Categoria: Língua Portuguesa Dissertações |
Análise de interações interlocutivas em um portal educacional online: tema e valoração |
Versão: Atualização: 8/2/2019 |
Descrição:
VIEIRA. Inglyde Jeane Silva
Este estudo apresenta uma análise de interações interlocutivas em fóruns de discussão, intitulados: “HQs e clássicos literários”, “Adaptações cinematográficas” e “Internetês”, inseridos no ambiente de formação continuada online Hora Atividade Interativa (HAI) no Portal Educacional do Estado do Paraná (Portal Dia a Dia Educação). Buscou-se compreender como se constituem essas interações interlocutivas em situação de formação continuada de professores de Língua Portuguesa, em ambientes online de interação (fóruns do Portal Dia a Dia Educação), ao que resulta em uma comunicação substancialmente mediada pela tecnologia digital. A investigação direcionou a análise para a HAI como o ambiente que mobiliza discussões nos fóruns do Portal, sobretudo para os professores e demais envolvidos na interação online, e como essas interações sociodiscursivas estão imbricadas, com vistas a compreender as relações assimétricas entre os interlocutores. Como resultados, no contexto dessa formação continuada, a análise aponta para uma acentuação conteudista dos temas em pauta na formação, bem como uma valoração mais proeminente dos materiais disponibilizados e da demanda oficial em detrimento aos posicionamentos dos professores advindos de seus saberes constituídos na prática educativa.
Palavras-chave: Análise dialógica do discurso. Formação continuada de professores de Língua Portuguesa. Fórum de discussão. Portal Educacional.
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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações |
As dificuldades de aprendizagem em leitura e escrita e suas relações com a ansiedade |
Versão: Atualização: 22/2/2013 |
Descrição:
BAZI, Gisele A. do Patrocinio
São poucos os estudos experimentais que procuram encontrar ligações entre a ansiedade e as dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita. O estudo aqui apresentado, além de focalizar tal questão, também utilizou as concepções sobre traço e estado de ansiedade, o que na literatura é muito escasso. Assim, os objetivos deste trabalho foram analisar a relação existente entre os níveis (alto ou baixo) e tipos de ansiedade (traço - incluindo e excluindo a mentira - e estado) e o desempenho em leitura e escrita, considerando-se o gênero e a idade. A população investigada foi de 112 sujeitos, de 8 e 9 anos, de duas escolas públicas. Todos os sujeitos foram classificados por intermédio de três ditados, e depois foram avaliados através de uma prova de leitura e de dois instrumentos de ansiedade, um envolvendo o estado, sendo o Inventário de Ansiedade Traço-Estado, para crianças; e um envolvendo o traço (incluindo ou não a mentira), sendo a Escala de Ansiedade Manifesta para crianças e adolescentes. Os dados encontrados foram submetidos à análise de variância e os resultados globais evidenciaram que houve uma relação significativa entre o estado de alta ansiedade e as dificuldades em leitura e em escrita. Também foi possível falar em uma tendência para as crianças mais velhas serem mais ansiosas do que as mais novas. Quanto ao gênero, os resultados mostraram-se difusos, quando relacionados aos níveis e tipos de ansiedade.
Palavras-chave: Aprendizagem. Ansiedade. Leitura. Escrita. Psicologia educacional.
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24085 0 bytes Biblioteca Digital da UNICAMP http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000206278&fd=y |
Categoria: Língua Portuguesa Dissertações |
Literatura infantojuvenil e diversidade |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
VENANCIO, Ana Carolina Lopes
O estudo analisou amostra de 20 obras de literatura infantojuvenil, que compõem um acervo do Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE), voltado aos educandos do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental de 09 anos, selecionados em edital no ano de 2007 para distribuição e uso em 2008. A pesquisa se vincula aos estudos brasileiros que analisam de forma crítica a criação e difusão de formas de hierarquização social (de idade, gênero, raça e relativos à deficiência) por meio de discursos e imagens veiculadas pela literatura infantojuvenil. No plano teórico é orientada por essa perspectiva crítica e por contribuições do interacionismo simbólico, em especial pelos conceitos de identidade social e de estigma. A análise proposta operou com a hipótese que o discurso midiático e o discurso difundido pelos livros infanto-juvenis e didáticos têm ficado, em geral, alheios a apresentação da diversidade, divulgando, com a adoção de tal postura, conceitos legitimadores de hierarquias sociais. A questão que se cumpria investigar e responder neste contexto foi: Em que medida os personagens apresentados pelas obras que compõem o acervo do PNBE 2008 apresentam características que valorizam a diversidade? A partir da leitura completa das obras essas foram submetidas a técnicas de análise de conteúdo, com foco nos personagens e analisadas de forma qualitativa e quantitativa.
Palavras-chave: Literatura. Relações de gênero. Infantojuvenil. Diversidade. Inclusão. Relações raciais.
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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações |
Aventuras da linguagem: princípios da narratologia genettiana aplicados à obra de Jamil Snege |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
WINCK, Otto Leopoldo
Surgida no final dos anos 1960, do entroncamento de estruturalismo e semiótica, a narratologia tornou-se um importante instrumento de análise formal da narrativa. Foi o crítico francês Gérard Genette, em uma longa seção de seu livro Figures III, de 1972, denominada Discours du récit, um dos primeiros a apresentar uma poderosa síntese dessa corrente da crítica literária. No primeiro capítulo da presente dissertação, contextualiza-se a narratologia no conjunto dos estudos literários e situa-se a importância de Genette para a consolidação dessa disciplina. A seguir, de maneira esmiuçada, discorre-se sobre o método e as categorias propostas para a análise do discurso narrativo. Todo esse instrumental é apresentado com exemplos e não raro com alguns reparos quanto a determinadas noções. Em seguida, no segundo capítulo, depois de situar-se a obra de Jamil Snege no âmbito da literatura produzida no Paraná, alguns desses princípios são utilizados para a análise das seguintes narrativas: as novelas "Tempo sujo" e "Viver é prejudicial à saúde'", o romance "Como eu se fiz por si mesmo", além de alguns contos. Depois de mapeados os principais procedimentos narrativos de que se serve Jamil Snege, avalia-se a pertinência da narratologia no atual cenário dos estudos literários.
Palavras-chave: Gérard Genette. Narratologia. Narrativas. Jamil Snege. Literatura paranaense.
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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações |
Identidade, memória, oralidade e escrita em Narradores de Javé |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
LIMA, de Amauri
A dissertação apresenta a análise do filme "Narradores de Javé" (2003), de Eliane Caffé. A análise do filme suscita discussões sobre os sentidos da sociedade e os caminhos da construção do conhecimento histórico, pois o filme alude a vários problemas epistemológicos, como a posição do historiador e da história, a verdade absoluta e o caráter científico atribuído à escrita. Por meio da análise problematizamos o cotidiano que nos cerca, a partir das questões: como nos constituímos como grupo social? O que faz de uma comunidade, comunidade? Nossa hipótese mais plausível é que nossa lógica social é construída pela identidade, pela memória e por nossa maneira de entender os símbolos culturais. Na construção da análise discutimos o fato do cinema nacional problematizar a construção de uma identidade brasileira, que se revela relacional. Discutimos ainda o papel da memória e a contribuição da oralidade e da escrita na formação de uma sociedade, de forma que as representações sobre memória, oralidade e escrita presentes no filme sugerem o alargamento da memória social e o consequente estreitamento da memória individual em decorrência da difusão da escrita, revelando que as diferentes culturas geram modos de pensar específicos de acordo com o papel que nelas ocupam as expressões oral e escrita.
Palavras-chave: Identidade. Memória. Oralidade. Escrita.
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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações |
Thom Pain (Baseado em nada) do escritor norte americano Will Eno: o existencialismo stand-up no text |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
ZANOTTI, Luiz Roberto
Will Eno, um dos mais promissores dramaturgos estadunidenses de sua geração, cujas peças foram produzidas em diversos países, foi apontado pela crítica como o herdeiro da dramaturgia de Edward Albee e Samuel Beckett. Depois da produção brasileira de Temporada de Gripe, levado à cena pela Sutil Companhia de Teatro, Eno cedeu ao grupo os direitos de um novo texto intitulado Thom Pain (baseado em nada), uma peça que foi designada como sendo uma mistura da filosofia existencialista e da comédia stand-up. A proposta desse trabalho centralizou-se na análise da peça Thom Pain (baseado em nada), nos seus aspectos textuais e espetaculares, tomando como pano de fundo, toda uma discussão contemporânea a respeito da pós-modernidade no teatro.
Palavras-chave: Filosofia existencialista. Comédia stand-up. Will Eno. Thom Pain. Pós-dramático. Contemporaneidade.
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2124 0 bytes Universidade Federal do Paraná http://www.dramaturgiacontemporanea.com.br/artigos.php?art=3&letra=E |
Categoria: Língua Portuguesa Dissertações |
Pressupostos teórico-metodológicos para a elaboração da base lexical de um thesaurus eletrônico |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
OLIVEIRA, Mirna Fernanda de
Esta dissertação investiga os pressupostos teórico-metodológicos para a elaboração de uma base lexical para a compilação de um thesaurus eletrônico – um dicionário de sinônimos e antônimos armazenado na memória de um computador e acoplado a um processador de textos. Dada a inserção do trabalho no âmbito do Processamento Automático das Línguas Naturais (PLN), desse campo extraímos a metodologia básica de investigação, fundamentada em três fases distintas: a) fase linguística, em que foram abordados o estudo do léxico, enquanto componente da gramática, enquanto constituinte do sistema cognitivo e enquanto módulo de um sistema de PLN, e o estudo das relações de sentido; b) fase das representações formais, em que foram formalizadas as relações de sinonímia e antonímia; c) fase de implementação, em que aplicou-se a metodologia desenvolvida ao longo do trabalho à compilação da base lexical do thesaurus eletrônico. Essa metodologia revelou-se consistente e eficiente, ao ser testada na montagem da base lexical de um thesaurus eletrônico para o Português do Brasil, contendo aproximadamente quarenta e quatro mil entradas organizadas em função das relações de sinonímia e antonímia.
Palavras-chave: Semântica lexical. Thesaurus. Sinonímia. Antonímia. Base de dados lexicais.
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