Categoria: Língua Portuguesa Dissertações |
O Discurso do Mestre-de-Cerimônias: Perspectivas Dialógicas |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
SILVA, Renata Almeida de Souza Aranha e
O objetivo deste trabalho é apresentar uma análise do discurso do mestre-de-cerimônias, atividade exercida por profissionais de formações diversas, cuja finalidade é a condução de solenidades públicas, sociais e institucionais. Serão apresentados resultados da análise de um corpus selecionado a partir de dois eixos. De um lado, a atuação do mestre-de-cerimônias em duas solenidades de posse de reitor, ocorridas em duas universidades situadas na cidade de São Paulo. Essa atuação foi recuperada por meio dos vídeos das cerimônias e também dos roteiros e dos scripts especialmente preparados para essas duas situações. De outro, também como parte fundamental para a análise da atividade do mestre-de-cerimônias, as normas que regem a atuação desse profissional, encontradas em manuais específicos, e as leis que regulamentam o cerimonial no Brasil.
Palavras-chave: Mestre-de-cerimônias. Cerimonial. Gênero discursivo. Improviso. Estilo.
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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações |
Newton Sampaio: a leitura de ontem e de hoje |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
GUINSKI, Lilian Deise de Andrade
O presente trabalho visou analisar a obra literária do paranaense Newton Sampaio, produzida na década de 30 do século XX. A análise foi desenvolvida sob a perspectiva da Estética da Recepção, teorizada por Hans-Robert Jauss, cuja proposta é destacar a participação do receptor na obra, estabelecendo, e até mesmo, direcionando sentidos e valores para ela ao longo do tempo. A dissertação inicia pela análise contextual do período compreendido entre os anos de 1920 a 1940, de modo a possibilitar um enquadramento histórico-cultural. Em seguida, tratou-se do Movimento Modernista, bem como das características do movimento que foram adotadas por Newton Sampaio. O terceiro capítulo trata da vida e da obra do autor paranaense, privilegiando o seu trabalho criador na literatura. O capítulo seguinte expõe os princípios fundamentais da Estética da Recepção, reaproveitados na análise da obra literária. A dissertação encerra-se com um estudo da obra "Remorso". A pesquisa procurou não apenas resgatar e divulgar a obra de Newton Sampaio, bem como posicioná-la em relação à produção ficcional do Modernismo brasileiro, destacando nela os procedimentos modernistas que renovaram a escrita ficcional do período.
Palavras-chave: Newton Sampaio. Estética da Recepção. Modernismo brasileiro. Literatura paranaense.
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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações |
Narrar o passado, projetar o futuro : Sílvio Romero e a experiência historiográfica oitocentista |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
TURIN, Rodrigo
A dissertação versa sobre a escrita da história em Sílvio Romero, tendo por objetivo analisar sua inserção em uma experiência historiográfica oitocentista. Tentou-se reconstituir algumas bases epistemológicas e temáticas que configurariam um espaço de trabalho obrigatório, formado dentro de uma ordem imperial, com o qual Romero dialoga. A partir de uma seleção de seus textos, produzidos entre as décadas de 1870 e 1890, procurou-se perceber as linhas de continuidade e as rupturas por ele instauradas, tanto no nível da formalização da prática historiográfica e do perfil do historiador, como na elaboração de uma identidade narrativa para a nação. Remodelando alguns preceitos ritualísticos da escrita da história (a afetividade, a cientificidade e a utilidade) e conferindo um outro sentido à rede interpretativa herdada pela tradição imperial, Romero pôde formular uma releitura do passado nacional, concentrando nos conceitos de “povo” e “mestiço” uma nova carga semântica, em conformidade com as expectativas que visava efetivar.
Palavras-chave: Discurso histórico na literatura. História e literatura. Historiografia. Romero, Sílvio. 1851-1914.
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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações |
Mitos e concepções linguísticas do professor em contextos multilíngues |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
HILGEMANN,Clarice Marlene
Este estudo insere-se no âmbito da pesquisa sociolinguística. Seu objetivo principal é comparar a visão de língua de professores de escolas confrontadas com situações de multilinguismo e seu comportamento em relação à língua minoritária falada pelos alunos, bem como ao bilinguismo como consequência natural do contato linguístico e ao próprio processo de aprendizagem da língua-padrão, o português. Parte-se do pressuposto básico de que comunidades plurilíngues, especialmente aquelas onde se falam variedades estigmatizadas, são marcadas por tensões e valorações sociais diversas. Subjaz à análise desse contexto a tese de que a compreensão das concepções linguísticas do professor contribui para explicar a dinâmica de diversos mitos acerca da língua minoritária e do bilinguismo observável na comunidade. Dominado pela força desses mitos, o professor é impelido a atitudes distintas, que vão desde a valorização exacerbada até a estigmatização extrema de certas variedades, originando o preconceito linguístico. Para o estudo desses aspectos, seguiu-se uma metodologia de análise qualitativa interpretativa dos dados. A coleta de dados envolveu observação de aulas, anotações em diário de campo, entrevistas gravadas com professores e alunos, além de filmagens de aulas. Foram sujeitos da pesquisa professores de duas escolas: escola A, localizada em Daltro Filho, e escola B, de Estrela. Os dois contextos distinguem-se pelo grau de bilinguismo - maior em Daltro Filho - e de urbanização - maior em Estrela. Enquanto na escola A os professores, todos bilíngues, estão em contato direto com a situação multilíngue (alemão-italiano-português), na escola B os professores entram em contato com o bilinguismo (alemão-português) apenas através de alunos provenientes do meio rural. Os resultados mostram que, entre as concepções linguísticas vigentes, destaca-se a concepção de que a língua se define por um conjunto de regras consubstanciadas nas gramáticas normativas, as quais prescrevem as normas do “falar e escrever corretamente”, sendo todas as formas desviantes desse padrão consideradas como "erro". O domínio dessa língua-padrão é almejado tanto por professores, quanto por alunos e considerado um capital linguístico imprescindível para a ascensão social e inserção no mercado de trabalho. Evidencia-se, ainda, nas realidades pesquisadas, a existência de diversos mitos, tanto ligados à língua portuguesa quanto à língua minoritária. Embora em muitos momentos os informantes considerem o bilinguismo como um capital linguístico altamente desejável, em outros momentos o encaram como um obstáculo à aprendizagem do português. Além disso, percebe-se que a escola está impregnada pelas leis do mercado linguístico, não atentando ao mercado de trabalho, ao optar pelo ensino do inglês como primeira opção de língua estrangeira a ser trabalhada na escola. Descrevendo como essa realidade de contato entre línguas minoritárias e o português é tratada em sala de aula, ou seja, como se configura atualmente essa realidade multilíngue em nosso meio, este estudo pode servir para alertar não só professores da necessidade de redirecionar suas atitudes, valorizando tanto a língua minoritária de seus alunos quanto a variedade do português, como também as autoridades responsáveis pela Educação sobre a necessidade de instituir uma política linguística que assegure a essas minorias bilíngues currículos, métodos, técnicas e um programa de educação bilíngue adequado para atender às suas peculiaridades.
Palavras-chave: Bilinguismo. Ensino. Língua portuguesa. Linguística. Sociolinguística.
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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações |
Literatura infantojuvenil e diversidade |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
VENANCIO, Ana Carolina Lopes
O estudo analisou amostra de 20 obras de literatura infantojuvenil, que compõem um acervo do Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE), voltado aos educandos do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental de 09 anos, selecionados em edital no ano de 2007 para distribuição e uso em 2008. A pesquisa se vincula aos estudos brasileiros que analisam de forma crítica a criação e difusão de formas de hierarquização social (de idade, gênero, raça e relativos à deficiência) por meio de discursos e imagens veiculadas pela literatura infantojuvenil. No plano teórico é orientada por essa perspectiva crítica e por contribuições do interacionismo simbólico, em especial pelos conceitos de identidade social e de estigma. A análise proposta operou com a hipótese que o discurso midiático e o discurso difundido pelos livros infanto-juvenis e didáticos têm ficado, em geral, alheios a apresentação da diversidade, divulgando, com a adoção de tal postura, conceitos legitimadores de hierarquias sociais. A questão que se cumpria investigar e responder neste contexto foi: Em que medida os personagens apresentados pelas obras que compõem o acervo do PNBE 2008 apresentam características que valorizam a diversidade? A partir da leitura completa das obras essas foram submetidas a técnicas de análise de conteúdo, com foco nos personagens e analisadas de forma qualitativa e quantitativa.
Palavras-chave: Literatura. Relações de gênero. Infantojuvenil. Diversidade. Inclusão. Relações raciais.
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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações |
Literatura infantil: uma abordagem das qualidades sensíveis e inteligíveis da leitura imagética na e |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
PANOZZO, Neiva Senaide Petry
Esta dissertação discute a leitura de textos imagéticos a partir da perspectiva da educação e da semiótica visual, tratando das articulações e relações entre os elementos constitutivos da imagem em livros de literatura infantil sem texto verbal. A investigação busca revelar, na complexidade das relações existentes entre elementos estruturantes das imagens nos livros "O caminho do caracol" e "Cena de rua", o sentido que se inscreve no texto e a possibilidade da sua leitura no meio escolar. As obras literárias para a infância veiculam a linguagem visual em junção com a verbal e propiciam experiências sensíveis e inteligíveis. A partir da teoria semiótica greimasiana, aplicando instrumentos de análise do percurso gerativo de sentido, a pesquisa demonstra que o texto imagético é estruturado por diferentes níveis de complexidade, impondo um modo de ler específico. A identificação, descrição, classificação, bem como as relações entre as categorias, nas suas dimensões cromática, eidética e topológica, levam à constatação que as qualidades plásticas da imagem organizam sistemas de linguagem, reunindo solidariamente o plano da expressão e do conteúdo, criam estruturas e geram efeitos de sentido. A imagem, então, constitui-se como objeto de significação e a ilustração presente no livro de literatura infantil, ao ser tratada como texto lisível, torna-se objeto de leitura. A complexidade desse tipo de texto aponta a necessidade da formação.
Palavras-chave: Ilustração. Livro infantil. Imagem. Leitura. Representação. Linguagem visual. Literatura infantil. Semiótica.
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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações |
Literatura de viagem:trajetórias e percursos - análise em A Volta do Gato Preto e México de Erico Ve |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
ANANIAS, Denise de Castro
Este trabalho, inserido no âmbito dos estudos comparados, propõe-se a analisar o conceito de narrativa de viagem em duas obras de Erico Verissimo – mais precisamente "A volta do gato preto" e "México". No que diz respeito à metodologia, busca pontuar e desenvolver os aportes teóricos comparatistas. Por meio dos estudos comparados é possível transitar com mais clareza por questões relevantes dessa disciplina, tais como intertextualidade, interdisciplinaridade, alteridade, identidade, nacionalidade, questões de tempo e espaço e de deslocamentos/viagens, levando-se em conta, é claro, o enfoque não apenas geográfico, mas também a identidade cultural dos textos do corpus, procurando ressaltar pontos em comum e níveis de alteridade entre os dois romances. Analisa-se, também, as suas influências, a riqueza de fontes históricas e literárias e a possível contribuição da literatura de viagem na formação de diversas culturas.
Palavras-chave: Literatura brasileira. Literatura comparada. Literatura de viagem.Veríssimo, Érico. 1905-1975.
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