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Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (68)


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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!O imaginário de Veja sobre "Os Lulas Presidenciáveis" Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
FERNANDES, Carolina

Este trabalho tem como objetivo compreender o imaginário da revista brasileira Veja, publicada pela Editora Abril, sobre o político Luiz Inácio Lula da Silva (conhecido como Lula) durante os períodos nos quais este concorreu à Presidência da República. Como meio de acesso a esse objeto de reflexão, elegemos as capas da revista Veja cuja matéria principal se referia à candidatura de Lula nas eleições de 1989, 1994, 1998, 2002 e 2006, assim como sequências discursivas recortadas do interior das reportagens. A partir da análise da materialidade das capas de Veja, objetivamos verificar se a representação imagética produzida sobre Lula recebe uma ressonância significativa ao longo desses diferentes períodos eleitorais, podendo, desse modo, configurar-se como um conjunto de reescrituras. Para tanto, o trabalho foi organizado em três partes. A primeira parte do estudo estabelece o referencial teórico que fundamenta a análise. Nesta parte, abordamos aspectos teóricos da Análise do Discurso de linha francesa, apontando seus principais conceitos, a fim de construir o referencial teórico a partir do qual faremos nossas análises. Assim, além das noções preliminares de língua, discurso, sujeito, ideologia e formação discursiva, noções como texto, memória, paráfrase discursiva e reescritura tornaram-se essenciais à realização de nossa proposta de trabalho. Já a segunda parte apresenta os procedimentos que preparam e sustentam metodologicamente as análises das capas de Veja.

Palavra-chave: Análise do discurso. Discurso político. Editora Abril. Revista Veja. Formação discursiva. Governo Lula. Ideologia. Imaginário. Silva, Luiz Inácio Lula da. 1945. Sujeito.

Downloads 645  645  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Rio Grande do Sul  Site http://hdl.handle.net/10183/16226
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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!Da “Falta do Dizer" ao “Dizer da Falta": Reflexão sobre a produção de Sentidos na Poesia de Ana Cri Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
BRUM, Janaina Cardoso

O discurso poético é visto constantemente como lugar privilegiado de reflexão sobre a linguagem, não sendo poucos(as) os(as) poetas que colocam a preocupação com os modos de significar como tema central de suas obras. O trabalho com a linguagem, nesse espaço, gera inquietações várias em torno das relações entre a linguagem e os objetos do mundo. A correspondência entre palavra e coisa é frequentemente questionada e, mais do que uma inquietação sobre a representação através da linguagem no momento da escritura, torna-se o cerne do trabalho poético. A multiplicidade de sentidos emerge também como um funcionamento do discurso poético, tocando, assim, o silêncio fundante, que, ao mesmo tempo em que evidencia uma incompletude da linguagem, traz à cena a movência dos sentidos. Na poesia da brasileira Ana Cristina Cesar há uma incessante reflexão sobre a linguagem, sendo ela trabalhada em suas (im)possibilidades. A incompletude da linguagem é percebida na obra dessa autora e, assim, apresentam-se, em seus poemas, formas que atestam essa incompletude e o movimento dos sentidos. No presente trabalho, pretendemos observar os processos discursivos que ocorrem quando o sujeito se indaga sobre o estatuto da linguagem e dos sentidos, sob o viés da análise do discurso de linha francesa.


Palavras-chave: Discurso poético. Ana Cristina Cesar. Silêncio. Análise do discurso de linha francesa.

Downloads 574  574  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Católica de Pelotas  Site 
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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!Compreensão de leitura em diferentes suportes: estudo comparativo entre o impresso e o digital Popular Versão: 
Atualização:  31/10/2012
Descrição:
NOVAES, Tatiani Daiana de

Neste estudo de caso, procurou-se verificar, através de oito questões de interpretação de texto da bateria CL-4 de Tapia e López (2000), se a compreensão de um mesmo texto é maior no suporte impresso ou no suporte digital. A bateria CL-4 (compreensão leitora de número 4) foi adaptada para os dois suportes: impresso e digital. Essas versões foram lidas por voluntários que responderam às oito questões de interpretação. As questões visavam avaliar: a ideia principal, as intenções do autor, a estratégia de identificação da ideia principal em função da estrutura textual, a compreensão da temporalidade, o estabelecimento da referência textual, a compreensão das partículas conectivas, a identificação do tipo de documento de procedência e o conhecimento do significado dos recursos estilísticos. Os resultados foram analisados com base nos pressupostos de Tapia e López (2000). A pesquisa revelou que a leitura no suporte eletrônico influenciou de maneira positiva o resultado da compreensão.

Palavras-chave: Compreensão. Leitura. Suporte.

Downloads 451  451  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade do Sul de Santa Catarina  Site http://www3.unisul.br/paginas/ensino/pos/linguagem/disserta/151.htm
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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!Análise de interações interlocutivas em um portal educacional online: tema e valoração Popular Versão: 
Atualização:  8/2/2019
Descrição:
VIEIRA. Inglyde Jeane Silva

Este estudo apresenta uma análise de interações interlocutivas em fóruns de discussão, intitulados: “HQs e clássicos literários”, “Adaptações cinematográficas” e “Internetês”, inseridos no ambiente de formação continuada online Hora Atividade Interativa (HAI) no Portal Educacional do Estado do Paraná (Portal Dia a Dia Educação). Buscou-se compreender como se constituem essas interações interlocutivas em situação de formação continuada de professores de Língua Portuguesa, em ambientes online de interação (fóruns do Portal Dia a Dia Educação), ao que resulta em uma comunicação substancialmente mediada pela tecnologia digital. A investigação direcionou a análise para a HAI como o ambiente que mobiliza discussões nos fóruns do Portal, sobretudo para os professores e demais envolvidos na interação online, e como essas interações sociodiscursivas estão imbricadas, com vistas a compreender as relações assimétricas entre os interlocutores.
Como resultados, no contexto dessa formação continuada, a análise aponta para uma acentuação conteudista dos temas em pauta na formação, bem como uma valoração mais proeminente dos materiais disponibilizados e da demanda oficial em detrimento aos posicionamentos dos professores advindos de seus saberes constituídos na prática educativa.

Palavras-chave: Análise dialógica do discurso. Formação continuada de professores de Língua Portuguesa. Fórum de discussão. Portal Educacional.

Downloads 319  319  Tamanho do arquivo 6.63 KB  Plataforma UTFPR  Site http://
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