Categoria: Língua Portuguesa Dissertações |
Línguas africanas e o português falado no Brasil |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
BONVINI, Emilio
O trabalho tenta descrever, numa visão um tanto quanto panorâmica, também no plano histórico, as diferentes facetas da relação “línguas africanas – língua portuguesa” no Brasil. Instaurada há séculos e inscrita no próprio coração do tráfico, ela desenvolveu-se no Brasil num jogo de alternâncias e de contatos linguísticos em que as línguas africanas exerceram, sucessivamente, um papel cada vez menos determinante em face daquele preenchido pela língua portuguesa. Elas passaram de um estatuto inicial de língua plena e generalizada (quimbundo), primeiro, ao de língua veicular e pidginizada (“mina”), em seguida ao de língua veicular (iorubá) geograficamente circunscrita e limitada a um contexto plurilíngue e africano, para acabar numa fase de extinção progressiva, por falta de renovação suficiente de seus falantes, sobrevivendo finalmente apenas em lugares confinados, sob forma de línguas cultuais ou secretas.
|
1173 0 bytes http:// |
Categoria: Língua Portuguesa Dissertações |
Lima Barreto: representações, diálogos e trajetórias literário-culturais |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
Mello, Ana Maria Lisboa de
O presente trabalho tem como objetivo analisar como se apresentam e estão representados os universos sociais, políticos e culturais da cidade do Rio de Janeiro, durante a Primeira República, nas narrativas de Lima Barreto. O estudo procura apontar, na leitura das obras do autor, como ele se opõe à imagem construída pela elite republicana de um Estado moderno e de um Rio civilizado, revelando as marcas literárias dessa contraposição. Dessa forma, busca-se evidenciar, na dissertação, as estratégias de oposição ao poder da elite política e caracterizar as concepções de literatura do escritor, relacionando-as ao cotidiano das comunidades urbanas e suburbanas cariocas desse período histórico. A pesquisa se propõe ainda a realizar uma aproximação teórica e metodológica entre Literatura e História que viabilize a percepção e o entendimento dos textos de Lima Barreto, no contexto cultural e social em que foram produzidos.
Palavras-chave: Barreto. Lima. 1881-1922. Crítica e interpretação. Literatura brasileira. Literatura e História. Primeira República.
|
842 0 bytes Universidade Federal do Rio Grande do Sul. http://www.lume.ufrgs.br |
Categoria: Língua Portuguesa Dissertações |
Imagens do casamento e do amor em Nelson Rodrigues: um estudo das representaçőes de gênero |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
ZECHLINSKI, Beatriz Polidori
Este trabalho preocupou-se em refletir sobre as representações sociais de gênero produzidas em histórias de Nelson Rodrigues, publicadas em jornais nas décadas de 1940 e 1950. Discutem-se as imagens do feminino, do masculino, do casamento e do amor que essas histórias apresentavam e a sua relação com os discursos de delimitação dos papéis sociais de homens e de mulheres do período. Foram analisadas crônicas selecionadas do correio sentimental "Myrna escreve" (1949), os folhetins "Meu destino é pecar" (1944) e "A mulher que amou demais" (1949) e contos selecionados da coluna "A vida como ela é..." (1951-1961). Para os folhetins e o correio sentimental, que visavam atingir o público feminino, o autor criou heterônimos femininos (Suzana Flag e Myrna). Já a coluna "A vida como ela é...", que o autor assinou com o próprio nome, tinha um público predominantemente masculino. Levando em conta as diferenças de cada tipo de história e de seus públicos, buscou-se compreender o caráter e o papel destas na produção de imagens que divulgavam formas de pensar as relações amorosas e de gênero, que eram apreendidas pelas leitoras e leitores.
Palavras-chave: Discurso Literário. Representações sociais. Relações de gênero. Modelos sociais.
|
2865 0 bytes UFPR http://dspace.c3.ufpr.br/ |
Categoria: Língua Portuguesa Dissertações |
O Diário de Leituras: uma experiência didática na Educação de Jovens e Adultos (EJA) |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
BUZZO,Marina Gonçalves Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem um grande desafio: o de realfabetizar, desinibir e motivar seu aluno a ler, a compreender textos e a produzir outros, pois são esses os objetivos básicos de EJA, para o processo de ensino-aprendizagem. Como são vários os fatores que impedem a realização dessas metas, introduzimos o diário de leituras como o instrumento didático preferencial para tentarmos alcançá-los.O objetivo central desta dissertação de mestrado é verificar se a experiência didática de produção de diários de leitura atingiu os objetivos propostos nas instruções que para ela foram dadas, e seus objetivos específicos são: a) verificar como as instruções foram seguidas pelos alunos; b) comparar as formas de cumprir as instruções entre diferentes sujeitos; c) verificar se há diferenças significativas e quais são elas entre diários da terceira produção e diários da última produção dos alunos. Palavras-chave: Ensino, leitura, texto literário, compreensão, fragmentação, interpretação.
|
2681 0 bytes http:///www.pucsp.br |
Categoria: Língua Portuguesa Dissertações |
Horizontes raciais : a idéia de raça no pensamento social brasileiro - 1880-1920 |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
COSTA, Hilton
Este trabalho tem por objetivo analisar questões ligadas ao pensamento social brasileiro da virada do século XIX para o século XX. Utilizando como fontes textos significativos do período, mais especificamente as principais obras de Sílvio Romero, Raymundo Nina Rodrigues, Euclides da Cunha e Alberto Torres, procurou-se observar a presença da noção de raça e, a partir desta noção central, a análise social naquele momento, perceber a apropriação, a adequação e a utilização de idéias estrangeiras na interpretação do Brasil, ainda destacando a relevância da raça para esse pensamento social brasileiro através de quatro de seus expoentes.
Palavras-chaves: Pensamento social. Questão racial. Raça.
|
876 0 bytes http://www.lume.ufrgs.br |
Categoria: Língua Portuguesa Dissertações |
Identidade, memória, oralidade e escrita em Narradores de Javé |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
LIMA, de Amauri
A dissertação apresenta a análise do filme "Narradores de Javé" (2003), de Eliane Caffé. A análise do filme suscita discussões sobre os sentidos da sociedade e os caminhos da construção do conhecimento histórico, pois o filme alude a vários problemas epistemológicos, como a posição do historiador e da história, a verdade absoluta e o caráter científico atribuído à escrita. Por meio da análise problematizamos o cotidiano que nos cerca, a partir das questões: como nos constituímos como grupo social? O que faz de uma comunidade, comunidade? Nossa hipótese mais plausível é que nossa lógica social é construída pela identidade, pela memória e por nossa maneira de entender os símbolos culturais. Na construção da análise discutimos o fato do cinema nacional problematizar a construção de uma identidade brasileira, que se revela relacional. Discutimos ainda o papel da memória e a contribuição da oralidade e da escrita na formação de uma sociedade, de forma que as representações sobre memória, oralidade e escrita presentes no filme sugerem o alargamento da memória social e o consequente estreitamento da memória individual em decorrência da difusão da escrita, revelando que as diferentes culturas geram modos de pensar específicos de acordo com o papel que nelas ocupam as expressões oral e escrita.
Palavras-chave: Identidade. Memória. Oralidade. Escrita.
|
24076 0 bytes UNIOESTE http:// |
Categoria: Língua Portuguesa Dissertações |
Híbrida, mas não caótica, a literatura brasileira é |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
RICHTER, Vanusa C.P.
A realização deste trabalho tem como norte a verificação de questões típicas de países periféricos colonizados, como a busca identitária imbricada num processo de hibridação cultural. Para tanto, trabalhamos com duas obras consagradas da literatura brasileira: "Iracema", de José de Alencar, e "Macunaíma", de Mário de Andrade, vinculando estas a seus períodos literários correspondentes e, estes, ao meio social e político, numa abordagem que privilegia a sociologia da literatura, em que a obra de Antonio Candido, especialmente, serve de base teórico-prática para a realização desta pesquisa. Nesse contexto, achamos interessante, também, verificar como o indianismo de Alencar, trabalhando numa perspectiva pós-colonial e imbuído de um sentimento patriótico e mitificador do índio e da natureza, faz com que a literatura brasileira integre-se às literaturas européias. E, ainda, com que estratégias "Macunaíma consegue inverter esteticamente a visão etnocêntrica tradicional e trabalhar com a capacidade crítica de selecionar o que não é do autóctone, mas que nos interessa, tingindo esta ação seletiva e seu produto com as cores locais para torná-los dignos representantes de nosso sincretismo racial e cultural. Assim, através de uma postura crítico-sociológica, damos início a uma caminhada pelo viés literário e verificamos que este revelou a hibridação cultural própria do povo brasileiro, ultrapassando preconceitos etnocêntricos, aparentemente sólidos, e mostrando que o caldeamento de raças e, consequentemente, de crenças e costumes, não deve ser olhado sob a ótica da anomalia, mas sob a luz da fertilidade. Desse modo, as obras analisadas, apesar de possuírem estéticas singulares e pertencerem a quadros sociopolíticos distintos, apresentam em sua essência um compromisso literário maior: fazer uma ficção representativa da realidade cultural brasileira.
Palavras-chave: Análise sociológica. Hibridação. Literatura brasileira.
|
1347 0 bytes Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Institu http://www.lume.ufrgs.br |
|