Categoria: Língua Portuguesa Dissertações |
A chegada de Hitler no inferno": percursos intertextuais ou polifônicos presentes na literatura de c |
Versão: Atualização: 27/3/2012 |
Descrição:
LOPES, Carla Beatriz Souza
O presente trabalho propõe uma leitura do poema de cordel A chegada de Hitler no inferno, de Cuíca de Santo Amaro, a partir da ideia da literatura de cordel como um percurso intertextual e polifônico. Abordar a literatura de cordel deste ponto de vista não significa, entretanto, considerá-la literatura que só possui valor enquanto se remete a textos do passado. O objetivo do trabalho é, portanto, ler o texto já citado a partir das ideias de Mikhail Bakhtin acerca da linguagem poética enquanto dupla, ou seja, como intertextual. Para tanto, observar-se-á as relações do poema de Amaro com os autos medievais, com os mitos e, ainda, com os processos que colaboram para a carnavalização do texto a ser analisado.
Palavras-chave: Cordel, mito, carnavalização.
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1513 0 bytes Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem http://www3.unisul.br/paginas/ensino/pos/linguagem/disserta/020.htm |
Categoria: Língua Portuguesa Dissertações |
Compreensão de leitura em diferentes suportes: estudo comparativo entre o impresso e o digital |
Versão: Atualização: 31/10/2012 |
Descrição:
NOVAES, Tatiani Daiana de
Neste estudo de caso, procurou-se verificar, através de oito questões de interpretação de texto da bateria CL-4 de Tapia e López (2000), se a compreensão de um mesmo texto é maior no suporte impresso ou no suporte digital. A bateria CL-4 (compreensão leitora de número 4) foi adaptada para os dois suportes: impresso e digital. Essas versões foram lidas por voluntários que responderam às oito questões de interpretação. As questões visavam avaliar: a ideia principal, as intenções do autor, a estratégia de identificação da ideia principal em função da estrutura textual, a compreensão da temporalidade, o estabelecimento da referência textual, a compreensão das partículas conectivas, a identificação do tipo de documento de procedência e o conhecimento do significado dos recursos estilísticos. Os resultados foram analisados com base nos pressupostos de Tapia e López (2000). A pesquisa revelou que a leitura no suporte eletrônico influenciou de maneira positiva o resultado da compreensão.
Palavras-chave: Compreensão. Leitura. Suporte.
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451 0 bytes Universidade do Sul de Santa Catarina http://www3.unisul.br/paginas/ensino/pos/linguagem/disserta/151.htm |
Categoria: Língua Portuguesa Dissertações |
A revista Festa e a modernidade universalista na arte estido de caso : Adelino Magalhães |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
RUCKER, Joseane de Mello
Esta dissertação visa discutir as concepções acerca de Modernismo e nacionalidade a partir do ideário estético elaborado pelos intelectuais da revista Festa: mensário de Pensamento e de arte, no decorrer da sua primeira fase, ou seja, 1927 – 1929, contemporânea aos grupos modernistas paulistas, demonstrando uma visão sobre arte divergente daquelas expostas por outros grupos. Para isso, é apresentado um breve panorama sobre as origens do nacionalismo literário na Europa e no Brasil; as confluências e divergências entre Festa e outros periódicos e a inquietação do grupo diante das inovações culturais do início do século XX. A fim de compreender as percepções dos intelectuais do Mensário sobre arte, centramo-nos na pesquisa dos artigos de seus principais colaboradores: Andrade Muricy, Tasso da Silveira, Henrique Abílio e Barretto Filho. Após a análise desse ideário, investigamos a relação entre o aparato estético idealizado pelos autores e a concretização do mesmo no âmbito da literatura. Assim, utilizamos os contos de Adelino Magalhães, um dos principais realizadores do alvitre estético do Mensário, sobretudo aqueles pertencentes às obras publicadas na década de 20, para verificar em que medida a criação literária do autor realiza os pressupostos teóricos do grupo. Em forma de anexos, acrescentamos uma antologia de artigos de Festa e de contos de Adelino Magalhães que consideramos essenciais para a apreensão das aspirações do Periódico.
Palavras-chave: Nacionalidade. Revista Festa. Modernismo.
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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações |
Uma trajetória brasileira na arquitetura das exposições universais dos anos 1939-1992 |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
MACADAR, Andrea Moron
O presente trabalho desenvolve uma análise crítica e comparativa entre a arquitetura de quatro Pavilhões Brasileiros. Para tanto, tomando como base a participação do Brasil com pavilhões próprios nas exposições universais: Expo’39, em Nova York; Expo’58, em Bruxelas; Expo’70, em Osaka e projeto para Expo’92, em Sevilha, respectivamente, cada um dos pavilhões é analisado dentro do seu contexto histórico nacional e internacional. É uma tentativa de resgatar a importância da arquitetura efêmera brasileira, sobre a qual devem predominar registros relacionados à compreensão crítica da arquitetura nacional. As análises realizadas baseiam-se em conceitos e qualidades comuns e opostas durante a explanação de cada uma das situações documentadas. Assim, são relacionados e interpolados aspectos culturais, sociais e políticos existentes no âmbito da arquitetura nacional vigente. Os pensamentos dominantes da época, ideologias e conceitos são abordados durante o desenvolvimento desta dissertação. Ficou comprovado através das análises que nem sempre a arquitetura dos Pavilhões Brasileiros procurou representar uma identidade nacional. Efetivamente, as análises deste trabalho comprovaram diversas influências na arquitetura dos Pavilhões Brasileiros e, muitas vezes, o resultado da representação brasileira limitou-se a refletir escolas ou correntes regionais que tiveram relevância no período da modernização brasileira.
Palavras-chave: Arquitetura – Pavilhões Brasileiros. Arquitetura – História – Brasil. Arquitetura – Exposições Universais.
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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações |
Literatura infantil: uma abordagem das qualidades sensíveis e inteligíveis da leitura imagética na e |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
PANOZZO, Neiva Senaide Petry
Esta dissertação discute a leitura de textos imagéticos a partir da perspectiva da educação e da semiótica visual, tratando das articulações e relações entre os elementos constitutivos da imagem em livros de literatura infantil sem texto verbal. A investigação busca revelar, na complexidade das relações existentes entre elementos estruturantes das imagens nos livros "O caminho do caracol" e "Cena de rua", o sentido que se inscreve no texto e a possibilidade da sua leitura no meio escolar. As obras literárias para a infância veiculam a linguagem visual em junção com a verbal e propiciam experiências sensíveis e inteligíveis. A partir da teoria semiótica greimasiana, aplicando instrumentos de análise do percurso gerativo de sentido, a pesquisa demonstra que o texto imagético é estruturado por diferentes níveis de complexidade, impondo um modo de ler específico. A identificação, descrição, classificação, bem como as relações entre as categorias, nas suas dimensões cromática, eidética e topológica, levam à constatação que as qualidades plásticas da imagem organizam sistemas de linguagem, reunindo solidariamente o plano da expressão e do conteúdo, criam estruturas e geram efeitos de sentido. A imagem, então, constitui-se como objeto de significação e a ilustração presente no livro de literatura infantil, ao ser tratada como texto lisível, torna-se objeto de leitura. A complexidade desse tipo de texto aponta a necessidade da formação.
Palavras-chave: Ilustração. Livro infantil. Imagem. Leitura. Representação. Linguagem visual. Literatura infantil. Semiótica.
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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações |
Horizontes raciais : a idéia de raça no pensamento social brasileiro - 1880-1920 |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
COSTA, Hilton
Este trabalho tem por objetivo analisar questões ligadas ao pensamento social brasileiro da virada do século XIX para o século XX. Utilizando como fontes textos significativos do período, mais especificamente as principais obras de Sílvio Romero, Raymundo Nina Rodrigues, Euclides da Cunha e Alberto Torres, procurou-se observar a presença da noção de raça e, a partir desta noção central, a análise social naquele momento, perceber a apropriação, a adequação e a utilização de idéias estrangeiras na interpretação do Brasil, ainda destacando a relevância da raça para esse pensamento social brasileiro através de quatro de seus expoentes.
Palavras-chaves: Pensamento social. Questão racial. Raça.
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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações |
Como lidar com os neologismos no texto jornalístico |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
PERUZZO,Marinella Stefani
Este trabalho parte da idéia de que os neologismos recebem, nos dicionários e manuais de redação jornalística, um tratamento assistemático, desprovido de rigor e critérios para que os jornalistas (e pessoas em geral) os reconheçam como tais e saibam lidar convenientemente com eles. A partir da elaboração de uma taxonomia própria, identificamos diferentes tipos de neologismos e constatamos que eles são um fenômeno natural na língua, que permite a sua subsistência e continuidade. Porém, ainda que naturais e necessários, os neologismos costumam ser “incômodos”: nos manuais de redação, são logo considerados “incorretos” ou “inexistentes”, embora a própria menção que se faz a eles ateste sua existência. Após o exame dos conceitos de correção e incorreção na língua, propomos, com o apoio de Rabanales (1984), a substituição dos termos “correto/incorreto” e “existente/inexistente”, que, geralmente, caracterizam-nos, por “necessário/desnecessário”, “culto/inculto”, “formal/informal”, “exato/inexato” e “genuíno/falso”, de acordo com os tipos de neologismos que identificamos.
Palavras-chave: Neologismo. Lexicografia. Dicionário. Redação jornalística. Manuais de redação jornalística.
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