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Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (68)


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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!A revista Festa e a modernidade universalista na arte estido de caso : Adelino Magalhães Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
RUCKER, Joseane de Mello

Esta dissertação visa discutir as concepções acerca de Modernismo e nacionalidade a partir do ideário estético elaborado pelos intelectuais da revista Festa: mensário de Pensamento e de arte, no decorrer da sua primeira fase, ou seja, 1927 – 1929, contemporânea aos grupos modernistas paulistas, demonstrando uma visão sobre arte divergente daquelas expostas por outros grupos. Para isso, é apresentado um breve panorama sobre as origens do nacionalismo literário na Europa e no Brasil; as confluências e divergências entre Festa e outros periódicos e a inquietação do grupo diante das inovações culturais do início do século XX. A fim de compreender as percepções dos intelectuais do Mensário sobre arte, centramo-nos na pesquisa dos artigos de seus principais colaboradores: Andrade Muricy, Tasso da Silveira, Henrique Abílio e Barretto Filho. Após a análise desse ideário, investigamos a relação entre o aparato estético idealizado pelos autores e a concretização do mesmo no âmbito da literatura. Assim, utilizamos os contos de Adelino Magalhães, um dos principais realizadores do alvitre estético do Mensário, sobretudo aqueles pertencentes às obras publicadas na década de 20, para verificar em que medida a criação literária do autor realiza os pressupostos teóricos do grupo. Em forma de anexos, acrescentamos uma antologia de artigos de Festa e de contos de Adelino Magalhães que consideramos essenciais para a apreensão das aspirações do Periódico.

Palavras-chave: Nacionalidade. Revista Festa. Modernismo.

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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!A Recepção de "Olhai os Lírios do Campo", de Érico Veríssimo por leitores da Bíblia Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
SAGRILO, Simone Gonzales

A dissertação descreve um estudo realizado em comunidades leitoras da Bíblia. De acordo com a proximidade com este livro, foi analisada a recepção de "Olhai os lírios do campo", de Érico Veríssimo. O estudo foi amparado por teorias da Estética da Recepçao e Sociologia da Leitura.

Palavras-chave: Leitura. Recepção. Leitura da Bíblia. Érico Veríssimo. Olhai os lírios do campo.

Downloads 3279  3279  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Univerisdade Estadual de Maringá  Site http://
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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!A nação brasileira entre o fato e a ficção: literatura e questão nacional na imprensa porto-alegrens Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
JAHN, Dilamar Paulo

O presente estudo propõe-se a investigar os debates sobre literatura e questão nacional na imprensa porto-alegrense, entre os anos de 22 e 37. Para tanto, pesquisaram-se os jornais Correio do Povo e Diário de Notícias, bem como as revistas Máscara e Revista do Globo. O objetivo é verificar, de uma parte, de que modo a imprensa de Porto Alegre, no referido período, percebeu e debateu a literatura sua contemporânea, e, de outra, de que modo percebeu e debateu a questão da nacionalidade, da identidade nacional, da brasilidade. Com tal intuito, examina-se, inicialmente, a questão nacional e a literatura no largo período anterior, do romantismo às vésperas da Semana de Arte Moderna. Tal exame mostrou-se fundamental para fins de comparação e contraste, em suma, de alicerce para a leitura aqui proposta. O entrelaçamento de literatura, questão nacional, história e sociedade é igualmente ensaiado, objetivando um quadro mais completo do momento político, social e cultural do período. Os resultados evidenciam a permanência do debate sobre a questão nacional, desde o romantismo brasileiro, não significando, contudo, continuidade invariável de respostas às questões em pauta. Grosso modo, um ufanismo legitimador e um pessimismo reformista são as posições dominantes e em disputa. A partir de 1924, com a virada nacionalizante dos modernistas, uma nova espécie surge: um ufanismo reformista, que será a tônica desses anos aqui estudados.

Palavras-chave: Identidade nacional. Imprensa. Literatura brasileira.

Downloads 3482  3482  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma http://www.lume.ufrgs.br  Site http://www.lume.ufrgs.br
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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!A linguagem do professor como mediador crítico: instrumento de transformação social Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
WOLF, Fábio

Esta pesquisa tem por objetivo (1) discutir a identidade discursiva de um professor de História em relação aos discursos hegemônicos presentes na educação e (2) refletir criticamente, por intermédio das sessões reflexivas, sobre as possibilidades de construção de espaços de discussão crítica em sala de aula no sentido de repensar, problematizar e constestar as atuais correntes hegemônicas inseridas no campo educacional. O presente estudo foi desenvolvido dentro de uma perspectiva crítica e sócio-histórica da linguagem e
da educação (Freire, 1987; Vygotsky, 2001; Pennycook, 2001; Rajagopalan, 2003). Busca-se, dessa forma, a formação de agentes críticos/reflexivos em condições de transformar os seus contextos de prática através da construção de uma linguagem autoafirmativa e contra-hegemônica.

Palavras-chave: Linguagem. Reflexão crítica. Transformação social. Inclusão.

Downloads 1252  1252  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.pucsp.br/pos/lael/lael-inf/def_teses.html
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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!A Haplologia no Português de Belo Horizonte Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
MENDES, Regina Maria Gonçalves

A haplologia é um processo fonológico autossegmental, prosódico e métrico que reduz a primeira de duas sílabas contíguas e tem sua ocorrência motivada pela adjacência de traços iguais, semelhantes ou diferentes com sequência de sílabas átonas, em sua maioria.

Palavras-Chave: Haplologia. Fonologia Autossegmental. Prosódica e Métrica. Variação Linguística.

Downloads 2942  2942  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/Pesquisa  Site http://
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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!A construção do genero e da sexualidade na literatura infantil Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
RAMOS, Josiane Becker de Oliveira

Este estudo tem por objetivo analisar a literatura infantil selecionada pelo MEC para a escola pública no ano de 2005, entendendo que as/os docentes têm utilizado inúmeros instrumentos para construir valores normativos sobre a sexualidade e os gêneros, sendo uma das ferramentas utilizadas a literatura infantil. O estudo também demonstra que autores/as têm produzido em suas histórias o enraizamento de uma cultura adulta, permeada de preconceitos. Sabemos que na escola disciplinamos, através das normas e regras impostas. Porém, o que me proponho a fazer não se trata de mais um reflexão da disciplinarização na educação, mas uma análise da literatura infantil como instrumento veiculador de uma cultura – a dos adultos – que objetiva o sujeito infantil. Uma análise voltada para a construção da sexualidade e do gênero nas obras de literatura infantil, que refletem e normalizam comportamentos da sociedade.

Palavras-chave: Literatura. Infância. Gênero. Sexualidade.

Downloads 6388  6388  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Biblioteca Digital da UFPR  Site http://dspace.c3sl.ufpr.br/dspace/
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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!A Construção da Casa Assassinada Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
DIAS, Saliva Nathalia

A presente dissertação analisa a construção narrativa do romance "Crônica da casa assassinada", de Lúcio Cardoso. Para tanto, faz-se necessário discutir as relações entre o real, o ficcional e o imaginário tendo como fundamentação teórica a proposta de Iser e suas definições para essas esferas. Este estudo visa investigar, também, por meio da revisão bibliográfica, os elementos que compõem a arquitetura do texto, tais sejam, os gêneros discursivos, a organização geral, a linguagem utilizada e as marcas de identidade dos personagens. Procura-se, ainda, demonstrar o papel de cada um desses elementos como suportes essenciais da construção de uma visão de mundo específica. Propõe-se, ainda, à revisão de algumas das críticas concernentes ao romance em questão, pois a arquitetura do texto tem sido negligenciada por outros estudos que tendem a percebê-la como erro fundamental. As conclusões deste trabalho revelam que o arranjo narrativo é meio para a construção de uma visão de mundo peculiar e que o entendimento da estrutura do texto é essencial para a compreensão total da obra.

Downloads 2456  2456  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site http://dspace.c3.ufpr.br/
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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!A constituição do sujeito e a construção da escrita: uma análise discursiva de histórias produzidas  Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
CARDOZO, Adriana de Oliveira Limas.

Este trabalho dissertativo se propõe a investigar através da análise do discurso e da psicanálise como se constrói a subjetividade através da confecção de histórias elaboradas por crianças. As histórias analisadas foram desenvolvidas por alunos de quinta-série do ensino fundamental. Entende-se que a noção de autoria, efeito-autor e função-autor desenvolvidas por Pêcheux auxiliam no entendimento da subjetividade assim como a noção de construção do funcionamento psíquico defendida pela psicanálise através de Lacan e suas teorias relativas ao estádio
de espelho, real, simbólico e imaginário. Através dos conceitos elencados e das histórias analisadas percebe-se o quanto o processo de autoria auxilia na construção da subjetividade que está em desenvolvimento que está em desenvolvimento através da elaboração da escrita. A escrita possui um papel fundamental representado pela tentativa de colocar em palavras o que não pode ser significado. Através da sublimação, o investimento libidinal que está focado no trabalho escolar, auxilia na tomada de decisão que o sujeito busca diante de suas e de sua modificação corporal. Assim, pode a escrita auxiliar na posição que o sujeito muitas vezes assume diante das questões sociais impostas.

Palavras-chave: subjetividade, autoria, escrita

Downloads 5834  5834  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão, 20  Site http://aplicacoes.unisul.br/pergamum/biblioteca/index.php?resolution2=1024_1&tipo_pesquisa=
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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!A chegada de Hitler no inferno": percursos intertextuais ou polifônicos presentes na literatura de c Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
LOPES, Carla Beatriz Souza

O presente trabalho propõe uma leitura do poema de cordel A chegada de Hitler no inferno, de Cuíca de Santo Amaro, a partir da ideia da literatura de cordel como um percurso intertextual e polifônico. Abordar a literatura de cordel deste ponto de vista não significa, entretanto, considerá-la literatura que só possui valor enquanto se remete a textos do passado. O objetivo do trabalho é, portanto, ler o texto já citado a partir das ideias de Mikhail Bakhtin acerca da linguagem poética enquanto dupla, ou seja, como intertextual. Para tanto, observar-se-á as relações do poema de Amaro com os autos medievais, com os mitos e, ainda, com os processos que colaboram para a carnavalização do texto a ser analisado.

Palavras-chave: Cordel, mito, carnavalização.

Downloads 1511  1511  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem  Site http://www3.unisul.br/paginas/ensino/pos/linguagem/disserta/020.htm
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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!Compreensão de leitura em diferentes suportes: estudo comparativo entre o impresso e o digital Popular Versão: 
Atualização:  31/10/2012
Descrição:
NOVAES, Tatiani Daiana de

Neste estudo de caso, procurou-se verificar, através de oito questões de interpretação de texto da bateria CL-4 de Tapia e López (2000), se a compreensão de um mesmo texto é maior no suporte impresso ou no suporte digital. A bateria CL-4 (compreensão leitora de número 4) foi adaptada para os dois suportes: impresso e digital. Essas versões foram lidas por voluntários que responderam às oito questões de interpretação. As questões visavam avaliar: a ideia principal, as intenções do autor, a estratégia de identificação da ideia principal em função da estrutura textual, a compreensão da temporalidade, o estabelecimento da referência textual, a compreensão das partículas conectivas, a identificação do tipo de documento de procedência e o conhecimento do significado dos recursos estilísticos. Os resultados foram analisados com base nos pressupostos de Tapia e López (2000). A pesquisa revelou que a leitura no suporte eletrônico influenciou de maneira positiva o resultado da compreensão.

Palavras-chave: Compreensão. Leitura. Suporte.

Downloads 451  451  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade do Sul de Santa Catarina  Site http://www3.unisul.br/paginas/ensino/pos/linguagem/disserta/151.htm
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