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Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (30)


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Categoria: Geografia Dissertações
Fazer Download agora!Professoras Negras e o Combate ao Racismo na Escola Popular Versão: 
Atualização:  5/9/2013
Descrição:
LOPES, Tania Aparecida

O tema de análise deste estudo versa sobre a autopercepção de professoras negras da rede pública de educação do Estado do Paraná, nos níveis de Ensino Fundamental e Médio, de escolas localizadas no bairro do Boqueirão, município de Curitiba, acerca de suas práticas de combate ao preconceito e a discriminação racial no interior da Escola. O trabalho foi desenvolvido a partir de análises das repostas dadas por essas professoras negras, com a aplicação de questionários e entrevistas, onde se buscou investigar a existência de uma possível relação entre o preconceito e a discriminação racial vividos por parte dessas professoras negras no decurso de suas vidas, tanto fora quanto no espaço escolar, com uma prática de combate ao racismo por elas construído na práxis pedagógica, de forma intencional ou não. Assim, também se buscou um diálogo com teorias que proporcionassem a possibilidade de ampliar e conferir um outro olhar às relações raciais no interior do espaço escolar, quebrando com “verdades” preestabelecidas, com base no “mito” da democracia racial, em nossa realidade social. Para as análises dos dados coletados, a partir dos questionários e das entrevistas, as professoras negras foram divididas em dois grupos distintos: (i) as que referem ter sido vítimas de algum tipo de discriminação na escola, e (ii) as que dizem nunca terem sofrido discriminação devido ao seu pertencimento racial. A partir das análises, foi possível constatar a existência de diferenças na práxis pedagógica de profilaxia e combate ao preconceito entre as professoras negras, que se referem sendo vítimas de algum tipo de discriminação na escola e/ou na vida em geral e, aquelas professoras que dizem nunca terem sofrido discriminação no interior da escola.

Palavras-chave: Professora negra. Preconceito. Discriminação racial. Escola. Práxis pedagógica de Anti-Preconceito. Bairro Boqueirão.

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Categoria: Geografia Dissertações
Fazer Download agora!Que geografia se ensina?-Um estudo sobre representações de geografia segundo alunos da 6ª série do e Popular Versão: 
Atualização:  5/9/2013
Descrição:
GALVÃO, Wilson

As mudanças que a geografia escolar vem experimentando nas últimas décadas, sobretudo em relação aos encaminhamentos teórico-metodológicos e a finalidade escolar do ensino dessa disciplina, quando são observados o advento de novas propostas curriculares e reformas no ensino em geral, refletem influências advindas da própria ciência geográfica, mas, preponderantemente, das mudanças ocorridas na sociedade contemporânea. Esta pesquisa se insere neste contexto, visando apreender como essas mudanças repercutem nas representações de geografia construídas por alunos do ensino fundamental a partir de suas experiências, procurando reconhecer o estabelecimento das relações existentes entre essas representações e o trabalho escolar, em que o professor desempenha um papel fundamental.

Palavras-chave: Geografia escolar. Representações. Práxis. Geração de ambiências.

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Categoria: Geografia Dissertações
Fazer Download agora!Regime de cheias e cartografia de áreas inundáveis no alto rio Paraná, na região de Porto Rico-Pr Popular Versão: 
Atualização:  5/9/2013
Descrição:
MEURER, Maurício

A região de Porto Rico/PR, compreendida entre a foz do rio Paranapanema e a foz do rio Ivinhema, representa o último trecho do rio Paraná em território brasileiro livre de barramentos. Mesmo assim, esta região encontra-se à jusante das barragens de Rosana, no rio Paranapanema, e Porto Primavera, no rio Paraná. Para esta região, foi realizado um estudo dos regimes de cheias dos rios Paraná e Ivinhema,elaborando-se, posteriormente, uma Cartografia das Áreas Inundáveis. A partir de dados de cota do nível d’água das estações fluviométricas Porto São José e Porto Caiuá, no rio Paraná, e Ivinhema, no rio Ivinhema, determinou-se a distribuição mensal dos eventos de cheias.

Palavras-chave: Rio Paraná. Inundações. Cartografia de áreas inundáveis.

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Categoria: Geografia Dissertações
Fazer Download agora!Representação e ensino - A música nas aulas de Geografia: Emoção e razão nas representações geográfi Popular Versão: 
Atualização:  5/9/2013
Descrição:
CORREIA, Marcos Antonio

A pesquisa, Representação e Ensino – A Música nas Aulas de Geografia: Emoção e Razão nas Representações Geográficas, trata deste fazer científico e sua transposição para o ensino. Portanto, mostra como a arte musical e seu aparato metodológico junto aos mapas mentais e atividades didático-pedagógicas podem contribuir à educação formal de alunos das séries iniciais do ensino médio, representados por estudantes dos grupos A e B de colégios da rede pública do Estado do Paraná. Para tanto, coloca a vertente humanista cultural como a mais indicada no trato dos saberes. Constata, a importância da relação emoção e razão na evolução do conhecimento, assim como, o subjetivismo e o intersubjetivismo na percepção fenomenológicas representacionais, do individual e coletivo, enquanto sujeito/ator geográfico e social. Pelo lado da geografia escolar, demonstra que a música/canção dinamiza a intencionalidade e equilibra os saberes: conhecer, fazer, ser e viver, pois a linguagem musical facilita a comunicação e a função pedagógica na geografia em sala de aula, além de favorecer abordagem empírica e aplicação das atividades, ressignificando os conteúdos geográficos, proporcionando o resgate das emoções, motivadas pelas canções escolhidas e compartilhadas pelos alunos que concebem percepções e representações signo-imagéticas sistematizadas em textos e imagens configuradas em mapas mentais.

Palavras-Chave: Representação. Geografia humanista Cultural. Geografia escolar. Música. Mapas mentais.

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Categoria: Geografia Dissertações
Fazer Download agora!Riscos ambientais na Bacia Hidrográfica do Ribeirão das Pedras, Campinas / São Paulo Popular Versão: 
Atualização:  5/9/2013
Descrição:
Ricardo de Sampaio Dagnino

Este trabalho trata dos riscos ambientais na Bacia Hidrográfica do Ribeirão das Pedras, uma importante sub-bacia do Ribeirão das Anhumas, no Município de Campinas, Estado de São Paulo. O Ribeirão das Pedras drena águas do Distrito de Barão Geraldo e dos Bairros Santa Genebra, Jardim Costa e Silva, Alto Taquaral, Jardim Primavera e outros. Nesta bacia se localizam os campi de diversas instituições de ensino e pesquisa como a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Pontifícia Universidade Católica de Campinas, além de diversas indústrias e estabelecimentos comerciais de grande porte. Na área da bacia, 29,7 km2, residem cerca de 36 mil habitantes, totalizando mais de 1200 hab/km2. O mapa final, elaborado com base na representação proposta por Journaux (1985), utilizou dados adquiridos em trabalhos de campo, além de outros resultados do Projeto Anhumas – Fapesp. Dentre o total de 120 situações de riscos mapeadas, os maiores, em área, foram identificados como riscos relacionados ao cultivo agrícola, com a utilização de agrotóxicos e o cultivo de Organismos Geneticamente Modificados (OGM), além das situações de riscos especiais, relacionados à presença da Unicamp e do Shopping Parque D. Pedro como as principais fontes de riscos da Bacia. Ao final, são feitas sugestões de continuidade para o estudo de riscos ambientais utilizando o mapeamento participativo de riscos e a proposta de cartografia elaborada com base em Journaux (1985).

Palavras-chave: Risco ambiental. Cartografia ambiental. Mapeamento de riscos. Poluição.

Downloads 1183  1183  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.unicamp.br
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Categoria: Geografia Dissertações
Fazer Download agora!Rompendo os muros da sala de aula : o trabalho de campo como uma linguagem no ensino da Geografia Popular Versão: 
Atualização:  5/9/2013
Descrição:
BRAUN, Ani Maria Swarowsky

O presente estudo é uma análise pedagógica do processo de aprendizagem de Geografia que tem como questão central refletir sobre o ensino da Geografia enfatizando o Trabalho de Campo como metodologia na construção do conhecimento geográfico. Para tanto, investigou-se práticas realizadas no ensino de Geografia em duas escolas públicas de ensino básico e médio de Santa Cruz do Sul: Escola Estadual Estado de Goiás e Escola Estadual Monte Alverne. Os dados empíricos foram coletados através de entrevistas, observações e análises da relação teoria e prática resultante de Trabalhos de Campo realizados durante o ano letivo de 2004. Verificou-se que o TC, enquanto procedimento pedagógico, pode constituir-se na possibilidade de compreensão da complexidade do mundo atual por parte dos alunos, desde que o mesmo seja realizado a partir de uma prática dialógica entre as diferentes disciplinas que compõem o currículo escolar.

Palavras-chave: Geografia. Educação. Processo de aprendizagem. Interdisciplinaridade. Trabalho de campo.

Downloads 1007  1007  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.lume.ufrgs.br
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Categoria: Geografia Dissertações
Fazer Download agora!São José dos Pinhais no contexto da recente industrialização metropolitana: reflexos socioespaciais Popular Versão: 
Atualização:  5/9/2013
Descrição:
São José dos Pinhais no contexto da recente industrialização metropolitana: reflexos socioespaciais

TAVARES, Lilian Pérsio de Oliveira

O objetivo desta dissertação é analisar e compreender as transformações socioespaciais que ocorreram na porção Leste da Região Metropolitana de Curitiba, mais precisamente no município de São José dos Pinhais, a partir da implantação dos distritos industriais que abrigam, essencialmente, montadoras de veículos como a Audi e a Renault, e suas fornecedoras. Somam-se a estes empreendimentos obras de infraestrutura importantes, como a conclusão do Contorno Leste e a ampliação e melhoria no aeroporto Afonso Pena, além da questão mais polêmica e relevante deste processo: a instalação do principal distrito industrial de São José, onde está localizada a montadora francesa de veículos Renault, que se deu em uma área originalmente de manancial de abastecimento público. Fato por si só impactante sob o ponto de vista negativo, em função da natureza dos processos produtivos deste segmento industrial com riscos permanentes de poluição do Rio Pequeno e seus afluentes. Com relação
às outras variáveis estudadas, verificou-se que não ocorreram no município picos de crescimento populacional em função da instalação do polo industrial. Historicamente, esta é uma área que vem sendo ocupada, nas últimas décadas, por grandes adensamentos populacionais entre eles áreas de invasão. No que diz respeito à economia local e regional houve um aumento significativo na geração de empregos industriais em que pese a estruturação das mesmas estarem baseadas no processo de acumulação flexível. Evidenciaram-se, ainda, com este trabalho, os conflitos ocasionados pelos vários usos para o mesmo recurso natural e ocasionados, também, pela busca da apropriação do espaço urbano.

Palavras-chave: Mananciais. Indústrias. Espaço urbano. Metropolização. Crescimento populacional.

Downloads 2541  2541  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.ipardes.gov.br
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Categoria: Geografia Dissertações
Fazer Download agora!São José dos Pinhais no contexto da recente industrialização metropolitana: reflexos socioespaciais Popular Versão: 
Atualização:  5/9/2013
Descrição:
TAVARES, Lilian Pérsia de Oliveira

O objetivo desta dissertação é analisar e compreender as transformações socioespaciais que ocorreram na porção Leste da Região Metropolitana de Curitiba, mais precisamente no município de São José dos Pinhais, a partir da implantação dos distritos industriais que abrigam, essencialmente, montadoras de veículos como a Audi e a Renault, e suas fornecedoras.

Palavras-chave: Mananciais. Indústrias. Espaço urbano. Metropolização. Crescimento populacional.

Downloads 937  937  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.ufpr.br
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Categoria: Geografia Dissertações
Fazer Download agora!Segregação residencial em Londrina: os condomínios fechados horizontais e as áreas subnormais Popular Versão: pdf
Atualização:  5/9/2013
Descrição:
ZANATTA, Igor Fernando Santini

A segregação residencial, que é o grau de aglomeração de determinados grupos étnicos e sociais em uma dada área de modo voluntário ou forçado, é um processo cada vez mais presente nas cidades modernas, ocorrendo de diversas formas e com diferentes causas por todo o mundo. Nesse trabalho buscou-se explorar a mais relevante categoria de análise no estudo da cidade de Londrina, que é a segregação residencial baseada nas diferenças socioeconômicas da população do município, uma cidade de tamanho médio, partindo de dados estatísticos, principalmente do Censo Demográfico, e levantamentos de campo. Para uma melhor compreensão da produção do espaço urbano foi discutido como atuam os agentes responsáveis por essa produção, principalmente os promotores e os incorporadores imobiliários, e como se dá a atuação desses no processo de construção do espaço urbano, além de apresentar possibilidades de combate à especulação fundiária através de mecanismos contemplados no Estatuto da Cidade. A partir disso foram apresentadas a gênese e formação da cidade de Londrina e seus aspectos socioeconômicos atuais. E, ao tratar especificamente da segregação residencial na cidade de Londrina, buscou-se comparar dois processos antagônicos que aprofundam essa segregação e destacam-se no cenário londrinense, os condomínios fechados horizontais e as áreas subnormais.

Palavras-chave: Condomínio (Habitação) - Londrina (PR). Desenvolvimento imobiliário - Londrina (PR). Habitação. Segregação. Geografia urbana.

Downloads 5588  5588  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEL - Universidade Estadual de Londrina  Site 
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Categoria: Geografia Dissertações
Fazer Download agora!Shopping Centers: segregação, exclusão e inclusão - Análise a partir de bairros residenciais em Pres Popular Versão: 
Atualização:  5/9/2013
Descrição:
RUIZ, João Antônio Martinez

Esta pesquisa tem por objetivo investigar os residentes em bairros próximos ao Prudenshopping e ao Shopping Center Americanas, na cidade de Presidente Prudente, observando se têm ou não acesso a esses espaços, pois entendemos que o não acesso e/ou afastamento geram processos de segregação socioespacial e reforçam os de exclusão que foram analisados pelo não possibilidade da realização do consumo de bens e serviços em equipamentos dessa natureza. Busca-se, ainda, delinear os deslocamentos dessas pessoas para as demais áreas de comércio e serviços da cidade, uma vez que esses equipamentos propiciaram novas centralidades intraurbanas e mudaram a reestruturação interna da cidade de Presidente Prudente. Pretendeu-se, assim, avaliar se a multiplicação de áreas de concentração de atividades comerciais e de serviços tem provocado práticas socioespaciais que expressam as diferenças socioespaciais no interior das cidades médias.

Palavras-chave: Shopping centers. Comércio. Serviços. Segregação socioespacial. Exclusão social. Espaço urbano.

Downloads 14544  14544  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unesp  Site http://www4.fct.unesp.br
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