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Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (68)


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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!A chegada de Hitler no inferno": percursos intertextuais ou polifônicos presentes na literatura de c Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
LOPES, Carla Beatriz Souza

O presente trabalho propõe uma leitura do poema de cordel A chegada de Hitler no inferno, de Cuíca de Santo Amaro, a partir da ideia da literatura de cordel como um percurso intertextual e polifônico. Abordar a literatura de cordel deste ponto de vista não significa, entretanto, considerá-la literatura que só possui valor enquanto se remete a textos do passado. O objetivo do trabalho é, portanto, ler o texto já citado a partir das ideias de Mikhail Bakhtin acerca da linguagem poética enquanto dupla, ou seja, como intertextual. Para tanto, observar-se-á as relações do poema de Amaro com os autos medievais, com os mitos e, ainda, com os processos que colaboram para a carnavalização do texto a ser analisado.

Palavras-chave: Cordel, mito, carnavalização.

Downloads 1507  1507  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem  Site http://www3.unisul.br/paginas/ensino/pos/linguagem/disserta/020.htm
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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!A constituição do sujeito e a construção da escrita: uma análise discursiva de histórias produzidas  Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
CARDOZO, Adriana de Oliveira Limas.

Este trabalho dissertativo se propõe a investigar através da análise do discurso e da psicanálise como se constrói a subjetividade através da confecção de histórias elaboradas por crianças. As histórias analisadas foram desenvolvidas por alunos de quinta-série do ensino fundamental. Entende-se que a noção de autoria, efeito-autor e função-autor desenvolvidas por Pêcheux auxiliam no entendimento da subjetividade assim como a noção de construção do funcionamento psíquico defendida pela psicanálise através de Lacan e suas teorias relativas ao estádio
de espelho, real, simbólico e imaginário. Através dos conceitos elencados e das histórias analisadas percebe-se o quanto o processo de autoria auxilia na construção da subjetividade que está em desenvolvimento que está em desenvolvimento através da elaboração da escrita. A escrita possui um papel fundamental representado pela tentativa de colocar em palavras o que não pode ser significado. Através da sublimação, o investimento libidinal que está focado no trabalho escolar, auxilia na tomada de decisão que o sujeito busca diante de suas e de sua modificação corporal. Assim, pode a escrita auxiliar na posição que o sujeito muitas vezes assume diante das questões sociais impostas.

Palavras-chave: subjetividade, autoria, escrita

Downloads 5831  5831  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão, 20  Site http://aplicacoes.unisul.br/pergamum/biblioteca/index.php?resolution2=1024_1&tipo_pesquisa=
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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!A Construção da Casa Assassinada Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
DIAS, Saliva Nathalia

A presente dissertação analisa a construção narrativa do romance "Crônica da casa assassinada", de Lúcio Cardoso. Para tanto, faz-se necessário discutir as relações entre o real, o ficcional e o imaginário tendo como fundamentação teórica a proposta de Iser e suas definições para essas esferas. Este estudo visa investigar, também, por meio da revisão bibliográfica, os elementos que compõem a arquitetura do texto, tais sejam, os gêneros discursivos, a organização geral, a linguagem utilizada e as marcas de identidade dos personagens. Procura-se, ainda, demonstrar o papel de cada um desses elementos como suportes essenciais da construção de uma visão de mundo específica. Propõe-se, ainda, à revisão de algumas das críticas concernentes ao romance em questão, pois a arquitetura do texto tem sido negligenciada por outros estudos que tendem a percebê-la como erro fundamental. As conclusões deste trabalho revelam que o arranjo narrativo é meio para a construção de uma visão de mundo peculiar e que o entendimento da estrutura do texto é essencial para a compreensão total da obra.

Downloads 2455  2455  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site http://dspace.c3.ufpr.br/
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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!A construção do genero e da sexualidade na literatura infantil Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
RAMOS, Josiane Becker de Oliveira

Este estudo tem por objetivo analisar a literatura infantil selecionada pelo MEC para a escola pública no ano de 2005, entendendo que as/os docentes têm utilizado inúmeros instrumentos para construir valores normativos sobre a sexualidade e os gêneros, sendo uma das ferramentas utilizadas a literatura infantil. O estudo também demonstra que autores/as têm produzido em suas histórias o enraizamento de uma cultura adulta, permeada de preconceitos. Sabemos que na escola disciplinamos, através das normas e regras impostas. Porém, o que me proponho a fazer não se trata de mais um reflexão da disciplinarização na educação, mas uma análise da literatura infantil como instrumento veiculador de uma cultura – a dos adultos – que objetiva o sujeito infantil. Uma análise voltada para a construção da sexualidade e do gênero nas obras de literatura infantil, que refletem e normalizam comportamentos da sociedade.

Palavras-chave: Literatura. Infância. Gênero. Sexualidade.

Downloads 6380  6380  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Biblioteca Digital da UFPR  Site http://dspace.c3sl.ufpr.br/dspace/
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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!A criança e a recepção da literatura infantil contemporânea: uma leitura de Ziraldo.  Popular Versão: 
Atualização:  31/10/2012
Descrição:
BIER, Marilena Loss.

Esta pesquisa trabalha o envolvimento da literatura infantil enquanto obra de arte na evolução mental da criança. Reflete sobre a incorporação ou recepção da literatura de acordo com o desenvolvimento biológico, psíquico e cognitivo da criança no contexto sócio-histórico brasileiro. E investiga como a literatura infantil interfere no desenvolvimento do pensamento e da linguagem de seus leitores a partir da interação destes com os textos literários de Ziraldo; pela preocupação deste autor com o crescimento e o amadurecimento da criança, livre de modelos impostos, valorizando cada indivíduo com suas diferenças. Esses aspectos nobilitam as obras literárias que interessam a este público e permitem à criança o descobrir-se e descobrir o outro. A facilidade de Ziraldo em dialogar diretamente com o imaginário do universo infantil evidencia-se porque respeita a perspectiva do leitor, preservando o seu espaço durante a leitura, estimulando interesses e agindo sobre as forças do intelecto como a imaginação e o senso estético, auxiliando no desenvolvimento e na evolução psíquica da criança.

Downloads 5126  5126  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNISUL  Site http://aplicacoes.unisul.br/pergamum/biblioteca/index.php?resolution2=1024_1&tipo_pesquisa=&filtro_b
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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!A Haplologia no Português de Belo Horizonte Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
MENDES, Regina Maria Gonçalves

A haplologia é um processo fonológico autossegmental, prosódico e métrico que reduz a primeira de duas sílabas contíguas e tem sua ocorrência motivada pela adjacência de traços iguais, semelhantes ou diferentes com sequência de sílabas átonas, em sua maioria.

Palavras-Chave: Haplologia. Fonologia Autossegmental. Prosódica e Métrica. Variação Linguística.

Downloads 2934  2934  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/Pesquisa  Site http://
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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!A linguagem do professor como mediador crítico: instrumento de transformação social Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
WOLF, Fábio

Esta pesquisa tem por objetivo (1) discutir a identidade discursiva de um professor de História em relação aos discursos hegemônicos presentes na educação e (2) refletir criticamente, por intermédio das sessões reflexivas, sobre as possibilidades de construção de espaços de discussão crítica em sala de aula no sentido de repensar, problematizar e constestar as atuais correntes hegemônicas inseridas no campo educacional. O presente estudo foi desenvolvido dentro de uma perspectiva crítica e sócio-histórica da linguagem e
da educação (Freire, 1987; Vygotsky, 2001; Pennycook, 2001; Rajagopalan, 2003). Busca-se, dessa forma, a formação de agentes críticos/reflexivos em condições de transformar os seus contextos de prática através da construção de uma linguagem autoafirmativa e contra-hegemônica.

Palavras-chave: Linguagem. Reflexão crítica. Transformação social. Inclusão.

Downloads 1248  1248  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.pucsp.br/pos/lael/lael-inf/def_teses.html
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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!A nação brasileira entre o fato e a ficção: literatura e questão nacional na imprensa porto-alegrens Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
JAHN, Dilamar Paulo

O presente estudo propõe-se a investigar os debates sobre literatura e questão nacional na imprensa porto-alegrense, entre os anos de 22 e 37. Para tanto, pesquisaram-se os jornais Correio do Povo e Diário de Notícias, bem como as revistas Máscara e Revista do Globo. O objetivo é verificar, de uma parte, de que modo a imprensa de Porto Alegre, no referido período, percebeu e debateu a literatura sua contemporânea, e, de outra, de que modo percebeu e debateu a questão da nacionalidade, da identidade nacional, da brasilidade. Com tal intuito, examina-se, inicialmente, a questão nacional e a literatura no largo período anterior, do romantismo às vésperas da Semana de Arte Moderna. Tal exame mostrou-se fundamental para fins de comparação e contraste, em suma, de alicerce para a leitura aqui proposta. O entrelaçamento de literatura, questão nacional, história e sociedade é igualmente ensaiado, objetivando um quadro mais completo do momento político, social e cultural do período. Os resultados evidenciam a permanência do debate sobre a questão nacional, desde o romantismo brasileiro, não significando, contudo, continuidade invariável de respostas às questões em pauta. Grosso modo, um ufanismo legitimador e um pessimismo reformista são as posições dominantes e em disputa. A partir de 1924, com a virada nacionalizante dos modernistas, uma nova espécie surge: um ufanismo reformista, que será a tônica desses anos aqui estudados.

Palavras-chave: Identidade nacional. Imprensa. Literatura brasileira.

Downloads 3478  3478  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma http://www.lume.ufrgs.br  Site http://www.lume.ufrgs.br
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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!A Recepção de "Olhai os Lírios do Campo", de Érico Veríssimo por leitores da Bíblia Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
SAGRILO, Simone Gonzales

A dissertação descreve um estudo realizado em comunidades leitoras da Bíblia. De acordo com a proximidade com este livro, foi analisada a recepção de "Olhai os lírios do campo", de Érico Veríssimo. O estudo foi amparado por teorias da Estética da Recepçao e Sociologia da Leitura.

Palavras-chave: Leitura. Recepção. Leitura da Bíblia. Érico Veríssimo. Olhai os lírios do campo.

Downloads 3277  3277  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Univerisdade Estadual de Maringá  Site http://
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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!A representação da criança nos contos de Hans Christian Andersen: o desvelar de um paradigma Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
OLIVEIRA,Véra Beatriz M. Bertol de

Esta dissertação tem como tema os contos de fadas de Hans Christian Andersen (1805-1875) e a personagem criança, especificamente nas narrativas em que ela é protagonista. O estudo objetivou analisar e descrever, por meio de uma leitura crítico-interpretativa, a representação da personagem criança nos contos As flores da pequena Ida (1835), O porco de bronze (1842), O anjo (1843), Os sapatos vermelhos (1845), A pequena vendedora de fósforos (1845) e Dance, dance, bonequinha! (1871) pertencentes à obra de Hans Christian Andersen, Histórias e Contos de Fadas: Obra Completa, em dois volumes, com tradução de Eugênio Amado e publicada no Brasil no ano de 1996. Nessa leitura, foram considerados os critérios estéticos, estruturais e temáticos utilizados pelo autor na composição da personagem criança no corpus selecionado, observando-se em que medida esses recursos contribuem para a formação do leitor e, concomitantemente, se as obras em estudo oferecem a esse leitor a possibilidade de obter melhor compreensão da realidade existencial e social. O estudo se justifica pela necessidade de trabalhos que explorem a temática da infância e sua representação na literatura, de modo a suscitar uma reflexão sobre a realidade, mostrada por meio de uma linguagem poética, característica primordial na obra de Andersen.

Palavras-Chave: Personagem criança. Contos de Fadas. Hans Christian Andersen.

Downloads 3177  3177  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/arqui  Site http://www.ple.uem.br/defesas/def_vera_bertol.htm
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