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Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (30)


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Categoria: Geografia Dissertações
Fazer Download agora!Ocupação do Parque Estadual Delta do Jacuí : conflitos de uso territorial Popular Versão: 
Atualização:  5/9/2013
Descrição:
CHIAPPETTI, Ademir Baptista

Esta dissertação tem por objetivo a análise da ocupação territorial do Parque Estadual Delta do Jacuí – PEDJ – tendo como foco principal os conflitos de uso territorial com a legislação atual, baseada no Sistema Nacional de Unidades de Conservação - SNUC. Possui uma perspectiva de abordagem centrada nas características naturais da paisagem do Delta do Jacuí, com o objetivo de destacar as suas qualidades, as quais justificam a sua preservação, nas formas de ocupações territoriais ocorridas entre o tempo atual e o correspondente ao ano de criação do PEDJ e na pesquisa qualitativa das percepções dos três segmentos que ocupam esse espaço geográfico: os moradores do Parque, as associações comunitárias e os representantes da Prefeitura Municipal de Eldorado do Sul. O estudo da percepção tem como objetivo a compreensão do lugar para esses grupos. A linha metodológica escolhida para essa análise está baseada no estudo dos conceitos de Paisagem, Território, Lugar e Percepção.

Palavras-chave: Geografia ambiental. Paisagem. População. Espaço geográfico. Unidades de conservação. Percepção.

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Categoria: Geografia Dissertações
Fazer Download agora!Adolescência e maternidade: sentidos produzidos neste encontro e implicações para o desenvolvimento  Popular Versão: 
Atualização:  3/9/2013
Descrição:
Adolescência e maternidade: sentidos produzidos neste encontro e implicações para o desenvolvimento regional

MARTINES, Gisele Trommer

Este estudo tem como objetivo investigar os sentidos que são produzidos no encontro entre adolescência e maternidade na tentativa de ressaltar inter-relações entre este fenômeno e o desenvolvimento regional, uma vez que a cada ano, no Brasil, um milhão de adolescentes dão à luz (correspondendo a 20% do total de nascidos vivos). Constatamos índices semelhantes no município de Cachoeira do Sul/RS, local onde realizamos esta pesquisa. Participaram deste estudo oito mães adolescentes primíparas, com idades entre 15 e 18 anos. Consideramos adolescente aquele sujeito que tem entre doze e dezoito anos de idade, conforme disposto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Realizamos de uma a duas entrevistas com cada participante com o objetivo de analisar a experiência de ser mãe na adolescência. O método utilizado nesta proposta de investigação científica é de uma abordagem qualitativa da realidade, utilizando como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada. Realizamos a análise dos dados através do método de práticas discursivas e produção de sentidos, utilizando o mapa de associação de ideias como técnica de interpretação. Neste estudo verificamos que os sentidos produzidos no encontro entre adolescência e maternidade apontam para uma experiência de vida plena de significados positivos, bem como constituem uma experiência negativa com sentimentos de perda, de renúncia forçada e de muitas dificuldades. Ao longo desta pesquisa refletimos sobre a necessidade de problematização do discurso vigente atual que considera a gravidez e a maternidade na adolescência como um problema, produzindo, desta forma, preconceito e discriminação.

Palavras-chave: Maternidade. Adolescência. Sentidos produzidos. Desenvolvimento regional.

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Categoria: Geografia Dissertações
Fazer Download agora!História e geografia da pesquisa brasileira em erosão do solo Popular Versão: 
Atualização:  14/5/2013
Descrição:
BARRETO, Alberto Giaroli de Oliveira Pereira

Há poucos estudos em história da ciência do solo no Brasil e essa matéria praticamente ainda não recebeu atenção pela comunidade científica. Este trabalho focaliza a formação da pesquisa brasileira em erosão do solo a partir de uma análise bibliométrica e geográfica. Foi feita uma compilação de todos os artigos científicos publicados sobre o tema por autores vinculados a instituições brasileiras e subsequente armazenamento em um modelo de banco de dados dimensional estruturado especificamente para esse objetivo. Indicadores quantitativos foram calculados e a geografia da pesquisa mapeada por meio de consultas SQL e ferramentas de geoprocessamento. Os resultados apontaram para uma gênese recente da pesquisa brasileira em erosão do solo e a uma centralização da produção científica e formação de linhas em instituições e autores do Sul e Sudeste do Brasil. Ainda, a análise dos dados temáticos indicou uma convergência ao enfoque da erosão sob uma perspectiva eminentemente agrícola e grande ênfase à pesquisa dos fatores do modelo USLE de estimativa de erosão.

Palavras-chave: Bibliometria. Geoprocessamento. Erosão. Historiografia. Geografia. Solos.

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Categoria: Geografia Dissertações
Fazer Download agora!São José dos Pinhais no contexto da recente industrialização metropolitana: reflexos socioespaciais Popular Versão: 
Atualização:  5/9/2013
Descrição:
TAVARES, Lilian Pérsia de Oliveira

O objetivo desta dissertação é analisar e compreender as transformações socioespaciais que ocorreram na porção Leste da Região Metropolitana de Curitiba, mais precisamente no município de São José dos Pinhais, a partir da implantação dos distritos industriais que abrigam, essencialmente, montadoras de veículos como a Audi e a Renault, e suas fornecedoras.

Palavras-chave: Mananciais. Indústrias. Espaço urbano. Metropolização. Crescimento populacional.

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Categoria: Geografia Dissertações
Fazer Download agora!Transformações culturais e território : o kaingang da Reserva Indígena de Serrinha - RS Popular Versão: 
Atualização:  5/9/2013
Descrição:
ARESI, Cláudia

Este trabalho é um estudo sobre a reserva indígena de Serrinha-RS, localizada no Norte do Estado do Rio Grande do Sul, que abrange parte do território dos municípios de Constantina, Engenho Velho, Três Palmeiras e Ronda Alta. No passado foi terra de índios, habitada mais tarde (por volta de 1930) por colonos, originando a expulsão de seus antigos moradores. A Constituição Federal de 1988 devolveu o direito de posse dessas terras aos indígenas e, a partir de 1996, se iniciou o processo de retirada dos colonos da área da reserva. O objetivo deste trabalho é analisar a origem dos conflitos no campo entre colonos e indígenas pela posse da terra. Busca-se também estudar a relação do índio com o território, transformado pelo colono, e de identificar se ocorreram transformações culturais e se estas foram relevantes para os indígenas. Além disso, pretende-se mostrar como todas as mudanças ou transformações culturais vêm sendo articuladas no contexto da reserva e qual a sua repercussão nos aspectos da cultura “tradicional” por eles ainda mantida. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho contou com um embasamento teórico sobre o processo histórico do conflito, sobre os aspectos culturais Kaingang e sobre os conceitos de cultura, paisagem, território e identidade, pertinentes a esta discussão. A pesquisa de campo junto à comunidade Kaingang foi realizada através da elaboração de entrevistas semidiretivas, de coleta de histórias de vida e de diários de campo. Uma das conclusões considerada mais relevante para esta pesquisa refere-se à importância do território para a manutenção da vida e da cultura Kaingang. Somente após a reconquista do território é que os indígenas conseguiram revitalizar sua cultura.

Palavras-chave: Geografia cultural. Geografia humana. Reserva indígena de serrinha. Território. Rio Grande do Sul.

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Categoria: Geografia Dissertações
Fazer Download agora!Paisagem: uma análise no ensino da Geografia Popular Versão: 
Atualização:  5/9/2013
Descrição:
PUNTEL, Geovane Aparecida

Este trabalho consiste em um estudo da paisagem no ensino da Geografia que tem como eixo central investigar como está sendo abordada a construção desse conceito na 5ª série do Ensino Fundamental. Primeiramente, foi realizado um levantamento bibliográfico referente ao conceito de paisagem na Geografia. Também foi averiguado os métodos adotados pelos professores, o uso do livro didático, além do tratamento dado à paisagem nos 2 livros didáticos mais utilizados pelos professores. Para tanto, 11 professores de 9 escolas de Educação Básica da Rede Pública Estadual de Santa Cruz do Sul/RS foram entrevistados. Verificou-se que o conceito de paisagem é anterior à ciência geográfica, passando no decorrer dos tempos por diferentes métodos de aplicação. Em relação à sua construção na 5ª série do Ensino Fundamental, percebeu-se que ele, na maioria dos casos analisados, não está sendo trabalhado de forma significativa, já que os alunos pouco aprendem a fazer uso desse conceito na interpretação da realidade em que estão inseridos. Igualmente, constatou-se que está faltando domínio de conceitos básicos da ciência geográfica para o professor. Verificou-se isso através do entendimento que os professores têm do conceito paisagem, o que dificulta o trabalho desses conhecimentos básicos da Geografia. A carga horária intensa também é argumento para justificar a ausência de temas reflexivos e de situações de aprendizagem que vão além das quatro paredes da sala de aula. Ficou claro que o livro didático de Geografia é um recurso muito utilizado pelo professor, sem prévia e devida análise da proposta conceitual apresentada pelos autores. Essa análise não é realizada pelo professor porque ele próprio não possui clareza conceitual da Geografia e se limita a constantes reclamações e demonstrações de desinteresse em relação à qualidade dos recursos utilizados e às reflexões sobre o processo ensino/aprendizagem da Geografia. Por tudo isso, é preciso pensar em saídas, na busca de uma educação geográfica reflexiva e significativa. No entanto, isso depende muito do querer e da necessidade de cada educador.

Palavras-chave: Paisagem. Livro didático. Professor de Geografia. 5ª série do Ensino fundamental.

Downloads 935  935  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFRGS  Site http://www.lume.ufrgs.br
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Categoria: Geografia Dissertações
Fazer Download agora!As unidades de paisagens e os sitemas d eprodução agrícolas no município de Floraí-Pr Popular Versão: 
Atualização:  5/9/2013
Descrição:
ANDRADE, José antônio de

Neste trabalho, realizado no território do município de Floraí, procurou-se mediante uma análise integrada dos elementos da paisagem, determinar diferentes compartimentos, com base na sua estrutura geoecológica e socioeconômica, seu funcionamento e dinâmica. O propósito do estudo foi produzir conhecimentos qualitativos e quantitativos de caráter social, econômico e ambiental que possam fornecer subsídios para aplicação no planejamento territorial municipal. Assim, no município foram identificadas três unidades de paisagem: unidade 1, denominada Platô Elevado de Floraí; unidade 2, o Platô elevado de Nova Bilac; unidade 3, o Baixo Patamar da Genúncia, que mostram as condições da evolução da paisagem nestas áreas, e conseqüentemente, fornecer parâmetros para uma destinação adequada de seu uso.

Palavras-chave: Compartimentação. Paisagem agrícola. Sistema de produção. Estrutura geoecológica.

Downloads 942  942  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.uem.br
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Categoria: Geografia Dissertações
Fazer Download agora!A Geografia que se ensina e a abordagem da natureza nos livros didáticos Popular Versão: 
Atualização:  5/9/2013
Descrição:
SILVA, Dakir Larara Machado da

O livro didático, frente às atuais condições de trabalho do professor de Geografia, torna-se cada vez mais instrumento, senão indispensável, pelo menos necessário como complemento às atividades didático-pedagógicas. Dessa forma, é relevante analisar a forma de abordagem, não só o conteúdo proposto por este estudo, bem como os demais conhecimentos e conteúdos que tangem o saber geográfico, sobretudo aqueles ligados à natureza. Nesse trabalho são analisadas a concepção e a forma de abordagem da natureza nos livros didáticos de Geografia, particularmente na quinta série do Ensino Fundamental. De maneira específica, investiga-se os conteúdos abordados e suas adequações aos conceitos mais atuais decorrentes do acúmulo e evolução do conhecimento científico no último século. É, também, objetivo desta dissertação apresentar uma estrutura que foge da apresentação acadêmica, mais especificamente nos capítulos 3 e 4, com o intuito de tornar mais dinâmica e interessante a leitura, não só para o público acadêmico, mas também aos professores do Ensino Fundamental e Médio que estão diretamente envolvidos nesta discussão e que necessitam de um estímulo à pesquisa e ao conhecimento de novos materiais a serem investigados. A elaboração dessa dissertação foi composta das seguintes etapas: escolha dos livros didáticos a serem trabalhados; elaboração da ficha de avaliação; mapeamento e apreciação dos livros, análise dos conceitos, identificação de erros e/ou lacunas e avaliação dos resultados encontrados. A análise feita nessa dissertação permite observar que os livros didáticos apresentaram uma melhoria na sua consistência em relação ao conteúdo e à forma de abordar a natureza, objetivo deste trabalho. Percebemos que os materiais didáticos atuais têm muita qualidade, embora apresentem alguns erros, em particular no âmbito da climatologia e geomorfologia do fundo dos oceanos. A estrutura proposta e a forma de abordagem dos conteúdos da natureza demonstram uma evolução e adequação destes às críticas feitas, ao longo dos anos 80, à Geografia, ao ensino de Geografia e em particular aos livros didáticos até então produzidos.

Palavras-chaves: Geografia. Educação. Ensino fundamental. Livro didático. Natureza.

Downloads 959  959  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Rio Grande do Sul  Site http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/6780
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Categoria: Geografia Dissertações
Fazer Download agora!Padrões de canal do rio Paraguai na região de Cáceres-MT Popular Versão: 
Atualização:  5/9/2013
Descrição:
SILVA, Aguinaldo

A bacia do rio Paraguai Superior vem sendo alvo de ocupação intensa nos últimos anos e seu canal tem sofrido modificações em sua dinâmica. Esta pesquisa teve como objetivo a caracterização do padrão de canal do segmento do rio Paraguai situado entre o rio Cabaçal e o Morro Pelado, na região de Cáceres (MT). Para isso foram realizadas análises abordando a morfometria do canal, a morfologia da planície e a tipologia das barras fluviais, erosão marginal. A análise morfométrica, a observação das formas da planície e os perfis realizados nas barras fluviais demonstraram que o canal possui dois segmentos com diferentes padrões. O segmento superior possui alta sinuosidade (1,7), alta razão largura-profundidade (126), barras em pontal e transversais, e sua planície é marcada por lagoas do tipo meandro abandonado, o que aponta para um canal meandrante com algumas características de canal entrelaçado. O segmento inferior possui baixa sinuosidade (1,2), alta razão largura-profundidade (153), e barras transversais, indicativos de canais entrelaçados.

Palavra-chave: Padrões de canal. Dinâmica fluvial. Rio Paraguai Superior.


Downloads 971  971  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.uem.br
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Categoria: Geografia Dissertações
Fazer Download agora!O BNDES e as privatizações no uso do território brasileiro Popular Versão: 
Atualização:  5/9/2013
Descrição:
FARIAS, Helio Caetano

A presente pesquisa visa contribuir com a interpretação sobre uso do território brasileiro a partir da análise do BNDES. A escolha desta instituição deve-se a sua importância no planejamento, financiamento e execução dos principais projetos de desenvolvimento vivenciados pelo país desde meados do século XX. A história do BNDES se confunde com a história da integração do território e da industrialização nacional, ambas alicerçadas numa política de superação do subdesenvolvimento. Criado em 1952, no governo de Getúlio Vargas, o Banco tornou-se, desde então, imprescindível aos principais projetos ou planos nacionais das mais diversas orientações. No período atual, com a intensificação da racionalidade da globalização na formação socioespacial brasileira, o BNDES tornou-se central na elaboração e operacionalização de um quadro normativo e territorial favorável à internacionalização do território. O vigoroso processo de privatização coordenado pelo Banco, com o aval das empresas de consultoria, tem ampliado a desigual geração e apropriação de riqueza, bem como intensificado o uso corporativo do território.

Palavras-chave: BNDES. Empresas de consultoria. Privatizações. Uso corporativo do território.

Downloads 983  983  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unicamp  Site http://cutter.unicamp.br
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