Categoria: Geografia Dissertações |
Municipalização dos sistemas de licenciamento ambiental: estudos de caso na região do vale do rio Pa  |
Versão: Atualização: 14/5/2013 |
Descrição:
PANTA,Vladimir Machado
O meio ambiente e sua preservação/conservação estão intimamente ligados à sobrevivência do homem enquanto espécie, porém o caráter dominador e explorador do qual se investe o ser humano, está relegando ao segundo plano estas questões, por isso, a natureza vai se tornando indefesa, vítima do progresso econômico e industrial da humanidade. O presente estudo objetiva avaliar a evolução e a importância do processo de implementação da municipalização dos sistemas de licenciamento ambiental. A prática do licenciamento ambiental tem importantes contribuições no sentido de definir novas formas de regular a troca entre natureza, indivíduo e sociedade, por envolver o conhecimento da realidade local e pela proximidade dos órgãos de controle, educação e fiscalização. A metodologia utilizada caracterizou-se por uma abordagem qualitativa embasada em uma revisão bibliográfica e uma pesquisa de campo, realizada em alguns municípios do Vale do Rio Pardo.
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Categoria: Geografia Dissertações |
As relações de poder no contexto político-econômico de Foz do Iguaçu/PR  |
Versão: pdf Atualização: 5/9/2013 |
Descrição:
NASCIMENTO, Wagner Cipriano do
O presente trabalho busca dissertar sobre os conflitos, arranjos de interesses e dissidências dos grupos de poder político-econômicos no município de Foz do Iguaçu-PR. Inicialmente, busca-se caracterizar, de forma integrada, a região Oeste do Estado do Paraná e o município de Foz do Iguaçu, abordando alguns aspectos da dinâmica territorial ligada ao desenvolvimento econômico e regional, como o processo de ocupação. O trabalho fundamenta-se, ainda, nas abordagens da Geografia Política e de algumas ciências afins que trabalham com problemáticas ligadas às práticas político-sociais, como à Ciência Política e à Sociologia, com o objetivo de destacar as estratégias de articulação/desarticulação dos grupos de poder local, como a troca de favores, os interesses particulares ideológicos e/ou partidários e, sobretudo, as ações de manutenção do poder de grupos hegemônicos. Neste caso, alicerçar-se nas possibilidades teóricas condizentes com a intermediação dos conceitos de Estado e poder, poder local e poder político local, bem como apresenta uma breve análise da Teoria Pluralista e do discurso político como subsídios às questões investigadas. Como procedimento metodológico utiliza-se de jornais, da realização de entrevistas e da formulação de sociogramas a partir das redes sociais. As entrevistas permitem identificar os agentes políticos, econômicos e demais instituições do município de Foz do Iguaçu, dando suporte à elaboração de um estudo sobre os grupos de poder político-econômicos do mesmo, além de identificar os principais grupos político-econômicos dos municípios da tríplice fronteira, no caso de Ciudad del Este (Paraguai) e Puerto Iguazú (Argentina). A partir daí deram-se os resultados da pesquisa, com a apresentação de sociogramas pela análise das redes sociais.
Palavras-Chave: Grupos de poder político-econômicos. Geografia política. Redes sociais. Foz do Iguaçu.
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540 0 bytes UEM - Universidade Estadual de Maringá |
Categoria: Geografia Dissertações |
Crônicas da cidade: jornalismo e vida urbana, Belo Horizonte 1928-1938  |
Versão: Atualização: 3/9/2013 |
Descrição:
PORTO , M. I. G. R.
Esta pesquisa se propõe a identificar as imagens da cidade de Belo Horizonte constituídas através das crônicas sobre a vida urbana no período compreendido entre os anos de 1928 e 1938. Para tal, apresenta-se a crônica como um gênero jornalístico capaz de se constituir como registro do cotidiano. Discute-se a relação da produção jornalística com o contexto no qual ela se desenvolve, bem como as suas implicações na construção da realidade social, atuando como mediador do conhecimento acerca do espaço urbano. Aborda-se as características gerais do planejamento e da construção da cidade de Belo Horizonte, nosso local de observação, para compreender como se relacionam as práticas sociais e os processos comunicativos, observando a influência do espaço na conformação das representações sobre a cidade. Em seguida, apresenta-se o conceito de contrato de leitura, identificando as relações instituídas entre autores, leitores e a cidade a partir do texto. Buscou-se observar como as imagens representadas sobre o cotidiano de Belo Horizonte são forjadas nas relações que se fazem presentes naquele contexto. Nossa análise privilegiou a produção de três autores, Noronha Guarany, Carlos Drummond de Andrade, sob os pseudônimos de Antônio Crispim e Barba Azul, e uma coluna anônima, “A Cidade”, publicados em períodos e veículos diferentes dentro da temporalidade proposta, para observar quais as imagens de Belo Horizonte podem ser identificadas nestas crônicas.
Palavras-chave: Jornalismo. Crônica. Cidade. Imagem. Contrato. Vida urbana. Espaço urbano.
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Categoria: Geografia Dissertações |
O ensino do relevo: noções e propostas para uma didática da geomorfologia  |
Versão: Atualização: 23/9/2013 |
Descrição:
BERTOLINI, W. Z.
Esta dissertação tem como objeto de estudo o conhecimento do relevo na perspectiva do seu processo de ensino/aprendizagem em meio à geografia escolar. Tendo em vista que a organização e estruturação do conhecimento constituem-se em fatores fundamentais para a explicação e compreensão dos conteúdos, o principal objetivo desta pesquisa é apresentar propostas de abordagem do relevo aplicadas ao ensino deste conteúdo. Indiretamente, pode ser apontado como objetivo secundário a formação docente. Entretanto, ressalta-se que não se trata, em princípio, de simplesmente oferecer aos professores materiais para o ensino do relevo, mas, também e mais importante, de refletir sobre quais conhecimentos devem ser mobilizados ao se abordar o conhecimento do relevo tanto a partir da realidade e do contexto nos quais estão inseridos os alunos, quanto à luz dos conhecimentos geocientíficos. Dando-se conta de algumas conclusões apontadas em estudos nacionais e internacionais a respeito das dificuldades enfrentadas por professores e alunos com relação ao tratamento e construção do conhecimento em geociências, julga-se que esta pesquisa encontra respaldo não somente em função de uma demanda ainda pouco abordada pelas geociências no Brasil, mas, também, pela importância de um adequado conhecimento desse saber em virtude de sua aplicação no planejamento ambiental. Para alcançar o objetivo explicitado, a pesquisa visa analisar, discutir, aplicar e correlacionar a natureza conceitual do conhecimento geomorfológico no que se refere às suas formas, processos e condicionantes genéticos às noções necessárias que tanto alunos quanto professores devem ter para compreenderem, adequadamente, os conteúdos didáticos referentes ao relevo. Para viabilizar a construção dessas propostas, foram delineadas as seguintes etapas metodológicas de subsídio à pesquisa: (i) revisão de literatura a respeito da formação dos conceitos científicos e sua importância no ensino do relevo; (ii) identificar as orientações dos PCN’s e CBC quanto à abordagem do relevo no ensino básico a fim de se ter um parâmetro para a elaboração da proposta aqui objetivada; (iii) elaborar representações gráficas do relevo (blocos diagrama e fotografias) que demonstrem a diversidade de formas do relevo e auxiliem na compreensão dinâmica e multiescalar do mesmo; (iv) demonstrar as relações que podem ser estabelecidas entre a linguagem escrita e a linguagem gráfica no ensino/aprendizagem do relevo.
Palavras-chave: Ensino de geomorfologia. Educação científica. Geografia. Relevo. Ensino/Aprendizagem.
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