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Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (68)


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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!Reflexão Crítica na Atividade Reunião Pedagógica Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
GONÇALVES, Eduardo de Andrade

Este trabalho objetiva investigar cinco reuniões pedagógicas em uma escola de idiomas, visando compreender, dentro da perspectiva sócio-histórico-cultural (Vygotsky, 1934/1993), a constituição desse espaço como momento de análise, reflexão e discussão, a fim de co-construir ações para os problemas pedagógicos da sala de aula.

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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!Os conceitos de norma na lingüística e sua relação com o ensino de língua materna Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
RODRIGUES, Fabiano Pinkner; CASTRO, Gilberto de

Dissertação sobre o ensino da Língua Materna. A discussão em torno da norma traz para a sociedade o debate sobre quem tem a competência, ou o direito, de determinar o que é certo ou errado na língua nacional e
quem tem a responsabilidade de definir o que deve ser ensinado nas escolas. Enfim, o que devemos considerar como sendo a língua portuguesa do Brasil? Ou, para evitar o estranhamento que tal pergunta possa oferecer, qual é a língua brasileira?

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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!O uso da LIBRAS no ensino de leitura de Português como segunda língua para Surdos: um estudo de caso Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
MOURA, Débora Rodrigues

Esta pesquisa vincula-se ao Grupo ILCAE (Inclusão Lingüística em Cenário de atividades Educacionais) e parte da necessidade de mais pesquisas sobre o ensino-aprendizagem de crianças surdas. Ancorada na Teoria Socio-Histórica e Cultural de Vygotsky (1930/1987), tem por objetivo investigar como o significado de um texto escrito em Português pode ser negociado em LIBRAS. O estudo é conduzido em uma
perspectiva de bilingüismo, que considera a Língua de Sinais como primeira língua e o Português como segunda língua. A fundamentação teórica discute conceitos da Lingüística Aplicada, tais como linguagem (Bakhtin, 1929) e letramento crítico (Coracini, 2002; Fulgêncio e Liberato, 2003; Leal, 2004; Soares, 2008, entre outros), da Psicologia, como ensino-aprendizagem, desenvolvimento e defectologia (Vygotsky, 1934) e da área de Estudos da Surdez (Ferreira Brito, 1995; Moura, 2000; Perlin, 2001, Fernandes, 2003; Quadros, 2002/2003; Pereira, 2005; Finau, 2006, entre outros). A
metodologia de pesquisa aqui adotada é o estudo de caso (Chizzoti, 2006), numa visão de pesquisa qualitativa (Freitas 2003). O estudo foi realizado numa escola municipal da periferia de São Paulo que atende alunos Surdos na Educação Infantil e Ensino Fundamental e teve como participantes focais 11 alunos do 4o ano do Ciclo I e a professora-pesquisadora. Foi analisada uma aula de leitura de Língua Portuguesa como segunda língua e, como resultado, foi possível compreender como ocorre a construção de significados mediados pela LIBRAS em práticas que trazem uma visão bilíngüe de ensino-aprendizagem.


Palavras-chave: Leitura, Surdez, LIBRAS, Linguagem, Ensino-Aprendizagem, Bilingüismo e Identidade.

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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!O Sermão da Sexagésima: Uma arena de vozes Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
OLIVEIRA, Lucimara de

O objetivo deste trabalho é analisar a constituição do Sermão da Sexagésima, do Padre Antônio Vieira, em relação à sua forma composicional, ao seu estilo e ao seu tema (Bakhtin 1979/2003), bem como os interdiscursos que o compõem, buscando identificar como o gênero sermão foi concebido pelo jesuíta em função da situação sócio-histórica em que viveu. Acreditamos que estudar o Sermão da Sexagésima significa identificar a modernidade de seu discurso, atualizá-lo e avaliá-lo em outra situação de circulação, o que poderá trazer contribuições não só para a área dos estudos em Análise do Discurso, como para professores que precisam motivar alunos do Ensino Médio a ler e a entender a obra do Padre Vieira. Para a análise do Sermão da Sexagésima, adotamos como perspectiva teórica a noção bakhtiniana de gêneros discursivos e as formas de presença do discurso do outro (Bakhtin 1929/2004; 1979/2003). Seguiremos a proposta de Bakhtin e seu Círculo para o estudo da linguagem,
segundo uma perspectiva sócio-histórica. Nesse sentido, resgataremos a esfera de circulação desse sermão em relação ao seu contexto sócio-histórico, seus interlocutores e sua finalidade, relacionando-a à caracterização que Vieira atribuiu ao sermão em termos de gênero discursivo. Assim, investigaremos a atualização que Vieira faz desse gênero.

Palavras-chave: sermão, discurso, gênero discursivo, vozes.

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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!O rito funerário em Autran Dourado Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
SOUZA, Necilda de

Este trabalho consiste numa reflexão acerca da representação da morte em cinco romances de Autran Dourado. Apoiado nos estudos fornecidos pelos teóricos franceses Jean-Pierre Bayard, Edgar Morin e Philippe Arriès, o estudo perscruta a trajetória dos personagens autranianos e suas ações a fim de demonstrar suas atitudes diante da morte e do rito.

Downloads 5536  5536  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEL  Site http://
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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!O regionalismo na literatura brasileira : o diagnóstico de Antônio Cândido Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
GUADAGNIN, Marcelo Frizon

O presente estudo propõe-se a investigar a maneira como Antonio Candido analisou o regionalismo na literatura brasileira. Para tanto, pesquisaram-se os livros e ensaios do estudioso, que também acabaram servindo como apoio teórico. O objetivo é descrever, por um lado, como a visão de Candido, com relação ao tema, alterou-se com o passar dos anos, e, por outro, o espaço do regionalismo dentro da literatura brasileira de acordo com a visão do crítico. Para tanto, examinaram-se cronologicamente os textos de Candido, levando-se em consideração a época em que foram escritos. Tal exame mostrou-se fundamental para fins de comparação e contraste, em suma, de embasamento para a leitura aqui proposta. A relação que se estabelece a partir da literatura regionalista até a situação política, econômica e social do Brasil foi igualmente discutida, objetivando uma visão mais abrangente do panorama cultural brasileiro. Os resultados evidenciam a permanência de problemas que caracterizaram o Brasil, durante muito tempo, como um país subdesenvolvido. No entanto, a maneira como esses problemas foram abordados pela literatura variou ao longo dos séculos. O que acabou sendo visto como traço de atraso social e cultural, antes era visto como elemento peculiar e de exaltação. O intuito, portanto, foi descrever como Candido explicou cada um desses fenômenos.

Palavras-chave: Antonio Candido. Crítica e interpretação. Crítica literária. História e crítica. Literatura brasileira. Regionalismo.

Downloads 4347  4347  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Institu  Site http://www.lume.ufrgs.br
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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!O problema dos dêiticos na interação didático-pedagógica, e passagem de conteúdos: a linguagem do pr Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
LAVARDA, Santa Terezinha Falcade

Este trabalho foi elaborado com o objetivo de investigar os
facilitadores e os complicadores no discurso do professor, quando da exposição do conteúdo, ao usar o quadro, numa turma de inclusão com a presença de alunos com deficiência visual. Dentre os complicadores, destaca-se o uso de expressões indiciais com a presença dos dêiticos, principalmente os espaciais, nos momentos em que se utilizam os recursos visuais para a decodificação dos referenciais. E como facilitadores, destaca-se a complementação verbal desses referentes indiciais apontados, ao trazer para a oralidade o objeto que se quer atenção. Para a realização deste estudo foram selecionadas três escolas de ensino médio e aplicados questionários aos professores, bem como observadas aulas em pesquisa do tipo etnográfica. Após a transcrição das aulas observadas, foram feitas análises e discutidos encaminhamentos possíveis para a efetivação do ensino-aprendizagem. Como pano de fundo para as análises e discussões, desenvolveu-se um estudo sobre a dêixis, bem como sobre quem é a pessoa com deficiência visual (cego ou com baixa visão) e os espaços ocupados por elas na sociedade e na escola.

Palavras-chave: Aluno com deficiência visual. Professor do ensino regular. Elementos dêiticos.

Downloads 2467  2467  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unioeste - Cascavel – PR, 2008  Site http://www.unioeste.br/tede/
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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!O imaginário de Veja sobre "Os Lulas Presidenciáveis" Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
FERNANDES, Carolina

Este trabalho tem como objetivo compreender o imaginário da revista brasileira Veja, publicada pela Editora Abril, sobre o político Luiz Inácio Lula da Silva (conhecido como Lula) durante os períodos nos quais este concorreu à Presidência da República. Como meio de acesso a esse objeto de reflexão, elegemos as capas da revista Veja cuja matéria principal se referia à candidatura de Lula nas eleições de 1989, 1994, 1998, 2002 e 2006, assim como sequências discursivas recortadas do interior das reportagens. A partir da análise da materialidade das capas de Veja, objetivamos verificar se a representação imagética produzida sobre Lula recebe uma ressonância significativa ao longo desses diferentes períodos eleitorais, podendo, desse modo, configurar-se como um conjunto de reescrituras. Para tanto, o trabalho foi organizado em três partes. A primeira parte do estudo estabelece o referencial teórico que fundamenta a análise. Nesta parte, abordamos aspectos teóricos da Análise do Discurso de linha francesa, apontando seus principais conceitos, a fim de construir o referencial teórico a partir do qual faremos nossas análises. Assim, além das noções preliminares de língua, discurso, sujeito, ideologia e formação discursiva, noções como texto, memória, paráfrase discursiva e reescritura tornaram-se essenciais à realização de nossa proposta de trabalho. Já a segunda parte apresenta os procedimentos que preparam e sustentam metodologicamente as análises das capas de Veja.

Palavra-chave: Análise do discurso. Discurso político. Editora Abril. Revista Veja. Formação discursiva. Governo Lula. Ideologia. Imaginário. Silva, Luiz Inácio Lula da. 1945. Sujeito.

Downloads 638  638  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Rio Grande do Sul  Site http://hdl.handle.net/10183/16226
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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!O herói das memórias : análise em Memórias Póstumas de Brás Cubas e Memórias de um Sargento de Milíc Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
SIQUEIRA, Léa Rodrigues

Este trabalho pretende traçar um paralelo entre as obras Memórias de um Sargento de Milícias e Memórias Póstumas de Brás Cubas, romances que inauguram uma renovação na prosa brasileira, rompendo com o modelo da tradição e nos apresentando “heróis” que a rigor não deveriam receber essa designação. Nesse estudo comparativo, procurarei apontar algumas características dessa figura tão singular “o herói das memórias” ressaltando como, em obras de cunho memorialista os autores construíram suas “memórias” e conceberam seus “heróis”. Tem-se como objetivo desenvolver análise sobre as relações entre literatura e memória, verificar o modo como são caracterizados os narradores nos textos selecionados, verificar técnicas e procedimentos por meio dos quais esses narradores estruturam suas narrativas, bem como o efeito que desejam ou conseguem provocar em seus leitores, e estabelecer um paralelo entre os textos literários analisados no que se refere aos aspectos mencionados. Procura-se, além disso, refletir acerca desses intertextos e das condições em que foram produzidas as obras, levando em consideração suas relações com a memória.

Palavras-chave: Machado de Assis. Manuel Antonio de Almeida. Heroi. Intertextualidade. Memória.

Downloads 1054  1054  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Institu  Site http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/24017
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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações
Fazer Download agora!O ensino-aprendizagem do gênero resenha crítica na universidade Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
CERVERA, Maria Christina da Silva Firmino
O objetivo desta pesquisa, que é analisar uma seqüência didática do gênero resenha crítica elaborada por mim (inspirada em Machado, Lousada & Abreu-Tardelli, 2004a) e aplicada a alunos universitários de primeiro semestre noturno em uma instituição de ensino superior particular
de São Paulo, a partir dos resultados obtidos por eles nesse processo.
Palavras-chave: ensino-aprendizagem, Interacionismo sociodiscursivo, gênero,seqüência didática.

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