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Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (68)


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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!O rito funerário em Autran Dourado Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
SOUZA, Necilda de

Este trabalho consiste numa reflexão acerca da representação da morte em cinco romances de Autran Dourado. Apoiado nos estudos fornecidos pelos teóricos franceses Jean-Pierre Bayard, Edgar Morin e Philippe Arriès, o estudo perscruta a trajetória dos personagens autranianos e suas ações a fim de demonstrar suas atitudes diante da morte e do rito.

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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!O Sermão da Sexagésima: Uma arena de vozes Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
OLIVEIRA, Lucimara de

O objetivo deste trabalho é analisar a constituição do Sermão da Sexagésima, do Padre Antônio Vieira, em relação à sua forma composicional, ao seu estilo e ao seu tema (Bakhtin 1979/2003), bem como os interdiscursos que o compõem, buscando identificar como o gênero sermão foi concebido pelo jesuíta em função da situação sócio-histórica em que viveu. Acreditamos que estudar o Sermão da Sexagésima significa identificar a modernidade de seu discurso, atualizá-lo e avaliá-lo em outra situação de circulação, o que poderá trazer contribuições não só para a área dos estudos em Análise do Discurso, como para professores que precisam motivar alunos do Ensino Médio a ler e a entender a obra do Padre Vieira. Para a análise do Sermão da Sexagésima, adotamos como perspectiva teórica a noção bakhtiniana de gêneros discursivos e as formas de presença do discurso do outro (Bakhtin 1929/2004; 1979/2003). Seguiremos a proposta de Bakhtin e seu Círculo para o estudo da linguagem,
segundo uma perspectiva sócio-histórica. Nesse sentido, resgataremos a esfera de circulação desse sermão em relação ao seu contexto sócio-histórico, seus interlocutores e sua finalidade, relacionando-a à caracterização que Vieira atribuiu ao sermão em termos de gênero discursivo. Assim, investigaremos a atualização que Vieira faz desse gênero.

Palavras-chave: sermão, discurso, gênero discursivo, vozes.

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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!O uso da LIBRAS no ensino de leitura de Português como segunda língua para Surdos: um estudo de caso Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
MOURA, Débora Rodrigues

Esta pesquisa vincula-se ao Grupo ILCAE (Inclusão Lingüística em Cenário de atividades Educacionais) e parte da necessidade de mais pesquisas sobre o ensino-aprendizagem de crianças surdas. Ancorada na Teoria Socio-Histórica e Cultural de Vygotsky (1930/1987), tem por objetivo investigar como o significado de um texto escrito em Português pode ser negociado em LIBRAS. O estudo é conduzido em uma
perspectiva de bilingüismo, que considera a Língua de Sinais como primeira língua e o Português como segunda língua. A fundamentação teórica discute conceitos da Lingüística Aplicada, tais como linguagem (Bakhtin, 1929) e letramento crítico (Coracini, 2002; Fulgêncio e Liberato, 2003; Leal, 2004; Soares, 2008, entre outros), da Psicologia, como ensino-aprendizagem, desenvolvimento e defectologia (Vygotsky, 1934) e da área de Estudos da Surdez (Ferreira Brito, 1995; Moura, 2000; Perlin, 2001, Fernandes, 2003; Quadros, 2002/2003; Pereira, 2005; Finau, 2006, entre outros). A
metodologia de pesquisa aqui adotada é o estudo de caso (Chizzoti, 2006), numa visão de pesquisa qualitativa (Freitas 2003). O estudo foi realizado numa escola municipal da periferia de São Paulo que atende alunos Surdos na Educação Infantil e Ensino Fundamental e teve como participantes focais 11 alunos do 4o ano do Ciclo I e a professora-pesquisadora. Foi analisada uma aula de leitura de Língua Portuguesa como segunda língua e, como resultado, foi possível compreender como ocorre a construção de significados mediados pela LIBRAS em práticas que trazem uma visão bilíngüe de ensino-aprendizagem.


Palavras-chave: Leitura, Surdez, LIBRAS, Linguagem, Ensino-Aprendizagem, Bilingüismo e Identidade.

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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!Os conceitos de norma na lingüística e sua relação com o ensino de língua materna Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
RODRIGUES, Fabiano Pinkner; CASTRO, Gilberto de

Dissertação sobre o ensino da Língua Materna. A discussão em torno da norma traz para a sociedade o debate sobre quem tem a competência, ou o direito, de determinar o que é certo ou errado na língua nacional e
quem tem a responsabilidade de definir o que deve ser ensinado nas escolas. Enfim, o que devemos considerar como sendo a língua portuguesa do Brasil? Ou, para evitar o estranhamento que tal pergunta possa oferecer, qual é a língua brasileira?

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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!Perífrases Durativas do Português Brasileiro Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
SANTOS, Sirlei do Rocio Cavalli dos

Esta dissertação tem por objetivo analisar perífrases verbais formadas com os auxiliares andar, viver, ficar e continuar seguidos de verbo no gerúndio. Essas perífrases são muito produtivas no Português Brasileiro (PB) juntamente com construções como vir+gerúndio, estar+gerúndio e ter+particípio. A análise é realizada a partir de sentenças coletadas do banco de dados do Varsul/PR e da Folha Online, no ano de 2006 e 2007, além de sentenças criadas para exemplificação. O padrão de busca foi o verbo auxiliar no presente do indicativo seguido de verbo pleno no gerúndio (anda/vive/fica/continua a + verbo no gerúndio). Além de restringir o foco da pesquisa, os auxiliares no presente do indicativo contribuem, ao juntarem-se ao gerúndio, para um fenômeno interessante: a marcação do aspecto verbal durativo.

Palavras-chave: Perífrase Verbal. Aspecto. Duração. Iteração. Auxiliar. Gerúndio.

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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!Pressupostos teórico-metodológicos para a elaboração da base lexical de um thesaurus eletrônico Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
OLIVEIRA, Mirna Fernanda de

Esta dissertação investiga os pressupostos teórico-metodológicos para a elaboração de uma base lexical para a compilação de um thesaurus eletrônico – um dicionário de sinônimos e antônimos armazenado na memória de um computador e acoplado a um processador de textos. Dada a inserção do trabalho no âmbito do Processamento Automático das Línguas Naturais (PLN), desse campo extraímos a metodologia básica de investigação, fundamentada em três fases distintas: a) fase linguística, em que foram abordados o estudo do léxico, enquanto componente da gramática, enquanto constituinte do sistema cognitivo e enquanto módulo de um sistema de PLN, e o estudo das relações de sentido; b) fase das representações formais, em que foram formalizadas as relações de sinonímia e antonímia; c) fase de implementação, em que aplicou-se a metodologia desenvolvida ao longo do trabalho à compilação da base lexical do thesaurus eletrônico. Essa metodologia revelou-se consistente e eficiente, ao ser testada na montagem da base lexical de um thesaurus eletrônico para o Português do Brasil, contendo aproximadamente quarenta e quatro mil entradas organizadas em função das relações de sinonímia e antonímia.

Palavras-chave: Semântica lexical. Thesaurus. Sinonímia. Antonímia. Base de dados lexicais.

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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!Projeto Hora da Leitura: os sentidos/significados sobre eitura de professores do Ensino Fundamental Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
NOLASCO, Maria Sônia

Trata-se de uma pesquisa desenhada para propiciar espaços de colaboração e de reflexão crítica para as participantes, com o objetivo de intervir no contexto escolar. Visa criar espaços para o questionamento, análise e crítica das relações sociais entre os participantes por meio da reflexão do papel que exercem, isto é, de suas ações em sala de aula, bem como dos interesses a que as práticas didáticas das aulas de leitura servem.

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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!Reflexão Crítica na Atividade Reunião Pedagógica Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
GONÇALVES, Eduardo de Andrade

Este trabalho objetiva investigar cinco reuniões pedagógicas em uma escola de idiomas, visando compreender, dentro da perspectiva sócio-histórico-cultural (Vygotsky, 1934/1993), a constituição desse espaço como momento de análise, reflexão e discussão, a fim de co-construir ações para os problemas pedagógicos da sala de aula.

Downloads 1276  1276  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.pucsp.br/pos/lael/lael-inf/def_teses.html
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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!Riso, cultura e educação: imagens do primeiro riso Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
GODOY, Márcia Denise de Oliveira

A presente dissertação de mestrado compõe-se de três ensaios. Em um deles é narrado o percurso e o conflito de um leitor frente aos textos teóricos e literários sobre o humor e o riso.

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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!Thom Pain (Baseado em nada) do escritor norte americano Will Eno: o existencialismo stand-up no text Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
ZANOTTI, Luiz Roberto

Will Eno, um dos mais promissores dramaturgos estadunidenses de sua geração, cujas peças foram produzidas em diversos países, foi apontado pela crítica como o herdeiro da dramaturgia de Edward Albee e Samuel Beckett. Depois da produção brasileira de Temporada de Gripe, levado à cena pela Sutil Companhia de Teatro, Eno cedeu ao grupo os direitos de um novo texto intitulado Thom Pain (baseado em nada), uma peça que foi designada como sendo uma mistura da filosofia existencialista e da comédia stand-up. A proposta desse trabalho centralizou-se na análise da peça Thom Pain (baseado em nada), nos seus aspectos textuais e espetaculares, tomando como pano de fundo, toda uma discussão contemporânea a respeito da pós-modernidade no teatro.

Palavras-chave: Filosofia existencialista. Comédia stand-up. Will Eno. Thom Pain. Pós-dramático. Contemporaneidade.

Downloads 1388  1388  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  Universidade Federal do Paraná  Site http://www.dramaturgiacontemporanea.com.br/artigos.php?art=3&letra=E
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