos no interior, como no sentindo contrário através dos seus caminhos

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