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Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (68)


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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!Estudos de transitividade em Língua Portuguesa: o perfil do gênero cartas de venda Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
LOPES, Rodrigo Esteves de Lima

Esta pesquisa, parte do projeto DIRECT (LAEL-PUCSP), estuda 104 cartas de venda de produtos e serviços (33.633 palavras) - escritas em português brasileiro. Três são seus objetivos: a) estudar os movimentos (e passos) das cartas b) estudar as escolhas léxico-gramaticais no sistema de transitividade em cada um dos movimentos e c) analisar as representações veiculadas pelos documentos. O trabalho teve como fundamentação teórica a Gramática Sistêmico- Funcional (Halliday, 1985, 1994) e a Análise Genérica (Swales, 1990, 1991, 1992).

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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!Híbrida, mas não caótica, a literatura brasileira é Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
RICHTER, Vanusa C.P.

A realização deste trabalho tem como norte a verificação de questões típicas de países periféricos colonizados, como a busca identitária imbricada num processo de hibridação cultural. Para tanto, trabalhamos com duas obras consagradas da literatura brasileira: "Iracema", de José de Alencar, e "Macunaíma", de Mário de Andrade, vinculando estas a seus períodos literários correspondentes e, estes, ao meio social e político, numa abordagem que privilegia a sociologia da literatura, em que a obra de Antonio Candido, especialmente, serve de base teórico-prática para a realização desta pesquisa. Nesse contexto, achamos interessante, também, verificar como o indianismo de Alencar, trabalhando numa perspectiva pós-colonial e imbuído de um sentimento patriótico e mitificador do índio e da natureza, faz com que a literatura brasileira integre-se às literaturas européias. E, ainda, com que estratégias "Macunaíma consegue inverter esteticamente a visão etnocêntrica tradicional e trabalhar com a capacidade crítica de selecionar o que não é do autóctone, mas que nos interessa, tingindo esta ação seletiva e seu produto com as cores locais para torná-los dignos representantes de nosso sincretismo racial e cultural. Assim, através de uma postura crítico-sociológica, damos início a uma caminhada pelo viés literário e verificamos que este revelou a hibridação cultural própria do povo brasileiro, ultrapassando preconceitos etnocêntricos, aparentemente sólidos, e mostrando que o caldeamento de raças e, consequentemente, de crenças e costumes, não deve ser olhado sob a ótica da anomalia, mas sob a luz da fertilidade. Desse modo, as obras analisadas, apesar de possuírem estéticas singulares e pertencerem a quadros sociopolíticos distintos, apresentam em sua essência um compromisso literário maior: fazer uma ficção representativa da realidade cultural brasileira.

Palavras-chave: Análise sociológica. Hibridação. Literatura brasileira.

Downloads 1277  1277  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Institu  Site http://www.lume.ufrgs.br
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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!A linguagem do professor como mediador crítico: instrumento de transformação social Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
WOLF, Fábio

Esta pesquisa tem por objetivo (1) discutir a identidade discursiva de um professor de História em relação aos discursos hegemônicos presentes na educação e (2) refletir criticamente, por intermédio das sessões reflexivas, sobre as possibilidades de construção de espaços de discussão crítica em sala de aula no sentido de repensar, problematizar e constestar as atuais correntes hegemônicas inseridas no campo educacional. O presente estudo foi desenvolvido dentro de uma perspectiva crítica e sócio-histórica da linguagem e
da educação (Freire, 1987; Vygotsky, 2001; Pennycook, 2001; Rajagopalan, 2003). Busca-se, dessa forma, a formação de agentes críticos/reflexivos em condições de transformar os seus contextos de prática através da construção de uma linguagem autoafirmativa e contra-hegemônica.

Palavras-chave: Linguagem. Reflexão crítica. Transformação social. Inclusão.

Downloads 1253  1253  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.pucsp.br/pos/lael/lael-inf/def_teses.html
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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!Literatura infantojuvenil e diversidade Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
VENANCIO, Ana Carolina Lopes

O estudo analisou amostra de 20 obras de literatura infantojuvenil, que compõem um acervo do Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE), voltado aos educandos do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental de 09 anos, selecionados em edital no ano de 2007 para distribuição e uso em 2008. A pesquisa se vincula aos estudos brasileiros que analisam de forma crítica a criação e difusão de formas de hierarquização social (de idade, gênero, raça e relativos à deficiência) por meio de discursos e imagens veiculadas pela literatura infantojuvenil. No plano teórico é orientada por essa perspectiva crítica e por contribuições do interacionismo simbólico, em especial pelos conceitos de identidade social e de estigma. A análise proposta operou com a hipótese que o discurso midiático e o discurso difundido pelos livros infanto-juvenis e didáticos têm ficado, em geral, alheios a apresentação da diversidade, divulgando, com a adoção de tal postura, conceitos legitimadores de hierarquias sociais. A questão que se cumpria investigar e responder neste contexto foi: Em que medida os personagens apresentados pelas obras que compõem o acervo do PNBE 2008 apresentam características que valorizam a diversidade? A partir da leitura completa das obras essas foram submetidas a técnicas de análise de conteúdo, com foco nos personagens e analisadas de forma qualitativa e quantitativa.

Palavras-chave: Literatura. Relações de gênero. Infantojuvenil. Diversidade. Inclusão. Relações raciais.

Downloads 1109  1109  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Biblioteca Digital da UFPR  Site http://dspace.c3sl.ufpr.br/dspace/
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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!Línguas africanas e o português falado no Brasil Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
BONVINI, Emilio

O trabalho tenta descrever, numa visão um tanto quanto panorâmica, também no plano histórico, as diferentes facetas da relação “línguas africanas – língua portuguesa” no Brasil. Instaurada há séculos e inscrita no próprio coração do tráfico, ela desenvolveu-se no Brasil num jogo de alternâncias e de contatos linguísticos em que as línguas africanas exerceram, sucessivamente, um papel cada vez menos determinante em face daquele preenchido pela língua portuguesa. Elas passaram de um estatuto inicial de língua plena e generalizada (quimbundo), primeiro, ao de língua veicular e pidginizada
(“mina”), em seguida ao de língua veicular (iorubá) geograficamente circunscrita e limitada a um contexto plurilíngue e africano, para acabar numa fase de extinção progressiva, por falta de renovação suficiente de seus falantes, sobrevivendo finalmente apenas em lugares confinados, sob forma de línguas cultuais ou secretas.

Downloads 1097  1097  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!O herói das memórias : análise em Memórias Póstumas de Brás Cubas e Memórias de um Sargento de Milíc Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
SIQUEIRA, Léa Rodrigues

Este trabalho pretende traçar um paralelo entre as obras Memórias de um Sargento de Milícias e Memórias Póstumas de Brás Cubas, romances que inauguram uma renovação na prosa brasileira, rompendo com o modelo da tradição e nos apresentando “heróis” que a rigor não deveriam receber essa designação. Nesse estudo comparativo, procurarei apontar algumas características dessa figura tão singular “o herói das memórias” ressaltando como, em obras de cunho memorialista os autores construíram suas “memórias” e conceberam seus “heróis”. Tem-se como objetivo desenvolver análise sobre as relações entre literatura e memória, verificar o modo como são caracterizados os narradores nos textos selecionados, verificar técnicas e procedimentos por meio dos quais esses narradores estruturam suas narrativas, bem como o efeito que desejam ou conseguem provocar em seus leitores, e estabelecer um paralelo entre os textos literários analisados no que se refere aos aspectos mencionados. Procura-se, além disso, refletir acerca desses intertextos e das condições em que foram produzidas as obras, levando em consideração suas relações com a memória.

Palavras-chave: Machado de Assis. Manuel Antonio de Almeida. Heroi. Intertextualidade. Memória.

Downloads 1065  1065  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Institu  Site http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/24017
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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!Feedback em ambiente digital : um processo interlocutório de leitura e produção escrita Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
COSTA, Patrícia da Silva Campelo

Partindo das pesquisas de Ramal (2002) e Waquil e Behar (2009), as quais sustentam a utilização de ambientes online no processo de ensino, esta pesquisa tem como propósito discutir a utilização de uma ferramenta digital de edição de texto coletivo (ETC)1 na reescrita de textos em língua estrangeira (LE). Investiga-se de que maneira a etapa de reformulações colaborativas de produções escritas individualmente ocorre em uma ferramenta para construção de textos coletivos. Procura-se observar, quando da utilização desse programa como recurso mediador de feedback escrito, de que modo o aluno lida com o processo de reformulação de textos escritos em inglês como LE. Tendo como ponto de partida a manipulação dos gêneros textuais resenha crítica de cinema/seriado e fanfiction2, é observado o decorrer de uma tarefa colaborativa em ambiente digital. Procura-se discutir quais processos cognitivos relacionados à aprendizagem de línguas podem ser desencadeados a partir do uso da ferramenta.

Palavras-chave: Ambientes Online. Gêneros textuais. Heroi. Ambiente digital. Reescrita de textos.

Downloads 1034  1034  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Institu  Site http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/24042
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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!Linguística de Corpus na Análise do internetês Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
GONZALEZ,Zeli Miranda Gutierrez

O trabalho que ora se apresenta foi motivado pela necessidade de compreender as modificações na grafia do internetês, bem como identificar a frequência dessas modificações.

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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!Narrar o passado, projetar o futuro : Sílvio Romero e a experiência historiográfica oitocentista Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
TURIN, Rodrigo

A dissertação versa sobre a escrita da história em Sílvio Romero, tendo por objetivo analisar sua inserção em uma experiência historiográfica oitocentista. Tentou-se reconstituir algumas bases epistemológicas e temáticas que configurariam um espaço de trabalho obrigatório, formado dentro de uma ordem imperial, com o qual Romero dialoga. A partir de uma seleção de seus textos, produzidos entre as décadas de 1870 e 1890, procurou-se perceber as linhas de continuidade e as rupturas por ele instauradas, tanto no nível da formalização da prática historiográfica e do perfil do historiador, como na elaboração de uma identidade narrativa para a nação. Remodelando alguns preceitos ritualísticos da escrita da história (a afetividade, a cientificidade e a utilidade) e conferindo um outro sentido à rede interpretativa herdada pela tradição imperial, Romero pôde formular uma releitura do passado nacional, concentrando nos conceitos de “povo” e “mestiço” uma nova carga semântica, em conformidade com as expectativas que visava efetivar.

Palavras-chave: Discurso histórico na literatura. História e literatura. Historiografia. Romero, Sílvio. 1851-1914.

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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!O ensino-aprendizagem do gênero resenha crítica na universidade Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
CERVERA, Maria Christina da Silva Firmino
O objetivo desta pesquisa, que é analisar uma seqüência didática do gênero resenha crítica elaborada por mim (inspirada em Machado, Lousada & Abreu-Tardelli, 2004a) e aplicada a alunos universitários de primeiro semestre noturno em uma instituição de ensino superior particular
de São Paulo, a partir dos resultados obtidos por eles nesse processo.
Palavras-chave: ensino-aprendizagem, Interacionismo sociodiscursivo, gênero,seqüência didática.

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